Já há uns tempos que o morangwatt pedia uma luz de cabine nova, desde que a anterior se tinha fundido.
Aproveitei para passar de Alô génio para LED e aproveitei a minha ida a Braga para comprar umas luzes de 31mm (1 para ficar de reserva) que estavam à venda no olx.
São branquinhas em vez do amarelo, mas não importa. São um pouco maiores do que as de origem, mas couberam.
Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
Já lá vão uns anitos desde que atualizei este DB. O Hyôiô é que tem feito todas as grandes viagens e o morangwatt tem andado pouco, sobretudo desde que rebentou a pandemia e a minha mãe deixou de fazer várias deslocações.
Há uns dias aconteceu-me uma coisa curiosa. Tive de trocar a bateria de 12V, mas por alguma razão ficar sem a bateria 1 dia fez com que o carro se esquecesse do estado da bateria de tração, logo ao instalar a bateria nova tinha luz de aviso amarelo e uma autonomia estimada de 150km.
Fui e vim a Sintra e ele ainda me estimava 60% de bateria restante
Pelo Canion vi que ele assume 45.6Ah na bateria, ou seja, uma bateria nova. Claro que agora não posso confiar no GOM nem nas barras. Pelo que averiguei existe um procedimento para calibrar a bateria que requer um MUTIII, uma ferramenta de diagnóstico. Como não tenho isso, vou ter de andar a fazer ciclos de carga/descarga até que ele corrija a capacidade, o que pode demorar bastante tempo, já que ele não recalcula assim tão frequentemente. Espero não ficar apeado graças a isto
Há uns dias aconteceu-me uma coisa curiosa. Tive de trocar a bateria de 12V, mas por alguma razão ficar sem a bateria 1 dia fez com que o carro se esquecesse do estado da bateria de tração, logo ao instalar a bateria nova tinha luz de aviso amarelo e uma autonomia estimada de 150km.
Fui e vim a Sintra e ele ainda me estimava 60% de bateria restante
Pelo Canion vi que ele assume 45.6Ah na bateria, ou seja, uma bateria nova. Claro que agora não posso confiar no GOM nem nas barras. Pelo que averiguei existe um procedimento para calibrar a bateria que requer um MUTIII, uma ferramenta de diagnóstico. Como não tenho isso, vou ter de andar a fazer ciclos de carga/descarga até que ele corrija a capacidade, o que pode demorar bastante tempo, já que ele não recalcula assim tão frequentemente. Espero não ficar apeado graças a isto
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
Teoricamente isto aconteceria com 1 mês sem bateria de 12V, não um dia....
Foi-me sugerido que talvez um dos contactos estivesse a tocar a terra do chassis. Sinceramente não sei.
Eu lembrei-me agora que até já levei o OBDLink para medir a capacidade de um clone por aqui. Esse clone até estava sem bateria e só o ligámos fazendo uma ligação com a bateria de 12V de um Leaf. E não tinha certamente a capacidade a 46Ah.
Foi-me sugerido que talvez um dos contactos estivesse a tocar a terra do chassis. Sinceramente não sei.
Eu lembrei-me agora que até já levei o OBDLink para medir a capacidade de um clone por aqui. Esse clone até estava sem bateria e só o ligámos fazendo uma ligação com a bateria de 12V de um Leaf. E não tinha certamente a capacidade a 46Ah.