Página 1 de 1

Planear percursos económicos

Enviado: 19 jun 2015, 08:44
por alexmol
Boas.
Uma das formas de reduzir consumos e maximizar a autonomia é planear percursos com o mínimo possível de desniveis.
As subidas obrigam a potências maiores com mais perdas e nas descidas a regeneração não recupera toda a energia.

O site http://www.cycleroute.org permite calcular de forma simples o perfil de elevação num percurso fornecendo também os dados de subida e descida acumuladas.
O melhor percurso será aquele que tenha menor "ASCEND".

É também fácil experimentar alternativas, basta usar o rato no mapa e criar pontos de passagem.

Da minha experiência será preferível, por exemplo, um percurso com 60km e 500m de subidas do que um com 50km e 750m de subidas.

Re: Planear percursos económicos

Enviado: 19 jun 2015, 10:01
por Apr
Eu planeei a viagem à serra da estrela com ele e não correu muito bem. A incursão pela montanha a dentro que poupava bastantes Km e foi muito pior que ir dar a volta a Seia e o acumulado de subidas era de algumas dezenas de metros a mais.

Esse site está otimizado para percursos de bicicleta e não discuto que seja o percurso ótimo... mas para velocidades de bicicleta.

Re: Planear percursos económicos

Enviado: 19 jun 2015, 14:07
por alexmol
O percurso sugerido pelo site em muitos casos não é o melhor para carro por isso a ideia é usar a possibilidade de clicar num ponto e arrastar para criar passagens intermédias, experimentando assim várias alternativas e verificando os acumulados.

Conhecem algum site que dê os melhores percursos (menos desnível) para VE's ?

Re: Planear percursos económicos

Enviado: 19 jun 2015, 14:57
por Apr
Eu uso estes:

- http://cycleroute.org/
- http://www.jurassictest.ch/GR/
- O do carwings da Nissan

Se estiverem todos alinhados na resposta maravilha senão é uma dor de cabeça para decidir.

Estou um bocado escaldado com os trajetos secundários, mais vale ir por estradas principais do que arriscar caminhos desconhecidos. É um risco que pode saber muito bem se correr bem, mas se se tiver que voltar para trás, com um VE destes é um caso sério.