Azar, aselhice ou é mesmo assim?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
EVOKhan
Mensagens: 34
Registado: 26 jan 2023, 18:05
Data de fabrico: 12 out 2023
Capacidade bateria: 82 kWh

Azar, aselhice ou é mesmo assim?

Mensagem por EVOKhan » 21 jan 2024, 11:42

Ou eu estou a ter muito azar ou esta coisa da mobilidade eléctrica é muito pior do que tomei conhecimento durante os meses de preparação.

Carrego o meu Polestar 2 em casa e, claro está, este é um formato perfeitamente adequado para 80% do uso do meu carro.

No entanto, desde que recebi o carro, quando tenho um período dilatado de tempo livre e estou a conduzir, tenho feito alguns testes no sentido me familiarizar com o carregamento do carro “on the road”, para quando fizer viagens mais longas.

No primeiro teste, quando cheguei ao 1º carregador escolhido, este estava inoperativo sem que as apps o dessem como tal.

No segundo, estava um carro a carregar. Não tendo o condutor lá dentro e sendo-me impossível determinar quanto tempo lá estaria a carregar, tive que avançar para ao terceiro (que funcionou na perfeição).

Esta primeira aventura queimou-me perto de 45 minutos, carregamento excluído.

Ontem, saído do trabalho, fiz segundo teste.

O primeiro carregador, parte de um pomposamente apelidado de “hub”, estava dentro de um parque de estacionamento, sem que as apps o mencionassem.

Perguntei por interfone à operadora na cancela de entrada se tinha que pagar o parque e a Srª disse-me que sim. Fiz marcha-atrás e arranquei porque, por princípio, não aparo “xico-espertices” comerciais.

Avancei para o segundo carregador e lá chegado, pura e simplesmente não havia nada à vista.

Cheguei à conclusão de que deveria estar dentro de propriedade privada, um edifício comercial com ar decrépito que não percebi se sequer tem ainda utilização ou se estava simplesmente fechado para fim-de-semana. Fosse qual fosse a situação, o carregador estava inacessível, estando assinalado como de acesso público.

Siga para o terceiro. Inoperativo, sem informação de tal no Google Automotive do carro (…embora tenha, depois, constatado que estava sinalizado como tal na app da Miio, podendo assim, descontar-se esta ida como função da minha aselhice).

Acabei por arrancar para Cascais e visitar um carregador que já antes tinha usado quando carreguei o carro do “terst drive” no ano passado e que, mais uma vez, funcionou na perfeição.

Resultado…? Um percurso que, normalmente, demora 40 minutos a fazer “queimou” 01:45 do meu dia (aqui, com o curto carregamento de 11 minutos incluído).

Na preparação para comprar um EV uma das coisas que mais me impressionou (…e que frequentemente referencio para conhecidos e amigos…) foi a incrível lista que o Alexmol aqui publica quinzenalmente no “thread” “Actualização de postos de carregamento em Portugal”.

Fiquei/estou espantado com número de postos que são mencionados em cada "post".

Mas, pelos testes que tenho feito até agora, começo a pensar que, afinal, não interessa a cadência e número de postos que são activados, reparados ou construídos se, como resultado final, tenho apps que não indicam correctamente o seu estado e “escondidanços” de postos que apenas garantem frustração e tempo queimado para os “visitar”.

Qual a vossa experiência? Sou eu que tenho tido azar? Será que minha inexperiência a lidar com apps (…ou até mesmo o número de apps que estou a consultar…) é um factor? Será o facto de estar a fazer estes testes na Grande Lisboa relevante?

Obrigado por qualquer comentário.

EVK

Nerusonu
Mensagens: 810
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Azar, aselhice ou é mesmo assim?

Mensagem por Nerusonu » 21 jan 2024, 12:27

Confiar no Google para isso é meio caminho andado para dar asneira... Outro dia vi no Maps um carregador que estava sinalizado quase a 1km da sua posição real.
Use a Miio antes para tal.

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Azar, aselhice ou é mesmo assim?

Mensagem por civic » 21 jan 2024, 13:08

Sendo da zona de Lisboa diria que é o sitio onde por norma não precisa de carregar, os problemas que encontrou são, sobretudo, para quem vai para Lisboa. ;)
E como disse o Nerusonu, use a app da Miio, é muito mais fiavel.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

EVOKhan
Mensagens: 34
Registado: 26 jan 2023, 18:05
Data de fabrico: 12 out 2023
Capacidade bateria: 82 kWh

Re: Azar, aselhice ou é mesmo assim?

Mensagem por EVOKhan » 21 jan 2024, 14:23

Sim, posso estar com "overload" de informação das apps e sem utilizar o que devo utilizar, como devo utilizar.

Por exemplo, como a simbologia da Miio aparece muito pequenina no meu telemóvel e porque não desselecionei "parques pagos" nos filtros, não vi o mini-mini símbolo incluído no marcador do 1° parque onde fui, ontem. Mas, também foi a app da Miio que me enviou para o 2° carregador, inoperacional.

Quanto ao Google Maps é frustrante porque, precisamente, uma das boas funcionalidades do Android Automotive, no PS2, é a de programar toda a viagem e navagar para os postos.

Tendo que fazer "cross check" com a Miio lá se vai grande parte da eficácia.

Vou continuar a testar para ver até que ponto é a minha inexperiência o principal problema.

Obrigado pelas respostas. :handgestures-salute:

EVK

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Azar, aselhice ou é mesmo assim?

Mensagem por civic » 21 jan 2024, 14:34

Eu não costumo ter problema porque antes de sair para uma viagem grande vejo por norma onde vou parar, isto em viagens em que a autonomia não chegue.
Por exemplo, no inicio do ano andei pelo norte do pais, Ponte de Lima, Chaves, Vila real,... só me preocupei com isso em Braga e enquanto almocei, como tinha de sobra para chegar a Chaves decidi que seria aí que iria carregar, procurei os mais rapidos e lá fui eu com o destino traçado, Roady de Chaves (Kempower), parei cerca de 20 minutos que deu para ir ao Intermaché comprar uns croissants pois ainda era cedo para o almoço, foi a paragem que fiz para uns 650kms. ;)
Sempre com a Miio, obviamente, o que lhe falta, já lhes disse várias vezes, Miio em Android auto era um mimo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: Azar, aselhice ou é mesmo assim?

Mensagem por LAbreu » 22 jan 2024, 00:06

Não querendo ser mau: é aselhice... :roll:

Tal como ja referido: planear uma viagem longa de VE em Portugal só mesmo com a Miio. :D

O ideal é procurar locais onde haja varios PCR nas redondesas, ou uma alternativa mais "arriscada" logo à frente no caminho. Ver sempre os reviews da miio. Depois escolher assumindo todos os criterior. Alguns exemplos pessoais: AS A1 Antual onde costumava ir, agora com 3 PCR. Quando ainda tinha 1 ainda tive de esperar 20 min que quem estava a minha frente. Outra viagem PCR A25 Vouzela ocupado -> Segue em frente e pára no PCR A25 Viseu. E a maioria das vezes, se fores tomar café e voltares, quando vieres vez logo que o PCR já desocupou. O maior desvio/atraso que tenho em 4 anos foi... 20 min.

duartix
Mensagens: 18
Registado: 20 jul 2020, 12:40
Data de fabrico: 01 jan 2018
Capacidade bateria: 17 Ah

Re: Azar, aselhice ou é mesmo assim?

Mensagem por duartix » 15 fev 2024, 15:43

O que disse o comentador anterior. :clap:
Usar MIIO. É essencial pq é a app mais fiável para saber se o posto está operacional (e mesmo assim..., não é infalível). E também porque corta mato no faroeste que são os preços.

Para não ter surpresas:
  • 1) Melhor que usar o filtro Public é olhar para a foto do Posto. Vê-se logo se é num estacionamento privado ou operado.
  • 2) Se estamos a meter muitas fichas num posto (sem alternativas), verificar antes os comentários, não vá ser um daqueles que está no ar e a cada 10m faz reboot. Ou que carrega durante 15m e depois cai. Ou que tem o teclado avariado. Ou que têm comunicação instável com a rede. Todos esses vão estar verdes nas apps mas depois ou não carregam ou estão severamente limitados de alguma forma.

Responder

Voltar para “Carregamento”