Temos que começar a pressionar quem de direito.

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Temos que começar a pressionar quem de direito.

Mensagem por Erbium » 04 ago 2023, 11:12

frankesousa Escreveu:
04 ago 2023, 08:56
Outra coisa, para a ME avançar, em determinadas horas (durante a noite) penso ser imprescindível que as pessoas possam colocar o carro a carga no PCN a noite e só ir tirar de manhã, mesmo que a carga acabe durante a noite, sem estar a infringir. Se assim não for, a ME não tem espaço para entrar no dia-a-dia de muito boa gente.
Isso não consigo concordar, ou não podem ficar após carga nunca ou podem sempre.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Temos que começar a pressionar quem de direito.

Mensagem por frankesousa » 04 ago 2023, 11:22

Erbium Escreveu:
04 ago 2023, 11:12
frankesousa Escreveu:
04 ago 2023, 08:56
Outra coisa, para a ME avançar, em determinadas horas (durante a noite) penso ser imprescindível que as pessoas possam colocar o carro a carga no PCN a noite e só ir tirar de manhã, mesmo que a carga acabe durante a noite, sem estar a infringir. Se assim não for, a ME não tem espaço para entrar no dia-a-dia de muito boa gente.
Isso não consigo concordar, ou não podem ficar após carga nunca ou podem sempre.
Na rede de referencia (SUC tesla) as taxas só se pagam se os carregadores estiverem muito ocupados, se não estiverem não chateia ninguém. É mais ou menos isto o espirito, que concordo.
Agora implementar este espirito com a nossa MobiE não será fácil infelizmente.


Uma vez que não concorda, é está obviamente no seu direito, gostava de ouvir a sua ideia para resolver o problema das cargas normais publicas?
Penso que ainda está com a ideia "antiga" que a gente se safava em viagens a carregar em PCN (devido as baterias pequenas) . Não lhe parece que os PCN é mais para paragens longas?

Sim, não é com 1 PCN por cidade ou por freguesia que vamos fazer isto claro.

Imagine o Ikea, tem umas boas 30x ou mais tomadas. Há algum problema em ligar o carro, ir ao cinema e jantar, Ikea (sempre 3 horas no mínimo :lol: ) e entretanto o carro acabar a carga e estar lá 2 ou mais horas ligado depois? Claro que não, só tem é de haver fichas suficientes, com potências ajustadas ao tipo de uso que lhes queremos dar.

Agora, PCN de 22kW, isso é para parar 2 horas e sair. PCN de 3.7kW, isso é uma ficha "de casa" e devia servir para deixar lá o carro todo o dia ligado enquanto se vai trabalhar/dormir, claro a rua devia ter uns 10 ou 20 destes. Não tenho duvida que é esse o futuro da ME nas cidades.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Temos que começar a pressionar quem de direito.

Mensagem por Erbium » 08 ago 2023, 10:48

frankesousa Escreveu:
04 ago 2023, 11:22
Na rede de referencia (SUC tesla) as taxas só se pagam se os carregadores estiverem muito ocupados, se não estiverem não chateia ninguém. É mais ou menos isto o espirito, que concordo.
Agora implementar este espirito com a nossa MobiE não será fácil infelizmente.
Na mobi.e é impossível!
frankesousa Escreveu:
04 ago 2023, 11:22
Uma vez que não concorda, é está obviamente no seu direito, gostava de ouvir a sua ideia para resolver o problema das cargas normais publicas?
Muitos postos, só ai se poderá "aliviar" o controle de postos indevidamente ocupados. Até la sendo um recurso tão escasso tem de ser utilizado com bom senso e respeito pelos outros. Já aqui se discutiu este assunto e são mentalidades ou ideias, muitos até vêm com a desculpa do direito ao descanso, esquecem-se é que o descanso deles é por ex. até às 8h e o de outros pode só começar ás 5h. Só uns têm direito a ter o carro à carga durante o descanso?
frankesousa Escreveu:
04 ago 2023, 11:22
Penso que ainda está com a ideia "antiga" que a gente se safava em viagens a carregar em PCN (devido as baterias pequenas) . Não lhe parece que os PCN é mais para paragens longas?
Paragens longas é diferente de deixar lá o carro aparcado porque tem preguiça de o ir tirar!
frankesousa Escreveu:
04 ago 2023, 11:22
Imagine o Ikea, tem umas boas 30x ou mais tomadas. Há algum problema em ligar o carro, ir ao cinema e jantar, Ikea (sempre 3 horas no mínimo :lol: ) e entretanto o carro acabar a carga e estar lá 2 ou mais horas ligado depois? Claro que não, só tem é de haver fichas suficientes, com potências ajustadas ao tipo de uso que lhes queremos dar.
Lá está 30 tomadas num local a coisa começa a mudar mas ainda assim é sempre bom respeito que falta muito em Portugal, faz lembrar quem estaciona no lugar dos deficientes e diz "é só 5 min", neste caso é "há 30 tomadas..." ou "estou a pagar" (que maior parte das vezes nem é verdade porque após a carga terminar deixam de cobrar), conforme pode chegar um deficiente naqueles 5min também pode chegar o 31º carro elétrico a precisar de carga e...?

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Temos que começar a pressionar quem de direito.

Mensagem por rjspedition » 08 ago 2023, 11:29

É um tema complexo, a minha opinião passará sempre por aqui:
PCN de 3.7kW, isso é uma ficha "de casa" e devia servir para deixar lá o carro todo o dia ligado enquanto se vai trabalhar/dormir, claro a rua devia ter uns 10 ou 20 destes. Não tenho duvida que é esse o futuro da ME nas cidades.
No entanto, enquanto não há as 10 ou 20 tomadas por artéria torna-se difícil confiar no bom senso do pessoal para respeitar o outro. Não é rara a vez que necessito de dar um toque na carga do Leaf durante uma ou duas horas e tenho PCNs às 12h ou 13h com indicação na Miio que a carga acabou já faz 8h, de pessoal que chega, carrega durante a noite, e usa a vaga no PCN como estacionamento durante todo o dia até necessitar do carro.

No entanto a multiplicação de PCN irá levar a outro ponto: A exclusividade daqueles lugares para elétricos. Com 1/3 (por exemplo) de lugares com tomada numa rua residencial, será justo limitar esses 1/3 a veículos elétricos, quando provavelmente não os haverá na mesma razão entre os moradores?

FernandoSilva
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 22 nov 2020, 00:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Temos que começar a pressionar quem de direito.

Mensagem por FernandoSilva » 11 ago 2023, 23:02

Julgo que por aqui já foi abordado. Existem tantos postos de iluminação publica, porque não usar isso para as tomadas até 3,7kW? 2 tomadas por poste resolvia a questão das paragens longas. Penso eu.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Temos que começar a pressionar quem de direito.

Mensagem por Erbium » 14 ago 2023, 13:32

FernandoSilva Escreveu:
11 ago 2023, 23:02
Julgo que por aqui já foi abordado. Existem tantos postos de iluminação publica, porque não usar isso para as tomadas até 3,7kW? 2 tomadas por poste resolvia a questão das paragens longas. Penso eu.
Penso que cablagem para iluminação não terá calibre para dar 32A assim durante horas...

cfvp
Mensagens: 1646
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Temos que começar a pressionar quem de direito.

Mensagem por cfvp » 14 ago 2023, 17:30

Erbium Escreveu:
14 ago 2023, 13:32
FernandoSilva Escreveu:
11 ago 2023, 23:02
Julgo que por aqui já foi abordado. Existem tantos postos de iluminação publica, porque não usar isso para as tomadas até 3,7kW? 2 tomadas por poste resolvia a questão das paragens longas. Penso eu.
Penso que cablagem para iluminação não terá calibre para dar 32A assim durante horas...
Pode ser menos, até carregar a 10A seria porreiro, mas mesmo isso não sei se daria.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

FernandoSilva
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 22 nov 2020, 00:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Temos que começar a pressionar quem de direito.

Mensagem por FernandoSilva » 14 ago 2023, 18:14

Pois, se os postes de iluminação por cá têm capacidade para isso não sei. Imaginei que sim, depois de ver em Londres postes bem antigos com 2 tomadas para VE. Parti do princípio que pelo menos 10A devem aguentar. A ser verdade parece-me uma excelente solução.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Temos que começar a pressionar quem de direito.

Mensagem por BrunoFonseca » 14 ago 2023, 21:43

Julgo que o tema de colocar PCVE nos postes de iluminação publica esbarra numa lei dos anos 40.

Sem dúvida que defendo que é o que faz mais sentido nas zonas urbanas de alta densidade. PCVE de 2 tomadas a cada 3 lugares, sem necessidade de marcação de lugares exclusivos para VE.
Este seria o "lago para patos" necessario para tornar a ME acessível para as massas.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Temos que começar a pressionar quem de direito.

Mensagem por rnlcarlov » 18 ago 2023, 15:03

Infelizmente ou há grandes alterações na forma como fazem os preços em PCN, ou o público vai continuar a preferir os PCRs sempre que pode. Esses tais PCN (1 por concelho) são regra geral tão caros que só mesmo sem alternativas é que uma pessoa os quererá usar (ou então que não tenha bem noção dos custos).

Por exemplo, quando andei por trás os montes tinha opções de carregar em PCN em várias cidades. Mas a pagar acima de 0,66€/kWh, mas valia dar um saltinho a Espanha e carregar num PCR a 0,30 (não havia PCRs portugueses na área).

Em muitas redes espanholas vemos uma clara diferenciação de preços para cargas AC versus DC. Mas por cá acaba por ser quase o inverso se não forem postos antigos (em que fica igual ou apenas marginalmente mais barato que um posto de 50kW.

Responder

Voltar para “Carregamento”