Autocharge

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Autocharge

Mensagem por BrunoFonseca » 15 jun 2023, 00:48

Formidável ler aqui comentários que até já começam a diabolizar a miio.

Qualquer empresa privada terá num dos seus objectivos a obtenção do lucro, ou acham que se metem nisto por ser "verde" ou porque ajuda os pobres dos utilizadores?

A miio viu uma oportunidade com este modelo, assim como muitos outros privados, apesar de alguns comentários aqui também questionarem sobre o investimento privado.

Se há algo que este modelo favorece é o investimento privado, nomeadamente de quem quer arrancar sem correr grandes riscos.

Caso ainda não tenham compreendido, a venda de energia está reservada a comercializadores desta, e tem regras (leis), logo seria impossível de outra forma. Na realidade a outra forma seria acabar com os OPC e deixar a ME para os CEME, e isso sim iria atrasar a ME.

Sobre o investimento da Tesla, tentem os questionar sobre os reais motivos pela falta de investimento na rede em Portugal...
Coloquem a vós próprios a pergunta: porque motivo um fabricante de automóveis criou um rede de carregamento, e se conseguirem a resposta a esta pergunta irão conseguir compreender o não investimento na rede de SUC em Portugal. Mas isto é apenas uma suposição minha.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2974
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Autocharge

Mensagem por Nonnus » 15 jun 2023, 06:12

BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 00:48
Formidável ler aqui comentários que até já começam a diabolizar a miio.

Qualquer empresa privada terá num dos seus objectivos a obtenção do lucro, ou acham que se metem nisto por ser "verde" ou porque ajuda os pobres dos utilizadores?

A miio viu uma oportunidade com este modelo, assim como muitos outros privados, apesar de alguns comentários aqui também questionarem sobre o investimento privado.

Se há algo que este modelo favorece é o investimento privado, nomeadamente de quem quer arrancar sem correr grandes riscos.

Caso ainda não tenham compreendido, a venda de energia está reservada a comercializadores desta, e tem regras (leis), logo seria impossível de outra forma. Na realidade a outra forma seria acabar com os OPC e deixar a ME para os CEME, e isso sim iria atrasar a ME.

Sobre o investimento da Tesla, tentem os questionar sobre os reais motivos pela falta de investimento na rede em Portugal...
Coloquem a vós próprios a pergunta: porque motivo um fabricante de automóveis criou um rede de carregamento, e se conseguirem a resposta a esta pergunta irão conseguir compreender o não investimento na rede de SUC em Portugal. Mas isto é apenas uma suposição minha.
Ninguém aqui está a diabolizar nada. Apenas a constatar um facto. Mesmo tu dizes que o objetivo de uma empresa é o lucro, logo até concordas que a MIIO não tenha interesse na mudança.

Como as vezes quando falamos neste assunto alguns têm memória selectiva, não sei se estás lembrado que foi dito pelos responsáveis da MIIO, que a MIIO nem era para ser CEME. A MIIO é uma empresa de software, só que para ter acesso aquilo que queria para desenvolver a APP foi obrigada a ser CEME. Vê lá bem o quanto é maravilhoso o nosso modelo que até obriga as empresas a ser aquilo não querem e em que o Core do negócio da empresa é totalmente diferente. Enfim...

Como parece que é a primeira vez que falamos sobre isto. Mas talvez mudando a lei de venda de energia se acaba-se com esta estupidez do CEME + OPC.

Nem de propósito, ainda ontem foi apresentada uma carta aberta a Tesla a perguntar aquilo que sugeres. 🤔

Na minha opinião completamente desnecessário porque todos sabemos qual o motivo da Tesla ter abandonado a rede SuC em Portugal.

Sabias que por cada 26 carros Tesla vendidos na Europa um é em Portugal?

Sabias que entre janeiro e março a Tesla vendeu em Portugal o mesmo número de carros que durante o ano de 2022?

Sabias que a Tesla vende mais em Portugal que na Espanha?

Por fim sabias que a rede SuC continua a crescer em todos os países excepto em Portugal apesar dos números de vendas serem bastante bons? Deve ser uma estratégia nova, inovadora.

Como referiste em relação a miio o objetivo de qualquer empresa é o lucro. Pergunto-te se no caso da Tesla isso não se aplica?

Como parece que é a primeira vez que estamos a falar sobre isto. Os outros é que estão todos mal e nós somos os únicos no caminho certo.

A memória selectiva é lixada, ainda bem que alguns de nós não padecemos desse mal. 😉
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Autocharge

Mensagem por mjr » 15 jun 2023, 08:30

Curioso como uns vêem as vendas elevadas como catalisadoras de investimento nos SuCs... eu vejo precisamente ao contrário: para quê investir no desenvolvimento de SuCs se vendemos tudo o que conseguimos produzir? A Tesla é uma marca de automóveis, os SuC surgiram como uma obrigação para catalisar as vendas de automóveis. Se não é necessário instalar SuCs para vender mais... Infelizmente a concorrência da Tesla não tem estado à altura, e com os recentes abaixamentos de preço do TM3/Y não antevejo mudanças neste capítulo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Autocharge

Mensagem por BrunoFonseca » 15 jun 2023, 11:30

@Nonnus, repara que fizeste as perguntas certas acerca da Tesla, mas tu proprio não conseguiste chegar à conclusão dada pelo mjr.

A rede de carregamento SUC não é uma fonte de receita para a Tesla, mas sim uma fonte de despesa.
Em Portugal há ainda em circulação muitos Teslas com oferta do carregamento, o que agrava o problema para a Tesla.
De referir que a rede SUC tem o intuito de criar condições para os clientes comprarem os carros da Tesla.
Porquê investir num país onde a rede é suficientemente capilar e os carros se vendem como paezinhos quentes?

Tal como a miio, a tesla, como empresa privada, também visa o lucro, e as opções devem ser tomadadl de acordo com a rentabilidade de cada projecto.

A verdade é que a Tesla n investe em Portugal porque, por muito que vos doa, a rede publica existente, é suficientemente.

Mas talvez eu esteja enganado... aguarde-se então pela resposta da Tesla.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2974
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Autocharge

Mensagem por Nonnus » 15 jun 2023, 12:13

Então um dos dois que explique porque é que continuam a investir na rede SuC no resto do mundo excepto em Portugal.

Querem ver que agora a desculpa é: "vendemos tanto em Portugal que vamos deixar de investir na rede SuC"! Essa desculpa é realmente inovadora.

Eu não sei se vocês estão lembrados mas a rede SuC era e é (excepto em Portugal), uma das mais valias da Tesla.

Os SuC não são nenhuma despesa, é uma fonte de rendimento. Cobram pelos carregamentos como outro operador qualquer, e até abriram os SuC a outros, para ser isso mesmo, uma fonte de rendimento. O que exigem que a Tesla faça em Portugal, onde outros vão facturar no investimento da Tesla é que faz com que seja uma despesa em vez de ser uma fonte rendimento. Impressionante como não conseguem perceber isto e conseguem inverter o sentido das coisas. :doh:

BrunoFonseca;
A verdade é que a Tesla n investe em Portugal porque, por muito que vos doa, a rede publica existente, é suficientemente.
Tens saído de casa ultimamente? Desde quando é que a rede é suficiente? A venda de carros aumenta todos os dias e apesar do número de posto também, não esta acompanhar ao mesmo ritmo. Postos de carregamento que antigamente estavam livres agora é uma sorte chegar lá e estar vago.

Também te pergunto se acompanhas o que se passa no resto da Europa? Abrem HUBs que fazem inveja a qualquer um, de outros operadores e a Tesla continua a investir na rede SuC nesses mesmos países e tu consegues fazer uma afirmação dessas!?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Autocharge

Mensagem por BrunoFonseca » 15 jun 2023, 13:59

Tenho saído bastante com o meu Zoe e carregado na rede pública sem stress, nomeadamente no Alentejo.

É claro que enquanto utilizador de veículo elétrico, a rede de carregamento será sempre algo que desejo que aumente, contudo considero que estemos muito mais bem servidos do que na maioria dos países europeus.

Tive oportunidade de ler a tal carta aberta, e é curioso que nela é dada a resposta à pergunta colocada. A Tesla continua a investir na rede na Espanha pois lá vendem-se menos Teslas do que em Portugal (unidades!!), e é muito provável que isso aconteça devido à falta de capilaridade da rede de carregamento existente em Espanha.

Como alguém dizia: criem o lago que os patos aparecem.

Nós já temos o lago, mas os espanhóis ainda não, daí a necessidade da Tesla em investir nesse lago espanhol.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Autocharge

Mensagem por Erbium » 15 jun 2023, 16:27

BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 00:48
Se há algo que este modelo favorece é o investimento privado, nomeadamente de quem quer arrancar sem correr grandes riscos.
Retórica falsa, basta ver os dados da própria Mobi.e que a esmagadora maioria dos carregamentos são pelos grandes players, isso do investimento e concorrência é treta. Tirando a miio à conta a app fantástica que fizeram os restantes "pequenos players" são uma gota no oceano!
BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 11:30
Em Portugal há ainda em circulação muitos Teslas com oferta do carregamento, o que agrava o problema para a Tesla.
Tendo em conta a quantidade de Model 3 e Y vendidos em PT os Tesla com oferta de carregamento em PT são uma coisa residual!
Nonnus Escreveu:
15 jun 2023, 12:13
Tens saído de casa ultimamente? Desde quando é que a rede é suficiente?
Para ele Portugal é Lisboa e Porto... basta ver na miio os postos que há no interior e perceber que a concentração de postos é nos grandes centros urbanos, interior é miragem!
Para estes "gestores de Portugal" incentivos é dar 4000€ a meia dúzia de carros e patrocinar compliance cars para empresas, qualquer dia pode ser que percebam que os apoios deviam ser para, por ex., postos no interior!
BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 13:59
Tenho saído bastante com o meu Zoe e carregado na rede pública sem stress, nomeadamente no Alentejo.
Ena encontraste PCN's de 22kW... para ti serve então está tudo bem e maravilhoso! Diz lá nesses postos que dizes que encontraste/existem no Alentejo quantos eram rápidos e com Chademo/CCS?
É que definir a bitola de postos por AC 22kW é tolo, quer gostemos ou não a esmagadora maioria dos carros têm CCS (alguns com Chademo) carregam e DC e menos de 100kW é considerado pouco...

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Autocharge

Mensagem por rimsilva » 15 jun 2023, 17:27

BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 11:30

A rede de carregamento SUC não é uma fonte de receita para a Tesla, mas sim uma fonte de despesa.

Em Portugal há ainda em circulação muitos Teslas com oferta do carregamento, o que agrava o problema para a Tesla.
De referir que a rede SUC tem o intuito de criar condições para os clientes comprarem os carros da Tesla.
Porquê investir num país onde a rede é suficientemente capilar e os carros se vendem como paezinhos quentes?
Não é? Têm a certeza disso? Olhem que os carregamentos vitalicios já acabaram há muito e esse carros são agora uma gota no oceano de Teslas que andam a circular por aí...
Acho que pararam completamente no tempo e estão a usar o tempo verbal errado... Os SuCs não são só uma fonte de despesa, já foram, mas agora não são.

Portugal é o que sabemos, mas lá por fora até os VEs de outras marcas carregam nos SuCs, vejam lá! e com tarifas nada "meigas" de certeza que ainda pensam que os SuC hoje não são fontes de receita? Acham que a Tesla anda a dormir e não perecebu que antes que o mercado estivesse cheio de pontos de carregamento que esta era a altura certa de recuperar o investimento feito?

BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 11:30
Tal como a miio, a tesla, como empresa privada, também visa o lucro, e as opções devem ser tomadadl de acordo com a rentabilidade de cada projecto.

A verdade é que a Tesla n investe em Portugal porque, por muito que vos doa, a rede publica existente, é suficientemente.

Mas talvez eu esteja enganado... aguarde-se então pela resposta da Tesla.
Sem duvida que uma coisa não se pode negar é de terem uma imaginação fertil :D

WOW... então a Tesla é que não quer abrir mais SuCs em Portugal porque vende muito, é isso? Bravo... eles não só não querem construir mais, como são muito mais à frente - tipo os "pioneiros" da ME em Portugal - constroem, mas não abrem os SuCs (ver o de Matosinhos, será que ainda lá está? ou foi "levado" para Espanha)

:lol:

Esta conversa fez-me lembrar o meu texto sobre falácia - parte 2 - que é a ME em Portugal, que partilhei no FB
A Falácia (mais uma) que se está a preparar na ME em Portugal - PARTE 2
Querem fazer crer que está para breve uma solução que poderá permitir a abertura dos SuCs “embargados” e colocar a operação da Tesla em Portugal no campo da legalidade.
Tem sido bem evidente que os defensores do “modelo” estão desesperados para ver a Tesla ligada à rede mobi.e, e têm tentado fazer crer que tem sido um pouco de má vontade, há até quem tenha falado que faltava um papel 😊 quando na realidade o “problema” é bem mais simples do que isso – A TESLA NÃO QUER PERDER O CONTROLO DO SEU NEGÓCIO – algo que não é compatível com o lobby da energia implantado em Portugal, personificado pelo CEME e ditadura da ERSE.
Como é mais do que evidente, no resto da Europa a Tesla não tem qualquer problema em operar de forma livre e estabelecer as parcerias que referi no inicio, porque isso permite-lhe chegar de uma forma muito mais eficaz a um universo muito maior de utilizadores sem perder a essência da sua operação, que é mais do que conhecida e elogiadas pelos intervenientes mais importante da ME – os utilizadores de VE.
Naturalmente que todas estas mudanças que estão a ocorrer em termos técnicos não são simples de executar e de implementar, mas está mais do que evidente que a Tesla está disposta a evoluir no sentido da integração e das novas exigências da EU que se aproximam, algo totalmente diferente daquilo que lhe é imposto (ou querem impor) em Portugal.
Tudo aquilo que acabei de referir, pode-se aplicar de forma mais ou menos linear à realidade do Continente, outra empresa que não pretende “dividir” os lucros do seu investimento com os CEMEs desta vida!
edit:
NOTA: A mentira que aqui está demonstrada não tem nada a ver com a possibilidade de amanhã estarmos a carregar outro VE qualquer na rede TESLA, mas sim, estarem a fazer crer que tudo depender de questões técnicas...
Se amanhã os SuCs de Matosinhos forem abertos a todos os utilizadores, será sobretudo por 2 razões: se a Tesla mudar a sua politica comercial e aceitar "dividir" a sua atividade com outras entidades "CEMEs" ou porque, mais uma vez, foi encontrado um "arranjinho" para satisfazer a Tesla e deixar tudo o resto como está.
Isto sem mexer na atual lei da ME, claro está.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Autocharge

Mensagem por BrunoFonseca » 15 jun 2023, 20:29

Estão no vosso direito em não concordarem comigo, da mesma forma que eu tenho o direito de não concordar convosco.

Para mantermos a conversa civilizada peço-vos apenas que não particularizem a discussão.

Assim sendo, digo-vos apenas para aguardarem pela resposta da Tesla... se esta se dignar a responder... mas talvez a ausencia de resposta possa ser também culpa do modelo.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2974
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Autocharge

Mensagem por Nonnus » 15 jun 2023, 20:42

rimsilva Escreveu:
15 jun 2023, 17:27
WOW... então a Tesla é que não quer abrir mais SuCs em Portugal porque vende muito, é isso? Bravo... eles não só não querem construir mais, como são muito mais à frente - tipo os "pioneiros" da ME em Portugal - constroem, mas não abrem os SuCs (ver o de Matosinhos, será que ainda lá está? ou foi "levado" para Espanha)

:lol:
Só falta vir dizer que o SuC de Matosinhos foi uma obra para apresentar despesas em sede de IRC, e que a intenção nunca foi por a funcionar porque vendem muito em Portugal e o lucro é de tal ordem que precisam de apresentar despesas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Carregamento”