Postos públicos vs. privados.

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rnlcarlov
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Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por rnlcarlov » 06 abr 2023, 14:40

Nerusonu Escreveu:
06 abr 2023, 09:35
Na maioria dos postos sim, mas há postos que funcionam duas tomadas DC em simultâneo(CCS+Chademo ou CCS+CCS) partilhando entre eles a potência do posto, por exemplo se o posto for se 150 vão 75 para cada tomada(ou 75 para CCS e 60 e pouco para a Chademo).
Correto, mas para a questão em cima na mesa pouco importa. Como o carro tem CCS, nunca vai interessar ter um adaptador para Chademo, já que se todas as CCS estiverem em uso, a Chademo vai estar igualmente indisponível.

EVOKhan
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Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por EVOKhan » 06 abr 2023, 16:11

Obrigado rnlcarlov, Nerusonu e Nonnus,

Na questão do adaptador, fui induzido em erro por isto:

https://www.youtube.com/watch?v=I3uSU0V8_Ko

Suponho que seja, então, específico para Teslas.

@Nonnus, já estou alertado para a situação que descreveu. Obviamente, tenderei a usar PCRs. Pode acontecer que venha a precisar, pontualmente de um PCN. O Polestar está limitado a 11 KW, em carregamento AC pelo que, sim, tenderá a ser uma opção ineficiente. Vem com um cabo "Tipo 2/Tipo 2", mas de 16A, apenas.

Outra coisa que me está a dar que pensar...

O Polestar 24MY LRSM que tenho encomendado aceita capacidades de carregamento DC até 205 kW.

No entanto, possui uma arquitetura de 400V do sistema elétrico.

Estou correto em entender que, quando uma estação de carregamento declara uma capacidade de carga máxima de, digamos, 180 Kw, uma ressalva pode estar envolvida, produzindo a dita estação apenas 180 kW a 800V mas muito menos a 400V?

Obrigado.

EVK

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Nonnus
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Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por Nonnus » 06 abr 2023, 20:36

EVOKhan Escreveu:
06 abr 2023, 16:11
Obrigado rnlcarlov, Nerusonu e Nonnus,

Na questão do adaptador, fui induzido em erro por isto:

https://www.youtube.com/watch?v=I3uSU0V8_Ko

Suponho que seja, então, específico para Teslas.

@Nonnus, já estou alertado para a situação que descreveu. Obviamente, tenderei a usar PCRs. Pode acontecer que venha a precisar, pontualmente de um PCN. O Polestar está limitado a 11 KW, em carregamento AC pelo que, sim, tenderá a ser uma opção ineficiente. Vem com um cabo "Tipo 2/Tipo 2", mas de 16A, apenas.

Outra coisa que me está a dar que pensar...

O Polestar 24MY LRSM que tenho encomendado aceita capacidades de carregamento DC até 205 kW.

No entanto, possui uma arquitetura de 400V do sistema elétrico.

Estou correto em entender que, quando uma estação de carregamento declara uma capacidade de carga máxima de, digamos, 180 Kw, uma ressalva pode estar envolvida, produzindo a dita estação apenas 180 kW a 800V mas muito menos a 400V?

Obrigado.

EVK
Esse vídeo do bjorn era do tempo em que os Teslas destinados a Europa não tinham CCS, hoje já todos tem CCS.

Em Portugal os PCUR de 180kW é para arquiteturas de 800V sendo que para 400V tem potência de 80kW. Verdade seja dita é que na maioria dos carros a curva de carregamento à velocidade máxima é por um curto espaço de tempo sendo quase insignificante ter velocidades muito altas. É preferível ter um carro com uma curva de carregamento linear desde o inicio até ao fim, do que ter um pico por breves minutos a uma potência muito elevada e depois ter potências miseráveis no resto do carregamento.

Deve de haver alguma confusão com o cabo mennekes type2/type2 para carregamento nos PCN´s.

Não faz sentido nenhum o carro carregar até 11kW e ter um cabo que apenas suporta 3.6kW (16A), isto era extremamente mau. Até porque assim sendo das duas, uma. Ou tinha de ter sempre em atenção e limitar a potência de carregamento a 16A no software do carro (caso este o permita), correndo um grande risco de o cabo derreter e começar arder, ou então esse cabo dá informação ao carro que apenas suporta 16A. Mas isso torna os carregamentos em PCN mais onerosos. Podendo carregar a 11kW nunca ia carregar a 3.6kW.

Não terão feito confusão com o EVSE que de um lado é shucko e do outro é mennekes type2?
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Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por EVOKhan » 07 abr 2023, 12:20

...Não, não há confusão.

Ao que parece, existem 2 “part numbers” da Polestar para o cabo “Tipo2/Tipo2”, um de 16A e outro de 32A.

Acontece que é precisamente o de 16A trifásico que está listado como incluído na compra do carro o que, como disse o Nonnus, será bastante limitativo.


Cabo.jpg


Isto parece ser comum, com toda a gente a queixar-se. Alguns mercados, por vezes mas nem sempre, têm tido o cabo de 32A incluído, mas, a fazer fé no site Português, em princípio não irei ter essa sorte.

Bem sei que os carregamentos em PCN serão residuais, mas convinha que, quando precisasse, tivesse um cabo que me permitisse usufruir de uma valor de potência de carregamento mais próximo dos 11kW limite do carro.

Assumo que os PCN de corrente alternada sejam monofásicos, certo?

Assim sendo, parece que a primeira coisa que terei que fazer, será adquirir um cabo Mannekes, monofásico, de 32A. (sempre são mais baratos do que os trifásicos).

Claro está, irei aplicar um bocadinho de pressão na Polestar PT sobre esta questão mas temo que os cabos venham em “bulk” da China, sem opção.

Obrigado pela ajuda.

EVK

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Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por Nonnus » 07 abr 2023, 13:11

EVOKhan Escreveu:
07 abr 2023, 12:20
Assumo que os PCN de corrente alternada sejam monofásicos, certo?
Depende. Há monofásicos e trifásicos sendo que os mais recentes penso que já sejam todos trifásicos (não tenho a certeza).

Por exemplo os PCN de 22kWh tem três fases de 7.2kW. Carros monofásicos quando se ligam a estes postos apenas usam uma fase, carros que suportem trifásicos usam as 3 fases. No seu caso como o carro suporta trifásico faz todo o sentido comprar um cabo trifásico para poder atingir os 11kW.
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Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por EVOKhan » 07 abr 2023, 13:37

..."Jasus"!...

Entre especificações técnicas dos postos de carregamento e o kafka-fest dos tarifários, parece que me meti num belo caldinho... :?

...então vamos lá ver se estou a ver bem as coisas:

Se tiver um cabo trifásico de 32A e o ligar a um posto PCN de 22kW, o posto estará a dar-me cerca de 12.2kW e o meu carro estará a carregar a 11kW por limitação do carro. É isto?


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Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por Nonnus » 07 abr 2023, 15:28

Exacto. Por exemplo o meu carro ligado a um posto de 22kW apenas retira 6.6kW porque é a limitação do carregador interno do carro, o seu vai puxar os 11kW, se for um ZOE vai puxar os 22kW.
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Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por EVOKhan » 07 abr 2023, 15:57

Muito obrigado. Excelente ajuda. :handgestures-thumbupleft:

Consultados alguns simuladores parece que o que posso remeter para mnemónica, será:

- Com cabo trifásico, 32A, num posto trifásico de 22 kW, em 45 minutos, carregarei cerca de 45 Kms de autonomia no meu PS2. (12.2 kW de carga na tomada, limitação do carro a 11 kW, 90% de eficiência de carregamento, entrada líquida na bateria a 9.9 kW).

Realmente, carregamentos em AC, só num aperto, estou a ver... :?

Agora, indo ao brilhante simulador criado e aqui recomendado pelo Lasering, constato que estes 45 minutos num posto de 22 kW perto de mim, a esta hora, variam num custo entre 2,28 e 7,36 EUR, confrome o CEME.

Próximo passo: Perceber a construção dos tarifários, fazer várias simulações, principalmente as DC e começar a apontar a 3 CEME (...percebo que convém ter vários cartões, quer pelo apontar ao carregamento mais barato na circunstância especifica em que me encontre, quer para precaver a não aceitação de um ou outro cartão.

(...Mas a Miio, por exemplo, não está naquele simulador. Alguma razão específica?)


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Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por Nonnus » 08 abr 2023, 05:59

Os carregamentos em AC não é para desenrascar, é para quando precisamos de carregar mas vamos estar ocupados no mesmo local várias horas. Por exemplo centros comerciais, consultas num hospital, um almoço mais demorado num restaurante, etc.

A MIIO tem o preço da energia indexado e por isso não se consegue fazer simulações precisas. Tanto se pode pagar a energia a 0.09€ / kWh numa determinada hora, como na hora a seguir 0.15€/kWh.

Até a bem pouco tempo quando o preço da energia andava muito alto a MIIO era um CEME a evitar, um carregamento usando a MIIO ficava mais do dobro dos outros CEMEs. Agora como preço da energia baixou e a certas horas fica mesmo muito baixo já ficou interessante voltar a usar a MIIO.
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Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por EVOKhan » 08 abr 2023, 10:39

:handgestures-thumbupleft:

Outra coisa...

Em preparação para a decisão de encomendar o carro, constatei que Portugal tem uma muito boa cobertura de estações de carregamento, mas muitas dessas estações têm com apenas um ponto para carregar.

Isto contrasta com outros países onde parecem ter entendido o conceito básico de que, tal como nos postos de carburantes (...que, ainda por cima, têm tempos de ocupação muito mais reduzidos...), uma estação deverá ter múltiplos pontos de abastecimento.

As minhas perguntas são:

1. Sentem/constatam que, face à evolução da percentagem de EVs a circular, o aumento da rede de carregamento público está a progredir à frente, em sincronia, ou atrás dessa evolução?

2. Chegado a uma estação com apenas um ponto de carregamento, estando este eventualmente ocupado, qual é a "etiqueta" para a sequência de carregamento?

EVK

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