Postos públicos vs. privados.

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
EVOKhan
Mensagens: 34
Registado: 26 jan 2023, 18:05
Data de fabrico: 12 out 2023
Capacidade bateria: 82 kWh

Postos públicos vs. privados.

Mensagem por EVOKhan » 04 abr 2023, 11:51

Bom dia,

Primeiro "post", aqui. :)

Em antecipação da (demorada) entrega do meu EV, ando a familiarizar-me com prácticas e procedimentos.

Tenho uma dúvida, relativamente ao mapeamento dos postos de carregamento.

Comecei a familiarizar-me com esta ferramenta que achei extremamente bem feita e útil:

https://www.mobie.pt/pt/redemobie/encontrar-posto

Contudo, por referência à área física que conheço (...a da minha localidade...), constatei que são listados postos que estão em propriedade privada, como, por exemplo, parques de estacionamento de hotéis.

Uma vez que tais postos, em princípio, me interessarão apenas como postos de destino, como garantir que, nesta ou noutra aplicação, me são mostrados apenas os postos públicos, para efeitos de um eficaz planeamento de viagem?

Obrigado por qualquer ajuda.

EVK

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por Nonnus » 04 abr 2023, 12:12

Em vez usar esse site use apps como a miio, via verde ou evio e tem acesso a todos os postos e pode usar filtros para aparecer aquilo que quer.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

jart
Mensagens: 133
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por jart » 04 abr 2023, 12:13

Eu usaria também a app miio para android ou appleOS (https://app.miio.pt/). Julgo que dá para colocar filtros que pretende. Permite ainda simular custos de carregamento em função dos diferentes CEME, carregar na rede pública depois de inserir meios de pagamento, etc.

Para planeamento de viagens uso ferequentemente o https://abetterrouteplanner.com/.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

EVOKhan
Mensagens: 34
Registado: 26 jan 2023, 18:05
Data de fabrico: 12 out 2023
Capacidade bateria: 82 kWh

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por EVOKhan » 04 abr 2023, 15:02

Obrigado pelas respostas :handgestures-thumbupleft:

Vou instalar e explorar os aplicativos sugeridos.

EVK

Lasering
Mensagens: 22
Registado: 01 abr 2023, 21:46
Data de fabrico: 01 jun 2020
Capacidade bateria: 62,0 Ah

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por Lasering » 04 abr 2023, 16:02

Para filtros mais avançados tens este site: https://carrocarregado.pt/simular
Disclaimer sou o criador dele.

Não sei se é o dono do posto que não o sabe configurar, ou se é a Mobie que não valida essas coisas mas existem muitos postos que apesar de aparecem no mapa só estão acessíveis a trabalhadores daquele sitio, exemplos que tenho conhecimento (mas aposto que existem muitos mais):

https://carrocarregado.pt/simular/PT/IMG/LSB-00387 só para quem trabalha no IST.
https://carrocarregado.pt/simular/PT/EDP/LSB-00075 só para quem trabalha no Banco BIC.

EVOKhan
Mensagens: 34
Registado: 26 jan 2023, 18:05
Data de fabrico: 12 out 2023
Capacidade bateria: 82 kWh

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por EVOKhan » 05 abr 2023, 16:02

Obrigado, Lasering. :handgestures-thumbupleft:

Instalada.

EVK

EVOKhan
Mensagens: 34
Registado: 26 jan 2023, 18:05
Data de fabrico: 12 out 2023
Capacidade bateria: 82 kWh

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por EVOKhan » 05 abr 2023, 16:07

Ok, então...

Aproveitei o meu “footing” diário para fazer um reconhecimento próximo da minha residência.

Quero estar devidamente “formado” quando receber o meu Polestar 2 MY24 LRSM. 😊

Confirmei algumas coisas que já fui aprendendo relativamente ao carregamento na via pública (…embora a maior parte dos ditos vá ser feita na minha garagem…) e surgiram-me algumas dúvidas que talvez me possam esclarecer bem como, por favor, confirmar o que julgo já ter entendido.

1. O primeiro posto de abastecimento tinha 3 tipos de cabo/ficha: CHAdeMO, CCS e Tipo 2/Mannekes. A aplicação da Miio que me foi recomendada e que, entretanto, instalei dava as 3 como operativas, sem ocupação o que correspondia à situação que constatei.

Julgo perceber que, neste tipo de posto, os terminais CHAdeMO e CCS excluem-se um ao outro, se um deles estiver a ser utilizado, correcto?

Pergunto isto para saber se vale a pena adquirir um adaptador Tipo 2/CHAdeMO para maximizar as possibilidades de carregamento, em termos de disponibilidade, ao chegar a uma estação. (O Polestar tem tomada Tipo 2/CCS, pelo que sendo esse o caso, chegando a um posto onde os terminais Tipo 2 e CCS estejam a ser utilizados, de nada me servirá ter o adaptador).

2. O segundo posto era dos mais pequenos, menos potente, um paralelepípedo vertical com, apenas, 2 tomadas tipo 2, em faces opostas. Não se encontrava sinalizado na app. Como informava estar temporariamente inoperativo, fiquei sem saber se se tratava de uma lacuna de mapeamento ou se será app que, de forma automática, remove os postos inoperativos.

3. Avancei para outro posto, do mesmo tipo do anterior. Estava corretamente sinalizado na app, quer em termos de mapeamento, quer em termos de ocupação (livres, as 2 tomadas). Presumo que os postos maiores, de maior potência tenham sempre os cabos com a ficha, sendo que os menos potentes, tenham apenas as tomadas, devendo eu usar o cabo tipo 2 que vem com o carro. Correcto?

4. O posto seguinte foi um bocadinho estranho. Tratava-se de um posto com 3 tomadas (…mas apenas 2 posições de carregamento, o que parece comprovar que CCS e CHAdeMO são mutuamente exclusivas…). Tinha um Tesla ligado através da ficha tipo 2 o que achei estranho uma vez que têm uma tomada dupla, igual à do meu futuro Polestar e teria mais sido mais lógico ter usado a CCS, certo? Talvez já lá estivesse há algum tempo e a CCS estivesse a ser usada quando chegou. O que achei ainda mais estranho foi a app dar o terminal Tipo 2 como “desocupado” quando estava claramente ocupado.

É possível, terminado um carregamento um Tesla (...ou qualquer outro carro...) cancelar a ligação eléctrica com o posto, mantendo a ligação física e provocando assim o erro de reporte como “livre”, por parte do posto?

Pergunto, porque presumo que não será agradável conduzir 10 ou 20 kms até um posto dado como livre pelas aplicações, apenas para lá chegar e o ver ocupado por veículos, sem estarem a carregar.

Enquanto lá estive, apareceu um Nissan (?). Ligou-se à tomada CCS e a app reportou correctamente a mudança de estado do terminal.

5. De seguida, um dos tais postos verticais em tudo semelhante aos que já descrevi, mas com o símbolo da Efacec (…os outros eram Mobi.e, se não me engano…). Embora não estivesse lá ninguém, a app dava-o como “em uso” sendo que, enquanto escrevo isto, ainda o dá como “Em uso à 04H12M”, apesar de apenas ter passado cerca de 1 hora desde que lá passei. :?:

6. Finalmente, fui a um posto de carregamento com terminais ultra-rápidos (2 de 100W + 1 de 180W) que está situado no parque de estacionamento de um hotel. Telefonei para a recepção e perguntei se eram de uso público e confirmaram-me que sim, o que me fez surgir a seguinte dúvida: Será que este tipo de entidades são obrigadas a disponibilizar certos tipos de postos ao público, em geral, seja por legislação específica, seja por disposições contratuais com o OPC que instalou o posto?

Obrigado pela V. atenção e eventual ajuda nestas considerações e questões.

EVK

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por rnlcarlov » 05 abr 2023, 17:25

1. Sim, os terminais CCS e Chademo excluem-se. De qualquer forma não há adaptadores tipo 2 / Chademo. São dois tipos de corrente diferentes. Uma é corrente contínua e outro corrente alternada.

2. A miio não remove postos inoperativos, mas pode ter algum filtro ativo que esteja a escondê-lo

3-5. Infelizmente nem sempre o estado está perfeitamente concordante com a realidade. Mas na maior parte das vezes até está, na minha experiência.

6. Não creio que haja ainda nenhuma obrigação. Agora OPCs podem ter acordos com algumas entidades (caso do Lidl/KLC) para ter postos nos seus terrenos.

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por Nerusonu » 06 abr 2023, 09:35

rnlcarlov Escreveu:
05 abr 2023, 17:25
1. Sim, os terminais CCS e Chademo excluem-se. De qualquer forma não há adaptadores tipo 2 / Chademo. São dois tipos de corrente diferentes. Uma é corrente contínua e outro corrente alternada.
Na maioria dos postos sim, mas há postos que funcionam duas tomadas DC em simultâneo(CCS+Chademo ou CCS+CCS) partilhando entre eles a potência do posto, por exemplo se o posto for se 150 vão 75 para cada tomada(ou 75 para CCS e 60 e pouco para a Chademo).

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por Nonnus » 06 abr 2023, 14:11

EVOKhan,

O seu carro tem CCS que é o standard para a Europa para carregamentos rápidos (corrente continua) e Mennekes type2 (corrente alternada) para carregamentos normais, Chademo tem os dias contados.

Usar Mennekes type2 num PCR pode ficar muito caro, por exemplo se um carro apenas carregar a 7.2kW em corrente alternada. Poucos carros tiram proveito dessa ligação nos PCR, por exemplo os ZOE de primeira e segunda geração que tinham carregador interno de corrente alternada até 43kW. Os modelos mais recentes já usam CCS para carregamentos rápidos. Os ZOE mais recentes sem carregamento rápido carregam até 22kW em corrente alternada e será estes que usam essa tomada.

Ter em atenção que nem todos o carros trazem o cabo Mennekes type2/type2 para carregar nos postos normais. Por norma é um extra que se paga a parte.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Carregamento”