Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Nonnus » 18 abr 2023, 07:19

Lasering Escreveu:
18 abr 2023, 00:30
Vou ver os outros topicos então.

Parece-me uma assumpção que a rede Tesla não evoluiu em Portugal por causa do nosso modelo. Estava a pedir uma fonte para confirmar isso. Porque se tivesse que arriscar é mais relacionado com a quantidade e lentidão da nossa burocracia.
Por estas palavras acredito que tenhas chegado a ME mesmo a pouco tempo.

Há mais de um ano a Daniela (CEO da MIIO) numa palestra sobre o nosso modelo, quando falaram do problema do Continente e da Tesla referiu que se a Tesla quisesse punha a Tesla a funcionar integrada na mobiE em 15 dias. O Continente teve a evolução dos seus postos estagnados até ceder a exigências da nossa legislação para a ME e hoje continua a evoluir num sistema como disse anteriormente que ainda estamos para perceber como vai funcionar. O problema da Tesla neste momento não tem nada a ver com burocracias, simplesmente não querem ter um CEME qualquer a vender energia numa infraestrutura instalada e paga pela Tesla, o que faz todo o sentido.

Tanto não tem nada a ver com burocracias que o Continente após ter cedido continua a instalar postos, já a Tesla tem o SuC de Matosinhos instalado a mais de um ano, mas como não lhe passam as licenças para operar, porque não cedem, está lá apodrecer. Mais grave deixaram de instalar mais SuCs em Portugal.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Erbium » 18 abr 2023, 08:47

Nonnus Escreveu:
17 abr 2023, 21:27
Porque é que achas que a rede Tesla estagnou em Portugal mas nos outros países continua evoluir? Somos nós que estamos bem e os outros todos mal?
Está tudo dito aqui, parece a anedota do outro que ia em sentido contrário na AE, os outros todos é que iam mal... :roll:

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por LFN » 21 abr 2023, 22:57

Enquanto em Portugal estamos parados há 2 anos, na europa abrem diariamente estações da Tesla muitas vezes com dezenas de postos cada uma.

Viva o nosso modelo, os outros estão todos errados e nós é que estamos certos a obrigar a CEMEs e cartões únicos. Ver o custo do carregamento no écra do carro como na Tesla isso não pode ser.

A ironia disto: mesmo os que ficam contentes com um problema que afeta aparententente os betinhos donos de Teslas, estão a esquecer que no estrangeiro a Tesla está a abrir velozmente a rede a todas as marcas, com enormes benefícios para a mobilidade elétrica, pois ninguém tem uma rede tão boa e bem distribuída, pelo que a estagnação da rede em Portugal devida ao melhor modelo de ME do mundo está a prejudicar todos e não apenas alguns.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por mjr » 23 abr 2023, 16:29

Focar num só operador a análise sobre o sucesso ou não da rede de carregamento num país parece-me extremamente redutor. Se calhar a Tesla não se preocupa muito em instalar postos em Portugal porque… não precisa! Parece que em Portugal há muitos “betinhos”. Enfim…
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por LFN » 24 abr 2023, 00:37

Quando esse operador vale mais postos de carga ultra-rápida que os outros todos juntos, bem que se pode focar o problema...e a Tesla não instala mais postos em Portugal porque o nosso modelo de mobilidade elétrica não deixa.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por BrunoAlves » 25 abr 2023, 00:23

mjr Escreveu:
23 abr 2023, 16:29
Se calhar a Tesla não se preocupa muito em instalar postos em Portugal porque… não precisa! Parece que em Portugal há muitos “betinhos”
Isso dito por qualquer pessoa "de fora", sem dúvida que pode ser uma teoria válida.
Dito por alguém que está perfeitamente por dentro do que se passa, que sabe exatamente porque é que a Tesla não opera em Portugal, o muito ou pouco que a Tesla tem feito cá, o que é que a Tesla está a fazer na Europa e como isso pode ser ou não aplicável em Portugal... Bad mojo, desculpa :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Nonnus » 25 abr 2023, 07:58

BrunoAlves Escreveu:
25 abr 2023, 00:23
mjr Escreveu:
23 abr 2023, 16:29
Se calhar a Tesla não se preocupa muito em instalar postos em Portugal porque… não precisa! Parece que em Portugal há muitos “betinhos”
Isso dito por qualquer pessoa "de fora", sem dúvida que pode ser uma teoria válida.
Dito por alguém que está perfeitamente por dentro do que se passa, que sabe exatamente porque é que a Tesla não opera em Portugal, o muito ou pouco que a Tesla tem feito cá, o que é que a Tesla está a fazer na Europa e como isso pode ser ou não aplicável em Portugal... Bad mojo, desculpa :?
+1

@mjr,

Como é que podes desvalorizar tanto a rede Tesla!

Além do que já foi escrito, até deixar de instalar postos eram os maiores hubs (ainda o é), imagina sem esta trapalhada como poderia estar. Depois abrir a rede Tesla a todos nós, fazia em que nalguns casos suprimia a falta de carregadores rápidos nalgumas zonas, Alcácer por exemplo, assim Alcácer nem chega para a Tesla, quanto mais para os outros. Assim como a rede Tesla esta, que já não chega para os usuários Tesla nunca será aberta a todos nós como no resto do mundo. E este impasse só tem tendência a agravar a situação porque como bem sabes continua-se a vender Teslas em Portugal como pãezinhos quentes. Talvez no dia em que chegues a um SuC com o teu Tesla e não tenhas vaga para carregar percebas o erro que é obrigarem a Tesla operar de maneira diferente do resto do mundo.

Nós só damos valor ao que temos quando o perdemos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por mjr » 27 abr 2023, 22:31

A razão principal de a Tesla não colocar em funcionamento novos postos é óbvio que é o modelo português não se adaptar ao que eles têm montado internamente. Mas daí até o modelo ter de se adaptar para que a Tesla o faça... enfim. E o facto de as coisas estarem a correr bem ao nível das vendas Tesla em Portugal mostra que não é por falta de investimento nos postos.
Já foi tempo em a Tesla era de facto a última bolacha do pacote ao nível dos carregadores em Portugal. Hoje em dia... nem por isso. A não ser para aqueles que têm carregamentos gratuitos, esses são obviamente os mais "prejudicados" por este atraso. Eu pessoalmente praticamente nem uso a rede Tesla, é difícil justificar o preço que é quase o dobro do que consigo na rede pública.
Agora, claro que queria que a questão se resolvesse o mais rápido possível, seria muito positivo para a ME em Portugal. Só não concordo é que por causa de um se altere tudo, quando está, a meu ver, a funcionar bem (postos a ser instalados a ritmo elevado, preços competitivos, facilidade de uso de toda a rede).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por BrunoAlves » 27 abr 2023, 23:53

Coisa "ligeiramente" diferente é dizer que a Tesla não instala mais postos porque não precisa, porque em Portugal há muitos "betinhos".
mjr Escreveu:
27 abr 2023, 22:31
quando está, a meu ver, a funcionar bem (postos a ser instalados a ritmo elevado, preços competitivos, facilidade de uso de toda a rede).
Postos a ser instalados a ritmo elevado são em todo o lado. Até em Espanha, o saco de pancada favorito, os postos pipocam.
Preços competitivos sem dúvida. Para a franja de utilizadores "letrados" e que andam em cima das internets. Os restantes pagam o que calha, até há muitos dias em que 1/3 dos carregamentos são feitos com o CEME EDP comercial, que é só o CEME mais caro por larga margem. O ano passado pelo verão, quando a Miio andava pelos 40cts/kWh mas eu e muitos outros tínhamos antes recomendado Miio por ser de facto excelente nessa altura, como não andaram na crista da onda e levaram grandes encavadelas. Preço final no posto ANTES de carregar e sem simulações? Pfff para quê? Mas quando a TAR deixar de estar negativa e as hídricas e o vento abrandarem logo cai a ficha. Para já é cavalgar a onda, eu em casa também tenho recentemente um comercializador spot e quem não tem que se lixe. Na rede pública igual, afinal já dizia o outro senhor que também não sabe quanto custa tomar banho...
Facilidade de uso de toda a rede? 70% dos postos são de 4 OPC. Grande parte dos utilizadores que bradam "cartão único, cartão único" provavelmente não usam num ano postos de operadores mais diferentes do que os "cartões únicos" que têm na carteira e telemóvel... É um argumento tão, mas tão exagerado.
Edit: Ainda assim, roaming obrigatório (não exclusivo) e não discriminação de preços em roaming vêm aí para toda a gente com o AFIR. Depois quero ver qual vai ser a "bandeira"
mjr Escreveu:
27 abr 2023, 22:31
por causa de um se altere tudo
A ionity já permite carregar em PT pela app?
Os utilizadores VW já têm acesso às condições do resto da Europa?
A Kia lançou recentemente as tarifas do serviço Kia Charge para este ano. Sabes que país é que não está lá? Pois...
(em bom abono da verdade, a lista é uma treta, só diz em todo o lado "o custo pode variar com o operador do posto", mas o facto é que é uma tabela - escrita em português - de países onde Portugal não está).
Última edição por BrunoAlves em 28 abr 2023, 10:26, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Erbium » 28 abr 2023, 08:31

mjr Escreveu:
27 abr 2023, 22:31
A razão principal de a Tesla não colocar em funcionamento novos postos é óbvio que é o modelo português não se adaptar ao que eles têm montado internamente. Mas daí até o modelo ter de se adaptar para que a Tesla o faça... enfim.
Faz lembrar a anedota do gajo na AE, os outros é que iam todos em contra-mão! :roll: Tesla funciona e expande em todo o mundo excepto Portugal mas não somos nós que vamos em contra-mão... :lol:
mjr Escreveu:
27 abr 2023, 22:31
Já foi tempo em a Tesla era de facto a última bolacha do pacote ao nível dos carregadores em Portugal. Hoje em dia... nem por isso. A não ser para aqueles que têm carregamentos gratuitos, esses são obviamente os mais "prejudicados" por este atraso.
Carregam carros em 400V que a esmagadora maioria dos postos públicos nem perto chega, a última bolacha do pacote deve ser ir a um posto que anuncia uma potência (e cobra como tal!) que depois na prática só o faz em carros de 800V e em dias de inspiração!
mjr Escreveu:
27 abr 2023, 22:31
Eu pessoalmente praticamente nem uso a rede Tesla, é difícil justificar o preço que é quase o dobro do que consigo na rede pública.
Quase o dobro? Explica lá essas contas sem escolheres aqueles postos que não cobram OPC...

Responder

Voltar para “Carregamento”