Diferença entre ChadeMo, CCS2 e Type 2

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
Coelhone77
Mensagens: 8
Registado: 24 jan 2022, 20:19
Data de fabrico: 07 fev 2017
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Diferença entre ChadeMo, CCS2 e Type 2

Mensagem por Coelhone77 » 28 jan 2022, 23:41

Boas alguém poderia explicar me as diferenças destes carregadores? E em tempo qual o melhor?
Obrigado

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diferença entre ChadeMo, CCS2 e Type 2

Mensagem por zeuz » 29 jan 2022, 10:40





Última edição por zeuz em 31 jan 2022, 11:55, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Diferença entre ChadeMo, CCS2 e Type 2

Mensagem por frankesousa » 29 jan 2022, 14:19

Coelhone77 Escreveu:
28 jan 2022, 23:41
Boas alguém poderia explicar me as diferenças destes carregadores? E em tempo qual o melhor?
Obrigado
Chademo e CCS são "equivalentes", isto é, são carregadores DC (corrente continua) que alimentam diretamente a bateria.

Chademo é um padrão asiático que está em fim de vida na europa e será certamente removido em "breve".

Os carros modernos carregam em CCS, DC portanto, com potencias entre os 40kW e os 300kW, dependendo do carro e do carregador.
Depois ainda depende do estado da bateria do carro para determinar a potencia de carga.

Type2 é carga "lenta" AC (corrente alternada), isto quer dizer que o retificador (aka, carregador) está dentro do carro.
Apenas carrega "normalmente" a 7kW em monofásico, 11kW ou 22kW em trifásico (22kW apenas nos Zoes e 1 ou outro tesla).
Excepção, em fim de vida igualmente, são alguns Zoes antigos que carregam em Type 2 AC a 43kW, daí ainda ver PCR com type 2, mas ainda pior que o chademo, vai desaparecer rapidamente.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Carregamento”