Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

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Ftomas
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Ftomas » 23 out 2021, 02:45

O de 24kw dá pra definir o fim do carregamento quando atingir os 80% ou 100%
Li .algum.lado, mas posso estar errado que o 30kw não dá para escolher a %..,

pmeireles
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pmeireles » 08 nov 2021, 10:57

Na semana passada foi lá a casa uma empresa de electricidade ver o meu lugar de garagem para me dar um orçamento para instalação de uma tomada de carregamento. Com a ajuda do responsável pela manutenção do edifício, descobrimos um quadro eléctrico trifásico na garagem onde seria possível colocar um disjuntor para alimentar a tomada a colocar no meu lugar de garagem. Foi-me posteriormente apresentado um orçamento para fornecimento do seguinte material mais a respectiva mão-de-obra:

- Tomada reforçada Legrand Green Up
- Acti9 iCV40N - disjuntor diferencial - 1P+N - 20A - C - 6000A - 30mA - A-SI - 2 módulos
- Disjuntor unipolar 20A
- Contador de energia monofásico
- Cabo elétrico 3G2,5 mm -30 m
- Tubo VD e abraçadeiras -30 m

Segundo o electricista que lá foi, a ideia seria colocar um disjuntor de 20A no quadro trifásico e um disjuntor de 16A para protecção da tomada. Também me foi dito que o disjuntor e o contador de energia ficariam dentro de uma caixa com porta de vidro e fecho com chave, pelo que seria possível desligar o disjuntor quando o carro não estiver a carregar, para evitar que alguém utilize a minha tomada.

O orçamento apresentado foi de 719,00 € (IVA incluído), que me parece bastante exagerado para o trabalho em questão.

O que vos parece?

mafgod
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por mafgod » 08 nov 2021, 12:01

Relativamente ao orçamento, é pedir mais :-)

Sobre a proposta, en vez da tomada Legrand, optaria por uma tomada CEE16 azul monofásica.
Logo aqui vai poupar mais de 50€:-) e ficará bem mais servido.

Tem a certeza que consegue puxar 16A monofásicos sem que o quadro vá abaixo?
Ou seja, há folga?
Qual o VE que tem? Carrega mono ou trifásico?

pmeireles
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pmeireles » 08 nov 2021, 12:27

mafgod Escreveu:
08 nov 2021, 12:01
Sobre a proposta, en vez da tomada Legrand, optaria por uma tomada CEE16 azul monofásica.
As tomadas CEE16 não são aquelas todas esquisitas que têm 3 "buracos"? Como é que eu depois ligava a ficha Schuko do EVSE a essa tomada?
mafgod Escreveu:
08 nov 2021, 12:01
Tem a certeza que consegue puxar 16A monofásicos sem que o quadro vá abaixo?
Sinceramente não faço ideia. Infelizmente não percebo muito de electricidade. O que o senhor que lá foi disse foi que iria colocar um disjuntor de 16A na tomada e um de 20A no quadro para garantir que em caso de sobrecarga o da tomada dispararia sempre antes do que fica no quadro elécitrico, evitando que o carregamento do meu carro pudesse mandar abaixo o quadro da garagem.
mafgod Escreveu:
08 nov 2021, 12:01
Qual o VE que tem? Carrega mono ou trifásico?
É um Nissan Leaf 30kWh.

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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por rjspedition » 08 nov 2021, 12:38

É sempre difícil comentar mas nesse orçamento só com a tomada Green Up (utilidade questionável) e o diferencial da Schneider (bem escolhido, tipo A) estão no mínimo uns 20% do valor.

Fazer sempre um segundo pedido de orçamento pelo menos, não se perde nada. ;)


EDIT: Vi que já tinha respondido quando coloquei a resposta. Com Leaf de 30 não ganha nada com uma Green Up.

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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Nonnus » 08 nov 2021, 12:48

pmeireles Escreveu:
08 nov 2021, 12:27
As tomadas CEE16 não são aquelas todas esquisitas que têm 3 "buracos"? Como é que eu depois ligava a ficha Schuko do EVSE a essa tomada?
São.

Qual é a sua ideia para carregar o carro? É usar o EVSE que vem com o carro?

É que se a sua ideia for esta não precisa de tomadas especiais porque com o EVSE apenas carrega a 10A. Como já foi dito esqueça as Green Up vai gastar dinheiro desnecessário porque o Leaf não precisa dessa tomada para nada.
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Ftomas
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Ftomas » 08 nov 2021, 13:13

Parece ser para usar o EVSE da Nissan, até pelo fio do orçamento 2.5mm2

Como é só para 10A....
Não dá para ser só disjuntor de 16a + fio 2.5 + tubo VD + contador e tomada normal?
o quadro não terá já um diferencial?

De eletricista não tenho nada :D

pmeireles
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pmeireles » 08 nov 2021, 13:29

Sim, é para usar o EVSE da Nissan. O que eu consigo carregar durante a noite é mais do que suficiente para os meus percursos diários.

Ftomas
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Ftomas » 08 nov 2021, 13:46

Eu em minha casa tenho de origem e ligado ao quadro de casa fio de 2.5 para a garagem... Tb devem ser uns 20 a 30.metros

E fiz lá um pequeno quadro na garagem com uma tomada normal só para o Nissan com disjuntor de 16a e um medidor WiFi da shelly e esta tudo a funcionar ok desde agosto ...
Aquilo só gasta 10a
Agora se fores gastar dinheiro... Valia mais pedir fio mais grosso podes QQ dia meter uma wallbox de 32a e pelo menos o fio já tinhas... Isto claro se o quadro der

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BrunoAlves
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por BrunoAlves » 08 nov 2021, 14:27

Em relação ao orçamento não tenho opinião, depende de quão difícil possa ser o trabalho, o acesso, etc.

Em relação ao que se pretende, de facto para usar o EVSE de origem não precisa de tanto.
Mas a minha sugestão era, já que o quadro na origem é trifásico, instalar não uma CEE16 monofásica mas sim trifásica. No futuro, caso venhas a ter um VE com carregador trifásico já estás preparado.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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