Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

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pmeireles
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pmeireles » 09 nov 2021, 11:43

E como é que ligo o EVSE da Nissan à tomada CEE? Tenho que usar algo deste género?

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Brunus
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Brunus » 09 nov 2021, 11:48

Correto!
Se eventualmente pretender carregar a 16A no futuro terá de trocar o EVSE da Nissan por outro EVSE, nesse caso escolhe logo um que permita ligar à tomada azul.
Vectrix Vx-1 Imagem
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pmeireles
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pmeireles » 09 nov 2021, 12:15

Já agora qual será exactamente a vantagem da tomada CEE versus uma tomada normal (Schuko)?

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zeuz
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por zeuz » 09 nov 2021, 12:30

pmeireles Escreveu:
09 nov 2021, 12:15
Já agora qual será exactamente a vantagem da tomada CEE versus uma tomada normal (Schuko)?
Is it safe to charge your EV from regular 16A outlet?
So, why is it different with cars compared to phone charging? Well, the difference is that Electric vehicles AC adapter has to maintain maximum amperage continually.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Brunus
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Brunus » 09 nov 2021, 12:36

A CEE é mais robusta.
Ou seja, está preparada para uso industrial, pelo que ter 16A a passar por ela horas a fio não é um problema.

As schucko estão pensadas para uso doméstico principalmente, e por isso uma tomada Schuko não tem que cumprir com as mesmas normas técnicas que a CEE cumpre, pelo que não é aconselhável utilizá-la para correntes de 16A de forma contínua.

Há quem defenda que mesmo um uso a 10A ou 12A contínuo numa tomada Schuko não é recomendável por questões de longevidade da tomada.
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rjspedition
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por rjspedition » 09 nov 2021, 13:06

pmeireles Escreveu:
09 nov 2021, 10:02
Então, resumindo e baralhando, para fazer a coisa em condições, para carregar apenas a 10A, necessitaria de:
No quadro do condomínio bastará um disjuntor normal e não um diferencial, tal como indicado originalmente:
Segundo o electricista que lá foi, a ideia seria colocar um disjuntor de 20A no quadro trifásico e um disjuntor de 16A para protecção da tomada.
No quadro parcial da alimentação é que pela norma é disjuntor + diferencial, tal como está orçamentado.

A CEE é mais robusta.
Ou seja, está preparada para uso industrial, pelo que ter 16A a passar por ela horas a fio não é um problema.
De acordo !

pmeireles
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pmeireles » 10 nov 2021, 10:33

Obrigado por todas as respostas. Já aprendi umas coisas com este tópico!

pmeireles
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pmeireles » 10 nov 2021, 11:23

Já agora, para deixar este tópico o mais completo possível para futura referência a quem possa interessar, pergunto o seguinte:

No caso de futuramente decidir comprar um EVSE portátil que me permita carregar a 16A, para substituir o de origem do Leaf, existe algum modelo que tenha ficha tipo 1 (para ligar ao Leaf) e do outro lado ficha CEE16? E se mais tarde trocar o Leaf por outro carro que já venha com ficha tipo 2, o EVSE vai para o lixo? Ou existe algum adaptador de ficha tipo 1 para tipo 2?

mafgod
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por mafgod » 10 nov 2021, 12:07

No caso de futuramente decidir comprar um EVSE portátil que me permita carregar a 16A, para substituir o de origem do Leaf, existe algum modelo que tenha ficha tipo 1 (para ligar ao Leaf) e do outro lado ficha CEE16?
Há, e se não houver, coloca-se ;-)
E se mais tarde trocar o Leaf por outro carro que já venha com ficha tipo 2, o EVSE vai para o lixo?
Entrega o EVSE ao novo dono que lhe vai agradecer.
Ou existe algum adaptador de ficha tipo 1 para tipo 2?
Penso que há (pelo menos do tipo2 para 1 há), mas pelo preço mais vale comprar um EVSE novo ;-)

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zeuz
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Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por zeuz » 10 nov 2021, 12:56

pmeireles Escreveu:
10 nov 2021, 11:23
Já agora, para deixar este tópico o mais completo possível para futura referência a quem possa interessar, pergunto o seguinte:
pmeireles Escreveu:
10 nov 2021, 11:23
No caso de futuramente decidir comprar um EVSE portátil que me permita carregar a 16A, para substituir o de origem do Leaf, existe algum modelo que tenha ficha tipo 1 (para ligar ao Leaf) e do outro lado ficha CEE16?
Há EVSE's com ficha schuko ou CEE 16A (monofásico) ou CEE 16A (trifásico) ou CEE 32A (monofásico) ou CEE 32A (trifásico).

Alguns trazem, ou pode-se comprar à parte, diferentes fichas e um conector para poder trocar a ficha consoante a necessidade.

O JuiceBooster é o mais conhecido com esse sistema, mas é bastante caro :

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Uma opção mais económica são os EVSE da ZENCar e DUOSIDA , que são vendidos por variadas empresas nacionais :

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Os conectores também podem ser comprados à parte e depois fazemos um pouco de bricolage com um EVSE que tenhamos.
pmeireles Escreveu:
10 nov 2021, 11:23
E se mais tarde trocar o Leaf por outro carro que já venha com ficha tipo 2, o EVSE vai para o lixo? Ou existe algum adaptador de ficha tipo 1 para tipo 2?
Tens várias hipóteses.

Uma já foi dada pelo @mafgod, entregar o EVSE com o carro, com ou sem ajuste de preço, consoante o que ditar a tua consciência.

Outra hipótese é trocares a ficha Type 1 (J1772) por uma Type 2 (Mennekes).

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A outra hipótese é usares um adaptador ( há Type 1 -> Type 2 e Type 2 -> Type 1 ).

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ATENÇÃO

Carros com tomada Type 1 (J1772) precisam do adaptador Type 2 -> Type 1 para poderem carregar nos Tesla Destination Chargers!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
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