Bi-horário: sim ou não

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Bi-horário: sim ou não

Mensagem por BrunoAlves » 16 mar 2022, 23:29

O ideal é instalar um medidor de consumo (de preferência que separe a produção solar do consumo) e analisar os padrões de consumo.

O VE vai consumir muito mais à noite que os painéis conseguem produzir durante o dia por isso o rácio vazio/fora de vazio será sempre favorável. Eu diria que com adaptação mínima de hábitos valerá a pena sempre.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

quimbarreiros
Mensagens: 9
Registado: 26 fev 2022, 23:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Bi-horário: sim ou não

Mensagem por quimbarreiros » 16 mar 2022, 23:36

Já tenho medidor de consumo total e de produção dos painéis mas não consigo perceber como devo fazer as contas pois há ali horas críticas a partir das 18h onde começam a funcionar os aparelhos da cozinha, ar condicionado (inverno), luzes…e de manhã a mesma história:)
Acho que vão ter que chegar as primeiras faturas da EDP para começar a trabalhar nos acertos:)

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: Bi-horário: sim ou não

Mensagem por LAbreu » 17 mar 2022, 20:20

Compra um Shelli (medidor de consumos) e analisa o teu perfil.

Na minha opinião o solar casa bem com bi-horario: De noite não ha sol e consomes energia mais barata, e de dia, a maioria deles, mais de metade da energia vem dos paineis :D

Se tiveres tarifa simples pagas sempre a energia ao mesmo preço, quer estejas a gastar do sol ou da rede.

Quanto a carregar carro com solar, eu so fazia com pelo menos 3 kw de solar instalado (e acho que o ideal e mais proximo dos 6... mas isso ja e um grande investimento em paineis).

É fazer contas (se calhar nem precisas de tanta potencia instalada).

quimbarreiros
Mensagens: 9
Registado: 26 fev 2022, 23:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Bi-horário: sim ou não

Mensagem por quimbarreiros » 18 mar 2022, 00:05

Bem visto

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Bi-horário: sim ou não

Mensagem por Nonnus » 18 mar 2022, 09:49

quimbarreiros Escreveu:
16 mar 2022, 23:36
Já tenho medidor de consumo total e de produção dos painéis mas não consigo perceber como devo fazer as contas pois há ali horas críticas a partir das 18h onde começam a funcionar os aparelhos da cozinha, ar condicionado (inverno), luzes…e de manhã a mesma história:)
Acho que vão ter que chegar as primeiras faturas da EDP para começar a trabalhar nos acertos:)
Isso é o normal na maioria das casas.

No meu caso para tirar maior partido da produção solar faço o seguinte. Termo acumulador aquece água entre as 11h e as 14h (horas de maior produção) e depois a noite entre as 00h e as 2H (bi-horario). Ás 2H da manhã arranca o carregamento do carro (bi-horario). Durante as outras horas de exposição solar são programadas as máquinas de lavar roupa, loiça e o secador de roupa. Para aquecer a casa no meu caso tenho uma salamandra a pellets que trabalha todos os dias entre as 18h e as 23h, faço uso dos ar condicionado apenas no verão. Uma salamandra a pellets bem dimensionada aquece a casa com um custo muito baixo. Posso-lhe dizer que comprei uma palete de 72 sacos o ano passado, vai dar para este ano e, ainda vai sobrar para o ano que vem.

Sem o uso de uma bateria como backup nunca vai conseguir anular os consumos maiores nas horas do acordar e nas horas das refeições. Mas se conseguir mudar os seus hábitos e programar as máquinas de maior consumo para as horas de exposição solar vai poupar muito.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

quimbarreiros
Mensagens: 9
Registado: 26 fev 2022, 23:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Bi-horário: sim ou não

Mensagem por quimbarreiros » 20 mar 2022, 16:32

Sim, então provavelmente será sempre compensador mudar para o bi-horario se as máquinas de lavar e secar roupa, máquina de lavar louça e carregamento do carro passarem para as horas de vazio pois pelo que me parece a redução de preço do valor do simples é muito superior à subida de preço do simples para as cheias e, para além disso, os painéis irão sempre anular algum do consumo durante o dia…

Responder

Voltar para “Carregamento”