Pagamento de taxa após fim do carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 01 nov 2021, 00:55

Eu concordo com a penalização sempre. Será sempre uma questão polarizadora, não tenho dúvidas.
Em princípio a maioria poderá concordar, mas só até ao dia que chegue a um posto à rasca e não possa carregar porque a malta está a xonar.

A minha justificação é sempre o facto de não sabermos qual é a realidade dos outros. As 4 da manhã da madrugada de um podem ser o início da noite ou do dia de outro.
pemifer Escreveu:
01 nov 2021, 00:30
Já aconteceu comigo e na altura fui injustamente criticado.
Como sabes fui eu e mantenho. Naturalmente não foi no mesmo dia, mas no posto onde deixaste o carro a dormir fui eu carregar às 6 da manhã para preparar a viagem de regresso. Se fosse no dia que lá deixaste o carro, podias impedir-me de carregar.
Última edição por BrunoAlves em 01 nov 2021, 01:09, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 01 nov 2021, 01:05

alexmol Escreveu:
31 out 2021, 19:50
Esta questão ainda se complica um pouco pois o modelo de mobilidade eléctrica português incentiva os OPC a instalarem em zonas residenciais postos de 22kW em vez de postos de 3.7kW. Com a mesma potência contratada tem-se 6 vezes mais lugares de carregamento se os postos forem de 3.7kW em vez de 22kW.
Se existirem 10 carros no bairro que precisam de carregar todos os dias qual a forma mais eficaz e mais cómoda para os utilizadores ?
Para permitir essa comodidade será sempre necessário que a oferta exceda a procura. Obviamente que a oferta pode ir sendo ajustada, mas é a única forma de ter uma experiência de utilização equilibrada e justa para todos. Senão, será sempre uma corrida com vantagem para quem chega mais cedo a casa, quem não trabalha de noite, quem se pode chegar ao posto em pouco tempo quando este fica livre.

Se a oferta exceder a procura, não tenho nada contra permitir o acampamento, mas como isso nunca acontece em lado nenhum, não concordo.
Há também o "pormenor" da falta de planeamento para as zonas residenciais com vários postos muito lentos em vez de 2-4 tomadas de 22kW caras e que passarão metade da noite a segurar o cabo. Podiam ter uma dúzia de postos de 16A, baratos. E aí sim, muita oferta, tudo perfeito
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por pemifer » 01 nov 2021, 01:10

BrunoAlves Escreveu:
01 nov 2021, 00:55
Eu concordo com a penalização sempre. Será sempre uma questão polarizadora, não tenho dúvidas.

A minha justificação é sempre o facto de não sabermos qual é a realidade dos outros. As 4 da manhã da madrugada de um podem ser o início da noite ou do dia de outro.
pemifer Escreveu:
01 nov 2021, 00:30
Já aconteceu comigo e na altura fui injustamente criticado.
Como sabes fui eu e mantenho. Naturalmente não foi no mesmo dia, mas no posto onde deixaste o carro a dormir fui eu carregar às 6 da manhã para preparar a viagem de regresso. Se fosse no dia que lá deixaste o carro, podias impedir-me de carregar.
O meu pai tinha uma máxima em relação a lavar o carro, dizia sempre, "o carro é meu escravo, eu não sou escravo do carro".
O que tu, e outras pessoas, pretendem é que sejamos escravos da mobilidade elétrica, nem sequer podemos dormir uma noite descansados.
Um carro agarrado a um PCN à noite é para lá ficar até de manhã, é um conceito simples de entender.
Até estou a imaginar um desgraçado qualquer que precise de carregar todos os dias em PCN mas nem sempre o mesmo numero de horas.
Ora um dia retira o carro às 4, no outro às 6, no outro não tira... enfim, nunca teria uma noite de sono regular e descansado, ridículo!
Se o meu carro estivesse lá nesse dia, tinhas começado a carregar às 8 e não às 6. E o meu carro não ficou lá a dormir, ficou a carregar.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por Nonnus » 01 nov 2021, 02:18

pemifer Escreveu:
01 nov 2021, 00:30
Faz algum sentido ir tirar o carro do PCN às 4 da manhã?
Esse tipo de preciosismo picuinhas não faz sentido nem tem qualquer justificação possivel.
Para ti não faz sentido, para aquele que chega às 4h30 ao posto faz todo o sentido. No dia que te acontecer a ti talvez vejas o sentido que faz.

Com o mal dos outros podemos todos bem.
BrunoAlves Escreveu:
01 nov 2021, 00:55
Em princípio a maioria poderá concordar, mas só até ao dia que chegue a um posto à rasca e não possa carregar porque a malta está a xonar.

A minha justificação é sempre o facto de não sabermos qual é a realidade dos outros. As 4 da manhã da madrugada de um podem ser o início da noite ou do dia de outro.
Nem mais, tudo dito.

Pemifer não foste tu que uma vez ficaste preso numa área de serviço porque não podias carregar? Tenho ideia de ter lido "raios e coriscos" acerca da situação. É só pensares nisso e veres o quanto é bom alguém privar os outros do carregamento.🤔

Provavelmente vais justificar a situação porque foi um apagão da mobi.e, mas é irrelevante. Ficaste impedido de carregar o teu carro para ir do ponto A ao B, da mesma maneira que impedes alguém de puder carregar porque estás a fazer óó. A mobi.e nesse dia também se lembrou de fazer óó quando tu estavas acordado.

Provavelmente também vais justificar porque é um PCN e não um PCR. Mais uma vez é irrelevante, porque se pensarmos num posto de 22kW existem carros que essa é a velocidade máxima de carregamento.

A nossa realidade não é a realidade dos outros.

A máxima do teu pai só se aplica a quem dorme de noite ou aqueles que fazem turnos de noite e dormem de dia?

É que seguindo esse raciocínio estes podem deixar o carro durante o dia agarrado ao carregador até fazerem o óó todo, privando os outros de carregar. Da mesma maneira que não faz sentido acordar às 4h, para esses também não faz sentido acordarem ao meio dia para ir tirar o carro. Maravilha um posto em 16 horas ocupado apenas por dois carros, mas o OPC só cobra o tempo que carregou, as restantes horas temos pena que estamos a fazer óó.

Quando houver postos aos magotes esta discussão se calhar não faz sentido mas até lá...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 01 nov 2021, 07:50

pemifer Escreveu:
01 nov 2021, 01:10
Se o meu carro estivesse lá nesse dia, tinhas começado a carregar às 8 e não às 6.
Está certo ;) Porque a tua liberdade de dormir enquanto o carro acampa é superior à minha liberdade de sair à hora que eu e a família quisermos. Foste tu que confirmaste que o carro acabou a carga às 4, não fui eu. Se estivesse a carregar, é outra coisa totalmente diferente.

Naquele posto o meu carro carrega a 22kW. 3 horas e estou atestado. Mas se fosse eu a deixá-lo lá por exemplo às 8 da noite, sabendo que às 11h estava carregado mas a seguir ao jantar já não estava com disposição de ir procurar um lugar em monte gordo, aquela tragédia de estacionamento, sou lá escravo do carro e da mobilidade eléctrica, ainda conta? ;)

As variáveis são tantas e é tão fácil arranjar uma desculpa para a nossa "prioridade", os recursos são tão reduzidos, que não encontro forma de tornar isto justo sem ser potenciar ao máximo a utilização por todos de forma igual.
Cada um com a sua ;)
Última edição por BrunoAlves em 01 nov 2021, 08:39, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 01 nov 2021, 08:06

Nonnus Escreveu:
01 nov 2021, 02:18
Com o mal dos outros podemos todos bem.
É um bocado isto.
Nestes dias apareceu uma imagem nas redes que ilustra bem esta discussão
FB_IMG_1635749767383.jpg
E esta imagem serve para qualquer uma das opiniões ;)
Não tenho intenções de mudar a opinião de ninguém, estamos só a justificar as nossas.

Uma coisa é certo, a grande maioria das pessoas tem a opinião do pai do pemifer. Estou num hotel e preciso de carregar para ir embora daqui a bocado, mas como sou um desses nabos que é escravo do carro e da mobilidade eléctrica estacionei num lugar normal e vou carregar só quando precisar, para que outras pessoas possam carregar também. Há 2 hóspedes que também andam de VE e que estão "a carregar" desde sábado e agora vou dar que fazer ao meu cabo de 10m, senão carregava era nas orelhas. É só esticar o conceito até ao número de horas que te der jeito... Estão a descansar há 2 dias, o parque do hotel até está cheio, vejam lá se são escravos do carro para ir fora do hotel procurar lugar e libertar o de carregamento :naughty:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por rimsilva » 02 nov 2021, 11:32

pemifer Escreveu:
01 nov 2021, 01:10

O meu pai tinha uma máxima em relação a lavar o carro, dizia sempre, "o carro é meu escravo, eu não sou escravo do carro".
O que tu, e outras pessoas, pretendem é que sejamos escravos da mobilidade elétrica, nem sequer podemos dormir uma noite descansados.
Um carro agarrado a um PCN à noite é para lá ficar até de manhã, é um conceito simples de entender.
Até estou a imaginar um desgraçado qualquer que precise de carregar todos os dias em PCN mas nem sempre o mesmo numero de horas.
Ora um dia retira o carro às 4, no outro às 6, no outro não tira... enfim, nunca teria uma noite de sono regular e descansado, ridículo!
Se o meu carro estivesse lá nesse dia, tinhas começado a carregar às 8 e não às 6. E o meu carro não ficou lá a dormir, ficou a carregar.
Pois, por muito que me custe dizer, quem só tiver essa possibilidade de carregar o melhor que faz é não comprar VE, ainda não chegou a sua altura.

Imaginemos que depois de comprar o VE aperece um "vizinho" a fazer o mesmo?

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por cfvp » 02 nov 2021, 13:43

Eu por acaso nunca deixei o meu de noite num PCN (enquanto durmo). Normalmente é durante o dia, mas já me aconteceu ter que carregar até à meia noite. Com carregamento de 6,6kW ou mais, carregar durante a noite torna-se complicado, porque o carro provavelmente vai terminar o carregamento enquanto estamos a dormir, mesmo em carros com grandes baterias.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por RJSC » 02 nov 2021, 15:06

Há duas soluções: ou partimos para um sistema em que quem não pode carregar em casa não deve ter VE, ou então terá que se fazer como já os países nórdicos faziam com os carros de combustão: tomadas para todos os lugares (de baixa potência e/ou com agendamento dos carregamentos em rede inteligente para não se sobrecarregar a rede elétrica).
Nos países nórdicos os carros de combustão que ficam no exterior são ligados à eletricidade no inverno para aquecer o bloco do motor e impedir que a água congele e o óleo fique demasiado espesso.
Aqui está um exemplo:
Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por pemifer » 03 nov 2021, 00:39

Oh Bruno e Nonnus, só por curiosidade, quantas vezes vocês ficaram parados, sem poder seguir viagem por chegarem a um PCN às 4 da manhã e ele estava ocupado?
Aquilo que vocês defendem, se alguma vez for implementado, só servirá para afastar pessoas da mobilidade elétrica.
Passará a ser mais um dos motivos de chacota da mobilidade elétrica e, desta vez, plenamente justificado.
Passará a ser mais um argumento, dos bons, contra a mobilidade elétrica.

É expectável e justificado que um carro que se ponha a carregar num PCN à noite fique agarrado ao posto até de manhã.
O horário definido em Itália (23 - 7) demonstra isso mesmo! Mostra o que é racional e expectável!
Espero que haja bom senso e sejam criadas regras semelhantes em Portugal.

Se vocês não estivessem tão preocupados em ter razão, e a tentar demonstrar em como eu sou um monstro egoista, até se aperceberiam do ridiculo da situação. O que vocês defendem parece mais uma anedota do que uma situação da vida real.

Em relação á comparação entre o desligamento total da rede e um PCN ocupado, nem sei em que planeta isto será comparável...

Responder

Voltar para “Carregamento”