Pagamento de taxa após fim do carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por frankesousa » 17 out 2020, 20:13

t3lmo Escreveu:
16 out 2020, 16:40
Pelo simples facto que os OPC não terem ainda acesso aos eventos OCCP dos seus postos de uma forma direta, algo que está em vias de mudar.
Os postos só têm um SIM com uma VPN direta ao EGME.
Não consigo perceber o que é que o OPC ter acesso ao OCCP do posto tem relacionado com cobrar após o fim de carga.

Ora a MobiE (EGME) serve exactamente para registar o uso e tratar "dos fluxos de informação e financeiros" entre as partes, portanto bastava que a tabela de preços do posto tenha essa componente "tempo ligado depois da carga terminada" para que o o CEME possa faturar (e dar ao OPC).

Ou está a falhar-me algo?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por t3lmo » 17 out 2020, 22:39

Esta semana haverão (finalmente) mudanças significativas nos sistemas que suportam a rede pública e que vão ajudar a que esta e outras funcionalidade à muito esperadas passem a ser possíveis muito em breve.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por alexmol » 08 dez 2020, 00:56

t3lmo Escreveu:
17 out 2020, 22:39
Esta semana haverão (finalmente) mudanças significativas nos sistemas que suportam a rede pública e que vão ajudar a que esta e outras funcionalidade à muito esperadas passem a ser possíveis muito em breve.
Já lá vão quase 2 meses e ainda hoje a MIIO comentava no facebook que a Mobi.E ainda está em mudanças nos servidores.

Quanto tempo é "muito em breve" ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 08 dez 2020, 01:32

Até agora foram 10 anos. Outro tanto tempo deve chegar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por jfr2006 » 08 dez 2020, 12:25

Eu pergunto é quanto tempo vai ser preciso para acabar de vez com este modelo ridículo e único no mundo :twisted: :twisted:

Só espero que o continente expanda a sua rede o mais rapidamente possível, para exterminar de vez este modelo rídiculo :twisted:

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por rafaelferreirapt » 08 dez 2020, 14:06

alexmol Escreveu:
08 dez 2020, 00:56
t3lmo Escreveu:
17 out 2020, 22:39
Esta semana haverão (finalmente) mudanças significativas nos sistemas que suportam a rede pública e que vão ajudar a que esta e outras funcionalidade à muito esperadas passem a ser possíveis muito em breve.
Já lá vão quase 2 meses e ainda hoje a MIIO comentava no facebook que a Mobi.E ainda está em mudanças nos servidores.

Quanto tempo é "muito em breve" ?
A miio, já conseguiu testar todo o novo sistema que foi implementado. A atual diferença é mesmo receber-se o valor do carregamento após terminar o carregamento, depois iremos apresentar o preço na app durante o carregamento e mais avanços vão aparecer.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por alexmol » 31 out 2021, 19:50

alexmol Escreveu:
15 out 2020, 19:04
Em Itália foi incluída no código da estrada a possibilidade de ser cobrada uma taxa após fim de carregamento, com uma tolerância de 1 hora.
Nos PCN a taxa não é cobrada entre as 23h00 e as 07h00.
Recentemente alguns operadores decidiram (e bem a meu ver) que em PCN a taxa é cobrada 24h em postos que fiquem em vias rápidas e autoestradas.

Gostaria de voltar a este assunto para ouvir algumas opiniões, passo a explicar.

Actualmente (se formos rigorosos e cumpridores a 100%) quando deixamos o carro a carregar num PCN às 11 da noite e a carga termina às 3 da manhã devemos ir lá retirar o carro.

A questão que coloco é se olharmos para o bem comum da sociedade, onde a existência de mais veículos eléctricos é benéfica, há pesos nos dois lados da balança.

1. Por um lado ao obrigar as pessoas a retirar os carros dos PCN às 3 da manhã vai libertar o posto para outros que precisem.
2. Por outro lado essa obrigação vai desincentivar a compra de veículos eléctricos para quem não tem garagem pois não é nada cómodo ir a meio da noite mudar o carro de lugar.

Esta questão ainda se complica um pouco pois o modelo de mobilidade eléctrica português incentiva os OPC a instalarem em zonas residenciais postos de 22kW em vez de postos de 3.7kW. Com a mesma potência contratada tem-se 6 vezes mais lugares de carregamento se os postos forem de 3.7kW em vez de 22kW.
Se existirem 10 carros no bairro que precisam de carregar todos os dias qual a forma mais eficaz e mais cómoda para os utilizadores ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por Nonnus » 31 out 2021, 21:56

A tua pergunta tem duas respostas e ambas são cómodas para os utilizadores, depende é da prespectiva.

Para quem põe o carro a carregar às 20h é mais cómodo não ter que ir às 3h tirar o carro. Para quem quer carregar o carro chegar ao posto e estar lá um carro agarrado sem estar a carregar não é nada agradável. Assim sendo é mais cómodo que haja penalização para quem abusa.

Eu sou da opinião que haja penalização para quem deixa o carro pendurado no posto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por rnlcarlov » 31 out 2021, 22:44

Eu concordo com essa política italiana. Obrigar as pessoas a ter de ir buscar o carro às 3 da manhã só vai fazer com que não se queira fazer carregamento noturno, provavelmente exercendo mais pressão da rede elétrica durante o dia em carregadores rápidos, por exemplo. Verdade seja dita, haverá assim uma % tão grande de pessoas que necessitem de iniciar carga a essa hora, e que não o possam fazer em nenhum outro horário?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por pemifer » 01 nov 2021, 00:30

Tambem concordo com a lei italiana.
Quem põe o carro num PCN ao fim da noite é para carregar até de manhã.
Já aconteceu comigo e na altura fui injustamente criticado.
Faz algum sentido ir tirar o carro do PCN às 4 da manhã?
Esse tipo de preciosismo picuinhas não faz sentido nem tem qualquer justificação possivel.

Responder

Voltar para “Carregamento”