Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por Nonnus » 13 out 2020, 09:59

LAbreu Escreveu:
13 out 2020, 08:04
Os Hub, precisamente por serem vários carregadores creio que devem estar nas principais vias. Para combater a desigualdade creio que o melhor caminho e PCR pelo menos a cada 2 Estações de serviço das AE do interior e no futuro em todas.

Quanto a um PCR em cada aldeia (literalmente) não creio ser solução.
Não vamos desvirtuar a discussão com o comentários fáceis e irrealistas. Ninguém no seu perfeito juízo nesta faze em que estamos acha que é possível ter um PCR em cada aldeia, não é isso que estamos a discutir. O que estamos a discutir é uma melhor distribuição dos recursos ainda mais com dinheiros públicos.

A tua solução de mais PCR´s nas principais vias só vai fazer arrastar o problema por mais tempo, não consegues perceber que com essa solução estas obrigar as pessoas a fugir das localidades do interior obrigando a quem tem um VE ir do ponto A ao ponto B apenas pela AE?

Eu pessoalmente não gosto de fazer viagens pela AE, acho aborrecido, priva-me de conhecer o meu país, além de ser estupidamente caro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por LAbreu » 13 out 2020, 10:37

Nonnus Escreveu:
13 out 2020, 09:59
LAbreu Escreveu:
13 out 2020, 08:04
Os Hub, precisamente por serem vários carregadores creio que devem estar nas principais vias. Para combater a desigualdade creio que o melhor caminho e PCR pelo menos a cada 2 Estações de serviço das AE do interior e no futuro em todas.

Quanto a um PCR em cada aldeia (literalmente) não creio ser solução.
Não vamos desvirtuar a discussão com o comentários fáceis e irrealistas. Ninguém no seu perfeito juízo nesta faze em que estamos acha que é possível ter um PCR em cada aldeia, não é isso que estamos a discutir. O que estamos a discutir é uma melhor distribuição dos recursos ainda mais com dinheiros públicos.

A tua solução de mais PCR´s nas principais vias só vai fazer arrastar o problema por mais tempo, não consegues perceber que com essa solução estas obrigar as pessoas a fugir das localidades do interior obrigando a quem tem um VE ir do ponto A ao ponto B apenas pela AE?

Eu pessoalmente não gosto de fazer viagens pela AE, acho aborrecido, priva-me de conhecer o meu país, além de ser estupidamente caro.
Não sao comentérios facieis: é a psique TUGA, perfere pouco e mau á porta de casa que muito e bom mas longe dela! Um posto de correio em cada aldeia e um centro de saude (que só abre 1 vez por mes) à minha porta. Um tribunal em cada vila. Ai deles que me tirem o banco que abre as 4as das 10 as 15h... Sei do que falo.

(off-topic: eu moro na Guarda e não sou daqui, e na minha opinião ha 2 problemas estruturais: 1- falta de emprego para jovens indiferenciados, AKA fabricas; e 2- dispersão de serviços que obriga a se quiseres algo especializado teres de ir para os grandes centros. Já morei em Viseu que tem tudo junto e bons serviços (porque há de tudo), e que diferença...)

Quanto as principais vias: não me parece normal ter dificuldade de fazer Lisboa-Algarve porque há poucos PCR na AE... Temos de começar por algum lado. Não se pode ter sol na eira e chuva no nabal... Não querem HUBs nos grandes centros porque agora querem um PCR na AE a cada 100mks? não querem na AE porque agora querem é fazer nacionais? Decidam-se

Pergunta: preferes 1 PCR em cada sentido da AE e em todas as estações de serviço ou um HUB de 10 carregadores a cada 100kms? Preferes 1 pcr a cada 10 kms ou 10 juntos a cada 100kms?

Eu deixo a minha opinião: Da mesma maneira que prefiro um bom serviço concentrado, que me resolva todo, eu perfiro de longe um Hub de 10 PCR a cada 100kms que um PCR a cada 10km. E até nem eram nas AE, mas á saida delas, junto de comercio e restauração, que desse para entrar e sair da AE e nacional. Tudo concentrado. (exemplo na minha zona: um HUB em Viseu a saida da AE, mas ja na nacional, com 5 PCR e 5 PCN se quiseres, ao lado do palacio do gelo; um hub em Torres Novas na nacional, mas bom acesso a AE e restauração ao lado). Isto não é a preferencia de todos os tugas (alias, parece-me que a maioria deve pensar o contrario).

E fica o exercicio (tenho mesmo curiosidade de saber a opinião geral): se não gostam de onde vao por os HUBs, quais é que tiravam e aonde os punham? Ainda não vi cá soluções concretas, só "coitadinhos dos que moram no interior que não tem PCR".

Eu quero é mais opções.
Na minha opinião é muito mais mal gasto os milhoes no hidrogenio verde para os amigos...

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por t3lmo » 13 out 2020, 10:57

E existem mais fatores a ter em conta nas opções de localizações, pois os municípios tem que querer/aceitar ter o Hub, este tem que ficar numa zona onde existam 625 kVA de potência disponível e ainda sem o pagamento de qualquer renda ou taxas municipais de utilização de espaço publico.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por Nonnus » 13 out 2020, 11:05

LAbreu Escreveu:
13 out 2020, 10:37
Não sao comentérios facieis: é a psique TUGA, perfere pouco e mau á porta de casa que muito e bom mas longe dela! Um posto de correio em cada aldeia e um centro de saude (que só abre 1 vez por mes) à minha porta. Um tribunal em cada vila. Ai deles que me tirem o banco que abre as 4as das 10 as 15h... Sei do que falo.

(off-topic: eu moro na Guarda e não sou daqui, e na minha opinião ha 2 problemas estruturais: 1- falta de emprego para jovens indiferenciados, AKA fabricas; e 2- dispersão de serviços que obriga a se quiseres algo especializado teres de ir para os grandes centros. Já morei em Viseu que tem tudo junto e bons serviços (porque há de tudo), e que diferença...)

Quanto as principais vias: não me parece normal ter dificuldade de fazer Lisboa-Algarve porque há poucos PCR na AE... Temos de começar por algum lado. Não se pode ter sol na eira e chuva no nabal... Não querem HUBs nos grandes centros porque agora querem um PCR na AE a cada 100mks? não querem na AE porque agora querem é fazer nacionais? Decidam-se

Pergunta: preferes 1 PCR em cada sentido da AE e em todas as estações de serviço ou um HUB de 10 carregadores a cada 100kms? Preferes 1 pcr a cada 10 kms ou 10 juntos a cada 100kms?

Eu deixo a minha opinião: Da mesma maneira que prefiro um bom serviço concentrado, que me resolva todo, eu perfiro de longe um Hub de 10 PCR a cada 100kms que um PCR a cada 10km. E até nem eram nas AE, mas á saida delas, junto de comercio e restauração, que desse para entrar e sair da AE e nacional. Tudo concentrado. (exemplo na minha zona: um HUB em Viseu a saida da AE, mas ja na nacional, com 5 PCR e 5 PCN se quiseres, ao lado do palacio do gelo; um hub em Torres Novas na nacional, mas bom acesso a AE e restauração ao lado). Isto não é a preferencia de todos os tugas (alias, parece-me que a maioria deve pensar o contrario).

E fica o exercicio (tenho mesmo curiosidade de saber a opinião geral): se não gostam de onde vao por os HUBs, quais é que tiravam e aonde os punham? Ainda não vi cá soluções concretas, só "coitadinhos dos que moram no interior que não tem PCR".

Eu quero é mais opções.
Na minha opinião é muito mais mal gasto os milhoes no hidrogenio verde para os amigos...
Temos de voltar atrás na discussão...

A questão aqui não é tirar de um lado, para por noutro. Como já foi escrito mais atrás, os locais onde os privados tem interesse é deixa-los investir o dinheiro deles (basta ver os hubs do Continente), e nos locais onde não há interesse dos privados, então ai sim, investir o dinheiro de todos nós.

Acho que tu ainda não percebeste o que alguns de nós estamos aqui a discutir em concreto. Não é o facto de se instalar hubs. O que estamos a discutir é o uso de dinheiros públicos em locais onde os privados tem interesse e a seu tempo o mercado vai funcionar.

Quanto a tua ideia de locais estratégicos como entradas de AE´s e não dentro das AE´s não é nada de novo, basta ver os SuC da Tesla.

AE´s e grandes centro-urbanos os privados tem interesse, não é preciso investimento público para criar hubs, é isto que estamos a discutir.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por Nonnus » 13 out 2020, 11:16

t3lmo Escreveu:
13 out 2020, 10:57
E existem mais fatores a ter em conta nas opções de localizações, pois os municípios tem que querer/aceitar ter o Hub, este tem que ficar numa zona onde existam 625 kVA de potência disponível e ainda sem o pagamento de qualquer renda ou taxas municipais de utilização de espaço publico.
Isso é versão de quem? É que a ultima vez que falei com a vereadora da minha localidade (3 anos atrás) foi-me dito que a CM pediu 5 carregadores, recebeu como resposta que apenas podiam ser 3 e a localização não era a CM que escolhia. Passados 3 anos ainda estou a espera de ver o primeiro.

Neste momento já foram construídos 3 novos parques de estacionamento de raiz na minha localidade nenhum deles recebeu qualquer ponto de carregamento.

Noto que não respondeste algumas das questões feitas mais atrás por alguns de nós. Era importante responderes, pois só assim podes fundamentar a tua ideia e mostrar que o que dissemos/escrevemos não faz qualquer sentido. Ou será que faz...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por rimsilva » 14 out 2020, 23:14

Que confusão... se nem os utilizadores de VEs se entendem, se calhar temos aquilo que merecemos :lol:
ljbmartins Escreveu:
12 out 2020, 22:10

É exatamente devido ao Portugal a duas velocidades (litoral e o resto) que ainda uso, mais do que seria expectável nesta altura, a carrinha diesel.
E se o estado (mobi-e) ao lançar um concurso deste género, não aproveita os fundos que estão a chegar para "forçar" um equilíbrio litoral / interior, então isto nunca vai mudar. Em Lisboa e Porto o mercado é apetecível e como tal, os particulares já estão a criar os Hubs com naturalidade - isso não é tema, é mercado a funcionar. Onde o mercado não funciona é que o estado tem que entrar. Se cada vez que se licenciasse uma bomba de combustível fosse obrigatório (mesmo que subsidiado) a instalação de um PCR nessa mesma bomba isso é que era serviço.
Mas pelos vistos e pelas críticas às críticas que se vêm por aqui, até com palhaçadas do comunista RAP, o tema no mínimo é quente, deixa muita gente incómoda e como tal deve ser levado a discussão por quem tem algum poder para isso. E quem melhor do que a UVE para fazer ver a injustiça que está a ser criada?
E depois dizem que “falo de barriga cheia”. Claro que falo de barriga cheia, carrego em casa é isso? E quando tenho que a ir ao interior vou de diesel, certo? Portanto está tudo bem. Enfim.
Isto faz me lembrar a outra maravilhosa discussão dos PCN ao minuto. Dizem: “sou burro não sei escolher o meu VE”.
O Nonnus Já explicou muito bem aquilo que está aqui em causa.

Em minha opinião não se trata de "isto nunca vai mudar" trate-se apenas de aplicar melhor o dinheiro publico de forma a acelerar o aparecimento de uma rede nacional, mas não há qualquer duvida que a rede está a crescer e assim vai continuar, com ou sem ajuda do Estado.

O mais importante era que houvesse uma politica para a criação de uma rede nacional, depois a forma de a implementar já seria muito mais fácil (com obrigatoriedade de PCRs em todas as ES das AE, criação de HUBs, aproveitamento da iluminação publica, etc...)

Quantos aos PCNs é realmente outra confusão que começa logo por se misturar critérios de cobrança com preços desajustados ou na falta de alternativas de carregamento que possam servir todos os tipos de VEs.
Qualquer PCN que em vez de ser cobrado ao minuto, fosse cobrado pelo OPC a 0,30€ o kWh, não era por ser cobrado ao kWh que já serviria todos os VEs.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por rimsilva » 14 out 2020, 23:24

Nonnus Escreveu:
13 out 2020, 11:16

Isso é versão de quem? É que a ultima vez que falei com a vereadora da minha localidade (3 anos atrás) foi-me dito que a CM pediu 5 carregadores, recebeu como resposta que apenas podiam ser 3 e a localização não era a CM que escolhia. Passados 3 anos ainda estou a espera de ver o primeiro.

Neste momento já foram construídos 3 novos parques de estacionamento de raiz na minha localidade nenhum deles recebeu qualquer ponto de carregamento.

Noto que não respondeste algumas das questões feitas mais atrás por alguns de nós. Era importante responderes, pois só assim podes fundamentar a tua ideia e mostrar que o que dissemos/escrevemos não faz qualquer sentido. Ou será que faz...
Concordo.

Não se percebe este tipo de abordagem, o interesse nacional não pode ficar à mercê da "vontade" deste ou daquele município.

Apesar de secundário, a realidade que conheço também é essa, ou seja, em Vila Nova de Gaia há grande empenho na mobilidade electrica, mas a administração Central não ajuda...

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por t3lmo » 26 out 2020, 23:06

ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por Nonnus » 28 out 2020, 17:38

Voltando ao que estávamos a discutir sobre a localização destes 10 hubs, encontrei algo típico português.

Os associados da UVE receberam um email a explicar a medidas para a ME do orçamento de estado e houve uma que me despertou a atenção.
in email da UVE" Escreveu:Manutenção do Programa de Incentivos à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, com maior incidência na Administração Local nas regiões do interior do país.
Muito bem a que incentivar o interior do país, agora era importante, como já aqui foi escrito neste tópico que a distribuição dos carregadores seguissem o mesmo exemplo.

Já estou a ver o que vai acontecer. Vai-se gastar dinheiro na aquisição de carros, e depois os funcionários não os vão utilizar nas deslocações porque não tem onde os carregar. os carregadores estão todos no litoral :think: . Para quem achar que isto sou eu outra vez a dizer mal, não era a primeira vez que o governo gastava dinheiro nalguma coisa que depois fica sem utilização porque não existe infraestrutura de suporte.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por t3lmo » 28 out 2020, 17:54

Referir a parte sem o todo é também um contrassenso já que no mesmo e-mail também se refere:
mail da UVE Escreveu:Reforço da Rede Pública de Carregamento de Veículos Elétricos em todo o território nacional, com destaque para os carregamentos rápidos.
Texto na integra em https://www.uve.pt/page/comunicado-uve- ... 20-oe2021/
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Responder

Voltar para “Carregamento”