Continente Plug&Charge

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por pemifer » 01 abr 2022, 16:07

Brunus Escreveu:
30 mar 2022, 11:52
Disto isto, já fiquei sem carregar porque o posto estava sem comunicação.
Eventualmente terá sido só uma questão de sorte, mas já carreguei mais do que uma vez em PCRs e PCNs que indicavam que não tinham ligação à rede.
E também já fiquei sem carregar mas, tanto quanto me consigo lembrar, foi em PCNs.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por frankesousa » 01 abr 2022, 16:40

Como sabem eu sou um "quase" defensor do nosso sistema, ou melhor, já fui, já está a passar a doença :lol: :lol:

Mas a rede de continente está em baixo há mais de 48 horas, o que nem a MobiE conseguiu (acho eu daquilo que me lembro desde 2018 quando entrei para a ME)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por Nonnus » 01 abr 2022, 17:16

Mas a mobie conseguia mandar o sistema abaixo sem sofrer um ataque informático exterior, eram os próprios que causavam o problema. :mrgreen:

A quando de um ataque informático não se sabe que danos foram causados. Só vamos saber como vai ser com a mobi.e quando acontecer, o que esperamos que nunca aconteça, embora já tenha sido garantido que em caso de acontecer temos que conseguir carregar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 01 abr 2022, 17:32

Nonnus Escreveu:
01 abr 2022, 17:16
embora já tenha sido garantido que em caso de acontecer temos que conseguir carregar.
Está de facto na legislação. E muito bem, é uma excelente medida de protecção ao utilizador. Não sabemos se está de facto activa em todos os postos, mas se não está devia estar e é muito bem pensado.

Esta questão do ataque informático é bastante mais complexa seja na rede pública seja em redes privadas. Há vários backends a funcionar, todos ligados à internet. Podem visar a MobiE, como um ou vários backends dos OPC, como redes privadas, ...
É esperar que não se virem para lá :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por Gameiro101 » 05 abr 2022, 11:13

Nonnus Escreveu:
01 abr 2022, 17:16
Mas a mobie conseguia mandar o sistema abaixo sem sofrer um ataque informático exterior, eram os próprios que causavam o problema. :mrgreen:

A quando de um ataque informático não se sabe que danos foram causados. Só vamos saber como vai ser com a mobi.e quando acontecer, o que esperamos que nunca aconteça, embora já tenha sido garantido que em caso de acontecer temos que conseguir carregar.
Garantido por quem? é que quando um posto fica sem comunicações por norma apenas deixam carregar os cartões que já tenham sido utilizados nesse posto, depois tens por exemplo a MIIo que nem precisas de ter cartão para utilizar o posto, se o posto não tiver comunicação como activas o posto?

A teoria é muito engraçada, mas depois a realidade nem sempre colabora.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por Nonnus » 05 abr 2022, 11:25

Gameiro101 Escreveu:
05 abr 2022, 11:13
Garantido por quem? é que quando um posto fica sem comunicações por norma apenas deixam carregar os cartões que já tenham sido utilizados nesse posto, depois tens por exemplo a MIIo que nem precisas de ter cartão para utilizar o posto, se o posto não tiver comunicação como activas o posto?

A teoria é muito engraçada, mas depois a realidade nem sempre colabora.

Garantido pela legislação e pelo Luís Barroso no último Volt (Exame Informática).
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por zeuz » 05 abr 2022, 12:04

Nonnus Escreveu:
05 abr 2022, 11:25
Gameiro101 Escreveu:
05 abr 2022, 11:13
Garantido por quem? é que quando um posto fica sem comunicações por norma apenas deixam carregar os cartões que já tenham sido utilizados nesse posto, depois tens por exemplo a MIIo que nem precisas de ter cartão para utilizar o posto, se o posto não tiver comunicação como activas o posto?

A teoria é muito engraçada, mas depois a realidade nem sempre colabora.

Garantido pela legislação e pelo Luís Barroso no último Volt (Exame Informática).
:lol: :lol: :lol:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por mjr » 05 abr 2022, 12:30

E continua sem funcionar o Plug&Charge.

Não sabemos se o problema está diretamente relacionado com o Plug&Charge ou se com o Continente Pay/Cartão Continente, que são necessários para o Plug & Charge funcionar. O que sabemos é que amanhã faz uma semana que estamos sem serviço...

Acho curioso (na verdade até já estava à espera :mrgreen: ), virem discutir a rede pública a propósito desta falha no Continente. Uma falha deste tipo na rede pública durante alguns (poucos) dias seria tolerável pois os postos são obrigados pelo RME a permitir carregar sem ligação à EGME. Claro que só localmente, através de cartão físico, como é óbvio.

Todo este tempo que está a demorar o serviço do Continente a recuperar faz, infelizmente, indiciar o pior. Os backups podem não cobrir a totalidade do serviço e alguns dados poderão não ser recuperáveis, fazendo aumentar em muito o tempo de recuperação do sistema. Além disso, o PLug & Charge deve ter uma prioridade baixinha em relação a recuperar o Continente Pay e o cartão Continente...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por Nonnus » 05 abr 2022, 14:17

O cartão Continente ainda não funciona nas lojas e esta entre muitas outras coisas deve ser a prioridade do Continente em pôr a funcionar. Afinal o negócio deles é vender arroz. :mrgreen:

mjr não achas normal fazermos uma comparação? Serve o mesmo propósito e só a ideia que pode acontecer na rede pública... Este é o calcanhar de Aquiles de sistemas centralizados. Nem tudo é belo como muitas vezes fazem querer. Como disseram no Volt, olhando para o que esta acontecer no Continente o melhor será prevenir a rede pública. Preparados para o pior esperando o melhor. ;)
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por OCasal » 05 abr 2022, 14:19

:clap:

Responder

Voltar para “Carregamento”