IONITY posiciona-se no mercado

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por Nonnus » 22 abr 2021, 22:03

mjr Escreveu:
22 abr 2021, 21:55
Poder podia... mas se para ter um vai ser difícil, quanto mais vários. Nem o Continente coloca TPAs...

Que eu saiba a Ionity não tem TPAs em lado nenhum, por isso nem me parece questão colocar em Portugal.
Tu percebeste a ironia, certo? O nosso modelo é tão manhoso que um OPC para por TPA´s...
mjr Escreveu:
22 abr 2021, 21:55
A Ionity se não quiser ser CEME pode simplesmente fazer um contrato com um CEME português (por exemplo a Miio), e permitir pagamentos ad hoc na sua App, comunicando com o CEME por OCPI para este iniciar e terminar o carregamento.
Tão simples o nosso modelo. A voltas que se dá para se poder fornecer um serviço.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por mjr » 22 abr 2021, 22:31

Não percebi a complicação, é assim que fazem todos os outros EMSP quando o posto não é deles.

Se a Ionity não quer essa "complicação" pode registar-se como CEME,e por bónus pode permitir com a sua App carregar em todos os postos de Portugal.

Se o operador EDP quiser colocar TPAs pode falar com o CEME EDP e colocar TPAs. Será muito difícil a conversa entre o CEME EDP e o OPC EDP? Também estou a ser irónico...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por BrunoAlves » 22 abr 2021, 22:57

mjr Escreveu:
22 abr 2021, 22:31
Se a Ionity não quer essa "complicação" pode registar-se como CEME,e por bónus pode permitir com a sua App carregar em todos os postos de Portugal.
Ou podia, sei lá, operar como opera em todos os outros países? Não, isso era demasiado fácil :mrgreen:
Ainda gostava mesmo de saber se neste caso o cartão lido vai à MobiE e depois CEME e tal ou se, como eu acho que faz sentido, vai à ionity, eles lá centralmente vêm que é um acesso deste fim do mundo e então comunicam à MobiE para que esta ganhe dinheiro com o processamento que eles já fizeram e ainda dê dinheiro a mais algumas figuras dispensáveis... Só por curiosidade :mrgreen:
mjr Escreveu:
22 abr 2021, 21:55
A Ionity se não quiser ser CEME pode simplesmente fazer um contrato com um CEME português (por exemplo a Miio), e permitir pagamentos ad hoc na sua App
Ou podia ter, como tem em todo o lado, pagamento directo na sua app, onde estão os seus preços FINAIS afixados, onde dá acesso à sua app e ecossistema directamente sem voltas e voltas.

Custa-me mesmo entender como é que se continua a dar voltas e voltas para tentar encaixar sistemas que funcionam impecavelmente nesta aberração. Podiam fazer. Ninguém impede que. O sistema permite que.

No dia em que consigam obrigar a rede Tesla a fazer parte desta aberração então é que será a vitória total. Actualmente 250kW a 36cts/min preço final com IVA e um par de botas. Mas bom, bom vão ser os 80cts/min. 33cts + IVA é só para a inutilidade mor do reino :(
Nonnus Escreveu:
22 abr 2021, 22:03
Tão simples o nosso modelo. A voltas que se dá para se poder fornecer um serviço.
Isto. É só isto.
mjr Escreveu:
22 abr 2021, 21:55
Poder podia... mas se para ter um vai ser difícil, quanto mais vários. Nem o Continente coloca TPAs...
Às vezes juro que não sei se estás a brincar ou a falar a sério. Eu próprio faço isso muitas vezes, mas normalmente meto o grin :mrgreen:
O continente tem preços finais com IVA e afins afixados. Tem um QR para uma app própria que em 5min permite ter o carro a carregar e a factura no email no fim do serviço. Precisa de um TPA para quê? (edit: ainda que fosse uma excelente adição sem dúvida)

Já o disse várias vezes. A Miio não é a rede pública. Nem sequer depende dessa aberração para ser o serviço de excelência que é. Não confundamos as coisas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por LFN » 22 abr 2021, 23:12

Utilizei a Ionity em França. Instalei a app, associei um cartão de crédito, e está feito.

Preço a pagar muito caro, mas transparente: um valor por minuto que inclui tudo e permite saber exatamente qual o custo sem andar a somar parcelas. Não sei a quem compram a energia nem quem gere o posto nem quem gere a rede nem que taxas de acesso existem, nem quero mesmo saber.

É só isto que precisamos, não temos de ser os melhores nem mais inovadores, só precisamos que funcione e seja simples. Contratos e cartões para quem faça uma viagem entre países? Haja paciência.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por alexmol » 22 abr 2021, 23:17

LFN Escreveu:
22 abr 2021, 17:23
Confesso que não tinha dado conta no estrangeiro de os postos lerem cartões, deve ter sido distração mínha. Espero que não tenham tido que montar postos "especiais" em Portugal.
No estrangeiro posso usar um cartão de roaming como o Maingau, Plugsurfing, etc., ou os cartões das marcas que participam na Ionity para carregar, passando-o no posto.

Que eu saiba os postos são iguais, a diferença é o autocolante com o QR code e a que servidor estão ligados.
No estrangeiro o QR code encaminha para o site da Ionity onde se pode colocar o nº de cartão de crédito e carregar sem ter qualquer contrato.
Cá o QR code encaminha (pelo que percebi) para a Miio.

No estrangeiro estão ligados ao servidor da Ionity que depois está integrado na Hubject dando acesso a muitos esquemas de roaming.
Cá estão ligados à Mobi.E que é uma ilha em termos internacionais por isso só aceita cartões CEME.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por BrunoAlves » 22 abr 2021, 23:23

alexmol Escreveu:
22 abr 2021, 23:17
Cá estão ligados à Mobi.E que é uma ilha em termos internacionais
Então mas... Cobiçado por todo o mundo e quiçá Portugal...? :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por FullElectric » 22 abr 2021, 23:39

LOL. Depois desta experiência em Portugal ao ver-se integrada na maravilha do processo Mobi.e, a Ionity já não vai querer outra coisa, é mais uma que vai copiar o modelo para toda a sua rede :lol:

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por Nerusonu » 23 abr 2021, 08:13

Pelo que percebi só cá em PT não vai ser possível usar a Ionity como no resto da Europa, com APP ou cartões de parceiros(Shell, BMW, we charge, etc)... Lindo... Um estrangeiro que venha a PT e esteja habituado ao modelo europeu da Ionity bem vai ficar com a cabeça à roda

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por Orlando » 23 abr 2021, 08:58

Na minha terra isto chama-se Show Off!!!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rimsilva » 23 abr 2021, 09:32

Nerusonu Escreveu:
23 abr 2021, 08:13
Pelo que percebi só cá em PT não vai ser possível usar a Ionity como no resto da Europa, com APP ou cartões de parceiros(Shell, BMW, we charge, etc)... Lindo... Um estrangeiro que venha a PT e esteja habituado ao modelo europeu da Ionity bem vai ficar com a cabeça à roda
Mais atrás foi referido algumas vezes que os postos Ionity estão/estarão integrados na aplicação BMW charging e We Charge.

A activação da carga é que necessita do cartão, por exemplo, na BMW charging, no caso da VW ainda não se percebe muito bem (é a confusão do costume de fazer as coisas à pressa).
Agora os pagamentos ad-hoc (possivelmente usando neste caso o QR code) é que só a miio o anunciou, mas estando lá nada impede que outros CEME implementem a a solução (como parece que irá acontecer, até a própria brisa parece que irá disponibilizar o serviço).


Agora comentando o tema do "modelo" e do caminho que as coisas estão a tomar, o que se está a verificar é que criaram uma rede unica, para não compliar, porque era muito "chato os vários cartões dos OPC" e agora são mais CEMEs que OPC.... Verdade que ninguém é obrigado a aderir a todos os CEMEs, mas as politicas de preços está a tornar uma dimensão tal que quem não é fácil acompanhar... :lol:

Este assunto chega até a ter contornos surreais, do tanto que se inventa, para chegar a uma solução simples de pagamento, que afinal já existe em toda a Europa.
Pessoalmente até nem sou adepto dos pagamentos dos MB, mas aceito que possam existir, para mim o expoente máximo de evolução é aquilo que se passa nos SuCs da tesla, liga o carro e está feito, o sistema informático faz o resto.
No entanto, não me chateio por ter de usar uma aplicação ou um cartão, desde que funcione, algo que infelizmente não é garantido, nem é um dado essencial no regulamento da ERSE, isto sim inaceitável!
Última edição por rimsilva em 23 abr 2021, 15:11, editado 2 vezes no total.

Responder

Voltar para “Carregamento”