Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

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LFN
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 04 dez 2021, 23:12

JLMF Escreveu:
04 dez 2021, 20:29

E acabar coma rede pública e colocar os OPCs a comprar e vender (e eventualmente a produzir) eletricidade tal como o Continente ou a Tesla ainda fazem em Portugal e os seus semelhantes fazem noutros países sem "MODELO"?
Estranhamente, apesar de não haver modelo, consegue-se através de uma coisa chamada roaming um acesso universal aos postos em toda a europa...qual é mesmo a vantagem de um cartão único mas que funciona apenas num país?

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mjr
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 05 dez 2021, 00:24

LFN Escreveu:
04 dez 2021, 17:11
mjr Escreveu:
04 dez 2021, 07:59
Não posso confirmar… mas a integração na rede pública mantendo o atual serviço Plug and Charge parece-me uma excelente solução.

A Tesla poderia fazer o mesmo, quem sabe até com a MOBI.E a permitir não ter leitor RFID, mas o problema principal será fazer com que a Tesla aloque recursos para isso. Se para passar faturas legais foi o que foi, imagino isto…
Excelente em que aspeto? Pagares o dobro pelo mesmo serviço?
Não percebi. Quem for cliente Plug and Charge continua a pagar exatamente o mesmo caso seja adotado este modelo híbrido.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 05 dez 2021, 00:29

Mas o modelo actual (do continente) não é ilegal e por isso está debaixo de fogo?

Estou honestamente baralhado...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 05 dez 2021, 11:19

Esta é a questão relevante:

Imagem

Não diz "ligados exclusivamente à rede de ME".
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 05 dez 2021, 13:02

mjr Escreveu:
05 dez 2021, 11:19
Esta é a questão relevante:

Imagem

Não diz "ligados exclusivamente à rede de ME".
Então mas assim qualquer posto pode estar ligado a uma rede alternativa ou não?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 05 dez 2021, 13:07

OK, não estava a ver essa interpretação da legislação (acho no entanto que pode ser outro subterfúgio como o espaço privado ou o cobrar estacionamento)

A outra questão é: será tecnicamente viável fazer essa autenticação em 2 sistemas independentes? Ter uma activação do posto pelo backoffice do continente e outra pela MobiE?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 05 dez 2021, 14:49

Eu não sei se é legal ou não, mas parece-me uma interpretação possível da lei.

Sobre a autenticação em dois sistemas, não vejo problema no caso particular do Continente. Cada meio de autenticação vai direto a apenas um ponto. O mesmo pode acontecer com a Tesla, por exemplo.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 05 dez 2021, 18:24

mjr Escreveu:
05 dez 2021, 14:49
Eu não sei se é legal ou não, mas parece-me uma interpretação possível da lei.

Sobre a autenticação em dois sistemas, não vejo problema no caso particular do Continente. Cada meio de autenticação vai direto a apenas um ponto. O mesmo pode acontecer com a Tesla, por exemplo.
Essa interpretação do texto da lei é tão válida como o poderes interpretar que os postos do Continente não são de acesso público.
Podes considerar que efetivamente não são, são exclusivos para clientes Continente. E o mesmo acontece com a rede Tesla...
Não acredito é que os lobbies que já tanto investiram (e o investiram cada um interprete como entender) para segurar este monopólio, e este negócio da china na venda de energia, o deixem escapar com isso.
Há quem tenha MUITO poder e se mexa muito bem nos meandros do processo e na erse e estão a jogar tudo para segurar com unhas e dentes este monopólio vergonhoso.
Pena é que a UVE não tenha já vindo a público denunciar esta lei caduca e exercer pressão e influencia para a alteração da mesma. Esse sim será o caminho

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 05 dez 2021, 19:57

Não me parece de todo semelhante. Se os postos deles estiverem ligados à rede da ME, que ponto da lei da ME podem os tais lobbies alegar não estar a ser cumprido no caso de continuarem com o atual serviço PLug&Charge?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 05 dez 2021, 20:36

Mas e a questão de estarem a vender electricidade não sendo comercializadores?
Por um lado há a questão da ligação à EGME, mas por outro não há também a obrigatoriedade de se ser comercializador para vender electricidade? (isto na ME ou fora dela)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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