Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 18 jan 2022, 14:14

Já tenho elogiado vídeos da UVE, vídeos que são educativos para toda a gente. Independentemente de não concordar com a posição da UVE na matéria do modelo sei reconhecer que fazem coisas boas.

O vídeo das ervilhas foi feito pelos motivos errados. Se não fosse essa motivação e quisessem explicar o modelo em vez de o justificar teria sido mais um bom vídeo educativo. Oiçam as críticas que eu e outros fizemos e tentem fazer melhor da próxima vez.

Posto isto, embora reconheça que não devemos confundir a UVE com o modelo, é difícil discutir o modelo sem falar de quem o apoia e porquê. Se a UVE fosse neutra em relação ao modelo ninguém a trazia aqui para esta discussão, nem os proprietários Tesla sentiriam que é um obstáculo no processo de abertura de mais superchargers.

Tendo a UVE uma posição de apoio em relação ao modelo estará naturalmente sujeita a críticas de quem não concorda com o modelo.
Faz parte da democracia e do associativismo.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 18 jan 2022, 14:20

zeuz Escreveu:
18 jan 2022, 13:38
BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 13:13
A não ser que seja mais facil debitar bilis em grupos do facebook e dizer que está tudo e que quem na realidade s3 esforça por melhorar a ME é que é o diabo.
Lá está a ideia de que quem não segue a UVE é contra a UVE... :roll:
Explique-me lá onde é que o que digo segue a ideia de quem não segue a UVE é contra a UVE

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 18 jan 2022, 15:05

alexmol Escreveu:
18 jan 2022, 14:14
Já tenho elogiado vídeos da UVE, vídeos que são educativos para toda a gente. Independentemente de não concordar com a posição da UVE na matéria do modelo sei reconhecer que fazem coisas boas.
Já partilhei várias vezes os vídeos do ABC dos veículos eléctricos e o vídeo das diferenças entre carregamento AC vs DC .
É uma pena que esses vídeos não sejam mais divulgados!
alexmol Escreveu:
18 jan 2022, 14:14
Posto isto, embora reconheça que não devemos confundir a UVE com o modelo, é difícil discutir o modelo sem falar de quem o apoia e porquê. Se a UVE fosse neutra em relação ao modelo ninguém a trazia aqui para esta discussão, nem os proprietários Tesla sentiriam que é um obstáculo no processo de abertura de mais superchargers.

Tendo a UVE uma posição de apoio em relação ao modelo estará naturalmente sujeita a críticas de quem não concorda com o modelo.
Faz parte da democracia e do associativismo.
Nem mais!
BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 14:20
zeuz Escreveu:
18 jan 2022, 13:38
BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 13:13
A não ser que seja mais facil debitar bilis em grupos do facebook e dizer que está tudo e que quem na realidade s3 esforça por melhorar a ME é que é o diabo.
Lá está a ideia de que quem não segue a UVE é contra a UVE... :roll:
Explique-me lá onde é que o que digo segue a ideia de quem não segue a UVE é contra a UVE
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 18 jan 2022, 15:45

BrunoAlves Escreveu:
18 jan 2022, 12:21
A UVE não é regulador, mas regozija-se do subsídio dado à taxa EGME e, dito por pessoas ligadas à UVE, esse subsídio só aconteceu pela acção rápida e musculada da UVE.
Algo que a mim me faz bastante confusão como é que se pode achar que é uma coisa bem feita. Criar um imposto para ser pago a uma empresa do Estado e, usar-se um subsidio de um fundo (que deve servir outros propósitos), para pagar esse imposto. Caraças, mas isto faz algum sentido?

Conheço pessoalmente os membros da direcção da UVE e, sei que são pessoas inteligentes, dai a minha estupefação em acharem uma medida bem feita quando, o que deviam defender era a extinção de uma entidade sugadora de mais dinheiros públicos.
BrunoAlves Escreveu:
18 jan 2022, 12:21
O que quero dizer é que não podes dizer que a UVE só joga com as cartas que tem na mesa, mas em situações pontuais tem um às de paus na manga. A UVE, se quisesse e fosse essa a sua linha, podia fazer força "contra o modelo". Não é e não o faz e está tudo bem. Mas não o faz porque não quer, não porque não pode ;)
Aqui existe um problema a meu ver. A UVE dá a entender que é a favor do modelo, mas até hoje, ainda não o disse por A + B que é a favor do mesmo. Qual o propósito de ainda não o ter feito? É para um dia mais tarde se der barraca puderem dizer: - "nós nunca afirmamos que eramos a favor". Como exemplo sabemos que o mjr é membro da direcção da UVE e defensor do modelo que temos. O que eu deduzo quando ele intervêm a defender o modelo é que esta a fazê-lo sempre em nome próprio e, nunca em representação da UVE. É isto que temos de saber separar, e é isto que me faz dizer que até hoje ainda não houve nenhum esclarecimento por parte da UVE que são a favor, ou contra o modelo. O que temos visto são alguns membros a defender o modelo em nome próprio e, não como representantes da UVE.

Continua a ser necessário uma declaração clara, para pessoas como eu que "ainda" se reveem na UVE puderem saber com o que contar.

A UVE não faz leis, nem é regulador, mas representa os associados e, como tal quando se reúne com as entidades que fazem leis e regulam a ME deve expressar a opinião dos seus associados, e é aqui que pode estar a falhar. Se a maioria dos associados não esta de acordo (se for o caso) com este modelo, então a UVE como representante da maioria (democracia) tem de fazer chegar essa mensagem a quem de direito. Não é passar a mensagem de quem esta na direcção da associação. Se for isto que esta acontecer está-se a desvirtuar o propósito da UVE. A UVE não existe para defender os interesses de duas ou três pessoas (não estou a dizer que é o que esta acontecer) que estão na direcção, a UVE existe para defender os interesses da maioria dos associados, ponto.

BrunoAlves Escreveu:
18 jan 2022, 12:21
Se calhar há pessoas na UVE que confundem a sua opinião pessoal com a associação.
Aqui existe um grande problema. A separação de ideias e ideais.

Um membro da direcção pode ter uma opinião pessoal, mas quando fala em público e em representatividade da associação tem de seguir a linha da UVE e não o que pensa.

É difícil, porque é a mesma pessoa, mas à que saber separar as águas. Muitos de nós sabemos de quem é a voz da pessoa do vídeo das ervilhas, mas não podemos tirar a conclusão que essa pessoa que deu a voz ao vídeo esta de acordo com tudo o que foi dito no vídeo. O vídeo, representa sim, a ideia da associação e não a ideia da pessoa que lhe deu voz.

O vídeo é infeliz e falha completamente o propósito e, aqui temos de dizer que a UVE (associação) esteve mal, foi um tiro completamente ao lado por tudo aquilo que já foi dito várias vezes. Talvez sirva para quem chegou agora, para aqueles que já cá andam alguns anos e que conseguem identificar os vários erros no discurso, falha completamente.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 18 jan 2022, 15:56

BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 14:20
Explique-me lá onde é que o que digo segue a ideia de quem não segue a UVE é contra a UVE
Isto da escrita às vezes deixa passar a ideia errada. Mas o que tu escreveste foi isto
BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 13:13
A não ser que seja mais facil debitar bilis em grupos do facebook e dizer que está tudo e que quem na realidade s3 esforça por melhorar a ME é que é o diabo.
Ora tu estás a trocar ideias com algumas pessoas que (acho eu) têm mostrado alguma razoabilidade no que defendem. Podes discordar, mas tens de respeitar o caminho (um bocado como a própria UVE :mrgreen: )
Da tua mensagem eu leio 3 coisas:
- quem na realidade se esforça por melhorar a ME é a UVE. Não discordo, mas também não concordo absolutamente.
- é mais fácil debitar bilis nos grupos do FB do que apoiar a UVE. Despropositado, até porque não estamos no FB e não sei se tens visto alguém desta malta a debitar bilis por lá
- quem não apoia a UVE acha que é esta é o diabo. É um bocado ao contrário, temos todos estado a trocar argumentos saudáveis. Mesmo quem não entende como é que a UVE defende o modelo não acha que a UVE é culpada por haver modelo.
Honestamente, podes ter tido boa intenção e acredito honestamente que sim, mas isso acaba por ser mais um bocado de "se não estás comigo está contra mim".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 18 jan 2022, 16:06

Temos de deixar de discutir a UVE neste tópico pahhhhhhh :mrgreen:

Mas queria só dizer isto
Nonnus Escreveu:
18 jan 2022, 15:45
Aqui existe um problema a meu ver. A UVE dá a entender que é a favor do modelo, mas até hoje, ainda não o disse por A + B que é a favor do mesmo.
Isso não é verdade. Disse e com as letras todas. Era eu associado recebi um comunicado qualquer, não sei se pela altura dos apagões ou quê, em que a UVE pedia (com jeitinho) responsabilidade na gestão das indisponibilidades, avisos aos utilizadores, etc. Acho que era isso mas não tenho a certeza. E no final diziam exactamente isso (vão desculpar se não foi assim textualmente): a UVE apoia e defende o modelo da rede pública, bem como a evolução do sistema da EGME, mas que era necessário garantir que os utilizadores não eram prejudicados.
Qualquer coisa nestes termos.

On-topic e não relacionado com a UVE (ufa!)
Nonnus Escreveu:
18 jan 2022, 15:45
Algo que a mim me faz bastante confusão como é que se pode achar que é uma coisa bem feita. Criar um imposto para ser pago a uma empresa do Estado e, usar-se um subsidio de um fundo (que deve servir outros propósitos), para pagar esse imposto. Caraças, mas isto faz algum sentido?
Da mesma forma que eu acho incrível como é que alguém não entende como os grandes consumidores podem contratar energia fora do OMIE, com preços fantásticos. Como o LIDL nunca na vida pode fazer uma promoção directa aos seus clientes como a do Continente (apesar de ambos alimentarem os postos dos seus PTs, que pagaram e continuam a pagar), etc. E essas pessoas não entendem como é que eu me estou a borrifar tanto para o cartão único.
As pessoas são complicadas :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 18 jan 2022, 16:14

BrunoAlves Escreveu:
18 jan 2022, 15:56
BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 14:20
Explique-me lá onde é que o que digo segue a ideia de quem não segue a UVE é contra a UVE
Isto da escrita às vezes deixa passar a ideia errada. Mas o que tu escreveste foi isto
BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 13:13
A não ser que seja mais facil debitar bilis em grupos do facebook e dizer que está tudo e que quem na realidade s3 esforça por melhorar a ME é que é o diabo.
Ora tu estás a trocar ideias com algumas pessoas que (acho eu) têm mostrado alguma razoabilidade no que defendem. Podes discordar, mas tens de respeitar o caminho (um bocado como a própria UVE :mrgreen: )
Da tua mensagem eu leio 3 coisas:
- quem na realidade se esforça por melhorar a ME é a UVE. Não discordo, mas também não concordo absolutamente.
- é mais fácil debitar bilis nos grupos do FB do que apoiar a UVE. Despropositado, até porque não estamos no FB e não sei se tens visto alguém desta malta a debitar bilis por lá
- quem não apoia a UVE acha que é esta é o diabo. É um bocado ao contrário, temos todos estado a trocar argumentos saudáveis. Mesmo quem não entende como é que a UVE defende o modelo não acha que a UVE é culpada por haver modelo.
Honestamente, podes ter tido boa intenção e acredito honestamente que sim, mas isso acaba por ser mais um bocado de "se não estás comigo está contra mim".
Certo, parece-me que há quem tente ver malicia onde ela não existe.
Ora se eu me referi ao facebook e nós não estamos a debater no facebook, então é obvio que não me referia às pessoas com quem estou a debater.
Quanto ao facto das pessoas poderem discordar da UVE, sem dúvida de concordo com a liberdade de pensamento de cada um, mas sendo uma associação, deve-se reger por decisões que são deliberadas em sede própria, isto é, nas Assembleias Gerais com os associados. É curioso que nos anos que sou associado ainda ninguém lá levou este tema... :think:

Agora, se os associados da UVE não se revêem nas posições tomadas pela associação, então deverão (a meu ver) apresentar o seu ponto de vista, mais uma vez, no sítio certo.

Também tenho alguma curiosidade em compreender porque mais do que 1 pessoa já referiu que o intuito do video das ervilhas não é explicar as componentes do modelo... é uma suspeita ou certeza?

Quem me conhece sabe que sou um homem de convicções e nunca me recuso a troca de ideias, respeitando sempre as dos outros. A pluralidade e formas de pensar diferentes é que fazem a democracia.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 18 jan 2022, 16:39

Nonnus Escreveu:
18 jan 2022, 15:45
Aqui existe um problema a meu ver. A UVE dá a entender que é a favor do modelo, mas até hoje, ainda não o disse por A + B que é a favor do mesmo. Qual o propósito de ainda não o ter feito? É para um dia mais tarde se der barraca puderem dizer: - "nós nunca afirmamos que eramos a favor". Como exemplo sabemos que o mjr é membro da direcção da UVE e defensor do modelo que temos. O que eu deduzo quando ele intervêm a defender o modelo é que esta a fazê-lo sempre em nome próprio e, nunca em representação da UVE. É isto que temos de saber separar, e é isto que me faz dizer que até hoje ainda não houve nenhum esclarecimento por parte da UVE que são a favor, ou contra o modelo. O que temos visto são alguns membros a defender o modelo em nome próprio e, não como representantes da UVE.
Não sejamos ingénuos! Certamente que este tópico, e outros semelhantes aqui no fórum, são acompanhados pelos membros da direcção da UVE, directa ou indirectamente!
Nonnus Escreveu:
18 jan 2022, 15:45
Continua a ser necessário uma declaração clara, para pessoas como eu que "ainda" se reveem na UVE puderem saber com o que contar.
Para mim é claro que pelo menos a maioria da direcção da UVE é a favor do modelo.
Nonnus Escreveu:
18 jan 2022, 15:45
A UVE não faz leis, nem é regulador, mas representa os associados e, como tal quando se reúne com as entidades que fazem leis e regulam a ME deve expressar a opinião dos seus associados, e é aqui que pode estar a falhar. Se a maioria dos associados não esta de acordo (se for o caso) com este modelo, então a UVE como representante da maioria (democracia) tem de fazer chegar essa mensagem a quem de direito. Não é passar a mensagem de quem esta na direcção da associação. Se for isto que esta acontecer está-se a desvirtuar o propósito da UVE. A UVE não existe para defender os interesses de duas ou três pessoas (não estou a dizer que é o que esta acontecer) que estão na direcção, a UVE existe para defender os interesses da maioria dos associados, ponto.
Não sei se a UVE já alguma vez conduziu um inquérito aos associados, à semelhança do que foi feito no Tesla Clube Portugal.

O que leio aqui e nos vários grupos no Facebook é que a maioria acha este modelo demasiado complexo e que é a causa dos preços altos. E, claro está, que a culpa é da Mobi.e . Também leio muitas pessoas a perguntar qual o cartão que precisam para usar a rede, apesar da ideia do cartão único subjacente ao modelo. Não quero extrapolar estas opiniões/dúvidas que leio como representativas dos associados da UVE, mas será possível que todos os comentários negativos que leio, que são a maioria do tipo de comentário, correspondem a uma opinião contrária de todos os associados?
Nonnus Escreveu:
18 jan 2022, 15:45
Muitos de nós sabemos de quem é a voz da pessoa do vídeo das ervilhas, mas não podemos tirar a conclusão que essa pessoa que deu a voz ao vídeo esta de acordo com tudo o que foi dito no vídeo.
Só pelo vídeo, de facto não podemos inferir isso... mas a conclusão vem dos comentários feitos no FB, que precederam o lançamento do vídeo.
Nonnus Escreveu:
18 jan 2022, 15:45
O vídeo, representa sim, a ideia da associação e não a ideia da pessoa que lhe deu voz.
Mais uma vez, antes do vídeo há o historial de comentários.
Nonnus Escreveu:
18 jan 2022, 15:45
O vídeo é infeliz e falha completamente o propósito e, aqui temos de dizer que a UVE (associação) esteve mal, foi um tiro completamente ao lado por tudo aquilo que já foi dito várias vezes. Talvez sirva para quem chegou agora, para aqueles que já cá andam alguns anos e que conseguem identificar os vários erros no discurso, falha completamente.
Como disse o @alexmol no seu vídeo, só serve para pôr a nu a complexidade do modelo...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 18 jan 2022, 17:14

zeuz Escreveu:
18 jan 2022, 16:39
Para mim é claro que pelo menos a maioria da direcção da UVE é a favor do modelo.
Para mim ainda não o é. O BrunoAlves menciona um email enviado algum tempo. Não tenho ideia de ter recebido esse email, provavelmente ainda não era socio. Como tal não tenho conhecimento de algum comunicado a explicar por A + B qual a posição da UVE como escrevi anteriormente.
zeuz Escreveu:
18 jan 2022, 16:39
Não sei se a UVE já alguma vez conduziu um inquérito aos associados, à semelhança do que foi feito no Tesla Clube Portugal.
Se calhar esta na altura.
zeuz Escreveu:
18 jan 2022, 16:39
O que leio aqui e nos vários grupos no Facebook é que a maioria acha este modelo demasiado complexo e que é a causa dos preços altos. E, claro está, que a culpa é da Mobi.e . Também leio muitas pessoas a perguntar qual o cartão que precisam para usar a rede, apesar da ideia do cartão único subjacente ao modelo. Não quero extrapolar estas opiniões/dúvidas que leio como representativas dos associados da UVE, mas será possível que todos os comentários negativos que leio, que são a maioria do tipo de comentário, correspondem a uma opinião contrária de todos os associados?
Pois certamente que não. Eu sou associado e não consigo perceber como chegamos até aqui.
zeuz Escreveu:
18 jan 2022, 16:39
Só pelo vídeo, de facto não podemos inferir isso... mas a conclusão vem dos comentários feitos no FB, que precederam o lançamento do vídeo.

Mais uma vez, antes do vídeo há o historial de comentários.
Pois o problema é esse mesmo. Hoje em dia as redes sociais tem tendência a ser sobrevalorizadas em detrimento daquilo que era normal/comum (chamem-me velho do restelo :mrgreen: ).

A não ser que seja na página oficial da UVE, ou que essa pessoa diga que esta a representar a UVE no que vai escrever, tudo aquilo que alguém escrever numa rede social esta a expor a sua ideia e nunca a da UVE. Dei o exemplo do mjr aqui no fórum. Ele quando escreve, escreve em nome próprio e não como representante da UVE. Mal comparado. Quando o mjr escreve sobre o iD3 a dizer que o carro não presta (é apenas um exemplo) também esta a representar a UVE? Ou só se aplica quando se fala do modelo?

Estou a ser ingénuo? Talvez. Não quero aceitar o obvio? Talvez. Mas é como vejo as coisas e como acho que tem de ser.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 18 jan 2022, 17:16

BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 16:14
Quanto ao facto das pessoas poderem discordar da UVE, sem dúvida de concordo com a liberdade de pensamento de cada um, mas sendo uma associação, deve-se reger por decisões que são deliberadas em sede própria, isto é, nas Assembleias Gerais com os associados. É curioso que nos anos que sou associado ainda ninguém lá levou este tema... :think:

Agora, se os associados da UVE não se revêem nas posições tomadas pela associação, então deverão (a meu ver) apresentar o seu ponto de vista, mais uma vez, no sítio certo.
Isso é algo que a UVE tem de analisar. Eu não sei o que pensam os associados, nem sei quantos são e não acho que isso seja relevante nessa discussão, honestamente. Ninguém está a atacar a UVE (dizer que não se entende como é que defendem o modelo não é atacar - é uma constatação, há posições diferentes, somos diferentes), mas sendo uma associação que se intitula de "utilizadores de veículos eléctricos" e tem posições públicas sobre a utilização de veículos eléctricos, é natural que utilizadores que são ou não associados comentem essas posições.
Como já falámos noutro tópico aqui eu deixei de me sentir representado por essas posições, deixei de ser sócio. E está tudo bem para toda a gente, acho eu. A UVE e os seus membros investem tempo e recursos pessoais a defender o que acreditam ser o melhor. Não é o "meu melhor", mas amigos na mesma ;)
BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 16:14
Também tenho alguma curiosidade em compreender porque mais do que 1 pessoa já referiu que o intuito do video das ervilhas não é explicar as componentes do modelo... é uma suspeita ou certeza?
Terias de ter estado do lado que recebeu as ervilhas azuis e quadradas para compreender. Eu estive (tenho lá 2 sacadas delas em casa que recebi :mrgreen: ) e vi muitas outras ervilhas azuis e quadradas e virem na direcção de outras pessoas. Não é uma discussão que interesse desenvolver aqui, honestamente, porque ninguém ganha nada com isso. Vesti roupa lavada hoje, não há nada para lavar ;) :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”