Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 20 jul 2022, 13:08

Gameiro101 Escreveu:
20 jul 2022, 09:25

A indignação da pessoa nem foi tanto pela cobrança, foi pela falta de informação do custo e por primeiro lhe terem falado em 8€ e depois cobraram 10€, sendo que alguns comentário referiram ter pago lá 5€.
A questão é essa mesmo. Como não está regulado tanto te podem pedir 5€ como 50€ pelo mesmo carregamento. Podem não chamar carregamento, podem chamar-lhe lugar de estacionamento premium. Sendo um serviço prestado não tem de haver um preçário afixado?
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frankesousa
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 20 jul 2022, 15:30

Gameiro101 Escreveu:
20 jul 2022, 09:25
Pelo que percebi o carregamento foi em DC, por isso não foi com uma wallbox da Tesla, mas posso ter visto mal.
Um DC é na verdade uma wallbox da tesla, que aparece no mapa dos carros. Nada mais.

Ou seja, o estabelecimento oferece a eletricidade a clientes com teslas
A tesla oferece a wallbox (ou as, porque são 2 ou mais) e a publicidade fazendo constar o estabelecimento nas mapas dos teslas
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Erbium
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Erbium » 20 jul 2022, 17:04

frankesousa Escreveu:
20 jul 2022, 15:30
Gameiro101 Escreveu:
20 jul 2022, 09:25
Pelo que percebi o carregamento foi em DC, por isso não foi com uma wallbox da Tesla, mas posso ter visto mal.
Um DC é na verdade uma wallbox da tesla, que aparece no mapa dos carros. Nada mais.
Mais concretamente Destination Charger

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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 20 jul 2022, 17:07

Nonnus Escreveu:
20 jul 2022, 13:08
Podem não chamar carregamento, podem chamar-lhe lugar de estacionamento premium. Sendo um serviço prestado não tem de haver um preçário afixado?
Isso é um problema de legislação da venda de energia, não da legislação da ME. Como está em espaço privado é terra de ninguém no que à ME diz respeito.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Gameiro101 » 22 jul 2022, 12:28

Nonnus Escreveu:
20 jul 2022, 13:08
Gameiro101 Escreveu:
20 jul 2022, 09:25

A indignação da pessoa nem foi tanto pela cobrança, foi pela falta de informação do custo e por primeiro lhe terem falado em 8€ e depois cobraram 10€, sendo que alguns comentário referiram ter pago lá 5€.
A questão é essa mesmo. Como não está regulado tanto te podem pedir 5€ como 50€ pelo mesmo carregamento. Podem não chamar carregamento, podem chamar-lhe lugar de estacionamento premium. Sendo um serviço prestado não tem de haver um preçário afixado?
Pelo que percebi não devia estar.
frankesousa Escreveu:
20 jul 2022, 15:30
Gameiro101 Escreveu:
20 jul 2022, 09:25
Pelo que percebi o carregamento foi em DC, por isso não foi com uma wallbox da Tesla, mas posso ter visto mal.
Um DC é na verdade uma wallbox da tesla, que aparece no mapa dos carros. Nada mais.

Ou seja, o estabelecimento oferece a eletricidade a clientes com teslas
A tesla oferece a wallbox (ou as, porque são 2 ou mais) e a publicidade fazendo constar o estabelecimento nas mapas dos teslas
A walbox da Tesla é AC, nas não liguei muito ao post, um posto DC é mais complexo e bem mais caro, o que acho estranho de estar num hotel, mas não acompanhei tudo do post.

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frankesousa
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 22 jul 2022, 14:56

Gameiro101 Escreveu:
22 jul 2022, 12:28

A walbox da Tesla é AC, nas não liguei muito ao post, um posto DC é mais complexo e bem mais caro, o que acho estranho de estar num hotel, mas não acompanhei tudo do post.
DC aqui não quer dizer corrente continua, mas sim "Destination charger", e é Wallbox "normalíssima" AC (Corrente alternada)
https://www.tesla.com/pt_pt/destination-charging
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Gameiro101 » 22 jul 2022, 18:04

frankesousa Escreveu:
22 jul 2022, 14:56
Gameiro101 Escreveu:
22 jul 2022, 12:28

A walbox da Tesla é AC, nas não liguei muito ao post, um posto DC é mais complexo e bem mais caro, o que acho estranho de estar num hotel, mas não acompanhei tudo do post.
DC aqui não quer dizer corrente continua, mas sim "Destination charger", e é Wallbox "normalíssima" AC (Corrente alternada)
https://www.tesla.com/pt_pt/destination-charging
Então fui enganado pela abreviatura :oops:

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Flyer
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Flyer » 22 jul 2022, 20:54

Não sei qual é o contrato Tesla relativo aos destination charger, mas fiquei nalguns sítios na Escandinávia com destination Chargers e todos cobravam pela electricidade. Penso que por cá, mais tarde ou mais cedo será igual. Curiosamente só no Cabo Norte foi gratuito...
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

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rimsilva
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 01 ago 2022, 17:09

Flyer Escreveu:
22 jul 2022, 20:54
Não sei qual é o contrato Tesla relativo aos destination charger, mas fiquei nalguns sítios na Escandinávia com destination Chargers e todos cobravam pela electricidade. Penso que por cá, mais tarde ou mais cedo será igual. Curiosamente só no Cabo Norte foi gratuito...
Sem duvida que sim, não faria sentido que fosse de outra forma, será a evolução natural deste negócio.

A fase do pioneirismo já lá vai e este tipo de custos já começam a representar muito dinheiro, os carregamentos gratis irão ficar ao critério de cada um, mas a maioria irá cobrar.

Terão é de mudar de equipamentos, de forma a permitir a leitura de cartões e todos os requisitos da ME em Portugal.

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alexmol
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Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 13 ago 2022, 17:36

Desculpem vir aqui "bater no ceguinho" mas a quantidade de coisas que correm mal nesta história REAL impressiona-me!

Posto FAR-00033, PCSR 100kW (Kempower) no Sudoeste Retail Park operado pela PowerDot

Começa logo pelo código do posto, responsabilidade da Mobi.E. Os códigos dos postos deveriam corresponder ao código de 3 letras do município onde o posto está localizado. Este posto fica no concelho de Silves logo o código deveria ser SLV e não FAR (o posto fica no distrito de Faro mas não no concelho de Faro).

No local, no écran do posto o tarifário visível é:
0,30€ de activação
0,25€/kW até 30 minutos
kW é uma unidade de potência (cavalos), não de energia (litros), o operador do posto deveria saber isto!
Presume-se que o tarifário será 0,25€/kWh

Após 30 minutos não se consegue ver no écran, parece ser um valor ao minuto mas não é legível e a seta no écran não faz nada.

Imagem

No entanto se consultar-mos a Miio, o tarifário OPC para este posto FAR-00033 é:
Imagem
0,30€ de activação, mais nada, e as simulações na Miio só consideram 0,30€ da parte OPC

Se formos ao site da Mobi.E não existe o posto FAR-00033, existe no entanto no mesmo local do mapa o FAR-00029 cujas tomadas correspondem ao posto real mas que estão offline.
Imagem
0,30€ de activação +
0,10€/kWh +
0,08€/minuto

Afinal qual é o tarifário ?

Como se isto tudo não bastasse o posto é um PCSR 100kW mas os 100kW são partilhados pelo menos por duas tomadas CCS, apesar do utilizador nunca ser informado desse facto.
A pessoa que lá esteve, além de não conseguir saber qual o tarifário, também corre o risco de pagar bem caro o carregamento pois teve de partilhar com outro carro e cada um só estava a receber 40kW.
Se o tarifário real (que não sabemos qual é) incluir componente tempo carregar a 40kW em vez de 80kW vai fazer o carregamento ficar bem mais caro.

Resumindo:
1.Mobi.E atribui código errado ao posto
2.PowerDot não mostra tarifário completo no écran
3.PowerDot usa unidades erradas de energia
4.Miio mostra tarifário diferente do apresentado no posto
5.Na Mobi.E o posto não existe com o código que está no local
6.Na Mobi.E existe um posto no mesmo local com tomadas iguais mas código e tarifário diferente
7.O posto é de potência partilhada, utilizador não tem maneira de saber e poderá pagar mais se o tarifário incluir componente tempo

Várias entidades envolvidas, cada uma a dizer a sua coisa, bem vindos à Mobilidade Elétrica em Portugal.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
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2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
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