Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 18 mai 2022, 13:06

Erbium Escreveu:
17 mai 2022, 18:02
mjr Escreveu:
16 mai 2022, 12:01
Errado. A associação de OPCs europeia está a bater-se para que isso não seja obrigatório. Simples e prático é irrefutável, mas o que eles dizem é que não é barato.
É tão caro que as máquinas de snacks e café de cêntimos têm... :roll:
É verdade, mas essas máquinas não são conhecidas por ter preços baixos nos produtos que disponibilizam... o que até vai na narrativa dos OPCs de que iria aumentar os custos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 18 mai 2022, 13:10

Giugiaro Escreveu:
18 mai 2022, 11:38
Depois de dois anos de pandemia, o pagamento contactless que já era regra no Reino Unido agora está muito mais sedimentado em toda a Europa, incluindo Portugal, por força das normas de higiene de combate à propagação da COVID-19.

Os pontos já têm a tecnologia. Falta o software de pagamento e o contracto com a REDUNIQ.
O contactless é a solução ideal devido ao custo menor, mas duvido que os leitores RFID usados nos equipamentos já instalados permitam contacless. Os protocolos de segurança devem ser bastante mais avançados.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 18 mai 2022, 13:11

zeuz Escreveu:
17 mai 2022, 22:15
mjr Escreveu:
17 mai 2022, 16:05
zeuz Escreveu:
16 mai 2022, 20:04

Mas deixa lá as "ervilhas", que nem todos gostam e eu entendo isso... prefiro uma resposta a isto: viewtopic.php?f=29&t=7848&start=940#p149455
Bom, tendo em conta que não mencionaste nenhuma questão abordada nesse vídeo, apenas disseste "ensinar como fazer ervilhas", torna-se difícil, pelo menos para mim, perceber a relevância.

Sobre a resposta, desculpa mas não vi nenhuma pergunta.
Por favor, não insultes a tua inteligência.
Avisado. Este tipo de comportamento não será tolerado.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Giugiaro » 18 mai 2022, 15:49

rimsilva Escreveu:
18 mai 2022, 12:57
Giugiaro Escreveu:
17 mai 2022, 17:41
A propósito disto até tenho uma questão: A CP ao relançar o Comboio Azul dotado de vagões porta-automóveis com carregamento elétrico, seria obrigada a estar integrada na rede pública?
Atenção que aqui que eu saiba ninguém trabalha na mobi.e, nem na ERSE, etc... A informação que temos é a que é pública e segundo essa informação qualquer atividade de carregamentos com caracter comercial deve estar ligado à rede e CEME.
Percebo o aviso. Partindo do princípio de estarmos limitados à informação disponível ao público, o atual modelo também é punitivo na entrada de novas soluções de carregamento em Portugal.

Podemos partir do princípio que qualquer serviço de auto-expresso que venha a ser relançado, quer para veículos ligeiros, quer para veículos pesados, ou terá de oferecer o carregamento elétrico sem custos, ou não será instalado caso não seja possível integrar a oferta no MME atual.

Ia ser giro ver uma boa dezena de postos de carregamento a andar pelo mapa a 160km/h.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 19 mai 2022, 08:55

Mais um Volt onde se falou da expansão da rede publica de carregadores.

https://www.facebook.com/uve.pt/videos/738444160800587

Antes demais enaltecer o trabalho do Telmo em particular e da UVE no geral, acho que ajuda bem a perceber como estamos a nível de carregadores. Ultimamente tenho sido um critico sobre a posição da UVE e de alguns membros da direcção sobre alguns assuntos, mas isso não me impede de dar mérito tanto a UVE como a essas pessoas quando assim acho que deve ser.

Nalguns dos "gráficos" é percetível que a distribuição de carregadores continua a ser muito díspar como foi referido. Reparem que os HUBs do interior são os mais atrasados sendo que a maioria esta apenas em projecto. :think:

À uns dias abordamos o HUB de Almada num tópico qualquer aqui no fórum. É com agrado que vejo que existem mais pessoas com o mesmo pensamento que eu acerca deste HUB instalado num sitio onde não lembra a ninguém. Esbanjar dinheiro dos contribuintes num local longe de tudo e de todos. Mais uma vez é percetível a falta de conhecimento das autarquias em lidar com estes assuntos. Podem alegar razões tecnicas, mas numa área tão grande certamente que existiam mais locais. Mais uma vez será assim tão difícil haver uma cooperação entre entidades (neste caso UVE / CMA) para perceber se aquele local serve o propósito? Fazer só por fazer, para mostrar trabalho é só estupido.

Por último quando o senhor da mobi.E não esta presente, tenho a sensação que se fala mais abertamente sobre os problemas do nosso modelo. Por exemplo abordou-se a falta de informação do valor dos carregamentos e desta vez ninguém disse que era um não problema, bem pelo contrário, todos estão de acordo e ninguém percebe com tanta tecnologia como é que isso ainda não esta resolvido.
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- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 19 mai 2022, 09:03

Giugiaro Escreveu:
18 mai 2022, 15:49
rimsilva Escreveu:
18 mai 2022, 12:57
Giugiaro Escreveu:
17 mai 2022, 17:41
A propósito disto até tenho uma questão: A CP ao relançar o Comboio Azul dotado de vagões porta-automóveis com carregamento elétrico, seria obrigada a estar integrada na rede pública?
Atenção que aqui que eu saiba ninguém trabalha na mobi.e, nem na ERSE, etc... A informação que temos é a que é pública e segundo essa informação qualquer atividade de carregamentos com caracter comercial deve estar ligado à rede e CEME.
Percebo o aviso. Partindo do princípio de estarmos limitados à informação disponível ao público, o atual modelo também é punitivo na entrada de novas soluções de carregamento em Portugal.

Podemos partir do princípio que qualquer serviço de auto-expresso que venha a ser relançado, quer para veículos ligeiros, quer para veículos pesados, ou terá de oferecer o carregamento elétrico sem custos, ou não será instalado caso não seja possível integrar a oferta no MME atual.

Ia ser giro ver uma boa dezena de postos de carregamento a andar pelo mapa a 160km/h.
A lei obriga a que postos em locais de acesso público estejam ligados à rede da ME. Não sendo jurista, tenho alguma dificuldade em compreender que um vagão de um comboio se enquadre nesse conceito, nem sequer propriamente existe uma ligação à RESP.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 19 mai 2022, 09:07

Nonnus Escreveu:
19 mai 2022, 08:55
Mais um Volt onde se falou da expansão da rede publica de carregadores.

https://www.facebook.com/uve.pt/videos/738444160800587

Antes demais enaltecer o trabalho do Telmo em particular e da UVE no geral, acho que ajuda bem a perceber como estamos a nível de carregadores. Ultimamente tenho sido um critico sobre a posição da UVE e de alguns membros da direcção sobre alguns assuntos, mas isso não me impede de dar mérito tanto a UVE como a essas pessoas quando assim acho que deve ser.

Nalguns dos "gráficos" é percetível que a distribuição de carregadores continua a ser muito díspar como foi referido. Reparem que os HUBs do interior são os mais atrasados sendo que a maioria esta apenas em projecto. :think:

À uns dias abordamos o HUB de Almada num tópico qualquer aqui no fórum. É com agrado que vejo que existem mais pessoas com o mesmo pensamento que eu acerca deste HUB instalado num sitio onde não lembra a ninguém. Esbanjar dinheiro dos contribuintes num local longe de tudo e de todos. Mais uma vez é percetível a falta de conhecimento das autarquias em lidar com estes assuntos. Podem alegar razões tecnicas, mas numa área tão grande certamente que existiam mais locais. Mais uma vez será assim tão difícil haver uma cooperação entre entidades (neste caso UVE / CMA) para perceber se aquele local serve o propósito? Fazer só por fazer, para mostrar trabalho é só estupido.

Por último quando o senhor da mobi.E não esta presente, tenho a sensação que se fala mais abertamente sobre os problemas do nosso modelo. Por exemplo abordou-se a falta de informação do valor dos carregamentos e desta vez ninguém disse que era um não problema, bem pelo contrário, todos estão de acordo e ninguém percebe com tanta tecnologia como é que isso ainda não esta resolvido.
Claro que esses problemas são conhecidos, assumidos e discutidos com os players e reguladores pela UVE. A nossa posição é de que é possível resolver esses problemas dentro do modelo, quer através dos próprios players, quer por melhorias introduzidas ao modelo.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Erbium » 19 mai 2022, 09:24

mjr Escreveu:
18 mai 2022, 13:06
Erbium Escreveu:
17 mai 2022, 18:02
mjr Escreveu:
16 mai 2022, 12:01
Errado. A associação de OPCs europeia está a bater-se para que isso não seja obrigatório. Simples e prático é irrefutável, mas o que eles dizem é que não é barato.
É tão caro que as máquinas de snacks e café de cêntimos têm... :roll:
É verdade, mas essas máquinas não são conhecidas por ter preços baixos nos produtos que disponibilizam... o que até vai na narrativa dos OPCs de que iria aumentar os custos.
Mas já eram caras antes de terem pagamento MB/VISA, mentalizem-se que isso é uma falsa questão é, como dizem os brasileiros, conversa para boi dormir!
Pela Europa fora já muitos postos aceitam pagamento por MB/VISA há que tempos por isso não acredito que o equipamento seja caro. Comprendo sim se for como disseram aqui (salvo erro) que não querem que passe a ser obrigatório de um dia para o outro, logisticamente não será complicado, tem de se definir um prazo para que se preparem os postos já existentes.

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 19 mai 2022, 09:38

mjr Escreveu:
19 mai 2022, 09:03
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rimsilva Escreveu:
18 mai 2022, 12:57

Atenção que aqui que eu saiba ninguém trabalha na mobi.e, nem na ERSE, etc... A informação que temos é a que é pública e segundo essa informação qualquer atividade de carregamentos com caracter comercial deve estar ligado à rede e CEME.
Percebo o aviso. Partindo do princípio de estarmos limitados à informação disponível ao público, o atual modelo também é punitivo na entrada de novas soluções de carregamento em Portugal.

Podemos partir do princípio que qualquer serviço de auto-expresso que venha a ser relançado, quer para veículos ligeiros, quer para veículos pesados, ou terá de oferecer o carregamento elétrico sem custos, ou não será instalado caso não seja possível integrar a oferta no MME atual.

Ia ser giro ver uma boa dezena de postos de carregamento a andar pelo mapa a 160km/h.
A lei obriga a que postos em locais de acesso público estejam ligados à rede da ME. Não sendo jurista, tenho alguma dificuldade em compreender que um vagão de um comboio se enquadre nesse conceito, nem sequer propriamente existe uma ligação à RESP.
O estar ligado "à rede" é do mal o menos (ou se o ponto aparece em movimentos ou não num qualquer mapa), o grande "problema" é "estar ligado, segundo certas e determinadas regras", ou seja, ter de excecer uma atividade da forma que esta lei foi criada (CEME+OPC), contariando toda a logica de negócio no mundo inteiro e das próprias directivas europeias.

Os senhores da mobi.e além dos locais também entendem que a distinção é feita em função da atividade comercial ou não. Se se esqueceram de que além dos locais publicos, de acesso publico ou privados ainda há os em "movimento" isso certamente que não altera o espirito da sua interpretação "comercial".

Como já disse algumas vezes, não é por um posto estar "Num vão de escada", com uma cancela à frente ou num parque de acesso publico transformado em local de aceesso privado, que a atividade será diferente da atividade num via publica qualquer.

As regras têm de ser iguais para todos, sem subterfúgios, nem em função dos interesses de pessoas ou associações, como foi no passado a tenativa de jstificar a operação da rede Tesla e Continente e agora já passaram a ser ilegais, quando o grande problema está é na origem, na lei da ME em Portugal.

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 19 mai 2022, 11:07

Desculpa mas é completamente diferente um local de acesso privado e um de acesso público.

Um local de acesso público pressupõe que posso livremente lá chegar e carregar como se estivesse noutro lado qualquer, o mesmo não acontece num local de acesso privado onde é necessário autorização/contrato/etc para entrar nesse local. A única questão que não está enquadrada no modelo ao nível do acesso privado é a questão da venda de energia em acesso privado, que não está regulamentada (penso até que em termos genéricos seja proibida, como tal, e daí alguns players cobrarem por tempo, que na verdade até o desejam que assim seja para racionalizar o uso do posto). Isso sim, seria importante clarificar e regulamentar.
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