Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por RS232CSerialUser » 06 jan 2022, 18:47

BrunoAlves Escreveu:
06 jan 2022, 14:52
RS232CSerialUser Escreveu:
06 jan 2022, 13:06
Nonnus Escreveu:
06 jan 2022, 05:57
... a Petrogal é que vai ficar a comandar a Galp e a ME dentro do grupo), esta a fazer mudanças e que não faz mais porque existem dois grandes entraves. O governo e o regulador.
Interessante
Já se sabia há algum tempo, os clientes Galp receberam um email na altura

viewtopic.php?f=24&t=8414
Nonnus Escreveu:
06 jan 2022, 05:57
... a Petrogal ... não faz mais porque existem dois grandes entraves. O governo e o regulador.
para ser mais explícito é isto que acho interessante: "existem dois grandes entraves. O governo e o regulador"

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3001
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por Nonnus » 07 jan 2022, 10:18

RS232CSerialUser Escreveu:
06 jan 2022, 18:47
para ser mais explícito é isto que acho interessante: "existem dois grandes entraves. O governo e o regulador"
Nada de novo. Afinal foram eles que quando a mente* que apresentou este modelo deram o aval. A parte estupida é depois de se ver que tem mais contras do que coisas a favor é não permitirem alterar o que esta mal. Deve ser uma questão de orgulho, digo eu. :lol:



* Não seria interessante conhecer a pessoa/pessoas que idealizaram o modelo único do mundo e perguntar se estão orgulhoso(s) desta bonita salganhada que é o modelo único? Sempre tive imensa curiosidade por explicações quando se faz algo desta dimensão mal feito e se consegue enterrar milhões nestas coisas.

Por exemplo o sr. que idealizou o sistema nacional de saúde é mencionado muitas vezes como algo único. Mais recentemente tivemos o caso do Vice-Almirante com a vacinação. Os Sr. que idealizaram o modelo único do mundo, err, nem se dignam a apresentar no curriculum que estiveram envolvidos nesta obra prima que todos conhecemos. Era logo motivo de exclusão. :lol: :lol:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 07 jan 2022, 22:25

Esta "obra prima" não é fruto de apenas uma mente brilhante, embora haja algumas mais relevantes. Esta trapalhada resultou de uma série de alterações e mexidas que foram sendo introduzidas por uns e outros interesses e por algumas tentativas de tentar endireitar a linha retirando algumas mordomias a alguns lobbies e compensando com outras.
Deu nisto, um monopólio blindado, que pelo facto de o ser vale milhões, e nestas condições é muito apetecível pelos grandes trutas.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2590
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 10 jan 2022, 22:51

Dentro da lógica do modelo tem-se assistindo ao incentivar das soluções tipo DPC, que pouco mais são do que PCN's privados.

Entre instalar num condomínio um DPC ou uma wallbox com registo de cartões e consumos parece não haver muita diferença, mas há.

Enquanto a wallbox estará a consumir energia residencial, o DPC estará a consumir energia da mobilidade eléctrica.
Embora os electrões não tenham cor há aqui uma diferença importante, a TAR.

No panorama actual até pode ser favorável pagar a TAR da ME em vez da residencial.

Mas andem 10 anos para a frente no futuro, quando a maioria da frota for de VE's.
O dinheiro que hoje vem dos impostos sobre os combustíveis vai passar a ser residual, onde acham que se pode ir buscar impostos de forma fácil?

Não me espantará se no futuro vier a haver tentativas de "Ilegalizar" o carregamento de VE's em tomadas domésticas :shock:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 10 jan 2022, 23:02

alexmol Escreveu:
10 jan 2022, 22:51
Não me espantará se no futuro vier a haver tentativas de "Ilegalizar" o carregamento de VE's em tomadas domésticas :shock:
Há uns tempos atrás escrevi que chegará o tempo em que os carros não tragam carregador interno AC ou seja opcional.

A maioria das pessoas quer carregar rápido, tal como agora fazem com gasolina/gasóleo/GPL/GNC, e não se incomodam com a deslocação propositada para fazer isso, pelo que vão aceitar facilmente não poderem carregar numa tomada.

O resto virá nos livros de História...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 10 jan 2022, 23:33

Enquanto for possível carregar em AC (e mesmo em DC com o aparecimento de soluções low cost), não vejo qualquer utilidade prática em proibir o carregamento fora da rede da ME. Seria impossível de controlar e profundamente injusto. Então não poderia carregar com a minha eletricidade 100% verde gerada com painéis fotovoltaicos?? Seria indefensável.

E com tantas outras possibilidades de taxar os veículos, seria muito estúpido comprar esta guerra com os UVE. A minha visão é que quando a cota de VE for suficientemente grande e sem necessidade de incentivos, teremos o aparecimento do IUC e do IA nos automóveis. O mais difícil é taxar proporcionalmente ao uso, pois quem usa mais, degrada mais as estradas, e por isso deveria pagar mais. Talvez um imposto anual com base nos km percorridos, não sei. Sim, haverá muita fraude possivelmente…
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2590
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 10 jan 2022, 23:39

mjr Escreveu:
10 jan 2022, 23:33
E com tantas outras possibilidades de taxar os veículos, seria muito estúpido comprar esta guerra com os UVE. A minha visão é que quando a cota de VE for suficientemente grande e sem necessidade de incentivos, teremos o aparecimento do IUC e do IA nos automóveis. O mais difícil é taxar proporcionalmente ao uso, pois quem usa mais, degrada mais as estradas, e por isso deveria pagar mais. Talvez um imposto anual com base nos km percorridos, não sei. Sim, haverá muita fraude possivelmente…
Já há países que cobram pelos kms feitos. Não é assim tão complicado.

A questão é que o aumentar da TAR da ME como forma de ir buscar mais impostos me parece muito tentadora (mesmo com a suposta independência de quem estabelece a TAR), e nesse sentido carregar um VE fora da rede pode ser considerado "fuga aos impostos".
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Filipe » 11 jan 2022, 11:46

mjr Escreveu:
10 jan 2022, 23:33
Enquanto for possível carregar em AC (e mesmo em DC com o aparecimento de soluções low cost), não vejo qualquer utilidade prática em proibir o carregamento fora da rede da ME. Seria impossível de controlar e profundamente injusto. Então não poderia carregar com a minha eletricidade 100% verde gerada com painéis fotovoltaicos?? Seria indefensável.

E com tantas outras possibilidades de taxar os veículos, seria muito estúpido comprar esta guerra com os UVE. A minha visão é que quando a cota de VE for suficientemente grande e sem necessidade de incentivos, teremos o aparecimento do IUC e do IA nos automóveis. O mais difícil é taxar proporcionalmente ao uso, pois quem usa mais, degrada mais as estradas, e por isso deveria pagar mais. Talvez um imposto anual com base nos km percorridos, não sei. Sim, haverá muita fraude possivelmente…
É por essas e que tais, que a única troca de veículo que prevejo no futuro, será por um OVNI 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2590
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 11 jan 2022, 12:01

Gostaria que alguém me explicasse, dentro do actual modelo, como é que vai funcionar o roaming com outros países usando cartões de carregamento.

No resto do mundo é assim:
Operador A faz acordo comercial com Operador B.
Operador A envia a lista dos seus cartões ao operador B que os passa a aceitar na sua rede e vice-versa.
Quando é feito um carregamento na rede do Operador A com cartão do Operador B o Operador A envia a "conta" para o Operador B e vice-versa.
Isto não é nada inovador, existe há muitos anos com os telemóveis e já existem (lá fora) plataformas específicas de roaming de mobilidade eléctrica que centralizam alguma informação evitando ter que fazer acordos com toda a gente.

Imaginemos agora que queremos fazer um acordo Portugal-Espanha.
Quem gere os cartões em Portugal são os CEME, por isso vamos imaginar que a Ecochoice faz um acordo comercial com a IBIL.

Os comerciais entendem-se quanto a preços e comissões e depois ?
Para os cartões da Ecochoice funcionarem na rede da IBIL é simples, enviam a lista de cartões e a IBIL insere-os no sistema passando os postos da IBIL a aceitar cartões da Ecochoice.
Para os cartões da IBIL funcionarem cá em Portugal é que parece mais complicado... wait for it!
A IBIL envia a lista de cartões à Ecochoice que os insere no sistema e os postos Mobi.e passam a aceitar cartões da IBIL certo?

Será assim tão simples?

Então e se a Prio também quiser fazer um acordo com a IBIL ?
Para os cartões da Prio funcionarem na rede IBIL é simples, já vimos.
Então e os cartões IBIL quando carregam em Portugal? A IBIL envia a lista de cartões à Prio mas os cartões já existem na Ecochoice!

Será que cada operador estrangeiro só poderá ter acordo com um CEME em Portugal?
Será que temos que meter a EGME ao barulho para gerir isto tudo (com a lendária competência e agilidade que a caracterizam) ?

Alguém me consegue explicar como é que o roaming vai funcionar ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Brunus » 11 jan 2022, 13:12

alexmol Escreveu:
11 jan 2022, 12:01
Gostaria que alguém me explicasse, dentro do actual modelo, como é que vai funcionar o roaming com outros países usando cartões de carregamento.

No resto do mundo é assim:
Operador A faz acordo comercial com Operador B.
Operador A envia a lista dos seus cartões ao operador B que os passa a aceitar na sua rede e vice-versa.
Quando é feito um carregamento na rede do Operador A com cartão do Operador B o Operador A envia a "conta" para o Operador B e vice-versa.
Isto não é nada inovador, existe há muitos anos com os telemóveis e já existem (lá fora) plataformas específicas de roaming de mobilidade eléctrica que centralizam alguma informação evitando ter que fazer acordos com toda a gente.

Imaginemos agora que queremos fazer um acordo Portugal-Espanha.
Quem gere os cartões em Portugal são os CEME, por isso vamos imaginar que a Ecochoice faz um acordo comercial com a IBIL.

Os comerciais entendem-se quanto a preços e comissões e depois ?
Para os cartões da Ecochoice funcionarem na rede da IBIL é simples, enviam a lista de cartões e a IBIL insere-os no sistema passando os postos da IBIL a aceitar cartões da Ecochoice.
Para os cartões da IBIL funcionarem cá em Portugal é que parece mais complicado... wait for it!
A IBIL envia a lista de cartões à Ecochoice que os insere no sistema e os postos Mobi.e passam a aceitar cartões da IBIL certo?

Será assim tão simples?

Então e se a Prio também quiser fazer um acordo com a IBIL ?
Para os cartões da Prio funcionarem na rede IBIL é simples, já vimos.
Então e os cartões IBIL quando carregam em Portugal? A IBIL envia a lista de cartões à Prio mas os cartões já existem na Ecochoice!

Será que cada operador estrangeiro só poderá ter acordo com um CEME em Portugal?
Será que temos que meter a EGME ao barulho para gerir isto tudo (com a lendária competência e agilidade que a caracterizam) ?

Alguém me consegue explicar como é que o roaming vai funcionar ?
Alexmol, não te canses demasiado com estas trivialidades. Só tens que ter fé de que tudo vai funcionar! :twisted:
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Responder

Voltar para “Carregamento”