Carregamento turístico em Espanha

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rimsilva » 07 mar 2022, 15:38

Pena que a experiência não tenha sido a melhor, foi de facto de grande coragem na 1ª grande viagem sair de Portugal ao fim da tarde :D

Sem nunca ter viajado de VE fora de Portugal, mas com base no que vou analisando da realidade das redes fora de Portugal. Espanha será um dos países a necessitar de maior investimento (sobretudo no Sul), no entanto a sua dimensão é incomparavel a Portugal.

A diversidade de aplicações em Espanha não é o melhor cenário (embora permita carregar de forma barata em redes como a Wenea, Iberdrola, Easycharger havendo também algumas alternativas gratis a nivel de "municipios"), sendo também possivel encontrar soluções que agrega algumas "redes", mas a preços bem puxadotes... Penso que será o oposto de Portugal, onde há "liberdade a menos" :lol:

Em Portugal aparentemente as coisas são muito mais simples, mas aqueles que têm VE desde a fase piloto sabem que não será bem assim, porque já passaram por situações dificeis de "apagões", cartões invalidos e faltas de comunicação que também não permitiam carregar o VE, isto já para não falar na complexidade dos preços de carregamento e sua incerteza por ser cobrado sobretudo ao minuto (nunca sabemos se a potência a ser debitada pelo posto é a total, se as tomadas podem estar a partilha potência, etc...)

Ainda se está numa fase de arranque, é de esperar que o futuro traga melhorias em todos os sentidos.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 07 mar 2022, 17:36

É pena que tenha tido essa experiência complicada. A minha primeira ida a Espanha foi puxadita devido à ausência de PCRs (incomparável com a que há agora). Mas apesar de ter de praticar velocidades moderadas para troços grandes, decorreu sem grandes chatices, tirando em Málaga um carregador não estar a funcionar com app e necessitar mesmo do token RFID para carregar no posto (que não tinha na altura).
Curiosamente, noutra viagem que fiz até Espanha, onde a minha viagem se atrasou imenso foi em Portugal, pois só havia um PCR em Évora e esteve ocupado 1h30 por um Tesla para carregar a bateria quase até 100%. De resto em Espanha foi sempre tudo sobre rodas, com uma só app para ir desde Bagajoz até La Manga, pela rota do sul de Castilla La Mancha.

bernardotlt
Mensagens: 13
Registado: 03 jan 2022, 23:12
Data de fabrico: 09 set 2021
Capacidade bateria: 77kw

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por bernardotlt » 08 mar 2022, 10:58

rnlcarlov Escreveu:
07 mar 2022, 17:36
É pena que tenha tido essa experiência complicada. A minha primeira ida a Espanha foi puxadita devido à ausência de PCRs (incomparável com a que há agora). Mas apesar de ter de praticar velocidades moderadas para troços grandes, decorreu sem grandes chatices, tirando em Málaga um carregador não estar a funcionar com app e necessitar mesmo do token RFID para carregar no posto (que não tinha na altura).
Curiosamente, noutra viagem que fiz até Espanha, onde a minha viagem se atrasou imenso foi em Portugal, pois só havia um PCR em Évora e esteve ocupado 1h30 por um Tesla para carregar a bateria quase até 100%. De resto em Espanha foi sempre tudo sobre rodas, com uma só app para ir desde Bagajoz até La Manga, pela rota do sul de Castilla La Mancha.
Complicado mas aprendi com a viagem e a próxima correrá melhor!!!!! Primeira aprendizagem é não contar com a bateria toda, carregar sempre antes de chegar aos 20%.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 08 mar 2022, 11:20

bernardotlt Escreveu:
08 mar 2022, 10:58
Complicado mas aprendi com a viagem e a próxima correrá melhor!!!!! Primeira aprendizagem é não contar com a bateria toda, carregar sempre antes de chegar aos 20%.
:lol: Luxos de baterias grandes. Comigo é muito frequente ir abaixo dos 20%. Olhando para a minha viagem à Catalunha, cheguei várias vezes com 18%, outra com 14%, outra com 12% (entre Saragoça e Lérida é puxadote com 28kWh de bateria)

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pedroribeiro » 14 mar 2022, 09:04

rnlcarlov Escreveu:
08 mar 2022, 11:20
bernardotlt Escreveu:
08 mar 2022, 10:58
Complicado mas aprendi com a viagem e a próxima correrá melhor!!!!! Primeira aprendizagem é não contar com a bateria toda, carregar sempre antes de chegar aos 20%.
:lol: Luxos de baterias grandes. Comigo é muito frequente ir abaixo dos 20%. Olhando para a minha viagem à Catalunha, cheguei várias vezes com 18%, outra com 14%, outra com 12% (entre Saragoça e Lérida é puxadote com 28kWh de bateria)
Para mim, Espanha é complicada para grandes viagens na eventualidade de termos problemas com o nosso Plano A. Como já disse aqui antes tive problemas algumas vezes e uma boa preparação teria-me evitado a perda de tempo.

Lição que aprendi (e isto funciona comigo mas não digo que seja aplicavél a todos): Plano A, B e C em papel comigo no carro. Andar a procurar em APPs com os filhos a stressar atrás dá barraca :D . Para exemplo, perdi uma vez 1.5hr em Palencia quando tinha um carregador em bom estado (e a caminho) a uns 40km em Torquemada....

Sempre a aprender....

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 14 mar 2022, 19:03

Claro, ir sempre com mais planos. Mas isso não se aplica só a Espanha. Já tive de aplicar planos B aqui em Portugal, algumas vezes esticando mesmo a autonomia ao limite devido a algum PCR estar desativado.
Durante a última viagem à Catalunha, acho que não houve nenhum sítio em que não tivesse outro carregador de recurso.

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pedroribeiro » 16 mar 2022, 16:34

Estação Ionity Briviesca: há várias pessoas a queixar-se de limitações graves de potencia neste novo site (abriu em Novembro 2021, penso eu).

Enviei msg à Ionity....a ver se me respondem

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por ruramos » 16 mar 2022, 16:57

Confirmo. carrega a 15kW. Ah, e o carregamento é gratuito enquanto está assim.
Usei no mês de fevereiro, e liguei para o apoio a reportar o problema, já está assim há muito tempo e deve continuar. :(

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pedroribeiro » 16 mar 2022, 17:08

ruramos Escreveu:
16 mar 2022, 16:57
Confirmo. carrega a 15kW. Ah, e o carregamento é gratuito enquanto está assim.
Usei no mês de fevereiro, e liguei para o apoio a reportar o problema, já está assim há muito tempo e deve continuar. :(
E eles disseram o porquê? 15kw de borla é bom se fôr à porta de casa ;-)

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por ruramos » 16 mar 2022, 17:11

pedroribeiro Escreveu:
16 mar 2022, 17:08
ruramos Escreveu:
16 mar 2022, 16:57
Confirmo. carrega a 15kW. Ah, e o carregamento é gratuito enquanto está assim.
Usei no mês de fevereiro, e liguei para o apoio a reportar o problema, já está assim há muito tempo e deve continuar. :(
E eles disseram o porquê? 15kw de borla é bom se fôr à porta de casa ;-)
nao disseram, apenas que ja estava identificado o problema e que iam tentar resolver rapidamente, mas e já está assim desde dezembro.

Responder

Voltar para “Carregamento”