Carregamento turístico em Espanha

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 21 fev 2022, 00:05

bernardotlt Escreveu:
20 fev 2022, 21:28
seria no carregamento perto de Sevilha num PCR de 50kw, porque na app da edp move on só vejo carregadores lentos e na electromaps vejo vários de 50 kw
Mas qual, ao certo? O eletromaps mostra todos os postos, mas não são assim tantos aqueles onde se carrega com a app. Em Sevilha há muitos PCRs de 50kW e um de 100kW. Os operadores que lá há são IBIL/Repsol, Iberdrola, Cargacoches, Place to Plug, Endesa...

bernardotlt
Mensagens: 13
Registado: 03 jan 2022, 23:12
Data de fabrico: 09 set 2021
Capacidade bateria: 77kw

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por bernardotlt » 23 fev 2022, 12:26

rnlcarlov Escreveu:
21 fev 2022, 00:05
bernardotlt Escreveu:
20 fev 2022, 21:28
seria no carregamento perto de Sevilha num PCR de 50kw, porque na app da edp move on só vejo carregadores lentos e na electromaps vejo vários de 50 kw
Mas qual, ao certo? O eletromaps mostra todos os postos, mas não são assim tantos aqueles onde se carrega com a app. Em Sevilha há muitos PCRs de 50kW e um de 100kW. Os operadores que lá há são IBIL/Repsol, Iberdrola, Cargacoches, Place to Plug, Endesa...
Não consegui encontrar nenhum em Sevilha de 100kw. Isso seria o ideal. O que tinha oensado usar era o da estção de serviço Ballenoil el arahal a caminho de Granada, que tem carregadores a 50kw e diz que dá para carregar com a APP electromaps. Obrigado

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rimsilva » 23 fev 2022, 13:51

bernardotlt Escreveu:
23 fev 2022, 12:26
rnlcarlov Escreveu:
21 fev 2022, 00:05
bernardotlt Escreveu:
20 fev 2022, 21:28
seria no carregamento perto de Sevilha num PCR de 50kw, porque na app da edp move on só vejo carregadores lentos e na electromaps vejo vários de 50 kw
Mas qual, ao certo? O eletromaps mostra todos os postos, mas não são assim tantos aqueles onde se carrega com a app. Em Sevilha há muitos PCRs de 50kW e um de 100kW. Os operadores que lá há são IBIL/Repsol, Iberdrola, Cargacoches, Place to Plug, Endesa...
Não consegui encontrar nenhum em Sevilha de 100kw. Isso seria o ideal. O que tinha oensado usar era o da estção de serviço Ballenoil el arahal a caminho de Granada, que tem carregadores a 50kw e diz que dá para carregar com a APP electromaps. Obrigado
Existe o da REPSOL de Gines.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 23 fev 2022, 18:30

bernardotlt Escreveu:
23 fev 2022, 12:26
Não consegui encontrar nenhum em Sevilha de 100kw. Isso seria o ideal. O que tinha oensado usar era o da estção de serviço Ballenoil el arahal a caminho de Granada, que tem carregadores a 50kw e diz que dá para carregar com a APP electromaps. Obrigado
É como disseram, o da Repsol de Gines através da app Waylet dá 100kW.

Esse do El Arahal é da Iberdrola, e como disse anteriormente não tenho bom feedback de usar o eletromaps com Iberdrola. Para postos da Iberdrola usa-se a app da Iberdrola.
Criar conta na app atualmente tem uma manhas, mas é exequível. Ao criar a conta vai pedir uma morada espanhola (mete-se por exemplo a da Iberdrola) e no final dos passos vai dar um erro. Mas depois telefona-se para o número da Iberdrola Smart Mobility que aparece na app e pede-se para eles ativarem a conta que minutos depois fica Ok.

bernardotlt
Mensagens: 13
Registado: 03 jan 2022, 23:12
Data de fabrico: 09 set 2021
Capacidade bateria: 77kw

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por bernardotlt » 24 fev 2022, 23:54

rnlcarlov Escreveu:
23 fev 2022, 18:30
bernardotlt Escreveu:
23 fev 2022, 12:26
Não consegui encontrar nenhum em Sevilha de 100kw. Isso seria o ideal. O que tinha oensado usar era o da estção de serviço Ballenoil el arahal a caminho de Granada, que tem carregadores a 50kw e diz que dá para carregar com a APP electromaps. Obrigado
É como disseram, o da Repsol de Gines através da app Waylet dá 100kW.

Esse do El Arahal é da Iberdrola, e como disse anteriormente não tenho bom feedback de usar o eletromaps com Iberdrola. Para postos da Iberdrola usa-se a app da Iberdrola.
Criar conta na app atualmente tem uma manhas, mas é exequível. Ao criar a conta vai pedir uma morada espanhola (mete-se por exemplo a da Iberdrola) e no final dos passos vai dar um erro. Mas depois telefona-se para o número da Iberdrola Smart Mobility que aparece na app e pede-se para eles ativarem a conta que minutos depois fica Ok.
Estou a ver a app da waylet e na repsol de gines nem me aparece nenhum carregador. Como será possivel. Se selecionar estações de serviços aparece a ES de GInes mas ao pesquisar PCR essa bomba desaparece do mapa.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rimsilva » 25 fev 2022, 13:09

bernardotlt Escreveu:
24 fev 2022, 23:54

Estou a ver a app da waylet e na repsol de gines nem me aparece nenhum carregador. Como será possivel. Se selecionar estações de serviços aparece a ES de GInes mas ao pesquisar PCR essa bomba desaparece do mapa.
Será um posto recente que ainda não aparece com "electrico" e só aperece com posto de combustivel ? É uma questão de os contactar...

jafsalves
Mensagens: 4
Registado: 16 dez 2021, 20:43
Data de fabrico: 01 jan 2022
Capacidade bateria: 82 Ah

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por jafsalves » 25 fev 2022, 21:38

Boa noite. Novo no que diz respeito a elétricos mas recente proprietário de 1 Skoda Enyaq 80.

Gostava de fazer 1 viagem a Madrid e gostava de saber se alguém fez e como fez os carregamentos. Vi na NET que na zona de Badajoz existem muitos carregadores públicos gratuitos até 50kwh. Depois só vi gratuitos nas zonas comerciais, mas parece que são a 3.7kwh. Será?
Mas também vi uns a 50kwh a .30/kW.
Toda a informação será bem vinda.

Obrigado

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 26 fev 2022, 03:49

O ideal é simular no abetterrouteplanner.com :ugeek:

Deves introduzir o teu VE e procurar as melhores opções
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 26 fev 2022, 18:58

jafsalves Escreveu:
25 fev 2022, 21:38
Boa noite. Novo no que diz respeito a elétricos mas recente proprietário de 1 Skoda Enyaq 80.

Gostava de fazer 1 viagem a Madrid e gostava de saber se alguém fez e como fez os carregamentos. Vi na NET que na zona de Badajoz existem muitos carregadores públicos gratuitos até 50kwh. Depois só vi gratuitos nas zonas comerciais, mas parece que são a 3.7kwh. Será?
Mas também vi uns a 50kwh a .30/kW.
Toda a informação será bem vinda.

Obrigado
Já fiz, tenho relatada a experiência no DB do meu Ioniq 28kWh. (
) Com um Skoda terá de fazer menos paragens.

Sem sair do caminho, em Badajoz existe um PCR de 50kW gratuito mesmo ao pé da A5, mediante a app ou chaveiro eletromaps. Depois parece existir mais um PCR gratuito dentro de Badajoz, mas pelo que leio está limitado a 25kW. Logo para não atrasar a viagem, caso o carregador gratuito esteja ocupado e seja necessário carregar, o melhor é usar o do McDonalds da Iberdrola uns 1000m mais à frente.
Oropesa é outro local que recomendo parar pois tem um hub de PCUR, PCR e PCN da Iberdrola. É mesmo à beira da auto-estrada, e se por alguma razão não conseguir usar do lado oposto existem carregadores da Wenea como backup.

A Iberdrola é dos operadores mais baratos no caminho, que seriam os tais 0,30€/kWh, só que graças ao amigo Putin aumentou para 0,39€/kWh.

bernardotlt
Mensagens: 13
Registado: 03 jan 2022, 23:12
Data de fabrico: 09 set 2021
Capacidade bateria: 77kw

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por bernardotlt » 06 mar 2022, 20:21

bernardotlt Escreveu:
24 fev 2022, 23:54
rnlcarlov Escreveu:
23 fev 2022, 18:30
bernardotlt Escreveu:
23 fev 2022, 12:26
Não consegui encontrar nenhum em Sevilha de 100kw. Isso seria o ideal. O que tinha oensado usar era o da estção de serviço Ballenoil el arahal a caminho de Granada, que tem carregadores a 50kw e diz que dá para carregar com a APP electromaps. Obrigado
É como disseram, o da Repsol de Gines através da app Waylet dá 100kW.

Esse do El Arahal é da Iberdrola, e como disse anteriormente não tenho bom feedback de usar o eletromaps com Iberdrola. Para postos da Iberdrola usa-se a app da Iberdrola.
Criar conta na app atualmente tem uma manhas, mas é exequível. Ao criar a conta vai pedir uma morada espanhola (mete-se por exemplo a da Iberdrola) e no final dos passos vai dar um erro. Mas depois telefona-se para o número da Iberdrola Smart Mobility que aparece na app e pede-se para eles ativarem a conta que minutos depois fica Ok.
Estou a ver a app da waylet e na repsol de gines nem me aparece nenhum carregador. Como será possivel. Se selecionar estações de serviços aparece a ES de GInes mas ao pesquisar PCR essa bomba desaparece do mapa.
Boa tarde, já fiz a minha viagem a Sierra Nevada. Para lá correu pior do que a minha expectativa. Fiquei com a ideia que Espanha está muito mal servida de cxarregadores, se compararmos com Portugal. O primeiro carregamento fiz em Badajoz no IOnity e correu bastante bem. Em Sevilha parei para jantar num Macdonalds onde os carregadores não funcionavam tendo perdido 25 minutos ao telefone com um funcionário que não conseguiu pôr O PCR a funcionar. Tive de arrancar para outro carregador com 20% de bateria não tendo a certeza se o carregador estaria funcional. Felizmente estava a funcionar. Carreguei para chegar ao próximo carregador PCUR da Wenea mas calculei mal e cheguei lá com 5% de bateria. Foi uma verdadeira aventura. A viagem de regresso correu melhor mesmo assim a primeira paragem em Sevilha onde queira ir às compras e jantar, a app da Repsol não estava a funionar.

A ida durou 11horas tendo chegado lá às 04h00 da manhã para acordar no dia seguinte às 08h00.

A rede de carregadores em Espanha na minha opinião é bastante deficiente (pelo menos no Sul) e a diversidade de apps para carregar não faz sentido nenhum. Em portugal é bem mais simples, conseguindo resolver tudo com um cartão.

O que melhor funcionou em Espanha foi mesmo a APP da EDP MoveON, funcionava em muitos carregadores.

Queria agradecer a todos as vossas dicas, que tenho a certeza que sem elas a aventura ainda teria sido maior!!!

Responder

Voltar para “Carregamento”