Carregamento turístico em Espanha

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pedroribeiro » 15 fev 2023, 15:46

rimsilva Escreveu:
12 fev 2023, 19:29


Portugal e Espanha sofrem de um grave problema, que é a sua "periferia" em relação à Europa, não percebo muito bem essa questão dos "fechados", uma vez que em Espanha se opera nos mesmos moldes do resto da Europa, apenas Portugal é que se vive numa "bolha" de CEME e EGMEs, etc...
Fechados no sentido em que não tens grande compatibilidade em algumas redes e por isso precisas de conta/cartão para as usares: Wenea, Zunder, a própria Repsol. Se calhar já não é assim porque já não os sigo há algum tempo mas era esse o tema. Na Bélgica há poucos sistemas "fechados" ou proprietários onde não se aceite o multicartão.

Abraço

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 15 fev 2023, 16:29

pedroribeiro Escreveu:
15 fev 2023, 15:46
Fechados no sentido em que não tens grande compatibilidade em algumas redes e por isso precisas de conta/cartão para as usares
Isso e a falta de regulação em relação aos preços cobrados por eMSP. O grande problema que vejo com o roaming em Espanha é que ele existe e existe até em bastantes postos, mas é impossível de usar por causa do custo.
Por exemplo temos postos Iberdrola que, pela app deles, se pagam a 0,45€/kWh, mas via eMSP fica perto de 1€/kWh e isso é fácil de ver se usarmos a Miio porque lá é claro qual é a parcela do CPO e qual a do eMSP.
Essa parte do problema vai ser resolvido pelo AFIR na medida em que obriga os CPO a cobrarem aos operadores de roaming o mesmo que cobram aos seus clientes em ad-hoc. Aliás, a própria legislação espanhola, aprovada no ano passado, já regula esta relação mas de forma pouco explícita infelizmente.
https://amme.com.pt/blogs/news/real-decreto-espanha
Art. 8º - Acuerdos de interoperabilidad.

El operador del punto de recarga y la empresa proveedora de servicios de movilidad podrán suscribir acuerdos de interoperabilidad que permitan la prestación de servicios de recarga energética de vehículos eléctricos de forma eficiente y a mínimo coste para el propio usuario y para el sistema eléctrico.
Estos acuerdos de interoperabilidad se suscribirán sobre la base de la transparencia y no discriminación entre los sujetos participantes en la prestación de servicios de recarga energética de vehículos. (...)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pedroribeiro » 07 jul 2023, 11:06

Ionity Briviesca, a funcionar finalmente

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pbaptista » 05 nov 2023, 20:18

Entretanto recebi um email da Enel X Way (uma das 13 apps que tive que instalar até agora para andar em Espanha):
Dear Customer,

We would like to inform you that starting from 14 November 2023,
you will no longer be able to locate and activate public charging stations outside Italy through our Enel X Way App.
Nevertheless, our App will still allow you to charge your electric vehicle at home on your Enel X Way Waybox.
We recommend contacting other local operators to continue charging on public infrastructures in your Country and across Europe.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Responder

Voltar para “Carregamento”