Regime económico -financeiro da actividade de operação de p

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Regime económico -financeiro da actividade de operação de p

Mensagem por ruimegas » 01 jun 2011, 23:31

Regime económico -financeiro da actividade de operação de pontos de carregamento - Portaria n.º 180/2011 de 2 de Maio

Convém saber...

"O regime jurídico da mobilidade eléctrica, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 39/2010, de 26 de Abril, prevê no n.º 6 do artigo 5.º que a fixação da remuneração do operador de pontos de carregamento se encontra sujeita, durante um período transitório, a um regime económico -financeiro estabelecido mediante regulamentação administrativa.
Concretizando a previsão, o n.º 2 do artigo 18.º do citado Decreto -Lei n.º 39/2010, de 26 de Abril, determina que a remuneração devida ao operador de pontos de carregamento como contrapartida pela utilização dos pontos de carregamento por si explorados seja fixada, durante um período transitório, por portaria do membro do Governo responsável pela área da energia.
Essa remuneração deve, em conformidade com o n.º 3 da aludida disposição legal, ser fixada com vista a possibilitar, exclusivamente através e com dependência do pagamento das contrapartidas suportadas pelos utilizadores de veículos eléctricos, o equilíbrio económico e financeiro da actividade de operação de pontos de carregamento, em condições de uma gestão eficiente, de acordo com um modelo de retorno sobre a base de activos relevantes e
de adequação da remuneração aos custos. Não obstante, admite -se que, durante a execução da rede piloto da mobilidade eléctrica, a remuneração seja fixada sem que tal desiderato esteja plenamente alcançado.
A esta luz, a presente portaria estabelece o regime de remuneração da actividade de operação de pontos de carregamento em função da categoria de pontos de carregamento relevante, distinguindo o tratamento remuneratório dos pontos de carregamento normal localizados em locais públicos ou privados de acesso público em relação ao dos pontos de carregamento rápido.
Neste quadro, são fixados os princípios fundamentais de remuneração e definido um modelo remuneratório baseado no valor de energia consumida, autorizando -se, porém, os operadores de pontos de carregamento a beneficiarem de uma remuneração diferenciada após a conclusão do carregamento de baterias de veículos eléctricos.
Em conformidade com os princípios de remuneração e com o modelo remuneratório definido, o presente diploma procede ainda à fixação das fórmulas de cálculo a que deverá obedecer a determinação das tarifas de serviço que visam remunerar os operadores de pontos de carregamento.
O regime remuneratório dos pontos de carregamento normal localizados em locais públicos ou privados de acesso público e dos pontos de carregamento rápido aplicável durante a execução da rede piloto da mobilidade eléctrica é estabelecido com base num conjunto de pressupostos materiais tidos por adequados e conformes com os objectivos prosseguidos nessa fase, sendo desde já definidas as tarifas de serviço máximas para remuneração da actividade de operação de pontos de carregamento durante esse período.
Finalmente, define -se ainda o montante máximo anual a auferir pelos operadores de pontos de carregamento, até 31 de Dezembro de 2012, pela operação e manutenção de pontos de carregamento de acesso privativo em prédios urbanos para fins habitacionais. (Continua...)"

Em: http://dre.pt/pdf1sdip/2011/05/08400/0250102505.pdf
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”