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Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 05 nov 2021, 00:53
por BrunoAlves
mjr Escreveu:
04 nov 2021, 21:47
Mas para mim o importante aqui é o conceito:
Achas que o conceito é dissociável da realidade prática que o viabiliza?
Eu entendo que o conceito é correcto, desde que implementado sem restrições e em condições de igualdade para todos. No meu (e aparentemente nosso) entendimento isso seria conseguido com múltiplos postos muito lentos, adequados a utilização longa e que, tendencialmente (mas não exclusivamente claro) excedam a procura.

Não existindo essa realidade a opinião é que sendo a oferta de forma geral muito inferior à procura (tomando como exemplo prático a situação de MG só porque foi discutido aqui - UM posto de 2x22kW a servir milhares de pessoas em época de férias) devia aplicar-se o mesmo conceito?

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 05 nov 2021, 08:41
por alexmol
Ha muitas pessoas que trabalham por turnos e saem às 00h00, em princípio colocarão o carro à carga entre a meia noite e a uma da manhã.

Que percentagem dos carregamentos em PCN em zona residencial será iniciada entre a 01h00 e as 07h00 ?

Olhando para a mobilidade eléctrica como um bem comum, devemos sacrificar:

A. As pessoas que precisam de iniciar a carga em zona residencial entre a 01h00 e as 07h00

B. As pessoas que não têm garagem e por não poderem deixar o carro comodamente a carregar de noite no PCN local não vão mudar para veículo eléctrico

:?:

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 05 nov 2021, 10:54
por rimsilva
BrunoAlves Escreveu:
05 nov 2021, 00:53
mjr Escreveu:
04 nov 2021, 21:47
Mas para mim o importante aqui é o conceito:
Achas que o conceito é dissociável da realidade prática que o viabiliza?
Eu entendo que o conceito é correcto, desde que implementado sem restrições e em condições de igualdade para todos. No meu (e aparentemente nosso) entendimento isso seria conseguido com múltiplos postos muito lentos, adequados a utilização longa e que, tendencialmente (mas não exclusivamente claro) excedam a procura.

Não existindo essa realidade a opinião é que sendo a oferta de forma geral muito inferior à procura (tomando como exemplo prático a situação de MG só porque foi discutido aqui - UM posto de 2x22kW a servir milhares de pessoas em época de férias) devia aplicar-se o mesmo conceito?
Concordo.

Acho há conceitos que só fazem sentido em determinados contextos ou momentos, aplicar conceitos de forma "cega" pode dar mau resultados e infelizmente a ME em Portugal é fertil nesse campo.

A mobilidade eléctrica não é para todos, mas terá de ir alargando a sua oferta para chegar a cada vez mais pessoas, quer seja rede de carregamento, modelos de VEs ou preços de compra mais baixos.

Em vez de dizer que se está a impedir quem não tem garagem de ter carro, podemos dizer que ainda não chegou o momento de TODOS os que não têm garagem de poderem ter VE, até porque não é a falta de garagem que impede ter VE, mas a falta de rede ou do tipo de utilização da rede que se pretende fazer.

Para mim mais importante que o conceito é o momento e hoje ainda não é o momento porque a rede é deficitária para o que se pretende.

Concordo também que a multiplicação dos postos lentos seria o ideal, mas é algo que necessita de ser pensado e excecutado, enquanto que a "partilha" e rentabilização de PCN já existentes em parque de estacionamento camarários é algo que já se poderia ter aproveitado e assim era win-win.

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 05 nov 2021, 11:21
por Nonnus
Numa realidade completamente diferente de quem vive em grandes cidades o não ter garagem não é impeditivo de ter VE. Não tenho garagem e tenho VE a 4 anos. O meu carro carrega na via pública. Claro que tenho a sorte de ter bons vizinhos que desde que tenho VE não estacionam em frente a minha casa. Sempre que vem um vizinho novo tenho o cuidado de pedir que não estacionem naquele lugar porque tenho um VE. O único problema que tenho é quando vem alguém de fora da rua e estaciona em frente a minha casa. Ainda assim sempre consegui carregar o carro.

Mais uma vez não podemos generalizar, porque mesmo sem garagem é possível ter um VE.

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 05 nov 2021, 14:50
por mjr
BrunoAlves Escreveu:
05 nov 2021, 00:53
mjr Escreveu:
04 nov 2021, 21:47
Mas para mim o importante aqui é o conceito:
Achas que o conceito é dissociável da realidade prática que o viabiliza?
Eu entendo que o conceito é correcto, desde que implementado sem restrições e em condições de igualdade para todos. No meu (e aparentemente nosso) entendimento isso seria conseguido com múltiplos postos muito lentos, adequados a utilização longa e que, tendencialmente (mas não exclusivamente claro) excedam a procura.

Não existindo essa realidade a opinião é que sendo a oferta de forma geral muito inferior à procura (tomando como exemplo prático a situação de MG só porque foi discutido aqui - UM posto de 2x22kW a servir milhares de pessoas em época de férias) devia aplicar-se o mesmo conceito?
Para mim aqui estamos a discutir o conceito, que é obviamente o primeiro passo num processo decisório. Depois são discutidas as particularidades e afinações a esse conceito inicial.

Pelo que tinha entendido da tua argumentação inicial, esse conceito abstrato estava colocado à partida como não desejável. Não sendo assim, ótimo.

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 05 nov 2021, 15:27
por BrunoAlves
Ahhhhh :mrgreen:
Não, claro que sou favorável ao conceito. Aliás, nas muitas discussões havidas sobre o modelo por mais de uma vez disse que postos de baixa potência na rede pública são uma caridade feita pelos operadores e que a única forma de estas pessoas poderem ter acesso a carregamentos baratos (ao nível do que temos em casa, mesmo não considerando bi-horario) seria com tomadas ou postos fora da rede pública, com um sobrecusto associado ao estacionamento.
Neste princípio, claro que ter o ponto/posto de carregamento ocupado todo o tempo é perfeitamente viável.

O que não concordo é generalizar para todos os PCN (mesmo a sugestão de 11kW parece-me uma alarvidade, afinal são mais de 100kWh em 10h de "sono") e para a realidade actual.
Edit: a discussão iniciou-se na alteração à legislação italiana que é actual, daí a minha opinião. Em conceito claro que sim, com o que se conhece actualmente, nem pensar nisso.
BrunoAlves Escreveu:
05 nov 2021, 00:53
Eu entendo que o conceito é correcto, desde que implementado sem restrições e em condições de igualdade para todos
☝️

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 06 nov 2021, 20:11
por mjr
A realidade atual é que praticamente só em Lisboa com os velhinhos postos da rede pública inicial é que faz sentido esta situação. Tenho 4 postos de 3.6kW perto de minha casa (Porto) numa zona residencial, onde também faria sentido.

Mas o processo legislativo tem de ser geral e abstrato, pelo que será necessário definir as condições, nomeadamente:

- Potência máxima (Para mim 11kW seria adequado para os atuais veículos de 60+kW.h, mas não me choca limitar a menos...).
- Horário (talvez encurtar o horário para algo tipo 1h-8h, para evitar que liguem os VEs sem necessidade de carga e que terminam em 1h ou 2h).
- Tipo de locais (via pública apenas? ou também locais privados?)

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 09 nov 2021, 17:58
por Erbium
pemifer Escreveu:
03 nov 2021, 20:44
Para se ter razão, vale tudo!
Onde é que eu disse que podia deixar o carro as horas que quisesse desde que fossem as horas em que eu estou a dormir?
Aqui?
pemifer Escreveu:
01 nov 2021, 01:10
O meu pai tinha uma máxima em relação a lavar o carro, dizia sempre, "o carro é meu escravo, eu não sou escravo do carro".
O que tu, e outras pessoas, pretendem é que sejamos escravos da mobilidade elétrica, nem sequer podemos dormir uma noite descansados.
Um carro agarrado a um PCN à noite é para lá ficar até de manhã, é um conceito simples de entender.

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 13 nov 2021, 17:11
por JLMF
Os recursos, normalmente ou artificialmente, são sempre escassos, requerem uma gestão constantemente dinâmica e adaptativa.

Na gestão de recursos e ponderando o fim a que se destinam vamos retirando da short list as variáveis passíveis e possíveis de introduzir na equação.
É o que se passa no estacionamento em locais densos, durante o dia tarifa plena por unidade de tempo, durante a noite gratuitidade ou tarifa inferior em períodos consecutivos, na generalidade.
Estaremos a introduzir na equação, no período da noite, uma das variáveis que durante o dia fica de fora que é um tipo de comodidade individual do utilizador e esta variável introduzida não prejudica o fim inerente, o estacionamento e sua rotatividade.

Nos postos de recarga, que são hoje e serão ainda muito escassos e enquanto assim for, não deverá entrar na equação, em minha opinião, a variável da comodidade individual relativa ás horas noturnas ficando por enquanto assegurado que o fim único e objetivo de recarregamento nunca seja impedido por um outro critério ou variável; será, enquanto e onde a elevada escassez se verificar, o utilizador a adaptar-se á oferta e não o contrário, logicamente, permitindo-se uma otimização do recurso em detrimento eventual de uma comodidade individual, pelo menos até se verificar ausência de procura ao longo do período noturno que se traduza em desnecessária garantia de rotatividade e possibilidade de contemplação da referida variável de comodidade individual na equação de oferta do serviço.

Embora seja esquecido amiúde, existe uma percentagem enorme, maior que o frequentemente estimado, de pessoas que trabalham, estudam, investigam ou tem outra ocupação fora do tradicional horário 9/17 ou parecido e que são estes, mesmo ainda (por enquanto) em minoria, que imperativamente necessitam de utilização de veiculo particular por inexistência absoluta de oferta de transportes públicos quando entram ou saem das suas ocupações á meia noite ou ás quatro ou cinco da manhã, por exemplo.

Sem relevância, visto estarmos perante uma "gestão" Estatal, que não se enquadra nos princípios básicos mesmos de Gestão. Estivéssemos em domínio exclusivamente privado e seria o mercado, a livre concorrência e a oferta e procura a determinarem o modo de funcionamento de cada agente económico com a objetividade de busca de um melhor equilíbrio entre o lucro e a qualidade do serviço prestado. Não tendo os OPC liberdade de comércio desconheço se terão mesmo possibilidade legal de otimizar a sua oferta e acesso ás ferramentas para tal necessárias.

Die Autos sollten nur während des Ladevorgangs an der Ladesäule stehen. Nach Beendigung des Ladevorgangs soll die Ladesäule wieder für andere freigemacht werden. Darauf zielt die Ahndung dieses Verstoßes durch ein Bußgeld ab. An einer Tankstelle würde auch niemand auf die Idee kommen, nach dem Tanken an der Zapfsäule zu parken und seine Einkäufe zu erledigen. Diese Selbstverständlichkeit muss auch für die Ladesäulen gelten.“

Os carros só devem permanecer na estação de carregamento durante o processo de carregamento. Após a conclusão do processo de carregamento, a estação de carregamento deve ser disponibilizada novamente para outras pessoas. Este é o objetivo de punir esta violação com a aplicação de multa. Em um posto de gasolina, ninguém pensaria em estacionar na bomba depois de reabastecer e fazer suas compras. É claro que esta questão também se aplica às estações de carregamento. "


Bußgeld droht – Ladesäulen für E-Autofahrende freihalten
https://presse.ace.de/pressemitteilunge ... reihalten/

Alemanha multará elétricos que ocupem indevidamente pontos de carga
https://pplware.sapo.pt/motores/alemanh ... regamento/

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 17 nov 2021, 17:10
por rimsilva
@JLMF

Perfeito, não poderia estar mais de acordo.