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Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 17 set 2020, 19:04
por mjr
O problema de alguns cartões não darem estava a ser resolvido ontem e hoje. Eles andam atentos às redes sociais...

Tive um problema com um cartão virtual recorrente MBWay que foi adicionado com sucesso mas depois não fez a cobrança do valor, ficando a conta bloqueada. Eles não conseguiram resolver o problema, pelo que adicionei outro cartão virtual (neste caso Revolut) e já funcionou perfeitamente. Há aqui algumas afinações a fazer da parte do operador que faz a cobrança, SIBS e instituições de crédito.

Ainda hoje à conversa na inauguração do hub surgiu a discussão do modelo e como o negócio dos CEMEs para eles é de peanuts. Muito risco (de crédito dos clientes, que consomem primeiro e pagam depois) e margens extremamente reduzidas (subtraindo à parte do CEME a TAR e o custo da energia). Enfim... opiniões! Que por acaso é também a minha...

Sobre o preço PCN vs PCR, para eles o custo principal de longe foi a da colocação da potência no local e obras. O custo dos postos é uma pequena fração do CAPEX total. Por isso o custo do kW.h é praticamente igual em PCR e em PCN, quando se aproveita a potência ao máximo.

BTW eles fizeram um pequeno truque no tarifário. Carros com 11kW de potência entram no escalão dos 17kW, pelo que devem se possível baixar a potência no carro para menos de 10kW (idealmente 9,9kW :D ).

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 17 set 2020, 22:43
por Apr
Instalei a app sem problema, a iniciativa é excelente e as regras de carregamento / preço é muito bem pensada.

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 18 set 2020, 01:40
por RS232CSerialUser
BrunoAlves Escreveu:
17 set 2020, 12:57
...
Mesmo assim, acho que a discussão da legalidade terá a ver com a definição do espaço privado de acesso privado e não com a descrição do serviço. A Tesla também tem carregadores em locais que de acesso privado pouco terão (se calhar todos menos Alcantarilha e Montemor cabem nesta descrição).
...
Os meus dois cêntimos, se é que ajuda:
- Alcantarilha tem una cancela física de acesso;
- Montemor tem uma cancela física de acesso;
- Guarda tem um portão físico de acesso;
Fátima:
- Pode aqui colocar uma cancela de acesso?
- Quando me apetecer, pode ser já hoje, o espaço é meu
Alcácer:
- Pode aqui colocar barreira física de acesso?
- O espaço é meu, privado, é quando eu quiser...
Mealhada, Ribeira de Pena, seguem o mesmo padrão, acesso privado. Até no Ikea de Loulé mais do que uma vez o acesso esteve barrado, só deixam entrar quem quiserem.
Não existir uma barreira física instalada é só porque o dono assim o entende, o regime de acesso privado é o mesmo; a barreira nao está lá agora? É só quererem e instalam amanhã

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 18 set 2020, 02:01
por BrunoAlves
Certo, e pela mesma ordem de ideias quando quiserem põem ali uma cancela (ali, no parque do continente). Também concordas que nalguns locais Tesla essa "facilidade" é pouco prática, olha balizar Alcácer com cancelas :mrgreen:

Daí que para mim, a haver alguma questão legal, terá a ver com a definição de "espaço privado de acesso privado" e não com a operação dos postos.
mjr Escreveu:
17 set 2020, 19:04
Muito risco (de crédito dos clientes, que consomem primeiro e pagam depois)
Estou em crer que esse tempo entre o consumo e o pagamento não é culpa nem desejo dos utilizadores :mrgreen:

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 18 set 2020, 02:22
por RS232CSerialUser
Assim de cor os continentea que conheço ou já têm portões ou é fácil lá colocar alguma barreira.
Mais barreiras tinha que levar o Ikea de Loulé do que Alcácer!
Alguns dos donos dos locais são advogados, sabem-na toda ;)

Edit: em rigor Alcácer é simples, 3 cancelas faz a festa, Montemor tem 2, muitas mais teria q levar Loulé mas já várias vezes barraram e sem cancelas, e inclusivamente barraram-me acesso aos carregadores mobi.e
Edit2: as perguntas / respostas que indiquei não são fictícias

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 18 set 2020, 09:05
por jfr2006
mjr Escreveu:
17 set 2020, 19:04
Muito risco (de crédito dos clientes, que consomem primeiro e pagam depois)
Deve ser por isso que a Galp passou 3 meses para me mandar uma factura... :roll: :roll: :roll:

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 18 set 2020, 09:56
por marcopns
jfr2006 Escreveu:
18 set 2020, 09:05
mjr Escreveu:
17 set 2020, 19:04
Muito risco (de crédito dos clientes, que consomem primeiro e pagam depois)
Deve ser por isso que a Galp passou 3 meses para me mandar uma factura... :roll: :roll: :roll:
Isso é apena uma das muitas ineficiências acrescentadas pelo próprio sistema. Eu como utilizador prefiro pagar no momento.

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 18 set 2020, 11:43
por frankesousa
marcopns Escreveu:
18 set 2020, 09:56
Isso é apena uma das muitas ineficiências acrescentadas pelo próprio sistema. Eu como utilizador prefiro pagar no momento.
Isso não é problema do "sistema", é apenas falta de competencia da entidade gestora se não já teriamos isso desde o 1º dia!

Tudo é possível quando há vontade, e parece não haver nenhuma, ou melhor, há vontade de atrasar a ME em muitas entidades envolvidas infelizmente.

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 18 set 2020, 11:49
por FullElectric
mjr Escreveu:
17 set 2020, 19:04
...
Ainda hoje à conversa na inauguração do hub surgiu a discussão do modelo e como o negócio dos CEMEs para eles é de peanuts. Muito risco (de crédito dos clientes, que consomem primeiro e pagam depois) e margens extremamente reduzidas (subtraindo à parte do CEME a TAR e o custo da energia). Enfim... opiniões! Que por acaso é também a minha...
Ou seja, este brilhante modelo afinal não interessa a ninguém...

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 18 set 2020, 12:37
por rimsilva
mjr Escreveu:
17 set 2020, 19:04


Sobre o preço PCN vs PCR, para eles o custo principal de longe foi a da colocação da potência no local e obras. O custo dos postos é uma pequena fração do CAPEX total. Por isso o custo do kW.h é praticamente igual em PCR e em PCN, quando se aproveita a potência ao máximo.
...
Interessante isto leva-me a uma antiga "discussão", muito antes do inicio do pagamentos dos carregamento, em que se dizia que os preços tinham de ser bem superiores a estes do continente e que eu refutava, desde que não existisse a "ganância" de tudo querer em pouco tempo... Afinal mesmo com um CAPEX elevado, ainda é possivel um preço competitivo, bem inferior à média que se verifica na rede publica....

Relativamente ao custo por kWh, com as devidas distância e proporções, não é nada de novo em relação ao que, por exemplo, a Galp implementou nos postos concessionados da rede piloto, aproveitando a potência maxima dos postos, o custo kWh é equivalente (desde o posto de 3,7 kW até ao de 22 kW).