Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos
Enviado: 11 out 2020, 21:38
Há quem fale muito por aqui...de barriga cheia...
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alexmol Escreveu: ↑11 out 2020, 21:26Isso tudo estaria certo se fosse um investimento privado.t3lmo Escreveu: ↑11 out 2020, 15:10A localização dos hubs está indexada à densidade de população e procura de locais de carregamento.
Estas só se souberam porque a UVE achou por bem divulgar ao contrário de todos os outros que só fizeram copy&paste de um comunicado.
Mas inconcebível mesmo é quem não quer ver onde existe necessidade de carregamento eminente, e onde a taxa de utilizadores de veículos elétricos cresce de forma exponencial todos os meses.
Se existe necessidade de carregamento eminente nessas zonas então existe potencialidade para o negócio do carregamento ser rentável.
Deixem o mercado funcionar pois nessas zonas existem condições para tal.
Já nas zonas do interior não existe possibilidade de um hub de carregamento ser um negócio rentável. É aí que deve entrar o dinheiro público.
Eu pago impostos e gostaria de os ver realmente aplicados na diminuição das assimetrias regionais.
Claro... há muito boa gente a incentivar e a aplaudir estes concursos para as zonas onde há muitos VE. Os nossos impostos pagam os investimentos e depois virá alguém explorar os equipamentos
Os impostos, em minha opinião, devem servir para reduzir as assimetrias regionais em setores onde não há receitas, educação pública, saúde pública, prestações sociais justas e de inclusão social, política de habitação, comunicações, acesso a serviços públicos e essenciais, etc., não em forma de helicóptero distribuidor mas de forma planeada, consensual e transparente. Serão em simultâneo os diversos impostos menores onde estas assimetrias se verificam negativamente.FullElectric Escreveu: ↑12 out 2020, 00:48alexmol Escreveu: ↑11 out 2020, 21:26Isso tudo estaria certo se fosse um investimento privado.t3lmo Escreveu: ↑11 out 2020, 15:10A localização dos hubs está indexada à densidade de população e procura de locais de carregamento.
Estas só se souberam porque a UVE achou por bem divulgar ao contrário de todos os outros que só fizeram copy&paste de um comunicado.
Mas inconcebível mesmo é quem não quer ver onde existe necessidade de carregamento eminente, e onde a taxa de utilizadores de veículos elétricos cresce de forma exponencial todos os meses.
Se existe necessidade de carregamento eminente nessas zonas então existe potencialidade para o negócio do carregamento ser rentável.
Deixem o mercado funcionar pois nessas zonas existem condições para tal.
Já nas zonas do interior não existe possibilidade de um hub de carregamento ser um negócio rentável. É aí que deve entrar o dinheiro público.
Eu pago impostos e gostaria de os ver realmente aplicados na diminuição das assimetrias regionais.
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Sem duvida. É uma fustração para quem acredita na ME eléctrica, ver este tipo de situações a acontecer umas atrás das outras.alexmol Escreveu: ↑11 out 2020, 21:26Isso tudo estaria certo se fosse um investimento privado.t3lmo Escreveu: ↑11 out 2020, 15:10A localização dos hubs está indexada à densidade de população e procura de locais de carregamento.
Estas só se souberam porque a UVE achou por bem divulgar ao contrário de todos os outros que só fizeram copy&paste de um comunicado.
Mas inconcebível mesmo é quem não quer ver onde existe necessidade de carregamento eminente, e onde a taxa de utilizadores de veículos elétricos cresce de forma exponencial todos os meses.
Se existe necessidade de carregamento eminente nessas zonas então existe potencialidade para o negócio do carregamento ser rentável.
Deixem o mercado funcionar pois nessas zonas existem condições para tal.
Já nas zonas do interior não existe possibilidade de um hub de carregamento ser um negócio rentável. É aí que deve entrar o dinheiro público.
Eu pago impostos e gostaria de os ver realmente aplicados na diminuição das assimetrias regionais.
É exatamente devido ao Portugal a duas velocidades (litoral e o resto) que ainda uso, mais do que seria expectável nesta altura, a carrinha diesel.rimsilva Escreveu: ↑12 out 2020, 11:04
Será assim tão dificil perceber que é dificil ir do litoral ao interior (e vice-versa) e que por esse motivo os VE's ficam em casa para se continuar a poluir?
Não conseguem olhar para a forma como a rede de carregamento vai crescendo em Espanha (or exemplo)? Não percebem que a localização dos postos da Ionity (que até é uma entidade privada) é feita em função da cobertura do pais como um todo e não se a cidade A ou B tem mais VEs...
Apesar de ser importante mais postos, sou da opinião que acima de tudo está o interesse do país e que por isso, este concurso deveria ser questionado por quem de direito.
Da minha parte vou tentar que isso aconteça.
Essa visão esta completamente errada e pouco refletida.LAbreu Escreveu: ↑12 out 2020, 23:19Meus caros, por PCR no interior não serve quem mora no interior que usa VE (aqui posso falar por conhecimento, dado ser dos poucos habitantes que mora a mais de 50 kms a partilhar experiencia neste forum).
Para mim um PCR no interior para nada serve quando viajo mais que a autonomia do carro (que é raro no meu caso), preciso é deles nas grandes vias e na costa. Os PCR no interior servem para quem VEM do litoral e vai precisamente PARA o interior.
Não percebeste: eu MORO no interior. Não moro a mais de 50km de PCR ( tenho Celorico s 25kms, agora Covilhã a 50, Vilar formoso a 75 kms e moro a 20 kms de um supercharger ... Daqui a uns tempos vou ter o PCR da AE, e tudo relativamente pouco utilizado. Quem vos dera algo assim.).Nonnus Escreveu: ↑13 out 2020, 02:23Essa visão esta completamente errada e pouco refletida.LAbreu Escreveu: ↑12 out 2020, 23:19Meus caros, por PCR no interior não serve quem mora no interior que usa VE (aqui posso falar por conhecimento, dado ser dos poucos habitantes que mora a mais de 50 kms a partilhar experiencia neste forum).
Para mim um PCR no interior para nada serve quando viajo mais que a autonomia do carro (que é raro no meu caso), preciso é deles nas grandes vias e na costa. Os PCR no interior servem para quem VEM do litoral e vai precisamente PARA o interior.
Se percebo és dos poucos que estas a mais de 50km de um PCR? Se calhar não és! Eu tenho 5 PCR´s a volta da minha localidade e todos a mais de 50km (Évora, Alcacer AE, Alcacer Lidl, Palmela AE, Setúbal (no cu de judas), e eu nem estou no interior. Um PCR não serve só para quem se desloca a localidade x ou y, num caso extremo serve também em caso de emergência carregares o teu carro para fazer uma viagem maior.
Ao dizeres que um PCR no interior não serve o interior é uma visão muito pouco refletida. Então se eu optar por fazer uma viagem pelo interior e parar para dormir e comer numa localidade no interior estou a beneficiar quem? O litoral!? Os grandes centros urbanos!?
Se eu tiver uma empresa no litoral e clientes no interior e os quiser visitar durante o horário de expediente. Como é que faço? Compro um carro a diesel como todos os outros, correto? Maiores gastos, como consequência produtos/serviços mais inflacionados.
Ainda à dois fim de semanas fiz uma viagem de 500km sempre por estradas nacionais parei duas vezes (ida e volta) no PCR do Intermarché de Castro Verde, das duas vezes fiz compras nesse mesmo estabelecimento. Beneficiei quem? Se este PCR não existisse sabes quem é que eu ia beneficiar? A Brisa.
Tu tens um carro que faz 380km com uma carga o que faz com que não precises tanto de um PCR nas tuas deslocações, mas pensa naqueles que tem carros que fazem 200km com uma carga (para não dizer 150km), e que como todos os outros querem usar o carro para fazer viagens de norte a sul sem ser obrigado a andar por AE, ou pelos grandes centro urbanos.
Um PCR no interior é mais que um ponto de carregamento, é combater a desertificação e as desigualdades, é fazer com que pessoas como eu possam viajar pelo país longe dos grandes centros urbanos.
Como és "novo" neste mundo dos VE´s e tens um carro com uma autonomia considerável se calhar nunca tiveste conhecimento da realidade de alguns membros deste fórum, que têm, por exemplo um Leaf de 24 com alguma degradação e querem vir de Lisboa ao Monte Selvagem (Lavre) e simplesmente não conseguem, porque não há um PCR que permita fazer a viagem com algum conforto(leia-se em poucas horas). Outro exemplo, pega num simulador de viagens de carros elétricos e tenta fazer o planeamento de uma viagem pela Nacional2 (a maior estrada da Europa) de norte a sul ou vice-versa e vê o quanto é difícil conseguires fazê-lo com um carro com autonomia de 200km em vários dias. Basta haver um hotel que não te permita carregar o carro e diz adeus a tua road trip pela Nacional 2.
Reflete melhor sobre o que é um Ponto de carregamento no interior e vais ver que é muito mais do que parece a primeira vista.