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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 09 set 2019, 22:25
por migle
caz Escreveu:
09 set 2019, 07:31
E em espaços de acesso público não se poderia existir diferenciação de preços consoante as marcas.
Lá vamos nós aos espaços de acesso público... Se há um parque de estacionamento em terreno privado, porque motivo vamos fazer essa exigência? Não é suficientemente bom que esse equipamento exista? Isso é mais uma vez insistir que Tesla e todas as outras redes que só fazem sentido se não estiverem ligadas à Mobi.E atrás de cancelas.
jfr2006 Escreveu:
09 set 2019, 12:01
Enquanto existir essa barreira com base numa lei velha e datada, nada a fazer :evil: :twisted:
Nem por isso. Basta haver outra lei. Veja-se o exemplo da noção de CEME, criada pela lei da ME, em si já permite que entidades que não são exactamente comercializadores de electricidade (são especificamente CEME) a possam vender.
Mantém sim que não há revenda... Mas isso nós compreendemos, é um assunto tão delicado... como substâncias psicotrópicas ou armas... :evil:
t3lmo Escreveu:
09 set 2019, 13:58
Esse exemplo já existe com um CEME de uma marca (BMW) e outro se seguirá com um acordo de outro CEME e a Nissan.
Sei que as redes existem, e outras gostariam de existir (Mercedes)... trabalho no programa de navegação de um carro eléctrico que ainda não existe... Mas já estão enquadrados? Como é que esses exemplos se enquadram na lei actual? É tipo cancelas?

Temos de convir que, ainda que o investimento seja baixo comparado com publicidade, com o impacto positivo que teria na economia, é muito lento pagar uma rede de carregamento. E uma das melhores maneiras de justificar este investimento é com a venda de carros...
Ou seja, sem querer cilindrar tudo o que já existe, acho importante que possam coexistir outras redes com a rede pública única (RPU??) para que a ME possa beneficiar um pouco de cada lado.
mjr Escreveu:
09 set 2019, 19:35
- Barreira muito grande à entrada de novos players. É preciso ter uma dimensão considerável para conseguir entrar no mercado de compra e venda de eletricidade.
Bem, essa se calhar é que é a única vantagem real da rede que temos. Com está tudo muito compartimentado, é... modular. Pode entrar um player só para fazer um modulozinho. A partir do momento em que se pode comprar um posto, a rede fornece o resto.

Porém, a questão da revenda é importante em si própria. Só sendo possível a revenda é que se consegue ter um esquema de preços simples, com taxas incluidas.

Mas fazemos assim então: mantemos a rede pública como está. Vá, fazemos algumas alterações ao regulamento, por exemplo, metemos a Mobi.e a pagar os carregamentos em que não houve autenticação por falha do sistema.

De resto, mudamos só isto:
  • Deixa de ser obrigatório englobar na rede pública única os postos em terreno privado ou concessionado, ainda que seja de acesso público. (E porque é que haveria de ser? É apenas uma forma de dizer que a rede pública tem de ser única e não admite concorrência).
  • Passa a ser possível a revenda de electricidade a retalho para a ME. Desde que um posto tenha uma tomada Mennekes, sistema de medição verificado pelo IPQ, pode revender electricidade como entender. Pode ser uma wallbox num restaurante ou um hotel.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 09 set 2019, 22:36
por BrunoAlves
Porque é que o modelo actual não faz sentido:
- depende exclusivamente da MobiE, peso morto e incompetente cuja extinção rápida devia ser o primeiro objectivo de quem defende a mobilidade eléctrica

Outros pontos
- o argumento do cartão é irrelevante. Basta seguir a realidade onde a coisa se faz melhor e ver que há agregadores, cartões que funcionam em postos de vários operadores, há cartões de crédito, porra vi PayPal no outro dia!!! PayPal! Até já há carros que interagem directamente com algumas redes, directamente do infotainment (EQC com Ionity). Esqueçam o cartão, esqueçam a SIBS. Esqueçam a MobiE, não é nada de exclusivo nem a melhor invenção depois da roda.
- o modelo actual não incentiva nem produção descentralizada/renovável de energia, muito menos formas eficientes (do ponto de vista da rede) de lá levar a energia. Já aqui falei muitas vezes de MT. Se em vez de cada PCR ir buscar a um PT de rua uma baixada em BTE, porque do ponto de vista da instalação será muito mas fácil e barato para o OPC, não seria muito mais fácil facilitar a instalação conjunta de meia dúzia de postos, disponibilizando imediatamente um PT numa localização estratégica (ou várias como é óbvio)? Os OPC, naturalmente iriam pagando essa disponibilidade. Sonho com o dia em que vamos ver cá aqueles parques de carregamento da Noruega: 24 SuC, 4 HPC, meia dúzia de PCR, meia dúzia de PCN. E falho em perceber como é que este modelo potencia localizações desse género.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 09 set 2019, 22:41
por t3lmo
migle Escreveu:
09 set 2019, 22:25
t3lmo Escreveu:
09 set 2019, 13:58
Esse exemplo já existe com um CEME de uma marca (BMW) e outro se seguirá com um acordo de outro CEME e a Nissan.
Sei que as redes existem, e outras gostariam de existir (Mercedes)... trabalho no programa de navegação de um carro eléctrico que ainda não existe... Mas já estão enquadrados? Como é que esses exemplos se enquadram na lei actual? É tipo cancelas?
Enquadram-se no que já existe.
A BMW (ChargeNow) tem para os seus clientes BMW, postos MOBI.E gratuitos (assumindo os custos) e outros com tarifas simples e mais em conta. E paga-se com Paypal.
A Nissan vai fazer o mesmo com um tarifário especial da Galp para clientes Nissan.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 09 set 2019, 22:43
por mjr
Era interessante perceber como é nos outros países onde certamente existe também uma regulamentação pesada para a venda de eletricidade. Criaram um regime especial?

Depois há uma questão curiosa. Apesar de à primeira vista noutros países o modelo ser mais simples, a nossa eletricidade para a ME (CEME + OPC) é das mais baratas, senão a mais barata da Europa, mesmo considerando Portugal ter das eletricidades domésticas mais caras da Europa. Como enquadrar esta aparente contradição??

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 09 set 2019, 22:46
por migle
t3lmo Escreveu:
09 set 2019, 22:41
A BMW (ChargeNow) tem para os seus clientes BMW, postos MOBI.E gratuitos (assumindo os custos) e outros com tarifas simples e mais em conta. E paga-se com Paypal.
Como é que isto funciona? Se um OPC não pode discriminar utilizadores pelo CEME... E a TAR?
É possível carregar nesses postos com um cartão de outro CEME?

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 09 set 2019, 22:51
por migle
mjr Escreveu:
09 set 2019, 22:43
Era interessante perceber como é nos outros países onde certamente existe também uma regulamentação pesada para a venda de eletricidade. Criaram um regime especial?
Até em Portugal o regime é especial... um CEME não é a mesma coisa que um CE...
mjr Escreveu:
09 set 2019, 22:43
a nossa eletricidade para a ME (CEME + OPC) é das mais baratas, senão a mais barata da Europa
Quê??? Bem, quando começaram os pagamentos dos PCRs não era de certeza!
Não tenho tomado muita atenção à evolução dos preços desde esse momento... Mas vejamos, em França, quando vi, sem assinatura mensal, um carregamento de 30 minutos eram 5€, dá para uns 22kWh, fica por 22-25 cêntimos. Nem vale a pena falar no cartão Meingau na Alemanha e na Holanda...

Lá porque em Espanha é caro, e na Noruega tudo é mais caro (não apenas o carregamento), não vamos extrapolar e dizer que em Portugal é das mais baratas...

PS: Comparar o preço dos PCRs de 50kW com preços de HPCs é batota.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 09 set 2019, 23:11
por kony76
E também era interessante haver mais do que 1 stall por localização.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 09 set 2019, 23:12
por kony76
pemifer Escreveu:
09 set 2019, 18:32
Este é o modelo!
ERSE-modelo.jpg
:clap:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 10 set 2019, 07:40
por rnlcarlov
migle Escreveu:
09 set 2019, 22:51
Lá porque em Espanha é caro, e na Noruega tudo é mais caro (não apenas o carregamento), não vamos extrapolar e dizer que em Portugal é das mais baratas...

PS: Comparar o preço dos PCRs de 50kW com preços de HPCs é batota.
E Espanha ser caro é relativo. Rede IBIL e Endesa upa upa. Easycharger e Iberdrola são 30c/kWh. Cá não fica menos que isso salvo alguns pcrs de cidade subsidiados, e o me carro carrega rápido para aproveitar a tarifa da prio. Com rapidgates e ioniq2019gates, estes preços de Espanha não são maus.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 10 set 2019, 07:45
por mjr
Migle, eu disse que era das mais baratas baseado na perceção que tenho daquilo que tenho lido em relatos aqui neste fórum e também em conversas com pessoas que fizeram viagens grandes. Claro que posso estar errado.

França será sempre um caso à parte, esqueci-me dele. Tem a eletricidade muito barata por ser quase 100% nuclear.

Mas com base na tua experiência, consegues dar alguns links para os preços de outros países?