Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Alx99
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Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Alx99 » 07 abr 2017, 08:48

VETL Escreveu:
Alx99 Escreveu:Pela leitura de alguns post's recentes neste mesmo tópico, parece-me que se pretende instituir a regra de nos PCR's priorizar os veículos com sistema de carregamento mais rápido face aos veículos com sistema de carregamento mais lento, em detrimento da regra natural relativa à ordem de chegada ao PCR, independentemente da velocidade de carga dos veículos.

Não vislumbrando no quadro normativo qualquer regra que o imponha, pergunto se é mesmo isso que pretendem?
Se fosse tudo a mesma coisa, não havia pcr's nem pcl's. Haviam pc's.
E não vejo regras aqui em causa. Apenas o mais básico e elementar bom senso.
Bom senso é, alegadamente, a coisa mais bem distribuida no mundo pois toda a gente julga possuir. O problema é que o conceito de bom senso varia de pessoa para pessoa. Basta ver o comportamento de muitos que andam nas nossas estradas, para se constatar que é assim.

Na convivência em comunidade, o que tem de imperar não é o bom senso, mas sim regras gerais e abstractas que convencionem os comportamentos dos cidadãos. É assim que actualmente se rege uma qualquer sociedade democrática assente num estado de direito, e ainda bem que assim é. É que levou muito tempo e a muitos muito custou aqui chegar.

Uma coisa é um condutor, de boa fé e por razões subjectivas, conceder a um outro possuidor de um veiculo com sistema de carregamento mais rápido, a sua vez de carregar. Outra coisa é querer extrapolar-se imperativamente essa benesse em prol de alguns.

Por isso volto a colocar a questão anteriormente formulada. Até lhe dou um exemplo para saber a sua opinião: deverá um condutor de um veículo que carregue a 6,6 ou 7,4 kW ceder num PCR a sua vez de carregar em favor de um outro que carregue a 22 kW?

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ruimegas
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Re: Postos de carga rápida

Mensagem por ruimegas » 07 abr 2017, 09:18

Alx99 Escreveu:
VETL Escreveu:
Alx99 Escreveu:Pela leitura de alguns post's recentes neste mesmo tópico, parece-me que se pretende instituir a regra de nos PCR's priorizar os veículos com sistema de carregamento mais rápido face aos veículos com sistema de carregamento mais lento, em detrimento da regra natural relativa à ordem de chegada ao PCR, independentemente da velocidade de carga dos veículos.

Não vislumbrando no quadro normativo qualquer regra que o imponha, pergunto se é mesmo isso que pretendem?
Se fosse tudo a mesma coisa, não havia pcr's nem pcl's. Haviam pc's.
E não vejo regras aqui em causa. Apenas o mais básico e elementar bom senso.
Bom senso é, alegadamente, a coisa mais bem distribuida no mundo pois toda a gente julga possuir. O problema é que o conceito de bom senso varia de pessoa para pessoa. Basta ver o comportamento de muitos que andam nas nossas estradas, para se constatar que é assim.

Na convivência em comunidade, o que tem de imperar não é o bom senso, mas sim regras gerais e abstractas que convencionem os comportamentos dos cidadãos. É assim que actualmente se rege uma qualquer sociedade democrática assente num estado de direito, e ainda bem que assim é. É que levou muito tempo e a muitos muito custou aqui chegar.

Uma coisa é um condutor, de boa fé e por razões subjectivas, conceder a um outro possuidor de um veiculo com sistema de carregamento mais rápido, a sua vez de carregar. Outra coisa é querer extrapolar-se imperativamente essa benesse em prol de alguns.

Por isso volto a colocar a questão anteriormente formulada. Até lhe dou um exemplo para saber a sua opinião: deverá um condutor de um veículo que carregue a 6,6 ou 7,4 kW ceder num PCR a sua vez de carregar em favor de um outro que carregue a 22 kW?

Penso que a regra da meia-hora de carga resolve este tipo de questões ou seja, a carga é efectuada pela ordem de chegada e dura meia-hora, interrompe e deixa o seguinte carregar meia-hora se por acaso necessita de mais carga por ser muito lenta o primeiro volta a usar mais meia-hora.

quando for a pagar também se pode colocar a questão do aumento exponencial do preço da carga a partir da meia-hora que acalma logo os abusos

Mas é apenas a minha opinião

cumprimentos
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Re: Postos de carga rápida

Mensagem por ruimegas » 07 abr 2017, 09:20

MRider Escreveu:Essa questão nem se deveria colocar.

Veículos que carreguem a menos de 10 kw nem deveriam ligar se a um pcr.
Isto também serve para aqueles que teimam em carregar até 100 % num PCR.

Posto isto só em caso de extrema necessidade é que deverão ligar ao um pcr.

Também existe a questão de estarem a danificar fichas com os adaptadores caseiros.

É por isso que acho que é fundamental que existam sempre PCN ao lado dos PCR para minimizar essas situações e até para quem está a guardar ter a sensação de que não está a desperdiçar tempo.
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Re: Postos de carga rápida

Mensagem por VETL » 07 abr 2017, 09:22

Eu prefiro dar a resposta com outro exemplo.
Imaginemos que viajo de ampera e chego a um PCR (daqueles limitados onde só carrega um de cada vez) onde já se encontra outro ampera a inicar a carga.
Decido esperar pela minha vez mas entretanto também chega um i3 ou um kia soul ev para a fila.

Respondendo à sua questão com este meu exemplo:
Se eu só pensar no meu umbigo e quiser fazer valer esse argumento da vez de chegada, espero pelo 1.º, carrego depois no "meu direito de o fazer" e a seguir cedo o lugar ao i3 ou ao kia quando já não necessitar e se ele ainda lá estiver. No entanto, pode ser que ele se vá embora e eu possa usar ainda mais um pouco de tempo à carga.
Se eu tiver o mais básico e elementar bom senso, quando chega o kia saio imediatamente da fila (tal como diz que faz o sosimple) e se calhar ainda dou um sermão ao 1.º da fila para desocupar imediatamente um equipamento que não foi feito nem instalado para satisfazer aqueles carros.

Note-se que as regras criam-se para quando falha o bom senso.
Quando alguém usa das regras para se justificar e pergunta qual é a regra que o proíbe de usar determinado equipamento, está tudo dito.
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Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Essiemme » 07 abr 2017, 09:41

Precisamos é de mais redundância, muuuuita mais redundância.
O que se passa agora, resulta da escassez de PCRs.

Para quando ter pontos de abastecimento rápido como temos bombas de combustível ?

Concordo também com o(s) ponto(s) lento(s) ao lado do rápido.

sm
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Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Alx99 » 07 abr 2017, 09:51

VETL Escreveu:Eu prefiro dar a resposta com outro exemplo.
Imaginemos que viajo de ampera e chego a um PCR (daqueles limitados onde só carrega um de cada vez) onde já se encontra outro ampera a inicar a carga.
Decido esperar pela minha vez mas entretanto também chega um i3 ou um kia soul ev para a fila.

Respondendo à sua questão com este meu exemplo:
Se eu só pensar no meu umbigo e quiser fazer valer esse argumento da vez de chegada, espero pelo 1.º, carrego depois no "meu direito de o fazer" e a seguir cedo o lugar ao i3 ou ao kia quando já não necessitar e se ele ainda lá estiver. No entanto, pode ser que ele se vá embora e eu possa usar ainda mais um pouco de tempo à carga.
Se eu tiver o mais básico e elementar bom senso, quando chega o kia saio imediatamente da fila (tal como diz que faz o sosimple) e se calhar ainda dou um sermão ao 1.º da fila para desocupar imediatamente um equipamento que não foi feito nem instalado para satisfazer aqueles carros.

Note-se que as regras criam-se para quando falha o bom senso.
Quando alguém usa das regras para se justificar e pergunta qual é a regra que o proíbe de usar determinado equipamento, está tudo dito.
Sintomática a sua resposta. Pelo menos tem isso de positivo.

À luz da sua linha de raciocínio relativa ao bom senso e à desnecessidade de existirem regras, analisemos sucintamente então estes últimos post's:
O MRider defende que somente os veículos que carreguem acima de 10 kW poderão ligar-se a um PCR. Os demais ficam excluidos.
O ruimegas entende que o carregamento deverá ser efectuado pela ordem de chegada, embora limitado a 30 minutos por carregamento.
Já o VETL, estribando-se no "básico e elementar bom senso" (seja isso o que for), prescreve que os PHEV's devem sempre ceder o carregamentos ao BEV's independentemente da capacidade, velocidade e periodo de carregamento.

Conclusão que poderemos todos retirar: como o VETL entende ser o detentor do bom senso, pressupõem-se que os restantes foristas mencionados, por defenderem opiniões distintas relativas a esta matéria, para si, já não o deverão possuir.

Percebe agora que o conceito de bom senso é indeterminado, não tendo qualquer cabimento nesta situação?

Continua é sem responder ao caso concreto colocado.

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Re: Postos de carga rápida

Mensagem por ICEM4N » 07 abr 2017, 09:58

Um ampera vai de Antua ao pombal em modo eléctrico a velocidades razoáveis? Vai do porto a Antua a velocidades razoáveis?
Basicamente parece me que vão ao pcr porque simplesmente é de graça.... Se pagassem 5eur por 1kw se calhar não iam.... Enfim são mentalidades atrás do que é gratuito..
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Re: Postos de carga rápida

Mensagem por marcopns » 07 abr 2017, 10:03

O meu bom senso diz-me para ceder o pcr quando tenho carga suficiente para chegar ao destino. Posso ter 20%, se for suficiente, vou embora e cedo lugar ao próximo.

Outra questão interessante. Há um ampera a iniciar carga no PCR, chega um segundo. O que faz o segundo? Espera 2 horas ou vai embora? É que o Ampera ainda tem a gasolina como backup que lhe dá essas 2 opçoes...
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Re: Postos de carga rápida

Mensagem por VETL » 07 abr 2017, 10:18

Eu escrevi claro e em português.
Tudo o que conclui acerca do que eu escrevi são deduções suas e completamente erradas.
E até posso concordar (ou não) com a opinião de todos os foristas que mencionou, sem beliscar minimamente nada do que escrevi.
Comentei sobre um exemplo concreto e quer fazer passar um pano sobre isso.
Que fique claro que me quero referir apenas àqueles veículos que não foram concebidos para ter nem têm "carga rápida" e cujos donos acham que têm o direito a usar equipamentos construídos para fazer "cargas rápidas", nem que para isso tenham que manipular ou construir adaptadores, esquemas não convencionais ou trafulhices. Isto é inaceitável.
Não foi por acaso que fugi do seu exemplo.

Sobre o tempo de carregamento rápido, a potência de uso do PCR e outras questões aqui debatidas... isso daria pano para mangas... a questão é discutível e essa treta toda. Mas sobre isso, apesar de ter a minha opinião, não a quis nem a quero discutir. Trata-se de dores de parto, com a mobilidade elétrica a avançar com cada vez mais veículos a disputar um aparecimento mais lento de postos de carga. Mas eu até acho isso positivo. É sinal que as coisas avançam.
Última edição por VETL em 07 abr 2017, 10:22, editado 1 vez no total.
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Re: Postos de carga rápida

Mensagem por sosimple » 07 abr 2017, 10:21

Pessoal, leiam o que eu escrevi. É aborrecido estar sempre a ser pintado como mau da fita quando não é o caso.

Resumo:

Não preciso de usar os PCR.
Cedo a quem deles precisar.
Se for parar para descansar e houver um posto (ou mesmo uma tomada) livre, uso.
Estando o posto ocupado não espero para usar.

Sou um acérrimo promotor dos VEs, não tenho qualquer intenção de atravancar os outros utentes.

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