Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Orlando » 30 jul 2016, 20:25

Isto faz me rir
Este é um marco na promoção do Veículo Elétrico, que só foi possível devido à conjugação de esforços da MOBI.E com a GALP, BRISA, Indústria Automóvel (*) e o Consórcio Tecnológico que implementou o Projeto Piloto (nomeadamente a INTELI e a EFACEC).
Qual esforço, qual carapuça!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Malm » 30 jul 2016, 20:35

Malm Escreveu:Depreendo que esses locais onde apenas um sentido ficará assegurado, das três uma:

- não têm ligação possível entre as duas áreas de serviço por carro;

- têm mas a Galp não permitirá que se faça esse acesso;

- a Galp até vai permitir, mas isso sem que ninguém saiba, mais uma vez vai ser daquelas cenas proibidas mas que na prática não o são.

Tantas vezes que eu já fiz acessos desse género em Pombal e Aveiras.

Mas o mais importante é que dia 8 vamos ter mais 6 PCR disponíveis. :clap: :clap: :dance: :dance: :dance:
Primeira hipótese descartada. Em ambas existe túnel. Fica das duas uma.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por jfr2006 » 30 jul 2016, 21:08

rimsilva Escreveu:
jfr2006 Escreveu:Falando de coisas sérias:

O mapa ainda se mantém sem postos de carga na zona de Viseu, ou vai haver alguma coisa para Viseu? Sem postos de carga na zona de Viseu, torna-se "impossível" para a malta que queira ir de Coimbra/Aveiro para a Guarda :cry: (ou no sentido oposto)
Viseu está fora, aqui o secretário de Estado responde a essa questão :

http://revistaveiculoseletricos.pt/2016 ... -setembro/
Completamente absurdo...tem-se um PCR na Guarda, mas depois em Viseu não há nada...portanto numa das principais vias de ligação do litoral ao interior, népias :roll: :roll:

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por meira78 » 30 jul 2016, 21:32

Ainda há 3 PCR de sobra e o que não falta é dinheiro, por isso, bora lá protestar, que este pessoal é de fazer vontades...

E agora que os construtores de VE estão tão empenhados e até vão disponibilizar (cafum, cafum) os PCR dos seus stands, isto vai andar que é um mimo!

A EDP tb está super-interessada em que a Mobi.E desembolse dinheiro e arranje rapidamente toda a rede que a mesma durante 5 anos não manteve e até poupou um cobres. Quando chegar Julho de 2017, paga Portuga e lá vai mais um discurso bem decorado do Sr. Mexia que esteve no início da ME ao lado dos pioneiros em Portugal. Tb já estamos habituados.

Será que alguém tem coragem de perguntar aos Srs construtores, no dia do corte de fita da inauguração destes 6 PCR, porque não quiseram disponibilizar os seus PCR e estiveram 6 anos à espera deste momento? E esta atitude foi um excelente contributo que estes Srs deram à ME... Nem queremos imaginar se eles não se empenhassem! A ME foi um orgulho para todos os parceiros nos últimos 6 anos. Se não houvesse dinheiro eu gostava de perceber, onde ía a ME parar...

Somos uns tristes em acreditar nestes Srs. O Sr. Secretário de Estado tb relembrou que os incentivos nem sequer existiam com o anterior Governo, quando ele chegou. Se não fosse ele, coitados de nós...

Estamos tão bem entregues.

Vai ser um fartote de rir, ver aqueles Srs. que tudo fizeram para que a ME ficasse parada nos anteriores 6 anos e agora aparecem de sorriso nos lábios a cortar a fita para a fotografia.

Só deviam lá estar os membros da UVE, da EFACEC e pouco mais, que foram os únicos que lutaram para que algo mudasse neste país. Obrigado a todos eles, sinceramente.

Quando se começar a cobrar o serviço no próximo ano, o mercado ditará as regras, felizmente.

Triste deste país, que com concessões, acordos, negociatas, projectos-piloto e contratos de longo prazo, tem enterrado tanto dinheiro e enchido os bolsos aos corta-fitas e lobbies.

Temos aqui uma excelente oportunidade de equilibrar as contas do país, quer financeiras, quer de equilíbrio de saldo de exportações/importações, quer ambientais. Tanta energia verde e tanto potencial deitado ao lixo...

Espero que mude rapidamente, mas o passado não nos ajuda a acreditar num mundo melhor.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por rimsilva » 31 jul 2016, 00:02

pemifer Escreveu:Ui! Os filmes que fazem...
Devo ser muito ingénuo por pensar que a GALP está envolvida porque também é comercializador de eletricidade.
Pelo menos da minha parte as razões para a Galp ter avançado pouco importa, o importante será perceber como é que os outros concessionários vão avançar.

Parece que se for por iniciativa própria não vai lá, terá que ser o estado a fazer avançar as instalações.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Malm » 31 jul 2016, 06:25

Agora que as coisas começaram a mexer, finalmente, espero que a geringonça se aguente até o funcionamento da rede ficar independente de decisões governativas. Se o governo cai, de um dia para o outro voltamos ao para e não arranca. Mas infelizmente não estou muito crente que se aguentem nem mais ano. Estou a contar com eleições legislativas em outubro de 2017.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Malm » 31 jul 2016, 06:30

Acho que o governo devia obrigar os pontos de combustível com mais movimento a terem fornecimento de eletricidade. No caso dos postos na AE, a terem um PCR. É fazer a lei e tudo avança. Também não obrigaram as gasolineiras a colocar a informação com os preços? Então, onde está a dificuldade?

O anterior governo também criou uma lei, e de um dia para o outro, os sacos de plástico daqueles menos resistentes desapareceram. Era suposto existirem na mesma, com um preço elevadíssimo devido aos impostos (tipo gasolina), mas como existem alternativas melhores e mais baratas, desapareceram. Foi um governo, através de uma simples lei, que mudou os hábitos de milhões de portugueses de um dia para o outro.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
UVE
Mensagens: 630
Registado: 08 dez 2015, 17:06
Data de fabrico: 06 dez 2015

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por UVE » 31 jul 2016, 09:19

Porque é que a instalação dos PCR começou com a Galp?

A resposta é simples: a Galp é actualmente o único operador de áreas de serviço (AS) em auto-estrada (AE) que está licenciado para comercializar energia elétrica, os outros, BP, Repsol e Cepsa, AINDA não são operadores no mercado da energia elétrica.

Portanto é lógico, normal e desejável que comecem a instalar os PCR nas AS da Galp, caso contrário teríamos que esperar ainda mais até que os outros operadores fossem também licenciados para operar no mercado da energia elétrica.

Esta é a lista publicada no Diário da Repúblca dos postos a instalar, onde e em que direcção:

[img]http://i.imgur.com/w8LyfLX.png[/img]

tuela
Mensagens: 272
Registado: 11 jun 2016, 07:49
Data de fabrico: 26 abr 2016
Capacidade bateria: 36 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por tuela » 31 jul 2016, 10:46

Ou seja uma vez mais a legislação foi mal pensada e anda-se com o carro à frente dos bois .... No caso dos postos Mobie na Ikea quem é que gere então os mesmos? Ou a Ikea está licenciada como operador / comercializador de energia elétrica?

Basicamente está tudo feito para que poucos suguem os recursos de muitos desculpem a honestidade.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por FullElectric » 31 jul 2016, 11:36

O projeto inicial da rede contempla 50 PCR.
Nesta listagem dos PCR a instalar somam-se 46. Seria bom que não esqueçamos os 4 que estão em falta e que a UVE questionasse sobre eles se não queremos que fiquem esquecidos para sempre.
Destes, 1 é o famoso PCR de Gaia (o primeiro da rede e que desapareceu misteriosamente à cerca de 2 anos) e que é necessário que reapareça.
Dos restantes 3, um poderia muito bem ir para Viseu e colmatar essa grave lacuna.
E ainda sobram 2...

Responder

Voltar para “Carregamento”