Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
serveginho
Mensagens: 319
Registado: 17 mar 2016, 20:11
Data de fabrico: 15 abr 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12
Localização: Ourique

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por serveginho » 30 jul 2016, 18:37

pergunto aos mais experientes estive a ver as fotos dos pcr e tem 3 cores para cabos diferentes, qual é o rapido para nissan leaf

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por jfr2006 » 30 jul 2016, 18:46

serveginho Escreveu:pergunto aos mais experientes estive a ver as fotos dos pcr e tem 3 cores para cabos diferentes, qual é o rapido para nissan leaf
É o verde (Chademo) ;)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por rimsilva » 30 jul 2016, 18:51

jfr2006 Escreveu:Falando de coisas sérias:

O mapa ainda se mantém sem postos de carga na zona de Viseu, ou vai haver alguma coisa para Viseu? Sem postos de carga na zona de Viseu, torna-se "impossível" para a malta que queira ir de Coimbra/Aveiro para a Guarda :cry: (ou no sentido oposto)
Viseu está fora, aqui o secretário de Estado responde a essa questão :

http://revistaveiculoseletricos.pt/2016 ... -setembro/
Última edição por rimsilva em 30 jul 2016, 18:53, editado 1 vez no total.

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por meira78 » 30 jul 2016, 18:52

rimsilva Escreveu:
mjr Escreveu:
rimsilva Escreveu: Isso é que é uma pena...

Será até que algum interesse surga ou um lobbie decida avançar, neste momento acho todo este processo muito pouco ortodoxo, são as gasolineiras/concessionarios que tomam a iniciativa, o que para já só a Galp o fez e no futuro, se as outras não avançarem não teremos mais postos de Pombal para cima? O Estado vai "impor" a partir de Setembro?

A ver vamos como as coisas correm.

Acho que estás a ver as coisas ao contrário. Nestes postos foi colocado um esforço extra para que fossem instalados antes das férias de Agosto, recordo-me aliás de eu e outros membros da UVE comentarem isso com responsáveis governamentais a indicar que seria um bom sinal termos alguns postos (para o Algarve) antes de Agosto. O restante mantém-se como estava previsto, ou seja a partir de Setembro e até ao fim do ano. Se depois não cumprirem, então serei o primeiro a criticar, mas para já está a correr melhor que o prometido.
Não me parece que seja assim tão ao contrário, todos concordam que alguns postos é bem melhor do que nada, todos sabem que o secretário de estado deu entrevistas a indicar início das obras para Setembro.

Como aqui referi a BMW já há algum tempo me informou que a Mobi.e iria intentar esforços para iniciar instalações em Julho, não dei muita importância porque achei que era uma "desculpa" para o desvalorizar a minha abordagem para a existência de postos na BMW.

O que descreves para o surgimento desta "taskforce" confirma o que escrevi.

Infelizmente em Portugal é assim que as coisas funcionam, mas atenção que não é um crítica, volto a dizer que é melhor alguns postos já, do que nenhum.
Só tenho pena que este esforço não chegasse um pouco mais a norte, com mais 2 postos já seria possível chegar de Viana do Castelo ao Algarve.

Também acho que até ao final do ano instalar tantos postos é muito optimista, mas oxalá que assim seja.

Volto a referir da minha duvida em relação à adesão das outras gasolineiras, tirando a Galp, não se percebe qual a estratégia da BP e Repsol.
Relativamente às outras gasolineiras, se olharmos para o Sul do país dá para ver que a vantagem foi sempre dada à Galp e agora está-se a ver que as restantes gasolineiras não estão para aí muito viradas. Porque será? Não esquecer a Cepsa que tem uma boa parte de concessões no Sul e interior... Na A22 e A2 (Almodôvar, Silves e Olhão) nenhuma foi contemplada.

Depois, os Srs do Governo, quando precisam, é só mesmo quando precisam, lá se lembram de abrir o leque aos outros.

Resposta dos outros: AGORA não estamos interessados!

O problema é que ninguém se enxerga e não há vergonha nenhuma.

A simples decisão de colocar estes PCR quase em todas as Áreas de serviço neste troço, explica tudo. Para quem vai para o Sul, vindo de Lisboa ou via A1 é totalmente dispensável nesta altura o PCR de Palmela, dado que o Alcácer do Sal fica a pouco mais de 100kms de Lisboa e Aveiras de Cima...

Não seria mais confortável colocar alguns PCR perto da A1, por exemplo em Albergaria-a-Velha ou Castelo Branco para ajudar todos? Ou mesmo em Santarém ou Leiria? É difícil fazer Aveiras de Cima-Pombal directo... e Pombal-Porto tb...

E não seria mais fácil, contar nesta fase, com todos os PCR dos stands dos construtores, que dizem apoiar este projecto piloto, mas que na pratica fecham os seus stands a cargas rápidas?

Obrigado pela aposta e pelo cumprimento finalmente das promessas, mas 1,9M € dá quase 40.000€ por cada PCR.

Chiça, que assim nunca vai existir dinheiro que chegue para nada... da forma com que o esbanjamos...
Última edição por meira78 em 30 jul 2016, 18:54, editado 1 vez no total.

serveginho
Mensagens: 319
Registado: 17 mar 2016, 20:11
Data de fabrico: 15 abr 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12
Localização: Ourique

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por serveginho » 30 jul 2016, 18:53

ok obrigado.....não quero explodir o carro... :mrgreen:

já agora sempre não há os carregadores nos 2 sentidos em palmela e alcaçer.... pareceu me já ter visto que estavam montados!! :evil:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por rimsilva » 30 jul 2016, 19:00

serveginho Escreveu:ok obrigado.....não quero explodir o carro... :mrgreen:

já agora sempre não há os carregadores nos 2 sentidos em palmela e alcaçer.... pareceu me já ter visto que estavam montados!! :evil:
Há que ter calma... O pessoal vai para o Algarve e depois logo se vê, o Turismo do Algarve agradece :)

Agora a sério, acho que não é sequer questionável, a estratégia está correcta.
Como bons portugas fazermos tudo em cima da hora, por isso é muito mais lógico instalar norte - sul primeiro, do que cidade a cidade.

Para mim isto é um não problema.

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por meira78 » 30 jul 2016, 19:02

Uma coisa que ainda não foi esclarecida:

Na legislação e na comunicação oficial são sempre referidos os 49 PCR, mas se consultarmos a lista oficial só constam 46.

São 17 em AS de AE com 2 PCR, um em cada sentido e mais 12 PCR em cidade.

Total: 17x2+12 = 46.

Neste momento já temos 5 instalados: 2 em Pombal, 2 em Aveiras (A1) e 1 em Oeiras (A5).

Se alguém puder ajudar, força aí...

Obrigado.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por OCasal » 30 jul 2016, 19:17

A instalação destes 6 postos é uma óptima notícia! Marca o partir do gelo para o arranque da comercialização da rede, que só faz sentido com os PCR's! Agora que já investiram nestes 6, não me parece que seja para parar e ficarem lá a apodrecer!

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por pemifer » 30 jul 2016, 19:27

Ui! Os filmes que fazem...
Devo ser muito ingénuo por pensar que a GALP está envolvida porque também é comercializador de eletricidade.

Avatar do Utilizador
UVE
Mensagens: 630
Registado: 08 dez 2015, 17:06
Data de fabrico: 06 dez 2015

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por UVE » 30 jul 2016, 19:30

ESCLARECIMENTO SOBRE OS PCR DE PALMELA E ALCÁCER DO SAL:

No próximo dia 8 de Agosto só estarão abertos ao público, o PCR de Palmela na direcção norte/sul e o PCR de Alcácer do Sal na direcção sul/norte.

Tal facto deve-se a problemas logísticos de instalação e operacionalidade que obrigariam a um atraso na abertura dos restantes 6 PCR se se quisesse abrir agora nos 2 sentidos o de Palmela e o de Alcácer do Sal.

O dia 8 de Agosto é o início da instalação dos restantes PCR, que deveriam ter sido instalados em 2011.

Responder

Voltar para “Carregamento”