Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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frankesousa
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 29 out 2024, 10:05

Atenção que eu com o meu leaf 30 moribundo, faço facilmente uma carga de 25 minutos e pago até menos que 3€, com adhoc ou electroverse, sem componente tempo, e ganho o desafio :lol:
Não ia ser a 1ª fez que carregava apenas 6kWh ou até menos num posto DC :roll:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por civic » 29 out 2024, 12:46

frankesousa Escreveu:
29 out 2024, 10:05
Atenção que eu com o meu leaf 30 moribundo, faço facilmente uma carga de 25 minutos e pago até menos que 3€, com adhoc ou electroverse, sem componente tempo, e ganho o desafio :lol:
Não ia ser a 1ª fez que carregava apenas 6kWh ou até menos num posto DC :roll:
Ou seja, exemplos de operadores que estão mais longe do "sistema" tuga. :lol:
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 29 out 2024, 15:35

civic Escreveu:
29 out 2024, 12:46
Ou seja, exemplos de operadores que estão mais longe do "sistema" tuga. :lol:
Não é totalmente verdade para o pagamento com cartão bancário no posto, mas no fundo é a mesma coisa, se só "uma" entidade ganhar €€ (neste caso o OPC que tem lá o terminal TPA) o consumidor fica a ganhar hehe
Leaf Acenta 30kWh de 2016
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 29 out 2024, 18:00

frankesousa Escreveu:
29 out 2024, 10:05
Atenção que eu com o meu leaf 30 moribundo, faço facilmente uma carga de 25 minutos e pago até menos que 3€, com adhoc ou electroverse, sem componente tempo, e ganho o desafio :lol:
Não ia ser a 1ª fez que carregava apenas 6kWh ou até menos num posto DC :roll:
Um exemplo interessante para se discutir.

No dia 30 quando fui entregar o meu Leaf á Nissan tive de parar em Montemor o Novo para carregar para evitar ficar apeado entre Montemor e Évora.

Fui ao Lidl não havia comunicação, fui á Veimonte, não havia comunicação, tive de ir ao Pingo Doce. Como a Electroverse não funcionou usei a miio.

Segundo a factura da miio:

1.86kWh carregados em 15m21s (longe dos 25 minutos).

Total: 3.99€

No meu exemplo com um Leaf de 30 moribundo usando o melhor modelo do mundo, onde posso escolher o CEME e por exclusão de partes tive de ir ao carregador disponível, paguei por 15 minutos, 3.99€. Ainda faltavam 10 minutos para atingir os tais 25 minutos do exemplo e já paguei mais.
civic Escreveu:
29 out 2024, 12:46
Ou seja, exemplos de operadores que estão mais longe do "sistema" tuga. :lol:
E esta ein!?

Dirão alguns, mas o modelo permite. Pois permite, então talvez só venha dar razão que aquilo que foi pensado como uma mais valia em 2014 hoje não faça sentido nenhum.
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- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 30 out 2024, 13:31

Nem precisas de ir para um Leaf moribundo. Estou agora mesmo com um id3 a carregar num PCUR de 120kW (que é o ideal para este carro) que nunca passou dos 80kW (comentários na Miio refletem o mesmo).
Raios, que a pagar ao minuto nestas condições deixa os 3,2€ aos 100km mesmo longe :lol:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 31 out 2024, 15:44

Aqui estão os dados, a meu ver, mais fiáveis sobre o custo de carregar 100km em Portugal:

https://www.uve.pt/page/quanto-custa-100-km/

IVA incluído.

No EAFO deve estar só a parte OPC.

Nota: O Model 3 é dos carros mais eficientes que anda aí, pelo que o preço da UVE deve ser mais alto que o do Model 3, uma vez que é uma média de veículos de vários segmentos. Acho que com estes preços mais realistas Portugal ficaria perto do topo da lista.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 31 out 2024, 18:58

Algo de errado não esta certo. :lol:

O meu e-Niro que não é o melhor VE em CC, em 25 minutos carrega 19.5kWh num posto de 50kW (o carro consegue retirar o máximo do posto) e os valores são aqueles que apresentei anteriormente.

Para 100km preciso de carregar ~14kWh o que leva 18 minutos . Segundo a miio o carregamento fica assim:

- miio 8.79€

- Prio 5.81€

- Galp 6.84€

- Electroverse 6.30€

Portanto, ou calculamos aos 100km, ou calculamos os 25 minutos. Em qualquer dos casos estamos bem longe dos 3.2€

Podemos fazer o mesmo exercício para carregadores com mais potência e o preço sobe cerca de 3€ para os mesmo 14kWh.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 01 nov 2024, 11:08

No link que o mjr postou, o CEME utilizado para os calculos foi o EDP para associados UVE, que deve ser um dos que apresenta neste momento as melhores condições (se n considerarmos indexados a determinadas horas do dia)

Para mais informações sobre o cálculo, consulta o referido artigo pois estão lá uma fixa técnica

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 01 nov 2024, 11:24

BrunoFonseca Escreveu:
01 nov 2024, 11:08
No link que o mjr postou, o CEME utilizado para os calculos foi o EDP para associados UVE, que deve ser um dos que apresenta neste momento as melhores condições (se n considerarmos indexados a determinadas horas do dia)

Para mais informações sobre o cálculo, consulta o referido artigo pois estão lá uma fixa técnica
É e não é. Para seres associado da UVE tens de pagar 25€ por ano. Terias de dividir esses 25€ pelo numero de carregamentos que fazes num ano. Supondo que fazes um carregamento na rede publica por mês (eu não o faço) são 2.08€ em cada carregamento.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 01 nov 2024, 11:27

Nonnus Escreveu:
01 nov 2024, 11:24
BrunoFonseca Escreveu:
01 nov 2024, 11:08
No link que o mjr postou, o CEME utilizado para os calculos foi o EDP para associados UVE, que deve ser um dos que apresenta neste momento as melhores condições (se n considerarmos indexados a determinadas horas do dia)

Para mais informações sobre o cálculo, consulta o referido artigo pois estão lá uma fixa técnica
É e não é. Para seres associado da UVE tens de pagar 25€ por ano. Terias de dividir esses 25€ pelo numero de carregamentos que fazes num ano. Supondo que fazes um carregamento na rede publica por mês (eu não o faço) são 2.08€ em cada carregamento.
A tua forma de pensar está errada.
O objectivo não é as pessoas associarem-se para ter o beneficio, mas sim terem o beneficio por ser associado.

Para mim ser associado da UVE é mais do que os beneficios em si. É ajudar a cumprir uma missão.

Eu sei que nem todos pensam assim, mas felizmente há muitos a pensar como eu.

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