Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- frankesousa
- Mensagens: 1353
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Atenção que eu com o meu leaf 30 moribundo, faço facilmente uma carga de 25 minutos e pago até menos que 3€, com adhoc ou electroverse, sem componente tempo, e ganho o desafio
Não ia ser a 1ª fez que carregava apenas 6kWh ou até menos num posto DC
Não ia ser a 1ª fez que carregava apenas 6kWh ou até menos num posto DC
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Ou seja, exemplos de operadores que estão mais longe do "sistema" tuga.frankesousa Escreveu: ↑29 out 2024, 10:05Atenção que eu com o meu leaf 30 moribundo, faço facilmente uma carga de 25 minutos e pago até menos que 3€, com adhoc ou electroverse, sem componente tempo, e ganho o desafio
Não ia ser a 1ª fez que carregava apenas 6kWh ou até menos num posto DC
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's
- frankesousa
- Mensagens: 1353
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não é totalmente verdade para o pagamento com cartão bancário no posto, mas no fundo é a mesma coisa, se só "uma" entidade ganhar €€ (neste caso o OPC que tem lá o terminal TPA) o consumidor fica a ganhar hehe
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
- Nonnus
- Mensagens: 3274
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Um exemplo interessante para se discutir.frankesousa Escreveu: ↑29 out 2024, 10:05Atenção que eu com o meu leaf 30 moribundo, faço facilmente uma carga de 25 minutos e pago até menos que 3€, com adhoc ou electroverse, sem componente tempo, e ganho o desafio
Não ia ser a 1ª fez que carregava apenas 6kWh ou até menos num posto DC
No dia 30 quando fui entregar o meu Leaf á Nissan tive de parar em Montemor o Novo para carregar para evitar ficar apeado entre Montemor e Évora.
Fui ao Lidl não havia comunicação, fui á Veimonte, não havia comunicação, tive de ir ao Pingo Doce. Como a Electroverse não funcionou usei a miio.
Segundo a factura da miio:
1.86kWh carregados em 15m21s (longe dos 25 minutos).
Total: 3.99€
No meu exemplo com um Leaf de 30 moribundo usando o melhor modelo do mundo, onde posso escolher o CEME e por exclusão de partes tive de ir ao carregador disponível, paguei por 15 minutos, 3.99€. Ainda faltavam 10 minutos para atingir os tais 25 minutos do exemplo e já paguei mais.
E esta ein!?
Dirão alguns, mas o modelo permite. Pois permite, então talvez só venha dar razão que aquilo que foi pensado como uma mais valia em 2014 hoje não faça sentido nenhum.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6470
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Nem precisas de ir para um Leaf moribundo. Estou agora mesmo com um id3 a carregar num PCUR de 120kW (que é o ideal para este carro) que nunca passou dos 80kW (comentários na Miio refletem o mesmo).
Raios, que a pagar ao minuto nestas condições deixa os 3,2€ aos 100km mesmo longe
Raios, que a pagar ao minuto nestas condições deixa os 3,2€ aos 100km mesmo longe
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Aqui estão os dados, a meu ver, mais fiáveis sobre o custo de carregar 100km em Portugal:
https://www.uve.pt/page/quanto-custa-100-km/
IVA incluído.
No EAFO deve estar só a parte OPC.
Nota: O Model 3 é dos carros mais eficientes que anda aí, pelo que o preço da UVE deve ser mais alto que o do Model 3, uma vez que é uma média de veículos de vários segmentos. Acho que com estes preços mais realistas Portugal ficaria perto do topo da lista.
https://www.uve.pt/page/quanto-custa-100-km/
IVA incluído.
No EAFO deve estar só a parte OPC.
Nota: O Model 3 é dos carros mais eficientes que anda aí, pelo que o preço da UVE deve ser mais alto que o do Model 3, uma vez que é uma média de veículos de vários segmentos. Acho que com estes preços mais realistas Portugal ficaria perto do topo da lista.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Nonnus
- Mensagens: 3274
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Algo de errado não esta certo.
O meu e-Niro que não é o melhor VE em CC, em 25 minutos carrega 19.5kWh num posto de 50kW (o carro consegue retirar o máximo do posto) e os valores são aqueles que apresentei anteriormente.
Para 100km preciso de carregar ~14kWh o que leva 18 minutos . Segundo a miio o carregamento fica assim:
- miio 8.79€
- Prio 5.81€
- Galp 6.84€
- Electroverse 6.30€
Portanto, ou calculamos aos 100km, ou calculamos os 25 minutos. Em qualquer dos casos estamos bem longe dos 3.2€
Podemos fazer o mesmo exercício para carregadores com mais potência e o preço sobe cerca de 3€ para os mesmo 14kWh.
O meu e-Niro que não é o melhor VE em CC, em 25 minutos carrega 19.5kWh num posto de 50kW (o carro consegue retirar o máximo do posto) e os valores são aqueles que apresentei anteriormente.
Para 100km preciso de carregar ~14kWh o que leva 18 minutos . Segundo a miio o carregamento fica assim:
- miio 8.79€
- Prio 5.81€
- Galp 6.84€
- Electroverse 6.30€
Portanto, ou calculamos aos 100km, ou calculamos os 25 minutos. Em qualquer dos casos estamos bem longe dos 3.2€
Podemos fazer o mesmo exercício para carregadores com mais potência e o preço sobe cerca de 3€ para os mesmo 14kWh.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1227
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
No link que o mjr postou, o CEME utilizado para os calculos foi o EDP para associados UVE, que deve ser um dos que apresenta neste momento as melhores condições (se n considerarmos indexados a determinadas horas do dia)
Para mais informações sobre o cálculo, consulta o referido artigo pois estão lá uma fixa técnica
Para mais informações sobre o cálculo, consulta o referido artigo pois estão lá uma fixa técnica
- Nonnus
- Mensagens: 3274
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
É e não é. Para seres associado da UVE tens de pagar 25€ por ano. Terias de dividir esses 25€ pelo numero de carregamentos que fazes num ano. Supondo que fazes um carregamento na rede publica por mês (eu não o faço) são 2.08€ em cada carregamento.BrunoFonseca Escreveu: ↑01 nov 2024, 11:08No link que o mjr postou, o CEME utilizado para os calculos foi o EDP para associados UVE, que deve ser um dos que apresenta neste momento as melhores condições (se n considerarmos indexados a determinadas horas do dia)
Para mais informações sobre o cálculo, consulta o referido artigo pois estão lá uma fixa técnica
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1227
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
A tua forma de pensar está errada.Nonnus Escreveu: ↑01 nov 2024, 11:24É e não é. Para seres associado da UVE tens de pagar 25€ por ano. Terias de dividir esses 25€ pelo numero de carregamentos que fazes num ano. Supondo que fazes um carregamento na rede publica por mês (eu não o faço) são 2.08€ em cada carregamento.BrunoFonseca Escreveu: ↑01 nov 2024, 11:08No link que o mjr postou, o CEME utilizado para os calculos foi o EDP para associados UVE, que deve ser um dos que apresenta neste momento as melhores condições (se n considerarmos indexados a determinadas horas do dia)
Para mais informações sobre o cálculo, consulta o referido artigo pois estão lá uma fixa técnica
O objectivo não é as pessoas associarem-se para ter o beneficio, mas sim terem o beneficio por ser associado.
Para mim ser associado da UVE é mais do que os beneficios em si. É ajudar a cumprir uma missão.
Eu sei que nem todos pensam assim, mas felizmente há muitos a pensar como eu.