Autocharge

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Autocharge

Mensagem por LFN » 06 jun 2023, 22:56

A Miio e a Autocharge apresentaram uma solução de carregamento nativa na Tesla - ligar o cabo ao carro e carregar.

Não percebo porque a Europa não torna isto um standard!

Mas adiante, a solução será apenas para Espanha e França, pois pelos vistos há algumas dificuldades em Portugal de compatibilizar o sistema com a Mobi-e.

https://observador.pt/2023/06/06/autoch ... -e-franca/

Sempre na frente, o modelo de mobilidade elétrica nacional! Nem se percebe porque os outros países não o adotaram já.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Autocharge

Mensagem por Nonnus » 07 jun 2023, 07:07

É uma satisfação ver empresas portuguesas irem implementar novas ideias lá fora quando temos o melhor modelo do mundo. 🤦

O mais incrível para quem está lembrado foi que a Daniela disse para quem quis ouvir, que caso a Tesla quisesse estar intregada no modelo português a MIIO conseguia pôr a funcionar em duas semanas. Agora vai-se implementar o modelo da Tesla na Espanha e na França. 🙃

Sou só eu que continuo achar que a CEO da MIIO contradiz-se demasiadas vezes? É que já por várias vezes em palestras diz-se algumas coisas que dão jeito no momento, mas na prática faz-se o inverso. Enfim...

Era bom saber o que é que impediu/impede de o autocharge ser implementado e testado em Portugal para depois sim expandir ao resto da Europa, e quem sabe do mundo.

É que do ponto de vista técnico o nosso modelo até deve facilitar, afinal temos todos os carregadores ligados a um só local. Não é uma das mais valias do nosso modelo? 🤔
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Autocharge

Mensagem por Nerusonu » 07 jun 2023, 11:12

O sistema chama-se plug and charge e já está disponível noutros operadores também(ionity por exemplo), é uma nova funcionalidade do CCS. Sei que por exemplo o meu carro o suporta fora de PT e usando o serviço da marca(we charge) que também não funciona em PT.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Autocharge

Mensagem por mjr » 07 jun 2023, 16:26

O autocharge não é bem o plug and charge. Pelo que percebi o plug and charge é muito mais seguro, pois a comunicação é encriptada com certificados digitais. Já o autocharge, com base numa análise rápida, é baseado no endereço MAC do controlador CCS do carro, logo é teoricamente possível fazer spoofing do MAC e fazer outro carro pagar pela nossa sessão.

Uma análise técnica dos 2 standards:

https://uploads-ssl.webflow.com/62fffb2 ... VS-PnC.pdf

Sobre não funcionar em PT, claro que sabemos que este tipo de inovações dependem da EGME para ser implementadas (basicamente passar o MAC do controlador CCS para o CEME, da forma mais segura possível). Mas o que a Miio diz é verdade, a partir do momento em que são implementadas, todos os postos passam a suportara funcionalidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Autocharge

Mensagem por t3lmo » 07 jun 2023, 22:50

Mais exemplos de apps com AutoCharge:
https://www.evgo.com/autocharge
https://support.fastned.nl/hc/en-gb/art ... utocharge-

As diferenças para o Plug & Charge (ISO 15118):
https://www.switch-ev.com/blog/the-batt ... spec-70121

Em set/out está prevista uma API para os OPC terem esta comunicação disponível, e a Miio será a primeira app utilizar.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Autocharge

Mensagem por Nerusonu » 08 jun 2023, 01:11

Obrigado aos dois pela explicação

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Autocharge

Mensagem por rimsilva » 09 jun 2023, 12:32

Nonnus Escreveu:
07 jun 2023, 07:07
É uma satisfação ver empresas portuguesas irem implementar novas ideias lá fora quando temos o melhor modelo do mundo. 🤦

O mais incrível para quem está lembrado foi que a Daniela disse para quem quis ouvir, que caso a Tesla quisesse estar intregada no modelo português a MIIO conseguia pôr a funcionar em duas semanas. Agora vai-se implementar o modelo da Tesla na Espanha e na França. 🙃

Sou só eu que continuo achar que a CEO da MIIO contradiz-se demasiadas vezes? É que já por várias vezes em palestras diz-se algumas coisas que dão jeito no momento, mas na prática faz-se o inverso. Enfim...

Era bom saber o que é que impediu/impede de o autocharge ser implementado e testado em Portugal para depois sim expandir ao resto da Europa, e quem sabe do mundo.

É que do ponto de vista técnico o nosso modelo até deve facilitar, afinal temos todos os carregadores ligados a um só local. Não é uma das mais valias do nosso modelo? 🤔
Depende de direcção para onde sopra o vento "if you know what I mean..."


Mas sinceramente acho uma perda de tempo andar a esgrimir funcionalidades técnicas PRO e CONTRA modelo, os guros do modelo em Portugal querem isso mesmo, que o pessoal se entretenha com "guerrras e guerrinhas" em vez de tocar no ponto/objectivo fundamental do "modelo".

Tecnicamente TUDO (ou QUASE TUDO) é possivel, com maior ou menor dificudade, com mais ou menos custos, basta alguém querer que assim seja.

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Autocharge

Mensagem por LFN » 09 jun 2023, 17:19

O maior problema do modelo não é técnico, mas sim conceptual. Um modelo que obriga a separar CEME e OPC e impede os OPC de contratarem a energia diretamente é um modelo errado, que não motiva o investimento privado e torna os carregamentos mais caros e pouco transparentes.

Seremos uma ilha isolada da Europa e estamos condenados a que as grandes redes europeias (Tesla, Ionity) não operem em Portugal ou operem coxas. Como português, isto revolta-me. Não é preciso que seja assim.

Ontem foi um dia de movimento nas nossas estradas. Tudo o que eram carregadores nas autoestradas estiveram lotados, onde está o investimento privado? Se calhar o modelo não ajuda? Que tal tirar as rendas garantidas aos CEME?

Fruto do boicote legal à rede Tesla sem expansão nos últimos 2 anos, também aí ocorreram tempos de espera.

É assim que se quer promover a mobilidade elétrica em Portugal?

hdcr
Mensagens: 72
Registado: 25 mar 2021, 13:36
Data de fabrico: 29 set 2015
Capacidade bateria: 54.79 Ah - 11 barras
Localização: Espinho

Re: Autocharge

Mensagem por hdcr » 10 jun 2023, 10:24

A CEO da miio não quer a mudança do sistema porque como assim está, é peixe na água.
Os outros investem, são obrigados a abrir as pernas e no fim a miio sem investimento capta o maior lucro..
Maravilha!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Autocharge

Mensagem por Nonnus » 13 jun 2023, 20:24

hdcr Escreveu:
10 jun 2023, 10:24
A CEO da miio não quer a mudança do sistema porque como assim está, é peixe na água.
Os outros investem, são obrigados a abrir as pernas e no fim a miio sem investimento capta o maior lucro..
Maravilha!
Por acaso nunca tinha visto isso dessa maneira, mas sim, como funciona o nosso modelo, e sendo que muita gente usa a miio CEME pelas funcionalidades da APP, e pelo desconhecimento de outros CEMES, a miio não deve ter muito interesse na mudança.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Carregamento”