Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 02 jan 2021, 21:14

rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • As facturas da maioria dos comercializadores de energia são incompreensíveis para o utilizador normal
  • Não existe a possibilidade de obter descontos para os utilizadores mais frequentes
  • Não existe a possibilidade de pagar uma mensalidade e obter tarifas mais baixas
  • Não é possível activar o carregamento nos postos através de uma App, página web ou SMS
  • Não é incentivada a produção local ou descentralizada de energia
Fixe, boas ideias. Vamos lá realizá-las (o que for possível) em 2021.
Isto é gozo?
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • só sabe o custo real no final do mês quando recebe a factura
Isto já existe. Já é possível saber o preço após o carregamento.
Onde? Numa aplicação? Desconhece que os preços devem estar afixados na íntegra, com IVA incluído, na unidade que são consumidos. exemplo os combustíveis fósseis ou qualquer supermercado, no momento que antecede a eventual compra ou contratualizados pelo agente económico final que disponibiliza o bem ao consumidor?
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Impossibilidade de saber de antemão quanto se vai pagar pelo carregamento
Isto já existe, e alias, onde é que é possível saber de antemão quanto se vai pagar?
Onde? Numa estação de serviço, na mercearia, no cinema, no cabeleireiro, na padaria, em resumo onde a lei é cumprida e o consumidor não tem de alimentar parasitismos que estão a surfar uma onda de oportunismos alimentados pelo legislador arrefecendo por completo a vontade que muitos tem de passar á mobilidade eléctrica e criando entraves á algo que deveria ser simples e onde não era preciso inventar.
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Não existem tarifários com preço fixo por unidade de energia ou de tempo
Isto já existe, muito antes da miio apresentar a sua oferta comercial.
Onde? Já existe?
Na Repsol da segunda circular a gasolina esta semana está afixada a 1,499€ por litro, abastecendo 20 litros vou pagar 29.98€, na caixa com cartão ou dinheiro ou noutras bombas sem caixa ou fora de horas com cartão multibanco ou outro no pagamento automático, com direito a recibo ou fatura com NIF ou... acho muito caro e passo no Jumbo e poupo uns euros e abasteço a 1.31€ o litro, escolho em consciência e em função dos preços afixados.
Num determinado parque de estacionamento em Lisboa, deixo o carro estacionado. Sei quanto me vai custar em função do tempo, está afixado. Entretanto peço para me lavarem o carro, para aspirarem e para me verem a pressão dos pneus e já sei quanto me vai custar, está afixado. Entretanto demorei mais tempo que o previsto mas também sei quanto me vai custar, está afixado. Quando vou levantar o carro, pago, em dinheiro ou com cartão e se o funcionário não estiver presente passo na caixa de pagamento automático, introduzo o meu ticket e lá está no ecrã a soma de todos os serviços e pago, com dinheiro ou cartão, com direito a recibo ou fatura com Nif.
Estes dois exemplos poderiam ter acontecido em finais do século passado. A Mobi.e e este modelo estão em que século, no 19º, no 18º?
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • A informação que está no site da entidade gestora (Mobi.E) encontra-se desactualizada
Isto é falso, está atualizada.
Falso? De certeza? Olhe que não, olhe que não! E depois, como consumidor tenho de frequentar um curso de:
-Redes energéticas e respetivos custos
-Fiscalidade respeitante ao fornecimento de energia elétrica aos postos de carregamento
-Direito comercial no que respeita á mobilidade elétrica, carregamentos de veículos eléctricos, intervenientes no processo e tudo isto para ficar sem saber a quem pedir um livro de reclamações ou quem me está a vender um produto final
isto alem de ter de consultar sites diversos, entender o que por lá está, precaver-me com um bom pacote de dados móveis para download de apps e andar com cartões de diversos agentes económicos e avisar familiares, amigos e colegas para que não venham a Portugal de carro elétrico porque não vão poder utilizar a rede de carregamentos a não ser que tenham a felicidade de... possuir um veículo de determinada marca ou utilizem uma rede privada que escape á monstruosidade tentacular da Mobie.e.
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Os cartões portugueses não funcionam no estrangeiro
  • Os cartões estrangeiros não funcionam em Portugal
Já há vários cartões que funcionam cá e lá fora, está para breve mais.
"Já há vários" mas lá está o monstro a alargar os seu tentáculos quando o mais universal e lógico roaming é um simples cartão de pagamento, visa, mastercard ou outro, com o qual abasteço de fósseis e pago uma cerveja em todo o mundo.
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • A complexidade do modelo não fomenta o investimento de redes estrangeiras
Já há investimento de redes estrangeiras, mas é maior o investimento português.
Que as redes estrangeiras venham e se interessem ao modelo Português, talvez sejam elas, pelo menos algumas, a denunciar esta aberração uma vez que as nacionais ou se submetem por interesse e oportunismo ou adotam uma atitude passiva na expetativa que a Mobi.e desampare a loja.
Entretanto algumas iniciativas louváveis de alguns agentes económicos estão a dar cartas e apostam na morte deste sistema que enfermo de tanta ilegalidade vai estourar mais tarde ou mais cedo, a bem ou a mal por imposição externa e aí vamos ter de recomeçar do início com livre concorrência e com respeito pelos consumidores.
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • energia (renovável)
Contratando um fornecedor com garantias de mercado, é possível incentivar a energia renovável.

Tenho lido, nos últimos meses os vários posts referentes á mobie-e e ao modelo existente em Portugal.
Clientes meus já me tinham alertado para situações duvidosas, lesivas para o consumidor atropelando eventualmente regras da concorrência.
Desconhecia por completo esta atrocidade de modelo até porque recuso utilizar algo que não compreendo, nunca utilizei, tenho tido alternativas entre a casa, o escritório e os locais onde passo os fins de semana. Já experimentei o estacionamento privativo do Continente com serviço de recarga que satisfez plenamente. Nunca utilizei os postos gratuitos, não concordei com a lógica, alguém pagava.
As respostas dadas no post citado por alguém que parece conhecer bem o modelo e o defende acerrimamente, porque parte interessada, roçam o indelicado por falta de consideração, porque desconhecimento de causa não pode ser invocado.

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rafaelferreirapt » 02 jan 2021, 21:30

JLMF Escreveu:
02 jan 2021, 21:14
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • As facturas da maioria dos comercializadores de energia são incompreensíveis para o utilizador normal
  • Não existe a possibilidade de obter descontos para os utilizadores mais frequentes
  • Não existe a possibilidade de pagar uma mensalidade e obter tarifas mais baixas
  • Não é possível activar o carregamento nos postos através de uma App, página web ou SMS
  • Não é incentivada a produção local ou descentralizada de energia
Fixe, boas ideias. Vamos lá realizá-las (o que for possível) em 2021.
Isto é gozo?
Não é gozo, são mesmo boas ideias para as implementar em 2021.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por jfr2006 » 02 jan 2021, 21:38

JLMF Escreveu:
02 jan 2021, 21:14
....
Para não estar a citar o post todo do JLFM, deixo apenas isto sobre o seu post: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

É a verdade escarrapachada e tal como eu disse: apenas jogo de interesses e como ele acabou de demonstrar: quem defende este modelo é quem tem interesses no mesmo!

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por jfr2006 » 02 jan 2021, 21:40

rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 21:30
JLMF Escreveu:
02 jan 2021, 21:14
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43


Fixe, boas ideias. Vamos lá realizá-las (o que for possível) em 2021.
Isto é gozo?
Não é gozo, são mesmo boas ideias para as implementar em 2021.
2021 tendo como base qual ano 0? :roll: :roll:

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 02 jan 2021, 21:42

rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • só sabe o custo real no final do mês quando recebe a factura
Isto já existe. Já é possível saber o preço após o carregamento.
Só na MIIO que eu saiba, e nem todas as pessoas sabem usar Apps.
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Impossibilidade de saber de antemão quanto se vai pagar pelo carregamento
Isto já existe, e alias, onde é que é possível saber de antemão quanto se vai pagar?
Mais uma vez, só na MIIO.
Onde?
Na bomba de gasolina uso os botões de pré-selecção e só encho o que quero.
Em diversas APP's dos operadores nos países com modelo diferente do nosso é possível pré-seleccionar o montante a carregar, já o fiz na Iberdrola.
Como o preço ao kWh é fixo (como o preço por litro na bomba) posso escolher carregar 6€ / 20kWh e ao fim desse montante pára o carregamento.
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Não existem tarifários com preço fixo por unidade de energia ou de tempo
Isto já existe, muito antes da miio apresentar a sua oferta comercial.
Como assim?
Quero um tarifário que me custe 0,40€/kWh preço final já com IVA em todos os postos, PCR, PCN, etc.
Onde é que assino?
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • A informação que está no site da entidade gestora (Mobi.E) encontra-se desactualizada
Isto é falso, está atualizada.
Imagem
Imagem
No mapa Mobi.E existe o posto LSB-00041 e o posto LSB-90041!
O LSB-00041 não tem operador e o custo OPC é zero, o LSB-90041 é da Galp e estão no mesmo local.
Imagem
Imagem
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Os cartões portugueses não funcionam no estrangeiro
  • Os cartões estrangeiros não funcionam em Portugal
Já há vários cartões que funcionam cá e lá fora, está para breve mais.
Para breve não interessa, o título do meu post é bem claro.
Onde posso comprar um cartão para abastecer o meu Kia Soul EV que funcione nos postos Mobi.E e nos postos no estrangeiro?
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • energia (renovável)
Contratando um fornecedor com garantias de mercado, é possível incentivar a energia renovável.
Sim, é opção de cada CEME, mas o modelo não o favorece.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

fcardoso
Mensagens: 14
Registado: 12 jun 2018, 14:40
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Coimbra

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por fcardoso » 02 jan 2021, 21:47

JLMF Escreveu:
02 jan 2021, 21:14
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • As facturas da maioria dos comercializadores de energia são incompreensíveis para o utilizador normal
  • Não existe a possibilidade de obter descontos para os utilizadores mais frequentes
  • Não existe a possibilidade de pagar uma mensalidade e obter tarifas mais baixas
  • Não é possível activar o carregamento nos postos através de uma App, página web ou SMS
  • Não é incentivada a produção local ou descentralizada de energia
Fixe, boas ideias. Vamos lá realizá-las (o que for possível) em 2021.
Isto é gozo?
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • só sabe o custo real no final do mês quando recebe a factura
Isto já existe. Já é possível saber o preço após o carregamento.
Onde? Numa aplicação? Desconhece que os preços devem estar afixados na íntegra, com IVA incluído, na unidade que são consumidos. exemplo os combustíveis fósseis ou qualquer supermercado, no momento que antecede a eventual compra ou contratualizados pelo agente económico final que disponibiliza o bem ao consumidor?
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Impossibilidade de saber de antemão quanto se vai pagar pelo carregamento
Isto já existe, e alias, onde é que é possível saber de antemão quanto se vai pagar?
Onde? Numa estação de serviço, na mercearia, no cinema, no cabeleireiro, na padaria, em resumo onde a lei é cumprida e o consumidor não tem de alimentar parasitismos que estão a surfar uma onda de oportunismos alimentados pelo legislador arrefecendo por completo a vontade que muitos tem de passar á mobilidade eléctrica e criando entraves á algo que deveria ser simples e onde não era preciso inventar.
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Não existem tarifários com preço fixo por unidade de energia ou de tempo
Isto já existe, muito antes da miio apresentar a sua oferta comercial.
Onde? Já existe?
Na Repsol da segunda circular a gasolina esta semana está afixada a 1,499€ por litro, abastecendo 20 litros vou pagar 29.98€, na caixa com cartão ou dinheiro ou noutras bombas sem caixa ou fora de horas com cartão multibanco ou outro no pagamento automático, com direito a recibo ou fatura com NIF ou... acho muito caro e passo no Jumbo e poupo uns euros e abasteço a 1.31€ o litro, escolho em consciência e em função dos preços afixados.
Num determinado parque de estacionamento em Lisboa, deixo o carro estacionado. Sei quanto me vai custar em função do tempo, está afixado. Entretanto peço para me lavarem o carro, para aspirarem e para me verem a pressão dos pneus e já sei quanto me vai custar, está afixado. Entretanto demorei mais tempo que o previsto mas também sei quanto me vai custar, está afixado. Quando vou levantar o carro, pago, em dinheiro ou com cartão e se o funcionário não estiver presente passo na caixa de pagamento automático, introduzo o meu ticket e lá está no ecrã a soma de todos os serviços e pago, com dinheiro ou cartão, com direito a recibo ou fatura com Nif.
Estes dois exemplos poderiam ter acontecido em finais do século passado. A Mobi.e e este modelo estão em que século, no 19º, no 18º?
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • A informação que está no site da entidade gestora (Mobi.E) encontra-se desactualizada
Isto é falso, está atualizada.
Falso? De certeza? Olhe que não, olhe que não! E depois, como consumidor tenho de frequentar um curso de:
-Redes energéticas e respetivos custos
-Fiscalidade respeitante ao fornecimento de energia elétrica aos postos de carregamento
-Direito comercial no que respeita á mobilidade elétrica, carregamentos de veículos eléctricos, intervenientes no processo e tudo isto para ficar sem saber a quem pedir um livro de reclamações ou quem me está a vender um produto final
isto alem de ter de consultar sites diversos, entender o que por lá está, precaver-me com um bom pacote de dados móveis para download de apps e andar com cartões de diversos agentes económicos e avisar familiares, amigos e colegas para que não venham a Portugal de carro elétrico porque não vão poder utilizar a rede de carregamentos a não ser que tenham a felicidade de... possuir um veículo de determinada marca ou utilizem uma rede privada que escape á monstruosidade tentacular da Mobie.e.
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Os cartões portugueses não funcionam no estrangeiro
  • Os cartões estrangeiros não funcionam em Portugal
Já há vários cartões que funcionam cá e lá fora, está para breve mais.
"Já há vários" mas lá está o monstro a alargar os seu tentáculos quando o mais universal e lógico roaming é um simples cartão de pagamento, visa, mastercard ou outro, com o qual abasteço de fósseis e pago uma cerveja em todo o mundo.
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • A complexidade do modelo não fomenta o investimento de redes estrangeiras
Já há investimento de redes estrangeiras, mas é maior o investimento português.
Que as redes estrangeiras venham e se interessem ao modelo Português, talvez sejam elas, pelo menos algumas, a denunciar esta aberração uma vez que as nacionais ou se submetem por interesse e oportunismo ou adotam uma atitude passiva na expetativa que a Mobi.e desampare a loja.
Entretanto algumas iniciativas louváveis de alguns agentes económicos estão a dar cartas e apostam na morte deste sistema que enfermo de tanta ilegalidade vai estourar mais tarde ou mais cedo, a bem ou a mal por imposição externa e aí vamos ter de recomeçar do início com livre concorrência e com respeito pelos consumidores.
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • energia (renovável)
Contratando um fornecedor com garantias de mercado, é possível incentivar a energia renovável.

Tenho lido, nos últimos meses os vários posts referentes á mobie-e e ao modelo existente em Portugal.
Clientes meus já me tinham alertado para situações duvidosas, lesivas para o consumidor atropelando eventualmente regras da concorrência.
Desconhecia por completo esta atrocidade de modelo até porque recuso utilizar algo que não compreendo, nunca utilizei, tenho tido alternativas entre a casa, o escritório e os locais onde passo os fins de semana. Já experimentei o estacionamento privativo do Continente com serviço de recarga que satisfez plenamente. Nunca utilizei os postos gratuitos, não concordei com a lógica, alguém pagava.
As respostas dadas no post citado por alguém que parece conhecer bem o modelo e o defende acerrimamente, porque parte interessada, roçam o indelicado por falta de consideração, porque desconhecimento de causa não pode ser invocado.

Parabéns pelo seu post!
Disse tudo!
Este é um modelo que serve apenas a quem dele obtém proveito financeiro. Não procura o melhor para os utilizadores.
Já está visto aqui quem protege com unhas e dentes o modelo....o resto já vocês sabem.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 02 jan 2021, 22:39

mjr Escreveu:
02 jan 2021, 19:45
Claro que a criação de oligopólios não parece ser a preocupação dos detratores do atual modelo.
Em toda a honestidade, não. Não me incomoda um bocadinho.
Tens vários exemplos (mais uma vez, em todo o MUNDO) operadores de alguma dimensão instalam redes nacionais, pequenos operadores instalam postos locais.
Nunca percebi esta fixação de que o "Zé Maria Pincel" tem de ser capaz de ser operador da mobilidade eléctrica.

Edit: é assim que funciona em virtualmente tudo. Tens grandes grupos de gasolineiras e pequenos comercializadores locais. Tens grandes cadeias de supermercados, hipermercados e afins, tens mercearias locais. Tinhas pequenas lojas de ferramentas e afins, agora tens várias cadeias de lojas de bricolage.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rafaelferreirapt » 03 jan 2021, 01:07

Há uma tendência neste fórum para misturar Mobi.e, Modelo, Leis do setor energético e da mobilidade elétrica, etc. Acho que um fact check é útil.
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 21:42
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • só sabe o custo real no final do mês quando recebe a factura
Isto já existe. Já é possível saber o preço após o carregamento.
Só na MIIO que eu saiba, e nem todas as pessoas sabem usar Apps.
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Impossibilidade de saber de antemão quanto se vai pagar pelo carregamento
Isto já existe, e alias, onde é que é possível saber de antemão quanto se vai pagar?
Mais uma vez, só na MIIO.
Onde?
Na bomba de gasolina uso os botões de pré-selecção e só encho o que quero.
Em diversas APP's dos operadores nos países com modelo diferente do nosso é possível pré-seleccionar o montante a carregar, já o fiz na Iberdrola.
Como o preço ao kWh é fixo (como o preço por litro na bomba) posso escolher carregar 6€ / 20kWh e ao fim desse montante pára o carregamento.
Não, não é preciso um modelo diferente para isso. É uma excelente ideia, e vamos colocar isso na miio este ano. Não usam aplicações? Ok, arranja-se alternativas.
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 21:42
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Não existem tarifários com preço fixo por unidade de energia ou de tempo
Isto já existe, muito antes da miio apresentar a sua oferta comercial.
Como assim?
Quero um tarifário que me custe 0,40€/kWh preço final já com IVA em todos os postos, PCR, PCN, etc.
Onde é que assino?
É isso que querem? Já foi muito ponderado a introdução de um tarifário flat no mercado. Gostava de saber quantos gostavam de ter.

alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 21:42
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43

Já há vários cartões que funcionam cá e lá fora, está para breve mais.
Para breve não interessa, o título do meu post é bem claro.
Onde posso comprar um cartão para abastecer o meu Kia Soul EV que funcione nos postos Mobi.E e nos postos no estrangeiro?
Aqui, KiaCharge, mesma plataforma que o BMWCharge etc https://www.electrive.com/2020/09/30/hy ... -with-dcs/
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43

Contratando um fornecedor com garantias de mercado, é possível incentivar a energia renovável.
Sim, é opção de cada CEME, mas o modelo não o favorece.
Não é o modelo, nem a lei da mobilidade elétrica, mas a lei do setor energético que não permite. Para vender energia como produtor como funciona?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 03 jan 2021, 01:31

rafaelferreirapt Escreveu:
03 jan 2021, 01:07
Há uma tendência neste fórum para misturar Mobi.e, Modelo, Leis do setor energético e da mobilidade elétrica
Provavelmente. Mas isso acontece porque nada é claro. A única comunicação clara que existiu foi a do anúncio da composição dos preços e da necessidade da calculadora sempre atrás.
Os problemas com a MobiE vêm muito de trás, não respondem a nada, não têm culpa de nada. Um sistema fechado a reinventar a roda e introduzem tarifários à mão. Cruzes...
Leis do sector energético e da mobilidade elétrica a larga maioria de nós não tem capacidade sequer para a interpretar. Eu li o RME e participei na respectiva consulta pública. Passei horas a ler aquilo, tomei notas em papel para conseguir fixar os pontos mais importantes. Achas mesmo que temos de saber ler legalês?

O que nós queremos é carregar o carro de forma simples. Queremos e a lei também o obriga (mas lá está, imagino que não vão fazer queixas à ENSE ou à AdC por causa disso) é ter preços imediatos, na hora. E pagamento na hora.
E não é a Miio. É o modelo/legislação/MobiE/participantes que não o disponibilizam, 2 anos e tal depois de se começar a pagar. O continente começou há meses a oferecer o serviço e tem preço afixado, final e com IVA.
Tu vês o que queres fazer com a Miio e como o modelo o permite ou não fazer. Eu vejo preços altos e a subir (o mjr referiu que a TAR está para subir, o preço dos OPC em PCR andava em 0,1€/min, depois 0,105 e agora vai em 0,12), vejo calculadora e vejo-me em breve a pagar à MobiE. E eu não quero pagar à MobiE!

Vamos ter, vamos ter, vamos ter. :roll:
Acho normal que se confundam as várias culpas deste castelo. Já o disse várias vezes que isto começa mal por se construir este degredo à volta de uma legislação obsoleta. Também já disse que estou resignado e que isto não vai mudar. Mas que é uma aberração, é :mrgreen:
rafaelferreirapt Escreveu:
03 jan 2021, 01:07
Aqui, KiaCharge, mesma plataforma que o BMWCharge etc
Já falámos sobre isso noutro tópico. Isso não é roaming e está "confinado" a essas marcas. Há um CEME correspondente cá que registou na rede pública os cartões.
Isto é o que existe há anos e anos. Na Europa toda menos em Portugal. Menos em Portugal porque existe uma MobiE. Mais depressa se mete a rede do continente em roaming que a rede pública :roll:
https://www.plugsurfing.com/map?lang=en ... d,%20Spain
Fica tão giro o rectângulo sem pontos no mapa. Deste operador e de todos os outros. :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Gameiro101 » 03 jan 2021, 11:21

rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
~
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • só sabe o custo real no final do mês quando recebe a factura
Isto já existe. Já é possível saber o preço após o carregamento.

Curioso é que apenas carreguei o carro por uma vez, em Outubro/Novembro, até foi com o cartão MIO, e apenas soube quanto me custou o carregamento 2/3 semanas depois...

Responder

Voltar para “Carregamento”