Sim, é difícil entender. Eu tenho uma opinião e tu tens uma opinião contrária, que eu respeito, mas com a qual não concordo.
Quanto à alteração dos postos de 3,7 para o 22, acredito que essa seja uma opção do próprio OPC. Se tal for verdade, tal deve ter por trás um racional qualquer, tipo quais os postos que são mais procurados ou quais podem dar mais lucro.
Eu acredito que os postos devem ter potências de acordo com o tipo de localização e não do modelo VE mais vendido.
Ex:
Supermercados/Shopping devem ter postos de 11 ou 22, pois por norma as pessoas não demoram mais de 2 horas nesses sítios.
Autoestradas devem ter postos de 43, 50, 100 ou mais pois o UVE está em transito, não sendo um destino.
Hoteis, 3,7 é suficiente pois são lugares onde as pessoas pernoitam, logo 8 a 10 de carga
Parques de estacionamento na via pública. 3,7 pois por norma as pessoas estão a trabalhar ou em casa.
Creio ainda que a tua reclamação se prende mais com os tarifários dos PCN em si. Dou aqui outro exemplo que tive oportunidade de reportar ao Mobilectric, e em que ficava mais barato carregar um Zoe 22 no PCR do Radisson, do que no PCN (22) do Alegro de Alfragide.
Os postos são dos OPC, e não sendo estes a Santa Casa da Misericórdia, acredito que queiram que os seus equipamento sejam lucrativos.
TODOS os postos públicos, PCN ou PCR devem ser utilizados com racionalidade, isto é, pelo menor numero de tempo possível, para permitir rotatividade nos utilizadores, daí continuar a afirmar que devem ser facturados em função do tempo e nao em função do kWh, independentemente da potencia do postos.
Exemplo da Prio (OPC): PCN CSC-00021; 22kW; 0,01€/min, em 30 minutos carrega 11kWh e custa 0,30€, o que dá 0,027€/kWh
Exemplo da Prio (OPC): PCN SNT-00016; 7,4kW; 0,01€/min, em 30 minutos carrega 3,7kWh e custa 0,30€, o que dá 0,081€/kWh
Exemplo da Prio (OPC): PCR SNT-00032; 50kW; 0,102€/min, em 30 minutos carrega 25kWh e custa 3,06€, o que dá 0,122€/kWh
Com este ultimo exemplo mostro que o problema está na politica de atribuição de preços nos postos. Repara que o mesmo VE, que consiga carregar a 22kW, paga ~0,027€/kWh num posto e 0,081€/kWh noutro, por outro lado um VE que apenas consiga carregar a 7,4kW irá sempre pagar 0,081€/kWh, valor que considero muito elevado pois a este valor ainda tens que adicionar a parcela do CEME e respectivos IVA.
A solução passa por atribuir um €/min de forma a que, para diferentes potencias, o €/kWh seja sempre o mesmo, e assumindo que o carro não irá tirar partido da potencial total do posto em x% do tempo.