Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 abr 2016, 13:55
- Data de fabrico: 12 jul 2016
- Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras
Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados
Bom dia,
Não encontrei nenhum tópico similar, por isso vou colocar este. Se não estiver no local correcto, por favor apaguem/mudem.
A finalidade do tópico é pedir informações que me auxiliem, e ao mesmo tempo deixar posteriormente uma espécie de lista de referência para quem vier a ter o mesmo problema que eu poder consultar e saber quem contactar.
Então é assim... ao fim de muita discussão/debate, etc, finalmente consegui chegar a acordo com o meu condomínio sobre o método de alimentação do meu EVSE na garagem comum do prédio, há cerca de 2 meses. (Autorizaram-me a passar um cabo da minha fracção no 2º piso até ao -1, pelas escadas interiores, e a colocar um 2º quadro eléctrico e uma tomada CEE no meu local de estacionamento).
Posto isto, pus-me a procurar empresas e electricistas na área, que tivessem alguma experiência neste tipo de instalações, ou pelo menos o know-how para o fazer e se dispusessem a a instalação que preciso.
Conclusão: Nenhum dos Electricistas que contactei sabe se é necessaário algum equipamento/protecção especial, e a maioria simplesmente disse não fazer esse tipo de serviço.
Contactei 2 empresas, 1 não faz a instalação porque teria de fazer furos nos patamares das escadas de serviço e disse não fazer esse tipo de serviço, e a outra, por 40m cabo de 3x4mm2 com uma norma qualquer de resistência à ignição/combustão, as devidas calhas/tubos, uma caixa estanque tipo quadro eléctrico com 2 disjuntores e uma tomada CEE, pediu-me um valor que achei que dava para pelo menos 2 instalações. (Eu não sei qual é o preço razoável para a obra, mas mesmo a preços PVP tirados da net, que devem ser bem altos, o material ficava em cerca de 300€) e o valor orçamentado foi mais de 4x isso...
Assim, gostaria de saber se alguém que tenha usado este tipo de serviços, ou que tenha conhecimento de pessoas que o façam, me pode indicar contactos de quem faça o serviço por um preço justo e com confiança, para que eu possa contactar a pedir um orçamento para fazer a instalação.
O local da mesma é na zona de Alverca do Ribatejo (Lisboa)
Obrigado desde já pelas respostas,
Hugo
Não encontrei nenhum tópico similar, por isso vou colocar este. Se não estiver no local correcto, por favor apaguem/mudem.
A finalidade do tópico é pedir informações que me auxiliem, e ao mesmo tempo deixar posteriormente uma espécie de lista de referência para quem vier a ter o mesmo problema que eu poder consultar e saber quem contactar.
Então é assim... ao fim de muita discussão/debate, etc, finalmente consegui chegar a acordo com o meu condomínio sobre o método de alimentação do meu EVSE na garagem comum do prédio, há cerca de 2 meses. (Autorizaram-me a passar um cabo da minha fracção no 2º piso até ao -1, pelas escadas interiores, e a colocar um 2º quadro eléctrico e uma tomada CEE no meu local de estacionamento).
Posto isto, pus-me a procurar empresas e electricistas na área, que tivessem alguma experiência neste tipo de instalações, ou pelo menos o know-how para o fazer e se dispusessem a a instalação que preciso.
Conclusão: Nenhum dos Electricistas que contactei sabe se é necessaário algum equipamento/protecção especial, e a maioria simplesmente disse não fazer esse tipo de serviço.
Contactei 2 empresas, 1 não faz a instalação porque teria de fazer furos nos patamares das escadas de serviço e disse não fazer esse tipo de serviço, e a outra, por 40m cabo de 3x4mm2 com uma norma qualquer de resistência à ignição/combustão, as devidas calhas/tubos, uma caixa estanque tipo quadro eléctrico com 2 disjuntores e uma tomada CEE, pediu-me um valor que achei que dava para pelo menos 2 instalações. (Eu não sei qual é o preço razoável para a obra, mas mesmo a preços PVP tirados da net, que devem ser bem altos, o material ficava em cerca de 300€) e o valor orçamentado foi mais de 4x isso...
Assim, gostaria de saber se alguém que tenha usado este tipo de serviços, ou que tenha conhecimento de pessoas que o façam, me pode indicar contactos de quem faça o serviço por um preço justo e com confiança, para que eu possa contactar a pedir um orçamento para fazer a instalação.
O local da mesma é na zona de Alverca do Ribatejo (Lisboa)
Hugo
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados
Oiiii vizinhança. Alverca rullez.HellMaster Escreveu: ↑25 mar 2019, 13:19O local da mesma é na zona de Alverca do Ribatejo (Lisboa)
Hugo
Só marquei presença pois não posso ajudar. A minha puxada ficou por fora do prédio sem grande rigor estético e foi feito por mim e o meu senhorio.
-
- Proprietário Leaf
Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados
Acho que já nos cumprimentámos várias vezes na variante de Vialonga.
O meu Leaf é cinza escuro como o teu, matrícula RP.
Obrigado na mesma pela msg.
Abraço
Porque não fazes uma parte dessa instalação? Pede o serviço de alguém para levar um cabo elétrico do teu quadro com um disjuntor bipolar magnetotermico de 40A e a terminar noutro interruptor diferencial (I<30mA, com 40A) de um pequeno quadro elétrico instalado perto do teu lugar de garagem. Depois o resto instalas tu. Vai ficar muito mais barato. Podes ver o que sofri com a minha instalação:
viewtopic.php?f=84&t=7483
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
-
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
Caro colega, acho que vou baralhar mais as suas ideias, mas tinha de o referir.
O seu problema hoje, vai ser o dos seus vizinho amanha, para passar os cabos, como disse o primeiro eletricista é necessário furar os patamares, se hoje apenas fizer um furo para o seu apartamento amanha terá de ser feito outro mais ao lado, para não afectar o seu cabo, colocar mais uma calha a esconder o tubo, ou pelo menos trocar por uma maior.
Não existe a possibilidade de ser feita uma calha técnica maior já com furação dos patamares com dimensão para no futuro todos os seus vizinhos poderem facilmente passar um cabo para o lugar de cada um? Vai ter um custos superior, mas penso ser uma benfeitoria para o prédio e será muito mais simples e económico prepararem as zonas comum para todos do que andar um de cada vez a "partir".
Em relação a instalação no seu lugar, não lhe consigo ajudar, estamos a fazer um prédio com lugares em parqueamento, a solução que optamos foi deixarmos tubagem de cada apartamento para a garagem e depois cada um pode puxar o cabo através de esteiras para o seu lugar, e assume a responsabilidade da instalação que efectuar, não é a solução ideal, mas é a que nos protege a nós, mas deixa o cliente com a possibilidade de futuramente pode fazer instalação.
Como nota, o eletricista que está a fazer a obra, também anda um pouco perdido com a situação dos VE, mas vai copiar a solução e em todas as instalações futuras vai prever tubagens para a passagem de cabos individuais para as garagens.
O seu problema hoje, vai ser o dos seus vizinho amanha, para passar os cabos, como disse o primeiro eletricista é necessário furar os patamares, se hoje apenas fizer um furo para o seu apartamento amanha terá de ser feito outro mais ao lado, para não afectar o seu cabo, colocar mais uma calha a esconder o tubo, ou pelo menos trocar por uma maior.
Não existe a possibilidade de ser feita uma calha técnica maior já com furação dos patamares com dimensão para no futuro todos os seus vizinhos poderem facilmente passar um cabo para o lugar de cada um? Vai ter um custos superior, mas penso ser uma benfeitoria para o prédio e será muito mais simples e económico prepararem as zonas comum para todos do que andar um de cada vez a "partir".
Em relação a instalação no seu lugar, não lhe consigo ajudar, estamos a fazer um prédio com lugares em parqueamento, a solução que optamos foi deixarmos tubagem de cada apartamento para a garagem e depois cada um pode puxar o cabo através de esteiras para o seu lugar, e assume a responsabilidade da instalação que efectuar, não é a solução ideal, mas é a que nos protege a nós, mas deixa o cliente com a possibilidade de futuramente pode fazer instalação.
Como nota, o eletricista que está a fazer a obra, também anda um pouco perdido com a situação dos VE, mas vai copiar a solução e em todas as instalações futuras vai prever tubagens para a passagem de cabos individuais para as garagens.
Não digas o propósito da instalação, diz só que queres uma tomada CEE no teu lugar de garagem, dizer que é para um carro começam a complicar e a dizer que não...HellMaster Escreveu: ↑25 mar 2019, 13:19Conclusão: Nenhum dos Electricistas que contactei sabe se é necessaário algum equipamento/protecção especial, e a maioria simplesmente disse não fazer esse tipo de serviço.
-
- Proprietário Leaf
noway, não o faço porque ficou acordado com o condomínio a instalação ser toda efectuada por técnico credenciado... foi uma forma de simplificar a aprovação do pedido para a obranoway Escreveu: ↑25 mar 2019, 14:15Porque não fazes uma parte dessa instalação? Pede o serviço de alguém para levar um cabo elétrico do teu quadro com um disjuntor bipolar magnetotermico de 40A e a terminar noutro interruptor diferencial (I<30mA, com 40A) de um pequeno quadro elétrico instalado perto do teu lugar de garagem. Depois o resto instalas tu. Vai ficar muito mais barato. Podes ver o que sofri com a minha instalação:
-
- Proprietário Leaf
Gameiro,Gameiro101 Escreveu: ↑25 mar 2019, 17:39Caro colega, acho que vou baralhar mais as suas ideias, mas tinha de o referir.
Obrigado pelo input.
Já estou a precaver (em parte) esse problema, e os buracos a abrir irão ser dimensionados para mais 2 cabos (as fracções do meu lado), e as fracções do outro lado do prédio, se algum dia precisarem, fazem o mesmo do lado deles.
O cabo será oculto em calha que consiga levar 3 cabos.
A solução que indica parece-me adequada, o problema é que quem construiu o nosso prédio, não colocou sequer uma conduta que chegue ao -1.
-
- Proprietário Leaf
-
- Registado: 13 fev 2019, 23:47
Já foi quase tudo dito por isso não posso acrescentar muito. Só queria deixar a nota que isso de referir muitas normas é porque te querem ir a carteira. Alias, estão preocupados com resistencia a ignição/combustão mas não fazem future-proofing com cabo de 6mm2 ? Tá certo..HellMaster Escreveu: ↑25 mar 2019, 13:19
Se tu consegues arranjar o material a 300€ em lojas normais (não estando a falar aqui de importar por exemplo), qualquer electricista consegue bastante mais barato.