Novo Linux (Ubuntu 16.04) disponível para download

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Novo Linux (Ubuntu 16.04) disponível para download

Mensagem por mikexilva » 22 abr 2016, 02:14

Quem está por dentro já sabe que de 6 em 6 meses o Ubuntu lança uma nova versão (mes 04 e mes 10) e como não podia deixar de ser, ontem saiu a versão 16.04 (do ano 2016 mes 04) que quem tenha versões anteriores instaladas pode simplesmente aceitar o update, e quem quiser experimentar instalar de raiz pode fazer o download que continua a ser gratuito.

Mais algumas informações:
http://www.omgubuntu.co.uk/2016/04/ubun ... w-features

[img]http://www.omgubuntu.co.uk/wp-content/u ... -xerus.jpg[/img]

site oficial:
http://www.ubuntu.com/

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Novo Linux (Ubuntu 16.04) disponível para download

Mensagem por pemifer » 22 abr 2016, 10:34

Para quem não sabe, o Ubuntu é um sistema operativo alternativo ao Windows.http://www.ubuntu.com/desktop
Quem tem receio de largar o Windows, não tenha!
Eu uso Ubuntu desde 2009 e recomendo.
Eu diria que passar de Windows para Ubuntu é como passar de um veiculo CI para VE. Depois de se experimentar não se quer outra coisa.
A instalação de Ubuntu não elimina o Windows. Pode-se manter os 2 sistemas operativos.
É o que faço, uso o Ubuntu mas mantenho o Windows que uso esporadicamente para coisas muito especificas que ainda não se consegue fazer em Ubuntu.
Com o Ubuntu vem o LibreOffice, equivalente ao Microsoft Office com a diferença que é gratuito.
Aliás o também há versão do LibreOffice para Windows. https://pt.libreoffice.org/
E alguém pergunta: mas porque raio é que eu quero um SO alternativo ao Windows?
Resposta: Em qualquer computador é notória a diferença de velocidade, o Ubuntu é muito mais rápido que o Windows.
O Ubuntu até serve para recuperar computadores antigos abandonados por lentidão no Windows.
Alguém: Mas tu utilizas o Windows e Ubuntu, é porque faltam funcionalidades ao Ubuntu...
Resposta: 1 - uso o Windows para jogar, apesar de haverem jogos para Ubuntu, o universo de jogos é maior para Windows;
2 - uso o Windows para fazer captura de vídeo com uma placa externa antiga, em Ubuntu não consegui fazer a captura do som, mais uma vez uso o Windows porque o universo de aplicações disponíveis permitiu-me experimentar várias até encontrar uma que funcionasse.
Alguém: então quer dizer que as aplicações do Ubuntu são fracas
Resposta: Não, são poucas mas muito boas, alias são tão boas que uso algumas na versão para Windows.
Qualquer duvida, não hesitem em perguntar.
Esta na altura de, em termos de SO, passar a andar de Tesla (Ubuntu).

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Novo Linux (Ubuntu 16.04) disponível para download

Mensagem por oops » 22 abr 2016, 12:49

Então e para quem usa o AutoCAD 2D, há alternativas sérias neste sistema operativo?
É que para navegar na internet e criar uns documentos de texto em qualquer sistema me safo, agora para trabalhar todos os dias em ficheiros DWG tenho que ter um programa estável e realmente bom. Se conheceres alguém que trabalhe em fich DWG e tenha mudado de sistema operativo diz-me pf que era uma das coisas que me dava mais prazer. Agora a mudança tem que ser confortável... não pode ser uma fonte constante de preocupações ou pequenos problemas... já tenho que chegue no dia a dia de trabalho.
Abç

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Novo Linux (Ubuntu 16.04) disponível para download

Mensagem por Apr » 22 abr 2016, 14:18

O Ubuntu não é o Tesla dos OS's, isso é que era... É mais um Leaf de 24kW... é bom mas tem as suas limitações.... :-)

O Tesla dos OSes é o MAC OS X e o Windows é tipo batata frita, sabe bem mas faz muito mal. Eu consumo muta batata frita mas em casa navego de Leaf.... ;)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Novo Linux (Ubuntu 16.04) disponível para download

Mensagem por pemifer » 22 abr 2016, 14:42

oops Escreveu:Então e para quem usa o AutoCAD 2D, há alternativas sérias neste sistema operativo?
É que para navegar na internet e criar uns documentos de texto em qualquer sistema me safo, agora para trabalhar todos os dias em ficheiros DWG tenho que ter um programa estável e realmente bom. Se conheceres alguém que trabalhe em fich DWG e tenha mudado de sistema operativo diz-me pf que era uma das coisas que me dava mais prazer. Agora a mudança tem que ser confortável... não pode ser uma fonte constante de preocupações ou pequenos problemas... já tenho que chegue no dia a dia de trabalho.
Abç
Pelo que pude perceber do site não existe versão de AutoCAD para Linux (o Ubuntu é uma versão de Linux).
No entanto podes experimentar o Autocad no Ubuntu usando uma aplicação do Ubuntu chamada Wine. É tipo um emulador de Windows.https://www.winehq.org/
Existe no entanto uma alternativa http://librecad.org/cms/home.html.
Como não percebo nada de AutoCAD não sei se a alternativa é boa ou não.
Podes instalar o Ubuntu, como eu fiz, não alterando nada no Windows. A única coisa que se altera é o espaço em disco disponível para o Windows, repito, a instalação do Ubuntu não altera nada no Windows.
O computador passa a apresentar um menu inicial para se escolher entre Ubuntu e Windows.
Também podes optar por instalar o Ubuntu numa PEN e usá-lo sem o instalares no computador. Obviamente que não oferecerá a melhor performance.

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Novo Linux (Ubuntu 16.04) disponível para download

Mensagem por Batotinha » 22 abr 2016, 14:49

Ora cá está um belo tema! ;)
Na parte do conhecimento, (saber saber) humano, gosto do principio que normalmente sigo; o saber não é meu ... o saber não é teu nem de quem o agarrar, ... é da espécie humana.
Não significa isto que estou a dizer que não se deve (ou não pode) ganhar dinheiro com o conhecimento. Pelo contrário. Pode e deve! :shock:
Mas um tal de bilgaitas (e uns tantos outros idem), fez do seu conhecimento uma forma de prender/limitar os outros ao seu saber. Esquecendo por completo que para ter chegado ao conhecimento "especial" que detinha, muitos outros partilharam com ele, (ou eles), conhecimentos que sempre pertenceram à espécie humana.
Fiquei fulo quando "ele" recentemente a propósito do terrorismo, recomendou à casa da "maçanita" que escancarasse as portas aos fbi(os). Só estava a mostrar quem era, é certo, mas o rotulo de filantropo não lhe dá esse direito. Mas lá está. Continuava a ser coerente com a "estirpe" dos poderosos, apenas. Já que o fbi(os) não precisava nada que lhes abrissem as portas do "quintal" para ir à "quinta do terrorista". Mas fica sempre bem mostrar solidariedade com os amigos.

Tanta "treta" porquê?
É que eu, um miserável ignorante de informática, graças ao ubuntu, consegui manter a funcionar, durante anos alguns dos PCs que foram sendo descartados quer pelo bilgaitas/intel(o)/programadores alinhados e suas modas. Houve um caso em que nem as lojas se dispuseram a reparar a "velharia". Estava morta. No entanto quando instalei o ubuntu funcionou sem problema. O material informático que uso é normalmente apelidado de pré-histórico graças ao ubuntu.
Já na questão de utilização avançada,
oops Escreveu:Então e para quem usa o AutoCAD 2D, há alternativas sérias neste sistema operativo?
a minha ideia é que as alternativas devem ser nulas na medida em que não haja soluções de "baixo custo". É a minha ideia.
Acho que ubuntu se bem usado é como VE. Serve para mais de 90% das necessidades e prolonga a vida de muitas máquinas. Retarda o esgotamento de recursos naturais :mrgreen:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Novo Linux (Ubuntu 16.04) disponível para download

Mensagem por pemifer » 22 abr 2016, 15:12

Sou mesmo distraído... :oops:
Esqueci-me de referir que o programa de instalação do Ubuntu é gráfico e extremamente simples de utilizar.
Quer o Ubuntu quer o programa de instalação podem ser em português de Portugal.
Uma curiosidade: devido à sua simplicidade o Ubuntu foi considerado o primeiro Linux para humanos... :lol: https://ubuntu-pt.org/

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Novo Linux (Ubuntu 16.04) disponível para download

Mensagem por fernandinand » 22 abr 2016, 15:47

oops Escreveu:Então e para quem usa o AutoCAD 2D, há alternativas sérias neste sistema operativo?
Penso que é uma questão que deve colocar à Autodesk, pois o format DWG é um formato proprietário! Caso a Autodesk se digna-se a realizar um melhor suporte ao DXF e/ou abrir o DWG, provavelmente haveria software neste OS (ainda melhor que o AutoCAD) para trabalhar. No entanto, do pouco que conheço da área e não sabendo ao certo que tipo de trabalho realiza no dia a dia, sei que existe software melhor (e mais barato) que o da Autodesk.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Novo Linux (Ubuntu 16.04) disponível para download

Mensagem por RJSC » 22 abr 2016, 19:52

Apr Escreveu:O Ubuntu não é o Tesla dos OS's, isso é que era... É mais um Leaf de 24kW... é bom mas tem as suas limitações.... :-)

O Tesla dos OSes é o MAC OS X e o Windows é tipo batata frita, sabe bem mas faz muito mal. Eu consumo muta batata frita mas em casa navego de Leaf.... ;)
Maças envenenadas? Fujam disso!
No meu caso, batatas fritas só no emprego. Fora isso, não gramo o Unity/Gnome/MATA e uso ubuntu com KDE (Kubuntu).

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Novo Linux (Ubuntu 16.04) disponível para download

Mensagem por oops » 22 abr 2016, 20:57

Tenho que me informar de alternativas ao AutoCAD.
Entretanto vou instalar o ubuntu no meu PC com windows.
Obg

Responder

Voltar para “Off-Topic”