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Certamente que existe pessoas para isto, mas porra pagar por um curso de 7 horas...
In: https://selectra.pt/energia/info/certielCertificado Certiel
O certificado Certiel era obrigatório e, além disso, tinha custos associados. A certificação da Certiel tinha o valor de 51,23€ e funcionava como uma taxa, aplicada a todas as instalações elétricas que eram verificadas pela empresa.
Antes de 2018, cada projeto com instalações elétricas precisava de uma aprovação da entidade licenciadora ou certificadora para funcionar.
No caso dos clientes domésticos com ligações iguais ou inferiores a 10.35 kVA, este pedido era normalmente feito enquanto ainda decorria a obra. O construtor civil era o responsável por contratar um técnico responsável pelo processo de licenciamento municipal.
Isso quer dizer que a certificação da instalação elétrica não está relacionada em nenhum momento com a fornecedora de energia que decide contratar para sua casa.
Enquanto estava em funcionamento, a Certiel funcionava por amostragem. O que quer isso dizer? Apesar de todos os projetos elétricos terem de pagar o valor da certificação, apenas cerca de 35% era efetivamente alvo de análise e fiscalização. As ligações de eletricidade eram verificadas ou não segundo um critério da Certiel.
O melhor texto que alguma vez li, ou então não.Nonnus Nunnos os mitos de 2011 eram muitos hoje continuam a usar mitosnpara proteger os fabricantes, trabalho com baterias diariamente desde o tempo eur precisávamos de cornometrar cada carregamento de cada celula, e garantidamente e falo por experiência não existem duas baterias iguais, depois existem muitos fatores mas o principal esta na temperatura nenhuma bateria dura se nao trabalhar com variações dentro de 15 a 25 graus acima ou abaixo esta a danificar a bateria, milagres não existem. Nao falo em teoria mas em ter visto centenas de baterias a arder a minha frente e baterias que em menos de 2 meses passarem de 4 a 5h de autonomia a 1h ou menos.
Baterias são processos químicos muito instáveis de tal forma que em zonas remotas frias ja ninguém usa baterias e painéis solares as bateria não duravam 2 anos, agora usam geradores a hidrogénio produzido no momento que polui zero e é 100% reciclado.
Problema o hidrogénio não pode ser controlado e taxado pelos governos pode ser produzido em casa. E depois onde vao os governos buscar os euros em impostos.
Já agora quando portugal passar a ter 50% de carros elétricos acham que vao continuar a ter isenção de iuc, não vao passar a ser taxados ao peso e garantidamente cada kg vai custar mais que cada cm3. E onde vai o estado compensar os impostos sobre combustíveis? Garantidamente vamos ter mais taxas e taxinhas e ja existe um estudo para cobrar imposto por cada m2 de painel solar instalado.
Eu ja nao duvido no final a conclusão é que temos mais de 20% de.eletricos a circular nas estradas e a poluição continua a subir a um valor brutal. Estamos a solucionar ou a acelerar a destruição do planeta.
“All in all, last winter showed that electric operation is entirely possible, even at 70 degrees north. We made it through extreme weather, and managed to keep things running smoothly. So, we’re very pleased with that.”
São os visionários do hidrogénio.Nonnus Escreveu: ↑22 jul 2025, 06:19O melhor texto que alguma vez li, ou então não.
As baterias são tão instáveis que mais parecem centrais nucleares dos anos 70.
Ficamos a saber que a Noruega é um país tropical. Onde ninguém usa baterias devido as temperaturas baixas.
E o hidrogênio produzido em casa?
Não há maneira de taxar esse hidrogênio, mas ao mesmo tempo o governo vai taxar os m2 de painéis solares.