Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s

Mensagem por BrunoAlves » 02 set 2025, 18:27

civic Escreveu:
02 set 2025, 14:57
Eu só acho escabroso por ser um artigo em que a CNN faz daquilo uma noticia, é só por isso
É por isto
https://www.facebook.com/share/p/1BRfqdhiU2/

Publicado há 5h, 664 comentários. Gera tráfego, gera engagement, gera receita.

Não sei porque é que te admiras tanto, a CNN está taco a taco com a CMTV no ranking de fazer noticiário da forma mais chocante possível. Não há ali nenhum jornalismo. Querem-se é títulos sonantes, temas que se sabe criam divisão, colocados da forma mais espalhafatosa possível. Acho que até o Tupperware já se sente menosprezado no clickbait :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 02 set 2025, 18:36

Eu não me admiro, acho é ridiculo o ponto a que se chega para gerar clicks, estamos a falar de um editorial de nome global que devia ser isento, não é um topico de uma pessoa no Facebook ou num forum qualquer. ;)
Também podia dizer que queria fazer a viagem e pagar com dinheiro, e no final iria chegar à conclusão que não conseguia carregar em lado nenhum, só falta um testemunho desses.
Nissan LEAF 2018 40kWh
162 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
80 000Km's

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 12 out 2025, 00:53

Num grupo que nada tem a ver com carros eléctricos alguém postou uma imagem de um carregador rápido supostamente a ser alimentado por gerador.

Aquelas imagens já gastas que serve para alimentar a ignorância.

Comentei essa imagem e recebi como resposta esta pérola:
Nonnus Nunnos E se fosses pesquisar, ias compreender também que um carro elétrico, também é mais eficiente em causar cancros ao ser humano.
E é que também não entendo, as pessoas não gostam, nem querem centrais nucleares por perto, mas gostam das modas dos carros elétricos, que tem baterias em lítio. A diferença do lítio para urânio não é muita, até mesmo para reciclar...
Como é mais eficiente em questão de poluição?
Não sei... Sei é que os milionários gostam que o pessoal goste das modas que lançam, para encher ainda mais os bolsos.
Não os vejo preocupados, nem um pouco com o meio ambiente e muito menos com a saúde das pessoas...!
Nonnus Nunnos É isso é...! Mete um irradiómetro dentro do carro a pilhas.
Se calhar sou eu que estou errado por saber o que sei sobre eletricidade e eletromagnetismo.
E saber o que é o lítio e o urânio, e como é reciclado, e o tempo que demora...
Tudo a seu tempo se verá!
Mas eu até preferia estar errado...
(Sabes, é que quando se faz um raio-x, ou um TAC ou resonância magnética, em salas bem isoladas, e o pessoal sai da sala antes de começar o exame, tem um motivo em se pisgarem dalí).
Qual Chernobyl! Por estes dias um carro elétrico está ao mesmo nível.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 12 out 2025, 11:08

E se calhar ainda é daqueles tipos que vai à praia e nem põe protetor solar... :roll:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 50 000 kms

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 12 out 2025, 11:22

Não tenham duvidas que existe muito eletrotecnico que acha que uma bateria tem um maagnetismo enorme, eu prorio lá no trabalbalho já tive essa discussão muitas vezes, até com engenheiros eletro tecnicos, claro que facilmente se comprovam que não existe qualquer campo magnetico, alias até o proprio iMT coloca um teste na IPO, colocar o radio em AM para ver se existe alguma fuga magnetica, de onde? :?

O unico sitio onde existe algum magnetismo é no motor e nalguns casos só mesmo em andamento, como nos BMW ou Renault.
Nissan LEAF 2018 40kWh
162 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
80 000Km's

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 12 out 2025, 14:13

Alguém com mais paciência que eu deu-se ao trabalho de desmontar completamente os comentários do indivíduo.
Daniel da Costa Irradiómetro num carro elétrico? Isso é o equivalente científico de pôr um estetoscópio numa torradeira e achar que tens uma tese sobre cardiologia. O lítio não é radioativo, e se achas que o é, o problema não está na bateria, está no manual de física que nunca abriste.

Ah, e sim, o velho complô das baterias radioativas.

Incrível como os milhares de físicos, engenheiros e técnicos de segurança nuclear do planeta inteiro ainda não repararam nisso mas tu, um engenheiro de obras feitas de Facebook, e um ‘irradiómetro’ de bolso, desvendaste o segredo.

Nem sei como ainda não te deram um prémio Nobel!

E comparar uma bateria de lítio com uma sala de TAC ou raio-X é mais ou menos o mesmo que comparar um isqueiro com um reactor nuclear.

O pessoal sai da sala durante um TAC porque há radiação ionizante, produzida por equipamento que emite fótons de alta energia, não por ter lítio nas pilhas.

Uma bateria de lítio produz energia química convertida em eléctrica, não radiação. Não há urânio, não há emissões radioactivas, e muito menos algum motivo para sair do carro como se fosse um bunker de radiologia.

Misturar TACs, urânio e baterias é o género de confusão que nasce quando se lê ciência no Facebook e se acha que “saber o que é o lítio” é o mesmo que perceber de física.

Dica: antes de usares palavras como ‘irradiómetro’, garante que sabes o que ele mede senão arriscas-te a detetar apenas o brilho da tua própria ignorância.
E assim vai o mundo das redes sociais onde os tolos proliferam com teorias muito próprias.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Off-Topic”