Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s

Mensagem por cfvp » 05 ago 2025, 23:21

Mas qual é o trabalho dele? TVDE?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 49 000 kms

rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Mensagem por rjspedition » 05 ago 2025, 23:37

:lol: :lol:

Eu não levo para esse lado, e consigo subscrever e perceber muito do que é dito no vídeo. ;)

Alias, acho que está uma review bastante interessante de um ângulo muito pouco normal, alguém que pelos vistos gosta, respira e tem prazer em lidar com carros a combustão, e nada contra, sendo que os defeitos apontados ao Tesla tem aí (na paixão por ICE) a sua origem.

A grande porta ou motivo de entrada para os elétricos para a maioria dos utilizadores, muito antes da performance ou das questões ambientais, é de razão económica quer seja pelo custo/km ou pelo menor custo de manutenção.

E também sabemos que depois de ter um elétrico, principalmente um como este 3 Long Range, acontece muito rapidamente e é muito fácil passar a fazer viagens maiores com ele relegando o ICE. Gastar 1€/100km a carregar em casa ou uns 9€/100km começam a pesar nas contas de cabeça, e depois tudo ajuda no orçamento no final do mês.

Para quem é mais realista e pés na terra, este comentário no youtube resume tudo:
Não é culto, é matemática básica.
E é isto!

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 06 ago 2025, 00:38

Também acho que o Nonnus pode ter falhado o objetivo do vídeo ou então sou eu que sou um otimista :mrgreen:

O Yuri é um mecânico, YouTuber de carros, fez já vários restauros de carcaças antigas e alguém que, como o "Mecânica Sobre Rodas", o algoritmo do YT insiste em sugerir-me.

É preciso olhar para a audiência dele: uma boa parte são petrolheads, outros são anti-ve, outros são só grunhos, e alguns até são pessoas equilibradas. Eu acho isso "expectável" nesta audiência. Nesse espírito o vídeo é feito numa perspectiva de agradar a essa audiência ao mesmo tempo que "pisca o olho" a outra audiência.
Se até em videos de canais altamente "pro-ve" aparecem grunhos a comentar, neste contexto a amostra até me surpreende.
Se olharmos para os comentários acho que situa bem essa realidade.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rjspedition

Mensagem por rjspedition » 06 ago 2025, 00:55

Fui rever o vídeo sem cortes e com mais alguma atenção e pese algum exagero de linguagem existem pontos que estão bem tirados:

"Este carro para o dia a dia, para poupar dinheiro, e poder utilizar esse dinheiro com outro objectivo (...)"
Mesmo não gostando de elétricos, porque nem todos temos de gostar, é inegável que existe uma poupança significativa associada: É fazer as contas e é matemática pura, como diz o comentário. O Leaf foi tudo menos o carro favorito dos que já passou cá por casa e acho que na realidade, ninguém por cá gostava realmente do carro, mas aqueles longos meses sem gastar gasóleo deram uma bela ajuda para o orçamento da nossa roadtrip à Suécia feita a combustão, por exemplo! Algo que seria bem mais difícil se no ano anterior tivesse literalmente queimado uns 3000€ (jesus!!) a ir e vir para o trabalho.

"Ir lá dentro e é um carro sem vida (...) é como se fosse um eletrodoméstico"
Tantas vezes que já referi isto quando conhecidos me perguntam sobre o Model 3. :) Falta qualquer coisa, mas isto não faz do carro para mim, pior ou menos do que ele é: Quase perfeito na sua simplicidade para o dia a dia, com todo o espaço e comodidades e pequenos toques no software que tornam a experiência bastante fluida, simples, e sem complicações, que para essas já basta o emprego e a nossa vida. ;)

Isso não invalida que quando me sento no carro a combustão, como voltei a fazer ontem, o sentimento não seja completamente diferente e bastante mais envolvente quer seja pelo espaço, ergonomia e condução, mas depois por diversas vezes tento rodar ou fazer zoom no mapa com os dedos e é que me lembro que o pequeno ecrã não é touch e faltam todos aqueles dados em tempo real que o meu lado obsessivo e de geek gosta tanto. :D

Atenção que isto não é electricos vs ICE, mas sim Model 3, o único foco do video, vs alguns ICE. Acredito que existem outras opções onde a percepção seja bastante diferente.

"Se calhar é por ser já quarentão, mas dá tão mais gosto agora chegar ao carro, entrar, não tenho chave, não tenho mudanças, o silêncio, não tenho de me chatear, é tudo automático (...)"
E é tão isto! Abrir o carro sem ter de procurar qualquer chave/cartão ou mesmo fazer qualquer acção, entrar sem colocar a chave na ignição ou em determinado sitio (sim, estou a pensar em ti, Leaf :geek: ), não ter sequer de carregar num qualquer botão start já que está tudo ligado pronto a sair, bastando selecionar a mudança com GPS a prever os destinos mais prováveis de acordo com a hora e localização do carro: Melhor só com fsd unsupervised se isso um dia cá chegar. :-D

"(...) se continuar com este pensamento, não volto a ter carro a combustão para o dia a dia"
Efetivamente não sei que prazer de condução se possa tirar de uma viagem que se faz 484 vezes por ano a contar ambos os sentidos em ambiente suburbano com trânsito à mistura, seja com qual for o carro.

Acho que o ponto é muito por aqui e é isso que torna o vídeo diferente: "Não gosto, não é a minha praia, mas é altamente funcional, cómodo, e resulta!".

E acho que é completamente válido!

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 06 ago 2025, 07:52

Eu percebo isso tudo o que vocês escreveram. Não sigo, mas vejo há muitos anos os vídeos dele ainda no tempo em que tinha meia dúzia de seguidores.

Mas o que eu realcei é a contradição.

Começa o vídeo por dizer que não gosta, nunca vai gostar, que carro não transmite nada, é um carro de trabalho só isso, e depois pelo meio faz viagens grandes com a família, e acaba por mostrar arranques, ultrapassagens e que quem se senta ao lado fica sempre admirado.

Um carro que não serve para nada, apenas para ir casa/trabalho, mas até acaba por falar nos carregamentos que não é nada daquilo que se diz. Se isto não é contradição então o que é?

Um discussão de mudos com muitos argumentos contraditórios.

Parece-me mais um problema de identidade. Um petrolhead que não consegue assumir que gosta de carros eléctricos.

Antigamente tínhamos pessoas que por vergonha não conseguiam assumir a sua sexualidade, hoje temos pessoas que não conseguem assumir que gostam de carros eléctricos. :violin:

Então não era mais honesto dizer: Amigos realmente estava enganado acerca dos carros eléctricos. E dizer tudo o que diz sobre o carro. Então não gosta do carro, é um carro de trabalho que não transmite sensações e põe jantes, ailerons... Sente falta do barulho dos carros a combustão e depois fecha os vidros e diz, olhem o silêncio. São demasiadas contradições para quem não gosta.

Todos nós que temos carros eléctricos há vários anos sabemos de casos de pessoas que compraram carros eléctricos com a ideia de ser o segundo carro e passado pouco tempo é o carro principal, não é nada de novo. É o que está acontecer a ele mas não o quer assumir e entra no contraditório.

Há um post dele no TCP que fala sobre o carro depois nos comentários quando confrontado com algumas questões ele diz que o carro não serve para fazer viagens grandes, para isso usa a sua RS4, agora vem dizer que faz viagens grandes com a família. :pray:

Eu já referi aqui várias vezes, que apesar de ter carros elétricos e ser defensor dos mesmos, continuo a gostar de carros a combustão, ou melhor de tudo o que tem motor a combustão. Há lugar para todos, não sou de extremos.

Não, ele não é tvde.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 06 ago 2025, 11:20

Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 49 000 kms

rjspedition

Mensagem por rjspedition » 07 ago 2025, 13:22

Nonnus Escreveu:
06 ago 2025, 07:52

Há um post dele no TCP que fala sobre o carro depois nos comentários quando confrontado com algumas questões ele diz que o carro não serve para fazer viagens grandes, para isso usa a sua RS4, agora vem dizer que faz viagens grandes com a família. :pray:
:lol:

Eu percebo o ponto que levantas. ;)

Entretanto, parece que o "não gosto mas.." está a pegar. :lol: :lol:

Foi experimentar um S Plaid.

https://www.youtube.com/watch?v=4OLIpNPum6w

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 07 ago 2025, 17:44

"Não transmite sensações, é um carro LGBT".

"Isto é demais, isto torna-se perigoso".

Pronto agora se calhar tem mais algumas razões para não gostar. Por excesso de sensações, e ser mais perigoso que aqueles chaços 1.6L/120CV com repros e com 900kG.

"Nunca negues a partida uma ciência que não conheces", acho que se aplica bem a este individuo.

Ao minuto 20.45 "eu não sou muito fã de electicos". Sou só eu que vejo um discurso diferente do outro vídeo? Não há aqui o problema de assumir que realmente até gosta!

Passou de:
"Eu não gosto de carros electricos, não comecei a gostar de carros electricos e acho que nunca vou gostar de carros electricos, é apenas uma ferramenta de trabalho". Mas meti um aileron e umas jantes e faço viagens grandes com a família.

"Não meus amigos, eu não gosto electricos, eu não sou fã de electricos, não comecei a gostar electricos, uma discussão de mudos..."
Para:

"eu não sou muito fã". Mais uns vídeos e passa a dizer gosto +/-, daqui por um ano, sou um petrolhead que gosta de electricos, daqui por 10 anos, sou fã de electricos. O mesmo de todos nós, só que vai levar mais tempo assumir que gosta de carros "LGBT." :clap:

"Isto é ridículo, isto é ridículo."

Levou estes anos todos a perceber que conseguia poupar com um carro electrico, portanto não é de esperar que consiga assumir tão depressa. :doh:

Que estejamos todos cá para ir acompanhando a conversão de um petrolhead para electrohead. ;)

Anda vai ser um embaixador do carro electrico. "Até aquelas filas (dos carregamentos) que a malta fala, erradamente, vão acabar."
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 02 set 2025, 09:29

Mais um artigo de alguém que deve ter andado os ultimos anos em Marte para não entender porque o Continente tem a forma de carregar que tem. :lol:

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/othe ... abb9&ei=30
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 02 set 2025, 11:14

Por acaso tenho uma visão até bem concordante com o que o autor desse texto escreveu. Lá afirmar-se físico e confundir kW com kWh, enfim. Mas o erro do mensageiro não invalida a mensagem.

Ponto prévio, ele empola muito o texto para efeitos dramáticos. Faz parte. Os nomes fictícios são bem engraçados :mrgreen:

Vamos lá a ver:
- é claramente um utilizador novato, mas preparou-se. Eu tento sempre olhar para os relatos tentando colocar-me "nos sapatos" de quem o fez.
- escolheu evitar a A1 porque antecipou enchente. Bem.
- chega a um carregador teoricamente disponível (instalou a app, preparou-se). Carregador fora de serviço, se calhar estava em Espanha mas ninguém o avisou :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (desculpem, foi a última vez).
- chegou ao continente e não quis instalar a app continente. Não é a app Plug and Charge, é seres obrigado a instalar adicionalmente a app continente para poder adicionar método de pagamento. Como é óbvio discordo, mas entendo o ponto de vista dele. Entendo e cheguei a dizê-lo numa reunião com eles, devia ser possível não depender da segunda app (e já foi).
- outro carregador, fora de serviço. outro, ocupado.
- outro carregador, funciona. Ah mas divide potência.
- carregar até ao gargalo, erro de principiante.
- A13 e A2 sempre com carregadores cheios, boa decisão de evitar.

Depois, tomadas de carregamento e estacionamentos em espinha. Só quem nunca carregou em Aveiras não se relaciona com isto. Aqui já é mais drama do que razão, mas não é mentira.
Depois uma série de outras coisas.

Pá, eu... fora o excesso de drama, acho o relato bem real. Claro, nós pessoas com anos disto achamos "parolo". Eu para um novato que até se preparou minimamente, acho bem real.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Off-Topic”