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Re: Fim dos apoios aos híbridos
Enviado: 26 nov 2020, 13:00
por mjr
Os PHEV estão todos calibrados para os 50km, se fosse de 60km ia dar ao mesmo.
Não parece haver qualquer competição nas marcas em colocar mais autonomia, é mesmo só para cumprir os mínimos olímpicos. Mas lá está, Portugal é demasiado pequeno para ter alguma influência nisto, tem de ser ao nível da UE o incentivo a aumentar a autonomia.
Re: Fim dos apoios aos híbridos
Enviado: 26 nov 2020, 13:02
por mjr
Nonnus Escreveu: ↑26 nov 2020, 12:59
Eu não quero estar aqui a desviar-me do principal ponto, mas na semana passada em conversa com um cliente fiquei a saber que existem muitas maneiras de caçar ratos em relação a questão de um carro ser subsidiado.
Estávamos nos a falar dos incentivos e das deduções de iva, quando ele me diz que por exemplo comprou uma Amarok full extras em que foram passadas duas facturas, porque o valor total do carro era superior aquilo que ele podia deduzir.
Uma factura com o preço base do carro e outra factura com os extras. Portanto, isto a ser verdade, leva-me a querer que existe ai muita boa a gente a conseguir comprar estes carros e deduzir quase a totalidade do carro. Vale o que vale.
Daqui a alguns anos vão estar a receber cartinhas da AT a pedir explicações. Está a acontecer isso com os Model S de há 3 anos atrás. E a AT tem razão!
Re: Fim dos apoios aos híbridos
Enviado: 26 nov 2020, 13:09
por Nonnus
mjr Escreveu: ↑26 nov 2020, 13:02
Nonnus Escreveu: ↑26 nov 2020, 12:59
Eu não quero estar aqui a desviar-me do principal ponto, mas na semana passada em conversa com um cliente fiquei a saber que existem muitas maneiras de caçar ratos em relação a questão de um carro ser subsidiado.
Estávamos nos a falar dos incentivos e das deduções de iva, quando ele me diz que por exemplo comprou uma Amarok full extras em que foram passadas duas facturas, porque o valor total do carro era superior aquilo que ele podia deduzir.
Uma factura com o preço base do carro e outra factura com os extras. Portanto, isto a ser verdade, leva-me a querer que existe ai muita boa a gente a conseguir comprar estes carros e deduzir quase a totalidade do carro. Vale o que vale.
Daqui a alguns anos vão estar a receber cartinhas da AT a pedir explicações. Está a acontecer isso com os Model S de há 3 anos atrás. E a AT tem razão!
Por acaso ele tem um Model S e diz que o conseguiu deduzir. Também me disse que queria um Model X mas o valor já não o permitia então comprou um S porque já conseguia.
Re: Fim dos apoios aos híbridos
Enviado: 26 nov 2020, 13:40
por mjr
Vários proprietários de Model S que deduziram o IVA estão a receber cartas da AT. Claro que tudo depende de como foi feita a coisa, podem haver situações em que os inspetores não consigam chegar lá. Mas a nível legal a AT tem razão.
Re: Fim dos apoios aos híbridos
Enviado: 26 nov 2020, 14:40
por Nonnus
Re: Fim dos apoios aos híbridos
Enviado: 26 nov 2020, 16:12
por rimsilva
Nonnus Escreveu: ↑26 nov 2020, 13:09
Por acaso ele tem um Model S e diz que o conseguiu deduzir. Também me disse que queria um Model X mas o valor já não o permitia então comprou um S porque já conseguia.
Esse tema foi aqui discutido. Os model S, com faturas de, salvo erro, 9.000€ em equipamento à parte...
A re-engenharia financeira não tem limites (ou será antes a pouca vergonha?
), sempre foi assim e continuará, mas isso não pode ser empeditivo de se ter o foco em tornar as leis (e sobretudo a legislação verde) mais justa e eficaz.
Re: Fim dos apoios aos híbridos
Enviado: 26 nov 2020, 16:18
por BrunoAlves
Olha, à excepção da primeira intervenção ("inveja, interesses, meter ao bolso e tal") acho que a conversa desse podcast está muito bem conseguida.
Re: Fim dos apoios aos híbridos
Enviado: 26 nov 2020, 16:26
por rimsilva
Pois é, está a fazer doi, doi.... Recordo-me de há uns bons meses dizer que tinha muito receito com o surgimento em massa dos PHEV e eles aí estão, com 10 anos de atraso.
A BMW e outros não precisam de vender BEVs, os PHEV são suficientes. Se ainda assim forem "subsidiados" de forma que acontece em Portugal que chega aos PHEV de altas gamas, é ouro sobre azul...
Engraçado a coincidência de ontem me ter chegado às mãos uma lista da frota de carros de uma empresa nacional.
Uma duzia de fumarentos, meia duzia de PHEVs e 0! BEVs.
Um dos PHEV, por exemplo, tem um preço tabelado de aproximadamente 47.000€! Porque será que nesta lista não incluiram um TM3, Hyundai ou VW? Teria sido seguramente um deste a escolha.
90% das pessoas que vão receber um carro é para deslocações curtas, que fariam a sua vida de forma perfeitamente normal com um BEV.
Mas é simples perceber, são os PHEV que interessa mais vender, que têm descontos mais elevados e condições de entrega mais favoráveis.
Re: Fim dos apoios aos híbridos
Enviado: 26 nov 2020, 16:52
por Nonnus
BrunoAlves Escreveu: ↑26 nov 2020, 16:18
Olha, à excepção da primeira intervenção ("inveja, interesses, meter ao bolso e tal") acho que a conversa desse podcast está muito bem conseguida.
Concordo plenamente. Começou mal, principalmente a frase "qual é o problema das pessoas de haver um incentivo para a compra de qualquer coisa" é muito infeliz, mas depois os outros dois intervenientes acabam por se focar no real problema dando até exemplos reais que muitas vezes já falamos aqui.
Re: Fim dos apoios aos híbridos
Enviado: 26 nov 2020, 17:13
por Nonnus
rimsilva Escreveu: ↑26 nov 2020, 16:12
Nonnus Escreveu: ↑26 nov 2020, 13:09
Por acaso ele tem um Model S e diz que o conseguiu deduzir. Também me disse que queria um Model X mas o valor já não o permitia então comprou um S porque já conseguia.
Esse tema foi aqui discutido. Os model S, com faturas de, salvo erro, 9.000€ em equipamento à parte...
A re-engenharia financeira não tem limites (ou será antes a pouca vergonha?
), sempre foi assim e continuará, mas isso não pode ser empeditivo de se ter o foco em tornar as leis (e sobretudo a legislação verde) mais justa e eficaz.
Claro que não deve ser impeditivo e como escrevi mais atrás, deve é ter um crivo mais rigoroso para estes esquemas não acontecerem. Mas também como escrevi anteriormente, é irónico quem legisla serem os principais utilizadores destes carros, e não me estou a referir só a Portugal.
Na vossa opinião acham que é assim tão difícil fazer um controlo mais apertado e aferir se realmente aquele carro que dei o exemplo mais atrás gasta mesmo os 0.7/100 e emite apenas 18g?
Como já foi dito, Portugal não tem qualquer influência decisiva na abordagem das marcas a este problema, mais depressa as marcas tomam a decisão de deixar de vender o modelos X ou Y no mercado português do que adota qualquer imposição do nosso governo.
Por exemplo a FIAT deixou de vender a FIAT Strada na Europa porque o nº de vendas não justificava a adoção de motores para cumprirem as normas da impostas pela EU. Estou a falar na Europa, quanto mais Portugal.