Liberalização da rede de carregamento
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Re: Liberalização da rede de carregamento
Se não fosse triste, isso dava uma comédia.
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Re: Liberalização da rede de carregamento
É Pah é incrível...Quando pensas que viste tudo...Vem um Iluminado ou 2 iluminados...Que sabem que vão sobreviver...É incrível como podem ter tanta certeza...
Faz-me querer que estas Empresas têm uma Garantia...qual não sei, mas têm ...Ninguem responde assim se não tiver o Cu bem limpinho e alguém para o limpar quando tiver sujo.
É uma Empresa a evitar.
Faz-me querer que estas Empresas têm uma Garantia...qual não sei, mas têm ...Ninguem responde assim se não tiver o Cu bem limpinho e alguém para o limpar quando tiver sujo.
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Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms
2º Ano Eléctrico - 22.500kms
3º Ano Eléctrico - 16.000kms
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
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- BrunoFonseca
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Re: Liberalização da rede de carregamento
Vou apenas aguardar até que ele mude os valores do PCN em questão e depois sim, volto a responder e pergunto-lhe se os custos fixos caíram assim tanto que o tenha levado a alterar o tarifário.noway Escreveu: ↑03 abr 2019, 07:03Excelentes respostas as tuas.
Eu no teu lugar, a seguir ao...... dizia que ia por esta troca de e-mails nos fóruns de ME para elucidar os utilizadores de VE como esse director geral responde aos possíveis clientes... Com um "Obrigado pela motivação" também.PS: o seu email a dizer que vamos ter pouca quota de mercado já está impresso e afixado no nosso open space… obrigado pela motivação.
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Re: Liberalização da rede de carregamento
...a única coisa que posso fazer, como cliente, em relação a esta 'pseudo' empresa é não carregar nos seus postos...em qualquer circunstância!
- frankesousa
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Re: Liberalização da rede de carregamento
Por acaso este problema só acorre porque temos este lindo sistema de CEME + OPC, e como já foi dito atrás noutros posts, o OPC faz o trabalho sujo e o CEME colhe os frutos, pelo que me parece será +- assim.
Quanto o OPC não conseguir tirar todos os proveitos do que faz isto não vai para a frente certamente.
Para isto dar vontade de investir e criar novos postos teríamos de ter o OPC a faturar o valor total, e devíamos utilizar e pagar tudo à MobiE, assim manteríamos o sistema genérico mas não precisávamos dar a ganhar a "meio mundo".
Mas, como vivemos em Portugal, vamos ter de dar de mamar a muitos intervenientes, e por isso estamos condenados
Nada como instalar um carregador, cobrar o que acharem justo e esse dinheiro ser todo para o OPC, assim era melhor!
Quanto o OPC não conseguir tirar todos os proveitos do que faz isto não vai para a frente certamente.
Para isto dar vontade de investir e criar novos postos teríamos de ter o OPC a faturar o valor total, e devíamos utilizar e pagar tudo à MobiE, assim manteríamos o sistema genérico mas não precisávamos dar a ganhar a "meio mundo".
Mas, como vivemos em Portugal, vamos ter de dar de mamar a muitos intervenientes, e por isso estamos condenados
Nada como instalar um carregador, cobrar o que acharem justo e esse dinheiro ser todo para o OPC, assim era melhor!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Liberalização da rede de carregamento
Sinceramente penso que este pessoal antes de mais está a tentar a todo o custo recuperar parte da energia paga nos últimos anos no PCR. Pelo que sei um PCN não ultrapassa os 5000 euros + instalação que devido à potência não tem nada de especial. Estes equipamentos com manutenção adequada e preventiva poderão facilmente atingir os 8 anos de vida (Sinceramente penso que os PCN não terão mais potencia do que 3*7,44kwh). A juntar a isto custo de manutenção programada fora da garantia + pessoal (que na maioria é uma empresa contratada e paga ao serviço-Custo variavel).Um PCN nestes 8 anos de vida com um custo de 1 euro hora de utilização para o utilizador com uma ocupação média de 50% com tendência aumentar arrecadaria 35000 euros. Mesmo com todos os custos já mencionados a juntar ao do contador ou outro nome que quisermos dar penso que há muita margem para lucro a 1 euro hora. Não esquecer os fundos europeus que apoiam a eficincia energética^que subvencionam os investimentos.
A juntar a isto na rede a entrar em pagamento daqui a pouco tempo muitos PCN foram adquiridos pela autarquias e cedidos sem contrapartidas a OPC a não ser o seu funcionamento ao serviço da população. Vai ser lindo uma rede e não temos quem carregue por preços proibitivos.
Será que vai prosperar o Airbnb dos carregamentos?
A juntar a isto na rede a entrar em pagamento daqui a pouco tempo muitos PCN foram adquiridos pela autarquias e cedidos sem contrapartidas a OPC a não ser o seu funcionamento ao serviço da população. Vai ser lindo uma rede e não temos quem carregue por preços proibitivos.
Será que vai prosperar o Airbnb dos carregamentos?
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Re: Liberalização da rede de carregamento
Essa informação é interessante. Importaste de partilhar ?
A informação mais fiável que tinha era a relativa aos "novos" PCN que estão a substituir os antigos. No concurso público a proposta mais baixa foi ~6000 € por posto. Se considerarmos que os buracos no passeio para passar os cabos e a energia já lá estão, não estou a ver como se consegue 5000 €
A instalação devido à potência dum novo ramal para fica em cerca de 500 € para a EDP e 75 € para a vistoria.
Adicionalmente, não me parece que os trabalhos de construção civil para passar os cabos em via pública seja um custo marginal no conjunto da obra.
Também já tentei perceber quanto custa um PCR e já ouvi números como 40-50K€ e também 150 K€ "só para o ramal"
Queres partilhar melhor essa informação que tens ? É que para todos nós é interessante, perceber os custos reais, para podermos discutir se os preços fazem sentido ou não.
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Re: Liberalização da rede de carregamento
E para diminuir os custos da energia a Mobi.E poderia fazer um concurso público anual em que ganhava o fornecedor com tarifas mais baixas...frankesousa Escreveu: ↑03 abr 2019, 11:09
Para isto dar vontade de investir e criar novos postos teríamos de ter o OPC a faturar o valor total, e devíamos utilizar e pagar tudo à MobiE, assim manteríamos o sistema genérico mas não precisávamos dar a ganhar a "meio mundo".
- rimsilva
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Re: Liberalização da rede de carregamento
Na sequência do que referi no outro tópico sobre os pagamentos dos carregamentos e tendo em conta a discussão sobre a troca de email com o CEO da Mobiletric, acrescento uma informação que se calhar muitos não estão a par, uma vez que há cada vez mais novos utilizadores neste fórum, mas este operador começou mal.
Desde o 1º concurso publico para a instalação dos PCRs em cidade que a Mobiletric não se tem portado de forma exemplar.
1º Aproveitou a anulação do concurso por uma questão meramente burocrática (problema com assinaturas digitais) para mudar os seus preços e ganhar uma serie de postos (7 se a memória não me falha), enquanto todos os outros decidiram não mexer nos preços.
2º Foi o episódio da entrevista desse mesmo senhor, CEO da Mobiletric, onde falou na necessidade de praticar preços bem elevados (8-10€ por carregamento, se a memória não me falha), o que deixou bem claro na altura, o que poderíamos esperar da Mobiletric.
Desde o 1º concurso publico para a instalação dos PCRs em cidade que a Mobiletric não se tem portado de forma exemplar.
1º Aproveitou a anulação do concurso por uma questão meramente burocrática (problema com assinaturas digitais) para mudar os seus preços e ganhar uma serie de postos (7 se a memória não me falha), enquanto todos os outros decidiram não mexer nos preços.
2º Foi o episódio da entrevista desse mesmo senhor, CEO da Mobiletric, onde falou na necessidade de praticar preços bem elevados (8-10€ por carregamento, se a memória não me falha), o que deixou bem claro na altura, o que poderíamos esperar da Mobiletric.
- mjr
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Re: Liberalização da rede de carregamento
Do que já ouvi de várias fontes e tabelas de preços, um PCR com Chademo e CCS ficava por volta de 20-25k€ há um ano atrás. A este valor é necessário somar a instalação, ramal, etc. Comentários não oficiais atiram o valor final chave na mão entre 30 e 40k€. Claro que se for necessário colocar um PT, a la Tesla, o preço dispara.
Este é ainda um negócio novo, com muitas ineficiências por questões regulatórias, desconhecimento técnico, etc, pelo que é natural que com o tempo estes valores venham a baixar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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