Carsharing e mobilidade nas cidades

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
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BrunoFonseca
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Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por BrunoFonseca » 11 nov 2018, 13:47

Abro este tópico para discutirmos opiniões sobre experiências que tenham tido com carsharing, aluguer de bicicletas ou trotinetes.

Actualmente em Lisboa já temos:
EMOV (100% EV)
Hertz 24/7 (não sei se tem algum EV)
Drive Now (Parceria Brisa BMW que já tem alguns i3 e encomendou +40 i3 devido à elevada procura VE)

Temos ainda aluguer de bicicletas e trotinetes eléctricas.

Acham que o futuro da mobilidade em cidade passa pela partilha?
Dizem que os nossos carros (VE e CI) passam 95% estacionados, e que quando estão em movimento apenas transportam em média 1,4 pessoas.

Aproveito para deixar mais uma dica a UVE para parceria com a EMOV (visto ser a única 100% EV)

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BrunoAlves
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Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por BrunoAlves » 11 nov 2018, 14:04

Bom post.

Eu que moro na parvónia acho que nestes meios no limite podem haver partilha de boleias (tipo malta que trabalhe no mesmo sítio e more perto)

Em relação às grandes cidades, tenho amigos que vivem em Lisboa há vários anos e não têm carro (cá não passavam sem ele obviamente). É mais uma boa alternativa ao carro próprio nos grandes centros para deslocações pontuais.
Falando de fora, julgo que devia investir-se mais no transporte colectivo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Ricardo
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Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por Ricardo » 11 nov 2018, 14:09

Isso era bom. Mas primeiro temos que investir a sério nas nossas creches e infantários para que ensinem às novas gerações o significado de partilhar responsavelmente. Não é fácil e decididamente não tem nada a ver com tecnologia. Não interessa se o carro é eléctrico, autónomo, voador ou sei lá o quê. Existe já hoje um veiculo que quando viaja transporta prá aí 300 pessoas. Chama-se comboio. Basicamente a minha teoria é: Quem quer partilhar já partilha hoje. Sinceramente, se eu tivesse que apostar, apostaria contra esta história toda do car sharing e afins. Se a ideia é poupar recursos e evitar construção de novas estradas e por aí adiante, eu pessoalmente acreditaria mais em cápsulas individuais feitas de um plástico ou resina qualquer do que em partilhar.

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migle
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Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por migle » 11 nov 2018, 15:11

Eu não sei... Já usei a emov, gostei do carro...

Acho que nem esses carros, nem os eléctricos em geral, melhoram a mobilidade em Lisboa, especificamente, sou lisboeta, com um período farense na vida.
Só o transporte colectivo e restrições severas ao transporte individual podem melhorar a mobilidade em Lisboa.

Lisboa é das cidades mais antigas na Europa. A maior parte das outras foi ou cilindrada no sec XIX para construir uma cidade moderna (Paris) ou evoluiu nos arrabaldes...
Lisboa é uma cidade feita para andar a pé, e é ridículo os esforços que as pessoas fazem para fazer usando algum tipo de transporte, individual ou colectivo, para fazer um trajecto que demoraria menos tempo a pé.

Falo de mim próprio, da última vez que tive o carro na Hyundai, usei um emov por 32' para ir da rua do Forno do Tijolo à 5 de Outubro. Mais 5' para operar o carro e é certo que a pé demorava menos tempo (embora de metro fosse impossível).

Depois, o trânsito de peões é dificultado pelo estado de sítio a que os carros deixam votada a cidade. Quando era novo, lembro-me de cronometrar o trajecto de casa ao Bairro Alto, onde tinha aulas. De dia, eram 25', contava com meia hora para chegar a horas. De madrugada, demorava 18'.

Ou seja, centro, centro, deve ser percorrido a pé, com alguns transportes muito ligeiros, táxis, carrinhas de distribuição... Depois transportes pesados e os parques periféricos que teimam em continuar a não existir.

Eu sou um dos que não poupa dinheiro com o VE. Eu costumava ir de barco para Lisboa, depois metro. Gastava 55€ no passe e 35€ na gasolina até ao barco. Hoje gasto 55€ em portagem e 35€ na electricidade para o carro. Tenho sido obrigado a isso, com barcos a menos horas, e três filhos dos quais ponho dois na escola e tiro 0 ou 3, consoante o dia.
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BrunoFonseca
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Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por BrunoFonseca » 11 nov 2018, 15:28

Ricardo Escreveu:
11 nov 2018, 14:09
Isso era bom. Mas primeiro temos que investir a sério nas nossas creches e infantários para que ensinem às novas gerações o significado de partilhar responsavelmente. Não é fácil e decididamente não tem nada a ver com tecnologia. Não interessa se o carro é eléctrico, autónomo, voador ou sei lá o quê. Existe já hoje um veiculo que quando viaja transporta prá aí 300 pessoas. Chama-se comboio. Basicamente a minha teoria é: Quem quer partilhar já partilha hoje. Sinceramente, se eu tivesse que apostar, apostaria contra esta história toda do car sharing e afins. Se a ideia é poupar recursos e evitar construção de novas estradas e por aí adiante, eu pessoalmente acreditaria mais em cápsulas individuais feitas de um plástico ou resina qualquer do que em partilhar.
Acho que o tema das creches e infantários deve ser da responsabilidade do Estado e autarquias enquanto o carsharing é 100% privado, isto é, é um negócio que visa a melhoria das deslocações na cidade.
Quanto ao comboio, espero que transporte mais do que as 300 pessoas, mas um não tira o lugar ao outro.
Repara, o comboio serve para transportar grandes quantidades de pessoas das zonas suburbanas para os centros das cidades, enquanto os carsharing servem para deslocações rápidas e curtas dentro da cidade. Para mim é mais um concorrente ao Taxi, Uber e autocarros.

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mjr
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Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por mjr » 11 nov 2018, 15:32

O carsharing é uma boa solução para o "último km" entre a saída do transporte público e o destino. Como operacionalizar isso em grande escala em cidades não projetadas para este tipo de serviço não consigo imaginar como, a não ser quando os veículos forem autónomos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por Ricardo » 11 nov 2018, 15:44

BrunoFonseca Escreveu:
11 nov 2018, 15:28
Repara, o comboio serve para transportar grandes quantidades de pessoas das zonas suburbanas para os centros das cidades, enquanto os carsharing servem para deslocações rápidas e curtas dentro da cidade. Para mim é mais um concorrente ao Taxi, Uber e autocarros.
O que eu queria dizer é que é necessário mudar as mentalidades. Muita gente não usa transportes públicos precisamente porque não quer intimidade com as outras pessoas (e às vezes com razão). Ora, vão partilhar o carro, que é um espaço tão mais aconchegadinho, com essas outras pessoas? Não me parece. Há dois tipos de partilha de transportes. o primeiro é 4 pessoas a partilhar o mesmo carro. Já expliquei que acho que a maioria não está interessado e quem está já o faz. O segundo tipo é o carro leva-me a mim para o trabalho e depois vai buscar-te a ti. Essencialmente, a Uber já faz isso. Poderia ser possível melhorar o sistema com carros autónomos? Sim, poderia, mas não muito.

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Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por BrunoFonseca » 11 nov 2018, 16:07

Ricardo Escreveu:
11 nov 2018, 15:44
BrunoFonseca Escreveu:
11 nov 2018, 15:28
Repara, o comboio serve para transportar grandes quantidades de pessoas das zonas suburbanas para os centros das cidades, enquanto os carsharing servem para deslocações rápidas e curtas dentro da cidade. Para mim é mais um concorrente ao Taxi, Uber e autocarros.
O que eu queria dizer é que é necessário mudar as mentalidades. Muita gente não usa transportes públicos precisamente porque não quer intimidade com as outras pessoas (e às vezes com razão). Ora, vão partilhar o carro, que é um espaço tão mais aconchegadinho, com essas outras pessoas? Não me parece. Há dois tipos de partilha de transportes. o primeiro é 4 pessoas a partilhar o mesmo carro. Já expliquei que acho que a maioria não está interessado e quem está já o faz. O segundo tipo é o carro leva-me a mim para o trabalho e depois vai buscar-te a ti. Essencialmente, a Uber já faz isso. Poderia ser possível melhorar o sistema com carros autónomos? Sim, poderia, mas não muito.
O objectivo do carshiring não é partilhares o carro com outras 4 pessoas que não conheces. É usares quando necessitas e quando não necessitas alguém o usar. O objectivo passa por carro não estar parado.

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Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por BrunoFonseca » 11 nov 2018, 16:09

mjr Escreveu:
11 nov 2018, 15:32
O carsharing é uma boa solução para o "último km" entre a saída do transporte público e o destino. Como operacionalizar isso em grande escala em cidades não projetadas para este tipo de serviço não consigo imaginar como, a não ser quando os veículos forem autónomos.
Pois parece-me ser uma solução que está a crescer bastante em Lisboa e cada vez com mais concorrência.
A tal empresa das trotinetas também vai entrar no negócio dos carsharing electricos em Lisboa.

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Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por migle » 11 nov 2018, 16:52

mjr Escreveu:
11 nov 2018, 15:32
O carsharing é uma boa solução para o "último km" entre a saída do transporte público e o destino. Como operacionalizar isso em grande escala em cidades não projetadas para este tipo de serviço não consigo imaginar como, a não ser quando os veículos forem autónomos.
Em Lisboa, não existe "último km" entre a saída do transporte público e o destino. Metro e autocarros tem paragens ridiculamente próximas. É frequente pensarmos "não sei se saia aqui, se saio na próxima".

Parece-me que é preciso que hajam menos carros a circular na rua.
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