Os taxis vão ter o fim dos videoclubes ?

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
VascoV
Mensagens: 173
Registado: 04 ago 2016, 18:43
Data de fabrico: 11 mar 2016
Capacidade bateria: Tesla S 90D

Re: Os taxis vão ter o fim dos videoclubes ?

Mensagem por VascoV » 28 ago 2016, 02:43

Um artigo curioso
http://economico.sapo.pt/noticias/quere ... 49003.html

O ministro do Ambiente vê os táxis como “uma peça importantíssima na mobilidade urbana“,. Por isso, propôs um pacote, com dez pontos, para a modernização do serviço. Entre esses pontos está uma nova regulamentação para o serviço de táxi. Outro ponto importante é a modernização da frota, existindo, para isso, 10 milhões de euros de empréstimo bonificado do BEI e do Fundo Juncker. João Pedro Matos Fernandes diz, em entrevista ao Económico e Antena 1, que “se conseguíssemos tornar eléctricos mil táxis nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, isso seria muito importante para as cidades”. Também refere que as plataformas digitais – Uber, Cabify, etc. – não são ilegais. Os transportadores que elas contratam é que, por vezes, não cumprem os requisitos para o transporte de passageiros. Por isso refere que “no último mês, houve cerca de cem contraordenações passadas em situações de irregularidade no transporte de passageiros”.

Os táxis e as plataformas digitais, como a Uber, a Cabify, entre outras, têm estado na ordem do dia. O Governo vai regulamentar essas plataformas, para que possam existir?

É nesse sentido que criámos um grupo de trabalho, que acaba de reunir pela primeira vez, que tem como objectivo criar condições mais justas de acesso ao mercado a todos quantos têm uma oferta de transporte de táxi ou parecida. Tenho de dizer que vejo os táxis como uma peça importantíssima na mobilidade urbana. Foi por isso que nos dirigimos às duas associações mais representativas dos taxistas com um pacote para a sua modernização – não tem um tostão do Orçamento do Estado. Andaram a fazer umas contas, que não sei de onde vieram, de 1.500 euros por táxi – com dinheiro do BEI ou do Fundo Juncker e tentar a modernização. Se conseguíssemos tornar eléctricos mil táxis nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, isso seria muito importante para as cidades.

Vão dar incentivos à electrificação dos táxis?

Queremos muito que isso aconteça. Esse pacote de modernização do táxi tem um conjunto de regras mas, falando de dinheiro, o que é mais expressivo é, com 10 milhões de euros do empréstimo em condições excepcionalmente bonificadas, podermos electrificar a frota de táxis de Lisboa e do Porto, com ganhos ambientais evidentes e com aquilo que acreditamos que arrasta de qualidade de serviço.

Voltando à regulamentação do serviço de táxi…

Dos 10 pontos do nosso pacote de modernização, um deles olha para a regulamentação do sector do táxi. É um sector super-regulamentado, mas não foi o excesso de regulamentação que levou a uma melhor qualidade do serviço. Por isso, havendo ou não havendo Uber ou Cabify, sentimos que era indispensável podermos contribuir para que os táxis tivessem também um melhor serviço e um regulamento diferente daquele que têm.

E em relação às plataformas digitais, o que vai acontecer?

Elas existem e as pessoas aderem a elas. Não são as plataformas que são ilegais, são os transportadores que elas contratam é que, as mais das vezes, não têm condições para prestar o serviço, a não ser que contratem táxis e há uma plataforma diz que o pretende fazer. Já agora, existe uma decisão judicial que diz que não podem operar e que no que diz respeito ao Ministério do Ambiente, através do IMT, temos feito cumprir. No último mês, houve cerca de cem contraordenações passadas em situações de irregularidade no transporte de passageiros. Agora, objectivamente, não existem, neste momento, condições de concorrência leal entre o transporte providenciado por essas plataformas e os táxis. Tenho de assinalar que ouve uma evolução muito grande da parte dos taxistas que, agora, dizem que querem discutir as condições do regulamento. Fala-se muito da Uber…

Mas há outras plataformas…

Há e haverá. É inevitável que isso aconteça. Não se travam estas coisas por via legislativa.

Aguardam alguma decisão de Bruxelas?

Não aguardamos nenhuma decisão de Bruxelas. Escrevemos à comissária europeia e ela respondeu de forma muito neutra. Bruxelas não nos comunicou nada, mas parece estar a pensar em produzir legislação no que diz respeito às plataformas. Só que o problema não se põe nas plataformas, põe-se nas empresas que são contratadas para produzir o transporte. E nesse caso, não sendo as regras muito diferentes de país para país, cada Estado-membro tem liberdade para fixar que regras devem ser essas.



Destaques

“Criámos um grupo de trabalho, que acaba de reunir pela primeira vez, que tem como objectivo criar condições mais justas de acesso ao mercado a todos quantos têm uma oferta de transporte de táxi ou parecida”

“O sector do táxi é super-regulamentado, mas não foi o excesso de regulamentação que levou a uma melhor qualidade do serviço”

“Não são as plataformas [tipo Uber ou Cabify] que são ilegais, são os transportadores que elas contratam é que, as mais das vezes, não têm condições para prestar o serviço”

“Não existem, neste momento, condições de concorrência leal entre o transporte providenciado por essas plataformas [tipo Uber ou Cabify] e os táxis”

“Bruxelas parece estar a pensar em produzir legislação no que diz respeito às plataformas. Só que o problema não se põe nas plataformas, põe-se nas empresas que são contratadas para produzir o transporte”

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Os taxis vão ter o fim dos videoclubes ?

Mensagem por santanamos » 28 ago 2016, 09:17

Este artigo é de Maio e estou de acordo com o que é dito. O problema é que recentemente o ministro transformou-se e deu noutra entrevista com um parecer contrário. Usou expressões que nunca me passou pela cabeça 'ouvir' da boca de um membro do governo que devia ser idóneo; por exemplo: "um cliente entra no taxi e vacila na escolha do itinerário e é logo intrujado" :shock:
Embora saibamos que isso acontece num numero reduzido de taxis, não podemos generalizar. Para piorar, assumiu que é cliente uber (não tenho nada contra) e fez uma campanha a favor deles. Usou as frase feitas que eles usam e para mim, ficou bem claro que há tacho.

(Não tenho o link, creio que foi no observador que vi isso).

VascoV
Mensagens: 173
Registado: 04 ago 2016, 18:43
Data de fabrico: 11 mar 2016
Capacidade bateria: Tesla S 90D

Re: Os taxis vão ter o fim dos videoclubes ?

Mensagem por VascoV » 28 ago 2016, 12:46

O grande problema da poitica é o cataventismo, ou seja, mudar de opiniões consoante muda a maré. Uma situação que deveria ter sido logo tratada é a dos Tuk tuk, veículos extremamente poluentes e completamente descaracterizados, que são uma praga que invade Lisboa. Tornar os taxis uma frota electrica devia ter sido uma proridade.Notemos no entanto que o veiculo electrico é curiosamente bem tratado pelos governos de esquerda e completamente ostracizado pelos de direita. Eu pessoalmente acreditei que a rede Mobi.E ia cair quando vi o completo desinteresse na simples manutenção dos postos existentes pelo governo do Passos Coelho. E, se formos a ver, quando o PSD voltar ao governo, veremos o lóbi da Galp a ocupar espaço mais uma vez e a tentar eliminar o que é uma ameaça aos lucros.



santanamos Escreveu:Este artigo é de Maio e estou de acordo com o que é dito. O problema é que recentemente o ministro transformou-se e deu noutra entrevista com um parecer contrário. Usou expressões que nunca me passou pela cabeça 'ouvir' da boca de um membro do governo que devia ser idóneo; por exemplo: "um cliente entra no taxi e vacila na escolha do itinerário e é logo intrujado" :shock:
Embora saibamos que isso acontece num numero reduzido de taxis, não podemos generalizar. Para piorar, assumiu que é cliente uber (não tenho nada contra) e fez uma campanha a favor deles. Usou as frase feitas que eles usam e para mim, ficou bem claro que há tacho.

(Não tenho o link, creio que foi no observador que vi isso).

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Os taxis vão ter o fim dos videoclubes ?

Mensagem por jrochate » 28 ago 2016, 13:08

pemifer Escreveu:Gostaria que tivessem atenção ao nome do fórum "NissanLeafPT".
Já existe um tópico UBER é mais que suficiente, acho eu.
MJR podes acabar com esta proliferação de tópicos da UBER?
???

Sinceramente...
Como o moderador tb tem uma avó com óculos, agora vamos todos solicitar que a moderação elimine tópicos por serem em demasia.

Aos participantes ativos no tema, obrigado pela discussão e por manterem informado sobre os diferentes pontos de vista.
Ao pemifer, na boa... Como mostrou o OP, existem ferramentas que nos ajudam a filtrar o que é importante.

VascoV
Mensagens: 173
Registado: 04 ago 2016, 18:43
Data de fabrico: 11 mar 2016
Capacidade bateria: Tesla S 90D

Re: Os taxis vão ter o fim dos videoclubes ?

Mensagem por VascoV » 28 ago 2016, 13:20


santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Os taxis vão ter o fim dos videoclubes ?

Mensagem por santanamos » 28 ago 2016, 13:31

VascoV Escreveu:chamem parvos aos espanhois...
http://observador.pt/2016/06/02/maior-f ... -e-nissan/
Como tenho comentado com os meus colegas, justifica-se o investimento em postos de carga acelerada com uma frota. Esses espanhóis devem ter outras condições que não temos por cá, mesmo assim, tenho vendido a udeia de que na minha cooperativa podemos fazer igual mas só somos 3 carros, basta mudarem 2 que partilham da mesma opinião e divide-se o investimento. Vamos ver.
Admiro estas empresas espanholas, o exemplo delas são para eu escarrapachar ao meu pessoal :clap:

VascoV
Mensagens: 173
Registado: 04 ago 2016, 18:43
Data de fabrico: 11 mar 2016
Capacidade bateria: Tesla S 90D

Re: Os taxis vão ter o fim dos videoclubes ?

Mensagem por VascoV » 28 ago 2016, 13:37

santanamos Escreveu:
VascoV Escreveu:chamem parvos aos espanhois...
http://observador.pt/2016/06/02/maior-f ... -e-nissan/
Como tenho comentado com os meus colegas, justifica-se o investimento em postos de carga acelerada com uma frota. Esses espanhóis devem ter outras condições que não temos por cá, mesmo assim, tenho vendido a udeia de que na minha cooperativa podemos fazer igual mas só somos 3 carros, basta mudarem 2 que partilham da mesma opinião e divide-se o investimento. Vamos ver.
Admiro estas empresas espanholas, o exemplo delas são para eu escarrapachar ao meu pessoal :clap:

Acho que seria interessante. Parabéns pela visão. Não vejo muita gente a ter a sua.

VascoV
Mensagens: 173
Registado: 04 ago 2016, 18:43
Data de fabrico: 11 mar 2016
Capacidade bateria: Tesla S 90D

Re: Os taxis vão ter o fim dos videoclubes ?

Mensagem por VascoV » 05 set 2016, 20:17

Se os taxistas seguissem igualmente essas normas, não haveria ubers que aguentassem. Curiosamente não andei em nenhum uber até hoje com pessoas em bermudas e camisa, por isso parece-me mais um mito urbano de alguns taxistas, é um risco levarem uma avaliação negativa.

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”