finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.

Acha que a Uber deve ser ilegal em Portugal?

Sim
7
21%
Não
26
76%
Sem opinião
1
3%
 
Total de votos: 34

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por Brunus » 07 mar 2016, 16:14

rdias Escreveu:
Brunus Escreveu:Exceente entrevista ao DG da Uber Portugal. Toca em todos os pontos, e de certa forma repete o que já se tem dito por aqui.
Mas se está legal porque quer legislação nova ? se não concorre com o taxi porque fala a mentira da legislação ser dos anos 40 e querer alterá-la a seu favor ?
Está legal, porque até ver, não há nada na legislação que diga o contrário, e apenas os tribunais poderão decidir se à luz da legislação actual a operação da Uber é legal ou não.
As leis novas é apenas tornar tudo bem mais claro, e evidentemente proteger melhor a operação da Uber e doutras plataformas online.

A legislação base do táxi não sei de quando é, mas uma coisa é certa, não é do sec XXI!
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por mjr » 07 mar 2016, 16:25

Quando houver uma decisão final de um tribunal poderia colocar essa pergunta. Até lá é especulação. Nesse caso fica assim a pergunta.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por Apr » 07 mar 2016, 16:35

Isto é inevitável. A classe taxista há muito que não se preocupa com os seus clientes. Os próprios taxistas são vitimas do sistema que alimentam e estão de mão e pés atados a qualquer mudança, e o drama é que mesmo a enganar no fim do dia o que se leva para casa continua a ser muito pouco. Eu pessoalmente tenho aversão a andar de taxi porque me faz sentir um "trouxa". E podia ser diferente. A Uber a mim levanta curiosidade, vontade de experimentar. Nunca, desde que nasci, tive sensação semelhante com um taxi.

Em termos de curriculum pessoal, fui enganado em todos os países onde andei de taxi.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por Orlando » 07 mar 2016, 16:45

No outro dia um fulano experimentou algo de diferente, mas de composição química desconhecida, logo não era ilegal. Está agora com uma cruz por cima dele, apesar de saber que quimicar-se era ilegal.
Eu compreendo os uberistas, mas eticamente os taxistas têm razão.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

PedroSantos
Mensagens: 103
Registado: 22 jul 2015, 16:03
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por PedroSantos » 07 mar 2016, 16:50

santanamos Escreveu: (...) As licenças são da câmara, é uma por cada carro e limitam a cota de carros em função das necessidades da população, ou seja, tem que haver um equilíbrio entre a procura e a oferta. Há varios factores a ter em conta na atribuição de licenças, como a existencia de hospitais, comercio, numero de habitantes...
santanamos Escreveu: (...) Por outro lado, as licenças protegem-nos a nós. Se assim não fosse, a dada altura uma localidade com 1000 habitantes podia ter 1000 taxis e não servem para nada!! (...)
Obrigado pela clarificação santanamos.

É exactamente pelas situações que referiu — e que eu destaquei dos seus comentários, que acho que a situação é logo de inicio mal enquadrada.

Numa economia livre, de mercado, são as leis da procura e da oferta que se encarregam de fazer o mercado funcionar. Não deveria ser a "Câmara" ou o "Governo" a decretar qual deverá ser o "equilíbrio" correcto do mercado.

No exemplo que referiu, numa localidade de 1000 habitantes nunca poderiam existir 1000 táxis, da mesma forma que nessa localidade, outras actividades económicas como papelarias, leitarias, super-mercados, restaurantes, etc. nunca poderiam existir também 1000. Ou melhor, poder podiam, mas algumas não iriam sobreviver porque a dimensão do "mercado" não suportaria esse número total de participantes.

A entrada de novos participantes num determinado mercado, em livre concorrência, é fruto apenas da "procura" que esse mercado esteja a exercer. Quanto maior a existência dessa "procura", maior será também a quantidade de entidades que se posicionam para realizar esse serviço. E vice-versa. Se a "procura" por esse serviços retrair, ou for pouca, alguns participantes (os que menos se adaptarem) ficarão em dificuldades. Nesse sentido, o mercado "cresce" ou "contraí" naturalmente.

É isto que se passa em TODOS os mercados que funcionam em livre concorrência.

E são este tipo de mercados, que operam em livre concorrência, que permitem que se gere maior inovação, pois é criada uma competitividade natural que motiva a cada participante (nesse mercado) ser mais "eficiente","proativo" e "criativo" na forma de ganhar "quota" (dimensão) de mercado. Na maioria das vezes, esse objectivo (ganhar mercado) implica também prestar um melhor serviço aos seus destinatários.

A regulamentação da actividade económica deve existir de forma a definir os requisitos base ou fundamentais, inclusive, algumas relativas ao funcionamento que devem existir. Mas não deve intrometer-se na forma do mercado funcionar.

O que a Uber está a fazer é, entre outras coisas, iniciar a discussão sobre se este nível de regulamentação para o setor do Táxi é correcto e apropriado nos dias de hoje.

Mas está a fazer mais, e com a participação também dos próprios Táxis e sindicatos, está a chamar a Sociedade a olhar para esta questão e a começar a "fazer perguntas".

Esta discussão é prova disso.

Acho que de uma forma ou de outra a actividade do Táxi vai ficar diferente do que foi.
Última edição por PedroSantos em 07 mar 2016, 16:55, editado 1 vez no total.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por santanamos » 07 mar 2016, 16:55

Orlando Escreveu: Eu compreendo os uberistas, mas eticamente os taxistas têm razão.
Eu tambem compreendo, já me coloquei na pele de um amigo que é motorista da uber, a profissão dele não lhe permite ter outro trabalho, então foi para a uber que enquanto for ilegal vai ganhando. Espero nunca o ver a identificar-se como polícia senão enterra-se todo :lol:

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por santanamos » 07 mar 2016, 17:04

Pedrosantos, acho que todas estas discussões batem sempre nos preços. Então o que faço? Eles cobram metade e eu faço o mesmo para não perder o negocio infringindo a lei e sujeito-me a ser condenado por concorrencia desleal? Espero que os preços deles subam para recuperar o estrago e cobrar a mais e esperar que me prendam por especulação? Ou fico apenas a olhar para ver se algum tribunal ou politicos se mexem sozinhos e resolve o problema?

Não pense que o sistema deles vai ser assim a vida toda. Se conseguissem acabar com os milhões de taxis no mundo, eles fariam o preço que quisessem porque ninguem manda neles!

PedroSantos
Mensagens: 103
Registado: 22 jul 2015, 16:03
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por PedroSantos » 07 mar 2016, 17:23

santanamos Escreveu:Pedrosantos, acho que todas estas discussões batem sempre nos preços. Então o que faço? Eles cobram metade e eu faço o mesmo para não perder o negocio infringindo a lei e sujeito-me a ser condenado por concorrencia desleal? Espero que os preços deles subam para recuperar o estrago e cobrar a mais e esperar que me prendam por especulação? Ou fico apenas a olhar para ver se algum tribunal ou politicos se mexem sozinhos e resolve o problema?

Não pense que o sistema deles vai ser assim a vida toda. Se conseguissem acabar com os milhões de taxis no mundo, eles fariam o preço que quisessem porque ninguem manda neles!
Santanamos,

Eu trabalho num sector de atividade "não protegido", o que significa que tenho a "competição" de alguns milhares de pessoas que fazem "coisas" semelhantes às que eu faço todos os dias em Portugal.

Se eu quero "viver" preciso de fazer pela vida. Isto é, preciso de estar constantemente a "aprender" matérias novas, a ver o que se faz lá fora e a criar novas formas de conseguir encontrar em Portugal quem me pague e queira os meus serviços.

Todos os dias é assim. E, como eu, estão uns "milhões" como eu.

Se eu fosse taxista, o que não sou, claro, o que eu queria mesmo para mim (e para o sector) era que a regulamentação mudasse, se tornasse mais flexível. De forma a não ser a "Câmara" ou Governo a decidir por mim o que eu posso ou não fazer.

Assim, eu poderia ter a liberdade de escolha para: trabalhar com o Táxi, trabalhar para a Uber ou até inclusive criar uma "Uber2" com uma fórmula semelhante (mas com algo de inovador), de forma a entrar no mesmo mercado.

O problema, no meu entender, é que a maioria ao invés de "aceitar" a mudança e beneficiar com ela, prefere fazer de tudo para "lutar" contra ela e "escudar-se" atrás de sindicatos e regulamentos.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por mjr » 07 mar 2016, 17:30

A mim conceptualmente a Uber e os táxis são diferentes. Um táxi necessita de ter um preço tabelado, outro tipo de serviços que são requisitados com o conhecimento do preço a priori já podem ser mais flexíveis.

Penso que ambos podem coexistir, e cada pessoa escolhe o tipo de serviço que pretende. O Governo deve taxar como entender os outros tipos de serviços, mas obrigar a andar de táxi é que não.

Gostava é que não fosse espalhado tanto FUD pelos taxistas.

E também parece que os únicos que apoiam os taxistas nesta luta são os próprios.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por Orlando » 07 mar 2016, 17:41

Lamento, mas eu apoio os taxistas e não sou taxista.
Sou pelos direitos e pelas obrigações.
Ter só direitos, isso é que não.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”