Portugal pode salvar a Tesla e o futuro da bateria de lítio.

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
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Orlando
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Portugal pode salvar a Tesla e o futuro da bateria de lítio.

Mensagem por Orlando » 18 dez 2015, 11:57

Segundo este artigo a Tesla, e outros fabricantes de baterias, vão passar por dificulades sérias, ou seja, com o fornecimento de lítio.
Será uma falsa questão?
A não ser, Portugal, na Europa, tem das maiores reservas de lítio inexploradas...que dizem ser pouco rentáveis.

http://forococheselectricos.com/2015/12 ... tesla.html
Como sabéis, Tesla se encuentra actualmente construyendo la fábrica de baterías más grande del mundo en el desierto de Nevada. Esta fábrica ha sido bautizada como la Gigafábrica de baterías, y está llamada a reducir el coste de las baterías de manera importante. Como su propio nombre indica, la Gigafábrica tendrá una capacidad de producción jamás vista anteriormente. Para que os hagáis una idea, la Gigafábrica podría producir en el año 2020 la misma capacidad que todas las fábricas del mundo actualmente, unos 50 GWh.
La Gigafábrica de Tesla comparada con otras fábricas de baterías
Como es de esperar, esta subida en la producción también acarreará una importante subida en la demanda de litio, la materia prima para la fabricación de baterías. Tesla ya ha anunciado algún que otro acuerdo con empresas suministradoras, pero parecen insuficientes para la cantidad de baterías que quieren producir. Un litio del que además se estima que el 70% de las reservas mundiales se encuentra en Chile, Argentina y Bolivia.
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Orlando
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Re: Portugal pode salvar a Tesla e o futuro da bateria de lí

Mensagem por Orlando » 18 dez 2015, 12:00

Este artigo tem 4 anos, mas diz muito.

http://expresso.sapo.pt/economia/econom ... co=f631254
Um estudo divulgado esta semana pela empresa de consultoria MarketResearch.com indica que a procura de litío para a construção de baterias de iões de lítio para a indústria automóvel vai quadriplicar ao longo dos próximos 10 anos.

O mesmo estudo revela que em 2010 o mercado mundial de lítio ascendeu a 11 mil milhões de dólares (€8 mil milhões), mas que em 2020 deverá rondar os 43 mil milhões de dólares (€31,5 mil milhões).

Alguns analistas do setor extrativo garantem ao Expresso que Portugal tem aqui uma oportunidade única para "marcar pontos" neste importante mercado, pois atualmente já é o 5º maior exportador mundial de lítio, e tem potencial de exploração para mais 70 anos. Estes dados são confirmados, aliás, num dos relatórios mais recentes do Departamento de Energia norte-americano.

INDÚSTRIA AUTOMÓVEL INTERESSADA NO LÍTIO PORTUGUÊS
O problema é que Portugal apenas vai até à produção de concentrado de lítio, ou seja, não acrescenta mais valor ao seu produto, tendo que o vender em bruto para os smelters (proprietários de fundições) de outros países. Esses, sim, é que entregam à indústria automóvel o lítio pronto para ser utilizado em baterias de carros elétrios. São também estes intermediários que faturam uma parte considerável do processo de transformação do lítio.

O Expresso sabe, no entanto, que o principal produtor de lítio em Portugal está já a ser sondado por várias empresas multinacionais da indústria das baterias para carros elétricos, no sentido de formar parcerias que possam passar pela criação de uma fundição em Portugal. Ou seja, poderia ser um passo à frente no processo, em que o país acrescentaria valor ao seu recurso natural.

Para além da indústria automóvel, o lítio também, é utilizado na indústria eletrónica (telemóveis), farmacêutica e prevê-se que venha a ter cada vez mais aplicações na indústria aeroespacial e também na área militar.

A preocupação das construtoras de automóveis é tão grande em relação ao lítio que algumas já estão a entrar no capital social de algumas empresas mineiras em várias zonas do globo. A nipónica Mitsubishi ainda recentemente tomou posição em algumas empresas do sector extrativo, na área do lítio, em dois países da América do Sul. Também a Toyota terá feito o mesmo, segundo algumas fontes do sector automóvel.
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Re: Portugal pode salvar a Tesla e o futuro da bateria de lí

Mensagem por Fil » 18 dez 2015, 15:06

Lítio não me parece ser problema, pode ser usado mesmo depois de a bateria já não funcionar, nas novas baterias.

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Re: Portugal pode salvar a Tesla e o futuro da bateria de lí

Mensagem por joaocfgoncalves » 18 dez 2015, 17:40

E pensava eu poder plantar um pouco de lítio no meu jardim... :lol: :lol: :lol:
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Re: Portugal pode salvar a Tesla e o futuro da bateria de lí

Mensagem por OCasal » 18 dez 2015, 17:56

As futuras gerações de baterias já não vão usar lítio pelo que percebi!

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Re: Portugal pode salvar a Tesla e o futuro da bateria de lí

Mensagem por mjr » 19 dez 2015, 15:42

rdias Escreveu:o maior problema é o cobalto e não o litio.
Por várias razões espero que comecem a gastar cada vez menos cobalto. Mais caro, química mais instável a temperaturas elevadas e menos amigo do ambiente.

O lítio nunca será um problema a não ser que se forme um cartel. É isso que os fabricantes não querem que aconteça. É claro que Portugal tem de passar a produzir lítio puro, para ter mais valor acrescentado.
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Re: Portugal pode salvar a Tesla e o futuro da bateria de lí

Mensagem por RJSC » 19 dez 2015, 22:14

Para mim era fazer como os chineses fazem com o neodimio: não vendem matéria prima, só produto acabado (imans).
Daqui deviam sair baterias... A fábrica de baterias da Renault-Nissan em cacia estava quase acabada quando foi cancelada.

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Re: Portugal pode salvar a Tesla e o futuro da bateria de lí

Mensagem por Filipe » 19 dez 2015, 23:09

Pode ser o Elon dê uma ligada ao Costa. :roll:
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