Página 1 de 1

Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Enviado: 21 dez 2011, 13:24
por mikexilva
- O estado acabou com o incentivo à aquisição dos carros eléctricos,
http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=36142

- A Nissan suspende a fábrica de baterias em Cacia que teria um investimento de 156milhões.
http://economia.publico.pt/Noticia/niss ... o--1524776

- A VW anuncia um investimento de 200milhoes na autoeuropa
http://turbo.sapo.pt/canal.aspx?channel ... FFA0259B9D

- a Galp e Petrobras establecem acordo para formação de exploração/investigação de reservas petrolíferas com um novo curso universitário (ministério da educação).
http://economico.sapo.pt/noticias/galp- ... 34048.html
http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp ... ews=172159

Se formos ver as datas, foi quase tudo no espaço de uma semana... serão apenas coincidências?

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Enviado: 21 dez 2011, 16:10
por vgomes
No OE2012, até o beneficio em IRS para aquisição de equipamentos de energias renovaveis (incluindo VE) os inteligentes revogaram...
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... p/bf73.htm
revogaram a o artigo todo...

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Enviado: 21 dez 2011, 16:52
por RJSC
Já eu tinha alertado para isto no tópico da fábrica de baterias.
Parecem manobras saídas do "Who Killed the Electric Car"... :roll:

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Enviado: 21 dez 2011, 17:14
por mjr
A própria Troika parece ser muito anti-EV, até porque estes cortes são em parte devidos a imposições dele.

Há no entanto uma grande diferença relativamente ao EV1 da GM que originou o filme "Who Killed the Electric Car". Os LEAFs/iMievs (e outros) são nossos! E por isso, quer os petrol head queiram quer não, nós vamos circular pelas estradas a mostrar as vantagens da mobilidade elétrica.

E algo importante que temos de combinar é um encontro nacional de veículos elétricos, chamando a comunicação social.

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Enviado: 21 dez 2011, 18:55
por mikexilva
Pois, agora que falas em troika, na realidade agora quem manda mais em nós é a Alemanha, que tem andado a remar contra os EV's há algum tempo, pois o principal produto que eles exportam não são EV's (Mercedes, BMW, Audi, VW, etc) além que também são produtores de petróleo...

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Enviado: 21 dez 2011, 21:42
por Filipe
mjr, estou 300% de acordo, depois daquela informação de Postos de Carga Rápida que indicaste, contactei com o Sr. Renato Carreira
do Departamento Comercial da Auto Julio Leiria, S.A. no Vale Gracioso - Azoia ( 244 830 080 e 244 870 081 ) para confirmar da possivel
disponibilização do Posto de Carga Rápida, sendo por ele informado que seria bom com antecedência contactarmos com o Sr. Abílio Oliveira
que é o responsável pelo dito posto na empresa, para garantir que nesse dia estaria operacional, isto depois de eu lhe ter comunicado
que estávamos a tentar reunir o máximo de Proprietários do Leaf de todo o País ( na opinião do RuiMegas o 1º Aniverssário do início
das entregas seria uma boa data e o local Leiria ).
Disse-me tambem que ia investigar da existência de um possivel segundo Posto de Carga Rápida em Leiria.

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Enviado: 21 dez 2011, 23:00
por RJSC
mjr Escreveu:A própria Troika parece ser muito anti-EV, até porque estes cortes são em parte devidos a imposições dele.

Há no entanto uma grande diferença relativamente ao EV1 da GM que originou o filme "Who Killed the Electric Car". Os LEAFs/iMievs (e outros) são nossos! E por isso, quer os petrol head queiram quer não, nós vamos circular pelas estradas a mostrar as vantagens da mobilidade elétrica.

E algo importante que temos de combinar é um encontro nacional de veículos elétricos, chamando a comunicação social.
Mas pode acontecer como aconteceu com os RAV4 EVs, deixam-se de fabricar e quem os tem continua a circular, mas quem quiser mais não tem. O pior de tudo ainda pode ser não haver o aumento de produção necessário para baixar o preço.

No entanto, coisa semelhante ao EV1 pode acontecer com os Renault: :lol:
A bateria é de aluguer obrigatório, por isso a Renault pode recolher as baterias e o pessoal fica com um mono parado na garagem! :lol: (Maldita Renault com a mania do alugeur obrigatório!)
Aliás, consta que todos os VE Renault também têm um sistema de telemática, mas que pode não ter utilidade nenhuma para o utilizador servindo apenas para a Renault desativar remotamente o carro de um cliente que não pague o aluguer da bateria. :lol:

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Enviado: 22 dez 2011, 23:39
por mjr
Seria muito interessante nesse primeiro encontro existir um posto de CR. São ótimas notícias, Filipe. Para quem vem do norte ainda é muito complicado chegar a Leiria, pois o primeiro posto de CR que aparece na A1 fica em Pombal, a uns 150km do Porto. Caso ao lá chegar ele esteja avariado... game over! Seria muito importante que as áreas de serviço da Mealhada e/ou de Estarreja possuam um posto de CR.

O caso da Renault é de facto complicado pois o carro sem baterias não funciona, e no fim do contrato quem é que obriga a Renault a voltar a fornecer as baterias (e a um preço razoável)? A experiência dos EV1 é um excelente exemplo de que o leasing pode ter efeitos nefastos.

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Enviado: 09 mar 2012, 22:01
por mikexilva
Afinal a fábrica de baterias que era para ser feita em Portugal vai ser virtualmente transferida para os Estados Unidos...

http://green.autoblog.com/2012/03/09/ni ... pack-ramp/

Nissan will almost double the number of workers at its factory in Smyrna, TN, within the next year in part to ramp up production of both Nissan Leaf electric vehicles and battery packs, HybridCars reports.

Nissan will add 1,300 workers specifically for the battery packs and for the Leafs, which will start being built in the U.S. later this year. The Japanese automaker has invested $1.7 billion upgrading the plant, which will include a 1.3-million-square-foot facility dedicated to making battery packs. In all, Nissan will employ about 6,000 at the factory by early next year.

With the improvements, Nissan's plant in Smyrna, about 25 miles southeast of Nashville, will be able to produce as many as 200,000 Leafs and 150,000 battery packs a year. Last month, Nissan sold 478 Leafs in the U.S., marking a sevenfold increase from a year earlier though down from the 676 Leafs sold in January. In 2011, Nissan sold 9,674 Leafs, slightly less than the company's target of 10,000 units for its first full year of U.S. sales.
News Source: Hybrid Cars

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Enviado: 09 mar 2012, 22:06
por mjr
Essa fábrica dos EUA já está planeada há muitos anos... nem sequer faria sentido mover a produção de Portugal para os EUA. As fábricas concorrentes da Portuguesa são as europeias. Segundo a Nissan neste momento não é necessário, para já, avançar com a fábrica Portuguesa, pois a capacidade instalada das restantes fábricas Europeias (penso que em Inglaterra e França) é suficiente.