Página 1 de 3

Mais uma notícia óbvia, no CM

Enviado: 27 set 2016, 10:48
por Essiemme
Imagem

sm
:geek:

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Enviado: 27 set 2016, 10:51
por mjr
Pena ser quase preciso uma lupa para ler a notícia...

Às vezes quando ando a pé no centro do Porto imagino como será muito melhor daqui a uns anos a qualidade do ar e o ruído nas cidades.

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Enviado: 27 set 2016, 10:52
por Filipe
Já agora mais uma ideia ambientalista, porque não incrementar mais uma taxa nos mais poluidores para subsidiar os EV's 8-)

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Enviado: 27 set 2016, 20:04
por VascoV
Filipe Escreveu:Já agora mais uma ideia ambientalista, porque não incrementar mais uma taxa nos mais poluidores para subsidiar os EV's 8-)
Acho que sim e depois vai pagá-la no acréscimo dos bens alimentares.

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Enviado: 27 set 2016, 20:35
por mjr
Isso é difícil de quantificar, não sendo direta a relação. Mas concordo que todos devemos pagar um pouco mais para incentivar que cada vez mais façam a transição, e claro que penalizando os poluidores. Se parte deles depois repercute isso nos preços das coisas é o preço a pagar. Tudo tem um preço, e a qualidade do ar é um bem essencial.

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Enviado: 27 set 2016, 21:23
por pemifer
removido pelo autor

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Enviado: 27 set 2016, 21:56
por mjr
No meu entender devia ser maior essa penalização. Mas não seria para tapar os buracos do défice como agora se está a fazer, mas para incentivar a mudança para uma mobilidade mais sustentável.

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Enviado: 27 set 2016, 22:59
por BrunoAlves
Indo um pouco off-topic, não creio que seja por aí o caminho. Primeiro vão aos fósseis para impulsionar a transição. Mas depois o ISP e as outras taxas todas vão naturalmente cair e, mais cedo ou mais tarde (provavelmente mais cedo que mais tarde) está toda a gente a pagar electricidade inflaccionada por um novo imposto qualquer...

Na minha opinião, o governo devia abster-se de participar nisto mais do que já o faz com a MobiE. O mercado ditará o seu próprio caminho.

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Enviado: 27 set 2016, 23:04
por mjr
Eu sou completamente a favor dos mercados, mas há coisas em que os mercados nunca irão funcionar. A proteção do ambiente é uma delas, e tem de ser o regulador a colocar um preço. Há sempre outros locais onde colocar os impostos, pois se uma atividade económica diminui há outra que aparece para a substituir. É preciso é colocar mais impostos nas atividades que prejudicam o bem comum e menos impostos nas que favorecem (ou prejudicam menos...) o bem comum.

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Enviado: 27 set 2016, 23:13
por BrunoAlves
A protecção do ambiente tem muitas, muitas facetas. Taxar um tipo de veículos em prol de outros é, na minha opinião, discriminatório. Sobretudo porque o VE ainda não é para toda a gente.
Seria muito mais a favor de incentivos (fortes!) à massificação do autocarro eléctrico e respectiva estrutura de apoio, bem como discriminação positiva por exemplo no acesso ao centro das grandes cidades (OK, Lisboa e Porto porque as restantes não são assim tão grandes).